313. Crescimento controlado pelo dinheiro (MONEYGRO)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

Perspectivas da Economia Brasileira para 2009 e de outubro de 2009 Simão Davi Silber
Cap. 15- Ativo Permanente e Depreciação
24 Medindo o Custo de Vida.
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
AM020-Temas de atualidade Para entender o funcionamento da economia humana: o uso combinado das análises de K. Marx e de H. Odum Prof. Enrique Ortega DEA/FEA/Unicamp.
SOMENTE SOLIDÃO Texto de Rayma Lima
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
Você já tentou aumentar o tráfego para seu webiste? Já gastou 100 € ou 1000€ tentando aumentar o tráfego para seu site, sem resultados?
06. MODELOS DE CRESCIMENTO
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
09. SISTEMAS OSCILATÓRIOS
07. MAIS MODELOS OBJETIVOS:
CAPÍTULO 28. POPULAÇÃO E CAPACIDADE DE SUSTENTAÇÃO.
Análise emergética on-line de sistemas rurais Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia de Alimentos Departamento de Engenharia de Alimentos.
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas da Metodologia Emergética.
Álcool Etanol Combustível
309. Uso genérico do ambiente (ENVUSE). O sistema ENVUSE na Figura IV-9a é um modelo geral para examinar o uso econômico de recursos ambientais. Como.
102. Crescimento com uma Fonte Renovável como o Sol (RENEW)
319. População Mundial (PEOPLE). O número de pessoas no mundo é o balanço entre reprodução e mortalidade. A reprodução por pessoa é afetada pelo produto.
214. Sucessão e clímax (CLIMAX)
Produção e Consumo durante o dia (DAYPR)
215. Especialização em uma ilha e dispersão (SPECIES)
212. Fogo (FIRE). Fogo é um modelo pulsante, o qual inclui um interruptor. Conforme o fogo queima, ele libera nutrientes, os quais estimulam crescimento.
105. Crescimento Lentamente Renovável (SLOWREN). O minimodelo para o crescimento lentamente renovável tem duas unidades em série como mostra a Figura.
209. Pulso e Reciclagem (PULSE)
310. Falta de sol, doença das batatas e a fome na Irlanda em (IRELAND)
308. Ciclo do rendimento florestal (FORYIELD). O modelo FORYIELD na Figura IV-8a tem a essência de uma plantação florestal e sua interface com a economia,
A contribuição da visão sistêmica de Howard T. Odum
302. Fluxos em contracorrentes de dinheiro na produção e consumo (ECONP&C)
206. Oscilação e Presa-Predador
Modelo 101. Crescimento Exponencial (EXPO)
314. Crescimento controlado pelo comércio na Nova Zelândia (NZ)
303. Empréstimos, juros e bancos financeiros (BANK)
Fatores Limitantes Internos (RECYCLE)
Fatores Limitantes Externos (FACTORS)
103. Crescimento com uma Fonte Não Renovável (NONRENEW)
304. Uso econômico de recursos renováveis (PRODSALE)
317. Desenvolvimento Econômico de uma nação (DEVELOP)
202. Crescimento Logístico (LOGISTIC)
315. Macro-economia (MACROEC)
216. Espécies e áreas de recursos disponíveis (SPECAREA)
213. Oscilação devido ao controle pelo consumidor da produção numa lagoa (LAGOON)
306. Os recursos da natureza e o laço controle da economia (ECONUSE)
312. Poder de compra no crescimento autocatalítico com não-renováveis (BUYPOWER)
301. Vendas com preços inversamente proporcionais à oferta (SALES)
201. Tanque de Drenagem (DRAIN)
Duas populações com interações competitivas (INTERACT)
305. Uso econômico de reservas (TANKSALE). TANKSALE é um modelo (Figura IV-5a) de minerar e usar de uma fonte não-renovável (Q), como carvão, petróleo.
Competição entre duas populações em crescimento exponencial (COMPETE)
316. Crescimento de uma economia regional controlada pelo mundo externo (STWORLD)
318. Uma nação com circulação de dinheiro internacional (INTECON)
Competição por fontes limitadas (EXCLUS)
Pradaria (PRAIRIE). 2 Uma pastagem molhada natural na Florida é chamada de pradaria. O capim realiza a fotossíntese consumindo os nutrientes rapidamente.
208. Aquário Aberto (OPENAQ)
4. Crescimento com duas Fontes, Renovável e Não Renovável (TWO-SOURCE)
307. Rendimento agrícola baseado em preços relativos (AGRPRICE)
311. Economia agrária baseada em rotação de terra de cultivo (ROTATION)
207. Produção Líquida (NETPROD)
Modelagem e Simulação de Sistemas.
210. Marisma de água salgada (SALTMRSH)
Diferença entre o ministro e o ministro líder
O Crescimento do Conhecimento Médico Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini UNICAMP Copyright 2001.
Análise e Especificação de Requisitos © 2001 Jaelson CastroInformações Gerais 1 Análise e Especificação de Requisitos - IF119 Centro de Informática Jaelson.
Modelagem e Simulação de Sistemas.
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Produto, desemprego e inflação
6.1 Tecnologia de produção
INFLAÇÃO. DEFINIÇÃO Inflação na economia significa a queda de mercado ou poder de compra do dinheiro, isso em decorrência da elevação em nível geral dos.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

313. Crescimento controlado pelo dinheiro (MONEYGRO)

Um simples mini-modelo que representa a visão padrão de crescimento econômico é MONEYGRO na Figura IV-13. O dinheiro está circulando (linha pontilhada) como uma contra corrente ao fluxo de produtos e ao retorno de bens e serviços na produção.

Durante o crescimento alguém pode adicionar um novo suprimento de dinheiro (M) à circulação de dinheiro sem causar inflação até que alguém adicione novos recursos reais (A) ao mesmo tempo. Conforme o diagrama mostra, a pressão do recurso é mantida constante, o que significa que os recursos nunca são limitantes, independente de sua demanda.

No modelo, mais dinheiro é adicionado em proporção aos recursos econômicos A, libertando o crescimento inflacionário. O resultado é o crescimento exponencial sem limites. (Veja EXPO, Part II-1). A produção econômica (KO*E*M) é em proporção ao dinheiro que está circulando.

A taxa de crescimento é sensível J a taxa de depreciação (K2) dos recursos. Para ver o que ocorre quando os recursos são limitados, veja os modelos que seguem BUYPOWER e MACROEC. Esta é uma versão do método “Domar- Harrod” de crescimento econômico introduzido 50 anos atrás.

Mi.xls

Exemplos de crescimento exponencial controlado pela circulação de dinheiro O modelo na Figura IV-13 se aplica ao crescimento de uma indústria que está utilizando um grande novo recurso, ou se aplica ao crescimento de um país, onde a concentração dos recursos é constante.

Porque muitas pessoas acreditam que é sempre possível a substituição de um recurso por outro, eles acham que o recurso E é ilimitado e que o crescimento exponencial como mostrado aqui é um modelo geral para toda a economia e seus negócios. Cientistas de recursos sabem que eles não são ilimitados e que tal crescimento exponencial é somente temporário. Já, o mundo e a maioria de seus setores estão diminuindo seu crescimento.

Problemas experimentais "E se" 1. Se a disponibilidade de recursos é a metade, como o crescimento de dinheiro e recursos se diferenciará? Mude E para O que acontece se a taxa de depreciação dos recursos é diminuída devido ao desenvolvimento de mais informações compartilhadas e mais acomodações permanentes? Mude K2 para 0.02.

3. E se a economia muda a taxa de adição de dinheiro? Aumente K2 para 0.02; depois diminua para Se a companhia começar com mais recursos, como ela cresce? Mude A para 10.

COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007