Fórum de Bronquiectasias Acesso à medicamentos e exames complementares para investigação etiológica: Depoimentos de centros de referência do Brasil. Mara.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BRONQUIECTASIA CONCEITO ETIOLOGIA FISIOPATOLOGIA
Advertisements

Definição de asma - GINA 2008
Julho Programa Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais do Estado da Bahia.
CRIE – Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais
COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS - COMEDI
Jacqueline de Aguiar Barros
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
PORTARIA Nº. 880 DE 16 DE MAIO DE 2013
QUE VIOLENCIA É ESSA? Magaly Mendes
PARCERIA DA AVENTIS COM A DISCIPLINA DE CLÍNICA GERAL DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Queixas músculo-esqueléticas como causa de alto índice de absenteísmo
Comissão de Infecções Respiratórias e Micoses CIRM / SBPT
Departamento dos distúrbios do sono
Proposta para a Comissão de DPOC biênio 2010/2012 Oliver Nascimento, Waldo Mattos, Aquiles Camelier, Heicilainy Del Carlos Gondim, Gustavo Chatkin, Fernando.
COMISSÃO DE ASMA Marcia MM Pizzichini – Santa Catarina
Comissão de Doenças Intersticiais SBPT
Reunião de Comissões e Departamentos da SPBT São Paulo, 10 e 11 de Fevereiro de 2011 Comissão de Tuberculose Marcelo Fouad Rabahi (GO), Eliana Matos (BA),
DEPARTAMENTO DE IMAGEM DA SBPT Prof. Domenico Capone Chefe do Serviço de Diagnóstico por Imagem do HUPE/UERJ Prof. Adjunto de Pneumologia da UERJ Radiologista.
São Paulo – Fevereiro de 2012 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.
Comissão de DPA Valéria Maria Augusto (presidente)
Diagnóstico da Tuberculose pulmonar com baciloscopia negativa
O VALOR DAS QUEIXAS CLÍNICAS NO BRONCOESPASMO INDUZIDO PELO EXERCÍCIO
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
Defesa dos usuários e da qualidade dos planos de saúde
VIH Portugal Lisboa, 27 e 28 de Março de Prevenção e Tratamento Como asseguram os países o acesso continuado à medicação e aos consumíveis ? O Contributo.
Professor Ronaldo Rangel
Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho
Comissão de Infecções Respiratórias e Micoses CIRM / SBPT fev, 2011/SP: Reunião de diretoria com comissões e departamentos as SBPT. Biênio:
4º Simpósio de Infecções Respiratórias, Tuberculose e Micoses Pulmonares 4 e 5 de abril – Brasília DF.
Aldo Lacerda Brasileiro
Ações da AN: Prevenção à anemia ferropriva para crianças de 06 a 24 meses (xarope/sulfato ferroso); Prevenção à anemia ferropriva para gestantes a partir.
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná
II Atualização em Microbiologia Clínica
Bronquiectasias: Oque o clínico precisa saber
Avaliação Curso de Atualização em Políticas Públicas de Saúde com Ênfase na Assistência Farmacêutica – CRS CO 1ª Turma.
Diretrizes Clínicas Nacionais
DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
Plano de saúde integral às pessoas vivendo com HIV Objetivos gerais: 1. Aprimorar a Saúde Integral das PVHIV nos serviços da rede especializada de saúde.
Como garantir um tratamento universal sustentável? Qualidade e individualização do tratamento As prioridades do diagnóstico e dos cuidados de saúde precoces.
Jornada das Delegacias do CREMESC do Litoral Balneário Camboriú – SC 5 a 6 de novembro de 2010.
Estratégia para Diagnóstico de DPOC Curso Nacional de infecção e tuberculose-2012 ACMLemos Prof. Associado da FAMED/UFBA Doutor em Medicina e Saude Chefe.
Programa Nacional de Triagem Neonatal
Indicadores hospitalares - usos e abusos
A IMPORTÂNCIA DO PRONTUÁRIO MÉDICO DO PACIENTE
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
Marli M. Knorst Serviço de Pneumologia Hospital de Clínicas - Porto Alegre DMI / Faculdade de Medicina / UFRGS Impacto dos tratamentos atuais nas exacerbações.
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
ACESSO A MEDICAMENTOS EM PNEUMOLOGIA
Pulmão: quando falta o oxigênio da vida
Pneumonias de Repetição
CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA & CLÍNICA MÉDICA POPULAR MULTIDISCIPLINAR.
Manejo das doenças cardiovasculares difere no paciente com DPOC ?
Terapêutica intermitente da asma: Futuro ou factóide? 10: :20
Prevenção de doenças – Caso clínico
II Congresso Brasileiro de Tabagismo
SBPT - II Curso de Pneumologia na Graduação - BRONQUIECTASIAS
Influenza / Gripe → DIAGNÓSTICO ETIOLÓGICO (CID-10: J.09 a J.11)
Atendimento do paciente com Síndrome de Down de 5 a 13 anos no Distrito Federal Natália Silva Bastos Ribas Orientador: Dr. Fabrício Prado Monteiro
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde Gerência de Investigação.
Ambulatório de Pneumologia Hospital Júlia Kubitschek-BH
Pneumonia ADQUIRIDA NA ComuniDADE
2 Potenciais Conflitos de Interesse CFM nº 1.59/00 de 18/5/2000 e ANVISA nº 120/2000 de 30/11/ Nos últimos doze meses recebi apoio financeiro da.
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
RDC ANVISA Nº 36, DE 25 DE JULHO DE 2013 Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde. Objetivo: instituir ações para a promoção da.
Centro de Reabilitação Pulmonar Disciplina de Pneumologia
FATORES PREDITIVOS DA ASMA NO ADULTO Marina Andrade Lima Coordenadora da unidade de pesquisas clínicas em Pneumologia – IDT/HUCFF-UFRJ Coordenadora da.
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças ACESSO UNIVERSAL NA ATENÇÃO.
PECADOS NO MANEJO DA EXACERBAÇÃO AGUDA DE ASMA BRÔNQUICA
SUSPEITA DE FIBROSE PULMONAR! O QUE FAZER? DR. B. F. CABRAL JR. UCB / HRG SES DF / PNEUMHO.
Transcrição da apresentação:

Fórum de Bronquiectasias Acesso à medicamentos e exames complementares para investigação etiológica: Depoimentos de centros de referência do Brasil. Mara Figueiredo , TE SBPT Comissão de Infecções Respiratórias e Micose –SBPT Hospital Waldemar de Alcântara – UNIFOR Hospital de Messejana – Fortaleza CE

Data da última modificação 24 de junho de 2012 Conflitos de Interesse CFM nº 1.59/00 de 18/5/2000 e ANVISA nº 120/2000 de 30/11/2000 Nos últimos doze meses recebi apoio da indústria farmacêutica, em forma de passagem ou apoio didático para participação em evento médico, ou pesquisa clínica. Pfizer vacinas , GSK, Novartis, Ache Sou membro de organização não-governamental destinada a defesa de interesses de profissionais de saúde Coordenadora da Comissão de Infecção Respiratória e Micose da SBPT Data da última modificação 24 de junho de 2012

Centros de Referência em Bronquiectasias no Brasil Amb-Bronquiectasias ( Ambro ) Atendimento AMB - Pneumologia Geral Ambulatorio Agregado ao de Fibrose Cistica 65% atend Pneumo Geral 24% atend amb especializado 11% atend amb FC

Pacientes portadores de Bronquiectasias Do referenciamento ao atendimento especializado Fórum de bronquiectasias 1. É uma doença prevalente em seu estado ? Sim 100 % Não nenhum 2. Existe um ambulatório de funcionamento exclusivo para o paciente com Bronquiectasias em seu estado ? Sim 23 % Não 77% 3. Esses pacientes já chegam com diagnóstico de bronquiectasias por tomografia de tórax ou não ? Sim 20 % Não 80 %

Pacientes portadores de Bronquiectasias Do referenciamento ao atendimento: Fórum de bronquiectasias 4. Que recursos você dispõem em seu serviço de exames complementares para investigação complementar de causa etiológica ? - Dosagem de Imunoglobulinas ( e subclasses IgG ) -Rust p aspergilus - Broncoscopia - Alfa 1 antitripsina - Iontoforese - Estudo de mutações para FC - Diagnóstico da Discinesia ciliar primária - Outras provas imunológicas de investigação de outros doentes - Espirometria e função pulmonar Boa Condição de Investigação 35% Má Condição de Investigação 65%

Pacientes portadores de Bronquiectasias Do referenciamento a inclusão ao atendimento: Fórum de bronquiectasias 5. No seguimento deste paciente quais as dificuldades encontradas: - Análise Microbiológica do escarro: Sim: 30% Não: 70% - Fisioterapia e reabilitação pulmonar se indicado : Insuficiente / dificuldade - Dispensação de medicamentos : Corticóide Inalado CI + Beta 2 de Longa Macrolídeo Antibióticos sistêmicos nas exacerbações Antibióticos Inalados 82 % incluem em outros CID , como Asma , DPOC , FC para conseguir liberação 18% Os pacientes compram ou recebm amostras gratis Macrolídeo : dados não consistentes ATB exacerbações: dados não consistentes ( Individualizados ) ATB Inalado: Nenhum

... Quantos medicamentos temos aprovados pelo FDA Tratamento ... ... Quantos medicamentos temos aprovados pelo FDA para tratamento de Bronquiectasias Não Fibrocisticos B) 1-2 C) 2-4 D) Mais que 5 E no Brasil ? Problema : estudos em bronquiectasias não apresentam desfecho associado em beneficio... Uns melhoram as exacerbaçoes , reduzem mas não melhoram VEF1,porem qualidade de vida é o desfecho principal encontrado ....porém. FDA não considera Qualidade de Vida como principal desfecho ... Precisamos então melhorar os estudos e agir com política de saúde pública.

Em bronquiectasias nossa situação não é diferente ....

Pacientes portadores de Bronquiectasias Inquérito: Pacientes portadores de Bronquiectasias Como estão sendo acompanhados ? Fórum de bronquiectasias Conclusão do Inquérito: 1.Entendemos que no Brasil , temos urgente necessidade de melhorias ao acompanhamento para esses pacientes. 2.Um problema com solução :

Não basta acreditar – teremos que trabalhar nesta causa. Fé em Deus, da Série Nightvisions – 2006. (Luiz Braga) Pegar carona para obter a ordem e progresso de doenças como Asma, DPOC, Fibrose Cistica .... É um caminho ... Meninos na Bicicleta, da Série Nightvisions – 2009. (Luiz Braga)

Fórum de Bronquiectasias Acesso à medicamentos e exames complementares para investigação etiológica: Depoimentos de centros de referência do Brasil. Mara Figueiredo , TE SBPT Comissão de Infecções Respiratórias e Micose –SBPT Hospital Waldemar de Alcântara – UNIFOR Hospital de Messejana – Fortaleza CE