REVISÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tópicos Especiais I: Engines Engines 3D
Advertisements

Terminologia Definicao Construção Exemplos
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Noções de Sistemas Operacionais
Serviços na Internet: Caracterização e Acesso
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Unified Modeling Language (UML) - Modelação da Arquitectura -
JOGOS.
PRDS - Programa de Residência em Desenvolvimento de Software Laboratório de Engenharia de Software (LES) da PUC-Rio Carlos Lucena
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Introdução à Informática
Sistema para Gerenciamento de Redes Baseado em Agentes Móveis
Interação Cliente Servidor
DNS Introdução.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo II XML Processing: XSLT, SAX e DOM Prof. Ismael H F Santos.
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
Curso Sistemas de Informação I Disciplina: Arquitetura de Software
I – Informação Digital - Graphics Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias.
Aplicação da modelagem 3D no setor Industrial
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
1 Felipe L. SeverinoPOD XtremWeb Felipe L. Severino Programação com Objetos Distribuídos paralela e.
Engenharia de Software
Classes e objetos Modelagem
Introdução a Programação Orientada a Objetos
VÍDEOS NA WEB.
Aula 01 – Apresentação e introdução html
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
Julho/2010 Solução para Gestão de Sites, intranets e extranets.
Conhecendo o Visual Studio.NET
“Simulação de dispositivos dinâmicos para jogos”
DIAGRAMA DE COMPONENTES
A área de banco de dados Cristina Paludo Santos –
Tópicos de Informática Avançada II
Capítulo 2 Java Servlets.
Padrões de projeto detalhados Factory Method, Abstract Factory
RV imersiva e não imersiva Conceitos e Dispositivos
DIAGRAMA DE CASO DE USO Prof. Fabíola Gonçalves C. Ribeiro.
Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Computação e Estatística Servidor de Documentos XML Usando.
. Smalltalk HISTÓRICO . Década de 60 – POO . Dynabook (Alan Kay)
A autoria - I.
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
Sistemas Operacionais
Arquitetura Cliente /Servidor
Domingos Sávio João Lima José Francisco Raphael Barros.
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Seminário de Introdução à Multimídia
Professor: Márcio Amador
OMNeT++.
VRML. Roteiro  Introdução  A história de VRML  Visão geral  Potencial  Fundamentos  Ferramentas de software  Vantagens e Desvantagens  Conclusões.
EXtensible 3D Felipe Leite (fml) Moroni Granja (mog) Rodrigo Leite (rml2) Rodrigo Marroquim (rpm)
Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas.
Introdução a Programação Orientada a Objetos
The Petri Net Markup Language (PNML) Wellington João da Silva Mestrado Ciência da Computação.
1 Baseado em whitepapers/eclipse-overview.pdf Nelson Lago IME/USP 04/2003 A Plataforma Eclipse.
AMBIENTES DE SIMULAÇÃO
Prof. Wallace Borges Cristo
Student Tech Clubs Desenvolvimento WEB Antonio Ladeia Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal da Bahia Introdução.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos
Matheus Stigger Sistemas operacionais em carros. Eletrônica Embarcada A eletrônica embarcada consiste da eletrônica desenvolvida para uma aplicação móvel.
VRML Introdução. 2 Sistemas Realidade Virtual Uso de computadores e interfaces com usuários para criar o efeito de mundos tridimensionais que incluem.
Transcrição da apresentação:

REVISÃO

Quais linguagens ou tecnologias permitem a criação de aplicações web em 3D? VRML X3D Java 3D

A VMRL tem o potencial de permitir um novo tipo de aplicação - baseadas na WEB com simulação distribuída, multiusuário, grupos de discussão em tempo real e até mesmo reuniões tridimensionais. Quais fatores permitem tais aplicações? conectividade em rede interação multiusuário interface com o usuário baseada em modelagem multimídia tridimensional – 3D

Quais as ferramentas necessárias para se trabalhar com VRML e X3D? Um editor de textos simples ou um ferramenta específica. Um visualizador VRML ou Plugin. Exmplo de visualizador muito conhecido é o Cosmo Player.

Cite alguns programas que geram VRML? 3ds Max Blender Wings 3D HoloDraw Art of Illusion Vivaty Studio DoGA Avatar Studio SolidWorks

Cite algumas Características da VRML. VRML é uma linguagem independente de plataformas e que permite a criação de cenários 3D interativos A linguagem tem algumas geometrias pré-definidas e suporta transformações diversas VRML suporta bem elementos de multimídia, tais como sons, filmes etc VRML é de fácil manuseio e seus arquivos são da forma textual - geralmente pequenos em relação ao efeito que produzem.

Qual a principal preocupação do JAVA 3D? o Java 3D tem a preocupação de possibilitar a utilização de conceitos da POO, como o Polimorfismo, para a criação da aplicações em ambientes tridimensionais.

Acerca da API Java 3D, comente o funcionamento básico do grafo de cena? O grafo de cena é estruturado como uma árvore contendo vários elementos que ditam o modo como a cena será construída e exibida, além de comportamentos que poderão ser observados ao longo do tempo (como animações, respostas a interação do usuário, colisões, etc).

GRAFO DE CENA - DENIFIÇÃO Consiste em objetos 3D (nodes) organizados em uma estrutura do tipo árvore, composta de: Nodos (ou vértices): instâncias das classes Java 3D Arcos (ou arestas): relacionamento entre as instâncias. Relacionamentos: Pai-Filho Nodo do tipo grupo (pode ter um ou mais filhos, mas apenas um pai) Nodo do tipo folha (não pode ter filhos e tem apenas um pai) Referência Associa um objeto com o grafo de cena

Cite algumas linguagens ou tecnologias que podem ser integradas com VRML e X3D. Java, JavaScript, VRMLScript, MPEG-4 e Outras

Comente sobre o padrão X3D. X3D é um padrão aberto para distribuir conteúdo 3D O X3D não é uma API de programação,nem tão pouco um formato de arquivo para troca de geometrias Combina ambos, geometria e descrições de comportamentos instantâneos num simples arquivo que tem varios formatos de arquivos disponíveis para isso, incluindo o Extensible Markup Language(XML). O X3D surgiu de uma revisão da especificação ISO VRML97. O X3D possui diversos níveis de funcionalidades através das várias definições de perfis (profile). Um desses perfis é chamado de Interchange e é dirigido especificamente para ferramentas de criação de conteúdo digital (DCC) como AutoCAD, 3DSMax e Maya por trocar geometrias básicas sem nenhum modelo de execução

O que é Google SketchUp? Google SketchUp é um programa no qual podemos criar ambientes em 3D. Ele é excelente para modelar construções, casas e qualquer design mecânico.

Cite pelo menos 4 ferramentas de criação de Ambientes Virtuais VRML, JAVA3D e X3D AVRIL Virtual Reality Studio e Cyberspace Development Kit VREAM Walkthrough e EON Studio WordToolkit World Up MicroM Alice 3D WebMaster VR Juggler TrueSpace Blender

Fale sobre o 3D WebMaster. É outra ferramenta para projetar ambientes interativos 3D que pode ser utilizada para aplicações comerciais, de entretenimento, ou apenas para fins ilustrativos. O software permite uma integração total de HTML com uma interface Java, possibilitando duas vias de comunicação para o desenvolvedor entre uma página 3D e um Applet Java ou JavaScript.

Qual a principal característica do VR Juggler? VR Juggler é um framework que esconde a complexidade da infra-estrutura e das especificações dos nós (dispositivos, monitores e computadores). As aplicações são independentes dos dispositivos de entrada/saída. Os desenvolvedores podem acessar diretamente as API gráficas (OpenGL ou OpenGL Performer) e utilizar diversos dispositivos como luvas, mouses, monitores e capacetes de visualização. Foi projetado como uma solução padrão para aplicativos de RV.

Como os programas Java 3D podem ser escritos? Programas Java 3D podem ser escritos como Aplicação Applet Ou ambas Classe MainFrame

Com quais bibliotecas gráficas o JAVA3D pode trabalhar? OpenGL e Direct3D

Cite alguns exemplos de áreas onde podemos desenvolver aplicações JAVA3D. Desenvolvimento de jogos Comércio eletrônico Visualização 3D dos produtos Loja virtual Representação 3D Interação Visualização de dados Elaboração de interfaces

Acerca da API JAVA 3D, qual a função da classe SimpleUniverse? É responsável pela configuração de um ambiente mínimo para executar um programa Java 3D; Fornece as funcionalidades necessárias para a maioria das aplicações. Quando uma instância de SimpleUniverse é criada automaticamente são criados todos os objetos necessários para o sub-grafo de visualização, tais como Locale, ViewingPlatform e Viewer.