Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Advertisements

“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
CONSUMO RESPONSÁVEL e COMÉRCIO ÉTICO E SOLIDÁRIO
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
O espaço geográfico e as atividades humanas
A terra pede socorro ! Jóice , Valéria, Noemi.
PROJETO DE RECICLAGEM DE PAPEL
Fontes de energia Natureza e Sociedade.
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
Fontes de Energia e o Meio Ambiente
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
Lixo O lixo é uma das maiores fontes de poluição da Terra, e prejudica o meio ambiente, e esta pondo em risco a sobrevivência no planeta. Felipe nº5 Fernando.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE
Ecologística: a logística da ecologia
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Agrupamento de Escolas de Alijó
30 de junho de 2009.
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
ASSOCIAÇÃO DAS ENTIDADES DO PROJETO TRANSFORMAÇÃO
O problema do lixo termina
Logística Reversa.
 Logística e ecologia.
Educação para a Sustentabilidade
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
Logística Empresarial Grupo 08F
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Constituição do planeta Terra:
CIPA 2013/2014.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Em face das novas prioridades que a sociedade exige, vamos estudar o poder das empresas de eleger modos de operação que beneficiem o ambiente e defendam.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
LIXO Um grave problema no mundo moderno
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
Escola E.B 2/3 do Couto Mineiro
Dia do Design Sustentável
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. Desenvolvimento econômico Processo de mudança social que pode conduzir à satisfação das necessidades humanas,
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Escola Básica 2º e 3º Ciclos de Santo António Ano Lectivo:2010/2011 Disciplina : Área de Projecto.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
ATIVIDADE 1 Trabalho realizado por: Gonçalo Rocha nº8 Leandro Martins nº12 Escola Secundária Manuel de Arriaga Cidadania.
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
Projeto de extensão Capim Limão
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
15 anos.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS PARA O MUNDO VIVO
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E AQUECIMENTO GLOBAL EXISTEM SAÍDAS ?!?! Necessidade de construir soluções; Equilíbrio entre: X “viver bem” (necessidades de consumo) X consumismo INDIFERENÇA * Vencer a INDIFERENÇA * (história da ratoeira)

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E AQUECIMENTO GLOBAL ALGUMAS CAUSAS Modelo de industrialização e desenvolvimento - Combustíveis e matérias primas fósseis - Emissão de gases – efeito estufa Ex: China – desenvolvimento X consumo X qualidade de vida - população com mascaras e falta de visibilidade Agricultura – Monocultura X Biodiversidade - Desmatamento (polêmica APPs) - Uso intensivo de produtos químicos Urbanização – sem preocupação água, lixo, energia renovável, transportes. Ex.: aumento número de carros (transp. Coletivo caro/ruim) Campanha eleitoral qtas propostas neste campo?

Algumas ações da economia solidária em nível local Economia solidária – modo de produzir baseado no trabalho coletivo, distribui responsabilidades e também as riquezas geradas pelo trabalho. Embasada em princípios como cooperação,solidariedade, democracia, respeito ao ser humano e a natureza. Busca a transformação a partir de cada pessoa. Apoia a conservação da biodiversidade Promove o desenvolvimento solidário e sustentável (preocupa-se com recursos naturais, c/ a água, terra, o lixo) Apoia a agricultura familiar – Diversificação de produtos - Modelos agroecológicos Apoia iniciativas locais e comunitárias para diminuir os riscos e o impacto que se causa no meio ambiente Proposta de consumo responsável (rastreabilidade dos produtos)

Ações em que podemos contribuir concretamente Feira Ecológica - Agricultores organizados em feiras e pontos de venda agroecológicos. Grupos que estão em rede colaborando com ações que preservam a natureza e o ser humano (rótulos papel reciclado, destinação óleo, aproveitamento do vidro...) Projeto Transformação (desde 2007) - Cartilha “Transformação que comece comigo” Trabalhar oficinas em diferentes espaços (escolas, condomínios, comunidades, catequese) Metas da cartilha: dinâmica do ciclo fechado Diminuir os resíduos (reduzir, reutilizar, reciclar) – dinâmica do ciclo fechado Ter hábito da separação do lixo (adesivos) Reciclar - destinar corretamente os resíduos (pg 18)

- 4 associações de recicladores:

-3 grupos de reciclagem artesanal do papel e subprodutos :

- 1 grupo aproveitamento do vidro

- Coleta óleo de cozinha saturado