Desafios e Visão do Futuro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

PRODUÇÃO MAIS LIMPA Conceitos e Ação da CETESB Meron Petro Zajac
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Conservação e desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento sustentável
Gestão Ambiental Aplicada
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Valoração Ambiental.
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas para Modelagem e Simulação.
MATERIAIS DE TREINAMENTO DA AVALIAÇÃO EMPRESARIAL DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Um produto da Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (PESE) Photo.
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
A certificação de sistemas e produtos rurais usando emergia
TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013
AM020. Aula 08 Enrique Ortega, FEA/Unicamp 24 de setembro de 2013 Resíduos, Emissões, Efluentes 1.
Otávio Cavalett Enrique Ortega Rodríguez
Qual é a situação atual e qual o futuro?
O futuro pode ser ecológico?
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
AM020-Temas de atualidade Para entender o funcionamento da economia humana: o uso combinado das análises de K. Marx e de H. Odum Prof. Enrique Ortega DEA/FEA/Unicamp.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Enrique Ortega DEA/FEA/Unicamp Versão inicial: 13 de outubro de 2013
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
A CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS E PRODUTOS RURAIS USANDO EMERGIA. ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DO SÍTIO “DUAS CACHOEIRAS”. Dr. Enrique Ortega Professor, FEA, Unicamp,
TA 159A Tópicos Especiais em Engenharia de Alimentos Ari Nelson Rodrigues Costa 23/07/2006 Odum, H. T. Odum, E. C. University Press.
Análise Emergética de um Assentamento de Reforma Agrária
Método sistêmico para abordar questões.
Impactos ambientais da produção de biodiesel de soja
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas da Metodologia Emergética.
O futuro pode ser ecológico? Que podemos fazer para ajudar nessa tarefa? CODE-IPEA.
Economia Ecológica: O papel da metodologia emergética
Álcool Etanol Combustível
Segunda parte: Análise sistêmica
UNICAMP - FEA - DEA - LEIA ANÁLISE EMERGÉTICA METODOLOGIA EMERGÉTICA Discutir a interação entre a economia e os ecossistemas Mostrar a dependência do.
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas da Metodologia Emergética.
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Análise emergética da sustentabilidade da produção agrícola e pecuária
Contabilidade Emergética dos Sistemas
AM 020 A crise do sistema global, os desafios sociais e a universidade necessária Enrique Ortega FEA, Unicamp, Agosto-novembro de 2013.
105. Crescimento Lentamente Renovável (SLOWREN). O minimodelo para o crescimento lentamente renovável tem duas unidades em série como mostra a Figura.
A contribuição da visão sistêmica de Howard T. Odum
207. Produção Líquida (NETPROD)
Modelagem e Simulação de Sistemas.
Centro de Convenções 23 de março de Fórum Permanente sobre Meio Ambiente.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Seminário do Setor Portuário
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Teoria Geral dos Sistemas
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Ecologia e relações internacionais
Sustentabilidade Sócio Ambiental
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Projeto de extensão Capim Limão
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Parte III Gestão Ambiental.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
Globalização e Meio Ambiente
Mágica e dinâmica... CONSUMO EDUCACAO E SUSTENTABILIDADE.
-Aula 01- Conceitos de Design, Sustentabilidade e meio ambiente
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Inflação Aula 9.
Transcrição da apresentação:

Desafios e Visão do Futuro O fenômeno do desenvolvimento na perspectiva da Economia Ecológica Prof. Dr. Enrique Ortega IE, Unicamp, 14 de maio de 2012 BICER, UF, Gainesville, 13 de janeiro de 2012 CENPES, Rio de Janeiro, 1 de dezembro de 2011CODE/IPEA, Brasília, 25 de novembro de 2011.

Introdução a metodologia emergética Conteúdo Introdução a metodologia emergética As ações das Nações Unidas: Rio e Rio+20 Os problemas reais a serem enfrentados e as possíveis soluções. O poder da informação contida na proposta da “Economia Verde”. Os limites e o declínio do Capitalismo A transição envolve eco-socialismo e exige a perspectiva do Decrescimento.

Metodologia da Emergia É uma ferramenta científica proposta por H. T. Odum que integra a Teoria Geral de Sistemas, a Termodinâmica dos Sistemas Abertos, a Teoria Política e a Ética ... para analisar o funcionamento dos ecossistemas, da biosfera e dos sistemas da economia humana.

Metodologia Emergética Propõe uma síntese (da totalidade do sistema) para fazer o diagnóstico e o prognóstico do sistema. É necessário fazer um diagrama do sistema antes de medir seus estoques, fluxos de entrada e saída. Depois usando fatores de conversão se transformam esses valores em fluxos de trabalho realizado (exergia intrínseca + exergia agregada = emergia). Finalmente se avalia o sistema usando razões entre os fluxos agregados de emergia.

O trabalho A intensidade energética do recurso Diagrama de fluxos de energia de um processo onde energias de diversas intensidades (E1, E2, E3) geram uma energia de alta qualidade (Eo) e ao mesmo tempo degradam energia (Ed). A intensidade energética do recurso

A retro-alimentação Diagrama que ilustra a maximização da potencia emergética. A energia que entra é transformada para níveis de maior qualidade e então pode atuar em ações de reforço que aumentam as entradas de energia.

A rede natural A rede de energia mostra como o sistema se auto-organiza para aproveitar a energia disponível por meio da organização de uma estruturada hierárquica. Os diversos conjuntos de organismos se integram em uma cadeia que concentra a energia e muda sua qualidade (maior transformidade em cada nível trófico) obedecendo sempre a 2a Lei da Termodinâmica. A representação da cadeia trófica pode ser feita em blocos funcionais.

Petróleo, gás, carvão, água dos aqüíferos fósseis, água congelada (Permafrost, ilhas continentais, neve dos cumes, calcário, etc. Rede antrópica Os recursos não renováveis geram uma cadeia de transformação que usa mais emergia, ela é composta por sistemas agroquímicos que sustentam cidades pequenas (CP) e médias (CM) que vivem de serviços, grandes cidades que processam petróleo e minerais e os transformam em produtos industriais (CG) e megalópoles (M) que vivem de finanças e administração. Essa cadeia antrópica toma o lugar da cadeia composta pela flora e fauna nativas que aproveita recursos renováveis.

Avaliação Diagrama do sistema econômico que usa entradas ambientais renováveis (R); entradas ambientais não renováveis (N) e os insumos comprados da economia (F). Os indicadores emergéticos utilizam razões de fluxos agregados para fazer o diagnóstico do sistema. Renovabilidade: %Ren = 100 * R / (R+N+F) Razão entre no renováveis e renováveis:NR/R = (N+F) / R Razão de rendimento: EYR = Y / F Razão de Investimento: EIR = F/ (R+N) Razão de Carga Ambiental: ELR = (F+N) / R

Insumos adicionais (R+N)+(M+S) Co-produtos inócuos Cuidados com as externalidades Tratamento de efluentes Além dos produtos desajados existem co-produtos indesejados que demandam insumos adicionais para serem resolvidos. Renovabilidade: %Ren = 100 * R / (R+N+F) Razão entre no renováveis e renováveis: NR/R = (N+F) / R Razão de rendimento: EYR = Y / F Razão de Investimento: EIR = F/ (R+N) Razão de Carga Ambiental: ELR = (F+N) / R

Os ecossistemas obtém fluxos materiais do ambiente por meio da ação da biodiversidade local.

Por via da informação, de investimentos e infra-estrutura os sistemas ecológicos são destruídos e viram sistemas simples dependentes.

O sistema ecológico original (sociedades primitivas)

O sistema primitivo dominado por colonizadores

Se o declínio tiver sucesso! Neste caso, o feedback da economia humana (F) seria renovável Se o declínio tiver sucesso! Recuperação e aprimoramento das perspectivas ecológicas em uma sociedade sustentável diversa

Uma visão de futuro: Ecotopia Uma imagem vale mil palavras! www.wendmag.com/greenery/2010/06/a-short-history-of-america-by-robert-crumb/

Tabela de Critérios de avaliação de alternativas de investimento. Parâmetro Fórmula Competitividade Densidade de Potencia Emergética Transformidade Solar ED=Y/área Tr = Y/Eo Pressão social Potência emergética/tempo da aplicação Eo/DT Benefício-Impacto Índice de Sustentabilidade Emergética ESI = EYR/ELR Ajuste Taxa de Carga Ambiental Razão de Investimento Emergético ELR =(N+F)/F EIR =F/(R+N) Sustentabilidade Percentual de Renovabilidade %Ren = R/Y Resiliência (Espécies)(emergia/espécie)(emergia/área) (Função)(emergia/função)(emergia/área) Área vital

Outros indicadores complementam a análise, entre eles: Emergia líquida Razão de Rendimento Emergético EYR=Y/F Troca justa Razão de Intercâmbio Emergético EER=Y/[$ x (seJ/$)] Poder de compra da moeda Relação emergia/dinheiro: (Emergia/PIB) seJ/$ = Y/PIB Poder de compra pessoal Emergia per capita EPC=Y/pessoa

A informação e os investimentos definem sua organização do consumo e da transformação. O consumo atual é várias vezes maior (em termos de emergia) que a capacidade de produção biológica do ecossistema porque se usa energia fóssil e minerais que permitem produzir um volume e uma gama muito grande de insumos para a agricultura e o consumo humano.

A informação no setor primário é uma força importante que configura a forma de organizar a produção e o consumo.

A super-estrutura constitui o marco de operação do sistema que pode servir para o benefício comum ou pode ser alterado para beneficiar apenas alguns grupos.

Cadeia de transformação baseada em recursos não renováveis que através da informação estabelece o marco de funcionamento do sistema antrópico. Controle politico por meio do oferecimento de empréstimos para investir em infraestrutura e atividades produtivas e, depois disso, influir nas políticas públicas para forçar o pagamento da dívida (ou dos interesses)

Desenvolvimento a partir de duas fontes de energia (uma renovável e outra não renovável) http://www.unicamp.br/fea/ortega/extensao/DuasFontes.html

Homeostase (ou Homeostasis) é a propriedade de um sistema aberto, especialmente os seres vivos e os ecossistemas, de regular o seu ambiente interno para manter uma condição estável, por meio de um equilíbrio dinâmico controlado por mecanismos de regulação interrelacionados. A homesostasis permite a operação sustentada de um sistema dentro de limites toleráveis. O termo foi criado por Walter Bradford Cannon em 1932 partir do grego homeo similar ou igual, stasis estático. http://pt.wikipedia.org/wiki/Homeostase

Homeostase O uso de recursos não renováveis gera um surto de crescimento acima da capacidade de suporte renovável, depois disso o sistema volta ao equilíbrio.

Estoque N: recursos não renováveis energia fóssil, minerais, florestas nativas, biodiversidade, corpos de água congelada Estoque Q: ativos da sociedade infraestrutura, organização, produção industrial, informação Esgotamento de recursos de todo tipo Crise financeira Clímax Percepção das mudanças climáticas Decrescimento Ajustes iniciais dentro do capitalismo Imposição ideológica e militar Crise social e Empoderamento massivo Uso de energia fóssil e minerais Inovação para o lucro Crescimento da população Mudança ao Eco-Socialismo Ruralização ecológica Luta de classes e hegemonia do capital (capitalismo) Visão biocêntrica Visão antropocêntrica Homeostase (equílibrio dinâmico) Crescimento

Duas visões em conflito Reciclagem, manejo sustentável Duas visões em conflito Cultura humana ecológica Biodiver-sidade Sistemas agroecológicos Minerais Energia fóssil Produtos químicos, maquinaria, diesel, subsídios Catástrofes Monocultivos Extração predatória Mudança climática Cultura humana industrial Erosão, Resíduos Emissões Perdas sociais e biológicas Sistemas agro-químicos Maior produção, menor preço, mais gente Impacto social, ambiental e climático

As ações da ONU Processos históricos que levaram a realização da Conferência Mundial Rio92. Ações estratégicas de intervenção sobre a Agenda 21 do setor empresarial multinacional

Processo histórico que leva a realização da Conferência Rio+20. Formação da proposta da informação denominada Economia Verde que visa estabelecer um novo marco de referência conceitual para a economia global.

Problemas sistêmicos críticos Solução [1] Fenômeno do pico do petróleo. Declínio do fornecimento com aumento de preço do principal insumo da economia industrial. Novo modelo de desenvolvimento que tenha como prioridade a redução dos processos de produção e consumo para utilizar recursos e energia renováveis [2] Alta densidade de população, e consumo exacerbado, sobretudo nos países industrializados e em alguns países do Sudeste Asiático. Descentralizar e relocalizar as populações urbanas em todos os países do mundo. Re-estruturação dos sistemas rurais e urbanos para equilibrar a pegada ecológica. [3] Esgotamento dos recursos naturais e perda de serviços ecossistêmicos. Recuperar os ecossistemas com espécies nativas em áreas continuas. Esta política somente é válida se for complementada pelas anteriores. [4] Perda da biodiversidade (extinção massiva de espécies) e da cultura humana ecológica. Estabelecer o paradigma do decrescimento.

[5] Mudanças climáticas que afetarão a produtividade agrícola e provocarão migrações humanas. Mudar os incentivos bancários e governamentais para planejar a bacias hidrográficas sustentáveis. [6] Acidificação dos oceanos tendo como consequências a perda da capacidade de sequestrar carbono e a perda da produtividade e diversidade. Reduzir o uso de insumos químicos e maquinaria na agricultura. Promover a agricultura ecológica, [7] Ação de substâncias tóxicas na superfície terrestre e nos corpos de água. Evitar a produção de biocidas. Mudar a ética da industria (química, farmacêutica, alimentos e petroquímica)

[8] Atitude de continuar o crescimento das empresas e dos governos aumentando o consumo por meio da incorporação de mais recursos monetários em uma época que deveria ser de ajuste a homeostasis. Discussão pública crítica do desenvolvimento mundial. Considerar o ciclo seqüencial de desenvolvimento dos sistemas, composto das etapas de equilíbrio, crescimento, clímax, declínio, recuperação, etc., etc. [9] Ação das empreiteiras e das grandes corporações na política interna dos países. Barrar o financiamento de campanhas políticas por parte de empresas; [10] O setor financeiro mantém uma atitude especulativa muito distante da realidade social e ecológica. Empoderamento social: a sociedade deve se organizar para fazer prevalecer seus objetivos mais amplos e justos.

Será que a proposta da Economia Verde e a Articulação Institucional internacional que ela propõe atende este marco conceitual de problemas e soluções possíveis? Vamos ouvir as propostas. Possivelmente as propostas estão erradas porque foram pensadas dentro do marco conceitual do Capitalismo que tem como paradigma o Crescimento Contínuo e Ilimitado.

Os Economistas Ecológicos sabem que os recursos da Terra são finitos e que seu uso irracional gera grandes impactos. A etapa do crescimento deve dar lugar ao decrescimento global. Seria uma ruralização democrática e ecológica: um processo mundial de descentralização humana e ao mesmo tempo de recuperação do meio ambiente. A população deve se esclarecer para imaginar e promover o decrescimento rumo a uma utopia sustentável (muito diferente da distrofia atual).

Existem dois sistemas gerindo o mundo. Até agora o mais forte tem destruído sem piedade nem remorso ao mais fraco. Mais o supostamente fraco oferece a possibilidade de sobrevivência de ambos! Sistema “forte” Sistema “fraco”

Cortes internacionais julgarão o comércio sem nenhuma legitimidade Continuará o controle conventional através do mecanismo crédito-dívida Continuará o controle econômico que consiste em fixar os preços das matérias primas e dos insumos industrias

A perspectiva histórica e politica

Crescimento através do mercantilismo e capitalismo

O fim da linha do crescimento

Confronto de projetos sociais

Possibilidades de ação: Ler os livros de H. T. Odum: “A Prosperous Way Down”, “Systems Ecology: an introduction”, “Environmental Accounting”, “Modelling for All Scales” Ler também os livros de autores importantes: Ivan Illich, Buckmister Fuller, Nicolas Kropotkin, Karl Marx, Ivan Metzaros, John Bellamy Foster, Michel Loewy, Joan Martinez Allier, David Holmgreen, Richard Heinberg, Paul Chefurka, relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas.

Estudar e aprimorar a Síntese Emergética, avaliar estudos de caso; Descobrir o que é a final a Economia Verde (nada há ainda de definitivo) e identificar seus sofismas e fazer para cada um deles um diagnóstico emergético e descobrir alternativas mais interessantes; Identificar movimentos sociais e ecológicos interessantes e fazer parte de um deles (local, regional e/ou global), por exemplo REDAGRES/Brasil.

Agradeço a atenção! Email: ortega@fea.unicamp.br Web page: http://www.unicamp.br/fea/ortega

http://www.unicamp.br/fea/ortega/

http://sistemas.fea.unicamp.br/redagres/cadastro/form_cadastro.php

Questões?