EXERCÍCIOS - Avaliatórios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O Chamado de Deus”..
Advertisements

Portfólio de matemática.
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte mais importante do corpo. Autor desconhecido.
O EGA chega à Escola.
Tente ler sem chorar!!!.
Frases....
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Sentido do Matrimônio.
MPU -Prova Discursiva-
A MÁQUINA DA CANABRAVA.
Bom dia ! Um dia conversando com um mestre Chinês, ele me disse, “ Meu filho, você precisa morrer para o velho, para poder nascer para o NOVO”, meio.
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Frases....
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Produção Textual Profª.: Maria Anna
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
CASADOS...  .
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Verbo Língua Portuguesa.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
Charges matemáticas.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
CULTURA: É o conjunto de atividades, de modos de agir, de costumes, de crenças, de tradições e de valores de um grupo, transmitidos por meio da linguagem.
PAI, EU SEI QUE O TEU SILÊNCIO SÓ ME BASTA QUE O TEU CALAR DIZ MAIS DO QUE PALAVRAS MAS SABES NO MOMENTO QUE EU PRECISO OUVIR, OUVIR TUA VOZ PAI, EU SEI.
Eu achava que o SOM era muito importante então eu disse: Minhas orelhas, mãe.
Eu achava que o som era muito importante para nós, seres humanos, então eu disse: - Minhas orelhas,
Frases Porretas Colaboração: Marcelo Fiolo P. de C. Ferreira.
Mas, afinal, como falam (ou deveriam falar) as pessoas cultas
Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
Existe falar certo e falar errado? (p. 68 e 69)
" Louvai ao Senhor porque Ele é bom" (Salmo 117,1)
Texto Dissertativo Argumentativo
Cap Competência linguística
PROFª. Rose Cléa Universidade Castelo Branco
TRANSPONHA A LINGUAGEM COLOQUIAL PARA O PADRÃO ESCRITO DA LÍNGUA FORMAL. “Os nossos salários, cum relação ao que nóis fazemo e o lucro que os outros.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Emilly Kely- 2 PPN Intercâmbio Estudantil. Perfil Pessoas entre 19 e 22 anos. Estudantes Universitários. Passaram pelo menos 3 meses em país estrangeiro.
Leitura e interpretação de texto
Mãe! Poesia
HAMILTON SLIDE A Parte mais importante....
Atividades de Língua Portuguesa
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
LÍNGUA PORTUGUESA 2013 PROFESSORA: ANNILMA MORORÓ
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
Como redigir um bom texto?
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
STRESS.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Variações da Linguagem
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Clique para passagem de slides Ligue o som O café da manhã que mamãe preparava era maravilhoso. Embora fôssemos uma família humilde, minha mãe sempre.
Transcrição da apresentação:

EXERCÍCIOS - Avaliatórios

1. (Univ. Fed. de Goiás) – “O grito do bicho era ‘eu sou macho’ e cocoreco e bico de pato. E fazia aquela ginga de mão, você manja, n’é? (João Antônio, in Mariazinha Tiro a Esmo, da obra Judas Carioca) No texto acima, observamos um registro de fala de habitantes da zona urbana, nos morros do Rio de Janeiro. Essa forma de se expressar é tratada, linguisticamente, como: a) ( ) Um dos inúmeros registros do português do Brasil. b) ( ) Gíria. c) ( ) Variação linguística. d) ( ) Uma forma de se expressar de determinada realidade cultural. e) ( ) Uma forma de se expressar.

2. (UNICAMP) No diálogo adiante transcrito, um dos interlocutores é falante de uma variante do português que apresenta uma série de diferenças em relação ao padrão culto. Identifique, na fala desse interlocutor, as marcas formais dessas diferenças e transcreva-as. A seguir, levante uma hipótese sobre quem poderia ser essa pessoa (sua classe social, seu grau de escolaridade): 1. Por que o senhor acha que o pessoal não está mais querendo tocar? 2. É... a rapaziada nova agora não são mais como era quando nós ia, não senhora. Quando nós saía com o Congo, nós levava aquele respeito com o mestre que saía com nós, né? Então nós ficava ali, se fosse tomar arguma bebida só tomava na hora que nós vinhesse embora.

3. “Estudei durante seis anos muito a vida de um paulista e fiz um filme sobre ele, que é o Mario de Andrade, um puta poeta muito pouco falado pelas ditas vanguardas modernistas. [...] Hoje em dia, felizmente, já existem vários trabalhos, há muita gente reavaliando a poética do Mário, que ela é muito mais importante e profunda do que aparentemente pareceu nestes últimos anos. Estudando o Mário, eu descobri que o Mário foi um exemplo do cara que morreu de amor, mas de amor pelo seu povo, pelo seu país, pela sua cultura. [...] Um outro cara que eu também fiz um filme é o Câmara Cascudo. Um cara como o Câmara Cascudo morre, os jornais dão uma notinha desse tamaninho, escondidinho, um cara que deveria ter estátua em praça pública, devia ser lido, recitado.” (Trecho extraído da transcrição do debate que se seguiu à palestra do poeta Paulo Leminski (“Poesia: A paixão da linguagem”), proferida durante o curso “Os sentidos da Paixão” (Funarte, 1986) (UNICAMP) No texto transcrito é possível identificar palavras e construções características da linguagem coloquial oral. Reescreva-o de forma a adequá-lo à modalidade escrita culta.

4. (Puccamp-SP) Observe o texto abaixo, extraído de um conto 4.(Puccamp-SP) Observe o texto abaixo, extraído de um conto. Trata-se da fala do protagonista, um sitiante. “-Com perdão da pergunta, mas será que mecê não tem por lá alguma enxada assim meia velha pra cedê pra gente?” Indique qual das frases abaixo apresenta a transcrição dessa fala para uma forma adequada à linguagem urbana culta. a)( )Me perdoe de perguntar, mas será que você não tem por lá uma enxada assim meia velha que a gente pudesse usá? b) ( ) Desculpe a gente perguntar, mas o senhor não tem alguma enxada assim meia velha para emprestar pra nós? c) ( ) Desculpe a pergunta, mas o senhor não teria alguma enxada meio velha para nos ceder? d) ( )Desculpe-me a pergunta, mas será que você não tem, para nos emprestar, alguma enxada assim do tipo meio velha?

5. O texto que segue apresenta linguagem coloquial 5. O texto que segue apresenta linguagem coloquial. Transcreva-o no padrão escrito da linguagem formal. “O nosso salário, cum relação ao que nóis fazemo e o lucro que os outros tem, é insignificante. Por que acontece isso? Eu tenho que trabaiá trezentos e sessenta e cinco dias por ano. O outro não trabaiá nem... Nem cem dias, ganha muito mais. Porque eu sô a máquina que dô descanso pra ele.” (RAINHO, Luís Flavio, Os peões do Grande ABC)

6. O texto abaixo é a resposta de uma jovem à pergunta: “- O que é, para você, ser feliz?” Transcreva a resposta da jovem para uma forma adequada ao português escrito culto. “Sei lá o que te dizer sobre esse negócio de ser feliz, mas acho que, pra todo mundo encontrar a felicidade, agente tem que dizer um ‘não’ bem grande pras coisas ruins que acontece pra gente na vida.

7. Considerando o que foi tratado nesta Unidade, as observações do professor e os comentários de seus colegas durante as aulas, assim como os exercícios anteriores, escolha uma das afirmativas abaixo, para defender seu ponto de vista. a. Falar é mais fácil do que escrever. b. Só produz bons textos quem domina a norma culta. c. A língua que falamos no dia a dia é errada. d. É importante, para os jovens de classes populares, aprender a modalidade culta da língua.

Lembre-se de que é importante apresentar argumentos que sustentem seu ponto de vista. Não concordo ou concordo não é argumento. Após escrever seu texto, antes de entregá-lo, leia-o, reflita e faça a si mesmo as perguntas que seguem: Minha letra está legível? Fiz parágrafos? Usei corretamente letra maiúscula após ponto e ponto final? Não cometi erros de ortografia e acentuação? Quanto aos argumentos usados, não fui incoerente? Expus claramente minhas ideias, ou “eu quis dizer, mas não consegui?”