IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A era dos impérios
Advertisements

O Imperialismo e o colonialismo
O IMPERIALISMO.
As origens do mundo atual
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
IMPERIALISMO Expansão violenta por parte dos Estados europeus dominantes em prejuízo dos Estados ou povos subjugados. Começou na Inglaterra (1870) com.
PIB- Produto Interno Bruto
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Formação do mundo atual
As motivações do Imperialismo
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
Socialismo.
Unidade 12 A ocupação africana e suas consequências
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
Século XIX Educação Nacional.
Geografia Politica.
Geografia Geral Prof. JORGE.
SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
Imperialismo no Século XIX
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
Multimídia em aulas de História
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
Unidade 7- Era Industrial
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
A primeira Revolução Industrial
Neocolonialismo e o caso africano. O que é neocolonialismo? Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Segunda Guerra Mundial
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
A Primeira Guerra Mundial
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
A Primeira Guerra Mundial
Evandro Albuquerque de Andrade
O imperialismo (Neocolonialismo)
África: Aspectos Naturais.
Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de.
Imperialismo ( Neocolonialismo)
Conceitos: Imperialismo, “civilização”
Imperialismo – neocolonialismo do séc XIX
Evandro Albuquerque de Andrade
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Globalização e avanço tecnológico
Colonização Africana Colonização Africana.
Morte de Bin Laden estampa camisetas, canecas e calcinhas nos EUA
Professor Ulisses Mauro Lima
A ERA DOS IMPÉRIOS.
O Imperialismo na Índia
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
IMPEIALISMO SEC. XIX 22/04/2017
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
O processo de desenvolvimento do capitalismo
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
 EUROPEUS FIXADOS SOLIDAMENTE  TRADIÇÃO E CULTURA MILENAR  MAIOR ORGANIZAÇÃO MILITAR.
Positivismo.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
Prof. Natania A Silva Nogueira
A Primeira Guerra Mundial
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
IMPERIALISMO e suas consequências
I GUERRA MUNDIAL Contexto: Belle Époque, ou seja, momento de euforia econômica causado pelo imperialismo e industrialização na Europa entre.
Transcrição da apresentação:

IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo

Conceito de Imperialismo Prática política das potências capitalistas ocidentais, em fins do século XIX, que consiste na dominação territorial, econômica e ideológica de países do Terceiro Mundo. A formação de colônias tem como principais objetivos: a garantia do fornecimento de matéria-prima para as indústrias, obtenção de novos mercados consumidores e exploração de mão-de-obra barata.

Características O Imperialismo é fruto dos desejos de conquista, riqueza e poder das potências européias na segunda metade do século XIX. Dentre suas razões podemos destacar os fatores: econômico: nas últimas décadas do século XIX as potências capitalistas necessitam de matéria-prima para as suas indústrias, mercado para seus produtos e mão-de-obra barata.

Características político: nesta época, o Estado Nacional para ser reconhecido como grande potência necessitava dominar territórios ao longo do mundo, ou seja, precisava ter um império ultramarino. ideológico: o Ocidente acreditava que sua cultura era superior as demais do planeta, para tanto deveria impô-la aos outros povos. Muitos conquistadores achavam que levavam a “civilização” para as novas colônias, deveriam ensinar o seu “modo de vida” e sua organização social. Um dos exemplos mais típicos é a imposição da religião cristã.

Características cultural: a crença na superioridade da cultura europeia legitimava os estudos científicos em diversas partes do planeta. Muitos pesquisadores europeus acreditavam que eram responsáveis pela produção do conhecimento no mundo, para tanto deveriam ter livre acesso a todos os confins possíveis. Um grande montante do patrimônio artístico e cultural das colônias é saqueado e levado para os museus europeus.

Características Ao longo da segunda metade do século XIX, nações como a Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Japão passam a ocupar militarmente inúmeros territórios da África e da Ásia, caracterizando o que chamamos de Imperialismo. Formam-se inúmeras colônias administradas diretamente por seus conquistadores; em alguns casos, são estabelecidos protetorados nos quais a defesa dos interesses das potências é garantida através de colaboradores locais auxiliados por um exército estrangeiro.

Características Quase todas as conquistas foram obtidas com o uso de força contra as populações autóctones, às vezes com muita crueldade - sobretudo na África, onde a superioridade do armamento europeu era muito grande. Ao mesmo tempo, muitas colônias receberam investimentos em infraestrutura com vistas a escoar a produção, bem como algumas melhorias no modelo de exploração primária.

Características Esta disputa por novos territórios no mundo gerou uma série de conflitos entre as potências capitalistas. As contradições criadas pelo Imperialismo resultaram em duas grandes guerras mundiais no século XX e, por conseqüência, na divisão do mundo em dois grandes blocos: de um lado o que representava o capitalismo e de outro o que representava o comunismo.