COR.

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Transcrição da apresentação:

COR

O que é Cor? 􀂊Cor é uma sensação produzida no nosso cérebro pela luz que chega aos nossos olhos. 􀂊

Modelo Espectral de Cor Luz é uma radiação eletro-magnética que se propaga a 3x105 km/s( E= h. ν, c= λ.ν). 􀂊 Luz branca éuma mistura de radiações com diferentes comprimentos de onda. λ=1/νfóton

Reflexão e Refração

Espectro Visível

Luz Visível Range (nm) | Cor 380 – 450 | Violeta 450 – 490 | Azul 490 – 560 | Verde 560 – 590 | Amarelo 590 – 640 | Laranja 640 – 730 | Vermelho

Sistemas Físicos de Cor O olho é um sistema físico de processamento de cor (sistema refletivo). 􀂊Similar a uma câmera de vídeo. 􀂊Converte luz em impulsos nervosos.

Sistema Visual Humano Dois tipos de células receptoras com sensibilidades diferentes: cones e bastonetes. 􀂊Bastonetes → luz de baixa intensidade (sem cor). 􀂊Cones → luz de média e alta intensidade (com cor).

Tipos de Cones Três tipos de cones que amostram: comprimento de onda curto (azul), médio (verde) e longo (vermelho).

Eficiência Luminosa Brilho aparente varia com o comprimento de onda. Pico do brilho é diferente para níveis baixos (bastonetes), médios e altos (cones). 􀂊Máximo na faixa do verde.

Sistemas Emissivos Sistemas emissivos reconstroem cores a partir de emissores que formam uma base de primárias.

Amostragem e Reconstrução A cor reconstruída deve ser perceptualmente igual a cor original. 􀂊É possível devido ao metamerismo. 􀂊Cores metaméricas são perceptualmente idênticas.

Reprodução de Cor em Computação Gráfica mesma sensação de cor ⇒ Metamerismo só distingue 400 mil cores ⇒ 19 bits (devem ser suficientes)

Padrão CIE CIE – Comission Internationale de L’Eclairage (criada em 1913). Padrão CIE-RGB (1931) apresenta coordenadas negativas. Padrão CIE-XYZ foi criado para evitar coordenadas negativas. 􀂊Conversão CIE-RGB para CIE-XYZ é uma mera mudança de sistema de coordenadas.

Sistemas Padrão São independentes dos dispositivos físicos. •CIE-RGB ->􀂊700 mμ(Red), 546 mμ(Green), 435.8 mμ(Blue). •CIE-CMY ->􀂊Ciano (azul piscina), Magenta(violeta), Yelow (Amarelo). •CIE-XYZ.

Sistema CMY •Sistema das Impressoras 􀂊CMY ou CMYK. •Processo predominantemente subtrativo.

Sistemas de cor - mRGB

Cores Secundárias no mRGB

Cores Secundárias no CMY

Conversão RGB para CMY

Controlando Cores no OpenGL As cores são especificadas diretamente (default) - usando glColorIndex() ou glColor() São Calculadas a partir de um modelo de iluminação: Ligar a iluminação: glEnable (GL_LIGHTING); Escolher modelo de sombreamento: Constante por face: glShadeModel (GL_FLAT); Gouraud (default): glShadeModel (GL_SMOOTH); Ligar pelo menos uma fonte de luz. Ex.:glEnable(GL_LIGHT0); Especificar propriedades da(s) fonte(s) de luz: glLight() Especificar propriedades de material de cada objecto: glMaterial() Especificar normais de cada face ou de cada vértice: glNormal()

Os monitores são baseados no processo aditivo de cores. Se a superfície de um determinado objeto possui diversas cores e este objeto é continuamente reuzido ou afastado de nossos olhos, apartir de certo tamanho não percebemos as cores individulamente, mas uma nova cor apartir da soma dos espectos de cada cor original.

Monitores 2 Considerando as cores RGB como primárias, podemos combiná-las produzindo outras cores.