Os obstáculos à compreensão em leitura (texto)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Decifração.
Advertisements

Prof.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2 ( Gloriosas!!!)
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
4.º CONGRESSO EDUCAÇÃO HOJE – 1.º CICLO Ensinar a ler/ Formar leitores
Matemática para todos Educação Básica
Quadro geral das Ciências da Educação.
O QUE NOS DIZEM OS DIAGNÓSTICOS? O que é necessário realizar para que todos possam se inserir na cultura escrita? O que é possível realizar já?
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor?
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
A COMPREENSÃO EM LEITURA
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
A formulação de Caso cognitivo - comportamental
Projecto europeu O acto léxico de A a Z!
1.º Encontro Pedagógico – ano II Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Comunicação e Expressão Profª Vania.
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
A PRÁTICA DA LEITURA.
Reading and the Communication Process
Como elaborar resumos O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração envolve habilidades.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
Testemunho : Este documento foi escrito para:
Leitura de Textos Científicos
A compreensão em Leitura
Diretrizes para leitura e análise de textos
A compreensão em leitura
Livro: Estratégias de leitura
A tradução como retextualização
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
ANÁLISE E SÍNTESE DE TEXTOS
Entendimento de Texto INTRODUÇÃO Aulas 1 a 5.
Universidade Castelo Branco - UCB
Capítulo 9 Inferências.
Experimental /1 - Memória
Projetando ambientes sociotécnicos para o ensino e a aprendizagem de L2 Apresentação 5 - Stepp-Greany (2003) Raquel Bambirra 17 de agosto de 2011.
TEXTO ENCICLOPÉDICO.
Etapas de uma sequência didática
Metodologia Científica
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
Eixo 3 : Leitura Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias.
Secretaria Municipal de educação
SISTEMAS DA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO (Atkinson e Shiffrin)
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
LEITURA Habilidade de comunicação verbal que ativa a participação no mundo atual.
PROVA BRASIL 2015.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor? Qual o papel do bibliotecário na formação do leitor?
Por que o jornal na escola?
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
a importância da leitura
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
INTRODUÇÃO À LEITURA.
Introdução à Leitura.
ENSINAR a APRENDER a LER,
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Informação documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Transcrição da apresentação:

Os obstáculos à compreensão em leitura (texto) Situam-se a vários níveis: Obstáculos não tratados neste projecto Signesetsens. neurofisiológico pedagógico (leitor - texto -contexto) Obstáculos inventariados por J. Giasson e tratados por Signesetsens (pelo menos em parte).

Obstáculos possíveis em caso de lesões diversas Para chegar a ter sentido, a informação segue um percurso: Entradas perceptivas Transmissão ao cérebro e tratamento por ele en diferentes pontos ao mesmo tempo Entradas perceptivas Produção de sentido  De prazer Obstáculos possíveis em caso de lesões diversas Obstáculos não tratados por Signesetsens

Aspecto cognitivo deste percurso: 2 1 Capacidade de identificar palavras Capacidade de reconhecer palavras Multiplicidade de capacidades exigidas ao mesmo tempo – ver detalhes nos diapositivos seguintes + Produção de sentido  de prazer Capacidade de ler por grupos de palavras + Obstáculos parcialmente abordados em Signesetsens = Fluidez de leitura (Ver J. Giasson, cap.3) Dislexia não abordada

Obstáculos tratados em Signesetsens Dificuldade ( obstáculo) em : Recuperar os indícios de sentido (ao nível de uma frase, de um parágrafo, de um texto, de um livro) (Giasson, cap.3 – 5 – 6 – 7) Recuperar os indícios de coesão de uma frase, de um parágrafo, de um texto, de um livro (= estabelecimento de ligações): 3 obstáculos: a referência os conectores a inferência (inclusive para além do texto ou do livro) (Giasson, cap. 4 – 5 – 6 – 7 - 8)

Dificuldade ( obstáculo) em: Traduzir as palavras lidas em evocações concretas. (Giasson, cap. 8) Integrar a informação do texto nos seus próprios conhecimentos. (Giasson, cap. 8) Raciocinar sobre o texto, fazer um julgamento sobre o mesmo, … (Giasson, cap. 8) Adoptar uma posição «meta» relativamente aos seus processos e aos processos necessários para uma boa compreensão (Giasson, cap. 9)

Dificuldade ( obstáculo) em: Fazer apelo aos conhecimentos anteriores indispensáveis para uma boa compreensão, dificuldade em aumentar a quantidade e a qualidade conhecimentos da língua conhecimentos das estructuras textuais conhecimentos da vida, do mundo, da cultura, … (Giasson, cap. 1 - 10) Dominar mal o vocabulário e dificuldade em aumentar a quantidade (Giasson, cap. 11)

Dificuldade ( obstáculo) ligada: À estructura afectiva do leitor: confiança em si, capacidade de correr riscos, representação da leitura, intenção da leitura, etc. (Giasson, cap.1) À intenção de leitura : ler com que projecto(s) ? (Giasson, cap. 1 ) E para terminar, eis alguns obstáculos à compreensão em leitura, apresentados sob a forma de esquema.

Projecto de oralização Ausência de projecto de Sentido global Projecto de memorização Que intenção de leitura? Problema em traduzir o texto em evocações concretas em integrar a informação nos seus conhecimentos em raciocinar sobre o texto Problema de localização dos indícios de sentido Dificuldades de compreensão de um texto Dificuldade em adoptar uma posição meta. Problema de elaboração de hipóteses de sentido. Falta de confiança em si, má representação da leitura, … estructura afectiva do leitor Falta de domínio do vocabulário básico Problemas de recuperação dos indícios de coesão: Problemas de referência aos conhecimentos anteriores: referência Conhecimento da língua Conhecimento das estructuras textuais Conhecimento da vida + cultura conectores Adivinhar o implícito: a inferência