Prevenção VIH/SIDA- Droga III Conferência CPLP VIH/SIDA 16 a 19 Março

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que sei sobre SIDA? Questionário
Advertisements

MONITORAMENTO DE AGROTÓXICOS NA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
II Fórum nacional Anti-Droga SENAD
PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS
Políticas de Segurança Pública
Situação Fluxo Informação S.T.P
A Educação Sexual e os seus Contextos
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
DTS/Aids/Hepatites Virais
Estudo de prevalência de base populacional das infecções
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Tuberculose e comunicação
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
As “outras” IST em Cabo Verde
III CONGRESSO DA CPLP VIH/SIDA.ITS LISBOA 17/18/19 MARÇO Financiamento, Monitoramento e Avaliação das Ações das Organizações da Sociedade Civil no Brasil.
(DC): uma educação que garanta a socialização moral e a ordem social
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
VIH Portugal Lisboa, 27 e 28 de Março de Prevenção e Tratamento Como asseguram os países o acesso continuado à medicação e aos consumíveis ? O Contributo.
Qual o papel do Estado, da sociedade e, em particular, de cada um de nós na reinserção social dos indivíduos dependentes de drogas?
III Congresso da CPLP VIH/SIDA.IST
Prevenção da Transmissão Vertical do VIH em Cabo Verde
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
ACONSELHAMENTO EM DST, HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS
A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS:
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
Painel 2: Sistema de Coleta de Dados Criminais em tráfico de pessoas Iniciativas implementadas pelo ICMPD sobre coleta de dados Enrico Ragaglia, Project.
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
VIH/SIDA em Crianças Guiné-Bissau Apresentador: Dr. David da Silva Té Lisboa: 19 de Março de 2010.
Testes em meio laboral A dupla responsabilidade perante o trabalhador e o empregador e a responsabilidade pela transmissão da infecção Joana Tavares de.
SÍNTESE E CONCLUSÕES Campo Grande, ª COLUFRAS CONFERÊNCIA LUSO-FRANCÓFONA DE SAÚDE Eronildo Felisberto.
Estratégias do IDT para reduzir o impacto da infecção VIH associada ao uso de drogas JOSÉ PÁDUA Departamento de Tratamento e Reinserção IDT, Serviços Centrais.
A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI
Prefeitura Municipal de Laranjal Paulista
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Gênero: masculinidades
United Nations Development Programme
Observatório Permanente da Juventude (+351) O Programa de Estudos do Observatório Permanente.
No Âmbito da Assistência Social
Redução de Danos como Política de cuidado
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Existem orientações, legislação e serviços, mas os obstáculos ao acesso permanecem… - em determinadas situações (ex: pessoas em situação irregular); -
Identidade da Pastoral
Conectando Mundos Grupo 2 – Tema 2
SITUAÇÃO ACTUAL DO TARV EM ADULTOS
Seminário TUBERCULOSE HOJE: O QUE HÁ DE NOVO?
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
DROGAS ILÍCITAS  .
Mesa Redonda: O papel de Portugal, a nível nacional e internacional na Cooperação Internacional Investigação de uma Vacina para o VIH O papel de Portugal.
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
O QUE É AIDS? A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada,
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
LUIZ EDUARDO FONSECA Fundação Oswaldo Cruz Centro de Relações Internacionais em Saúde COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DA FIOCRUZ COM A ÁFRICA E CPLP.
Dados do Mapa da Violência Evolução da Taxa de mortalidade violenta.
Abordagem de Conflitos e Violências em espaços de trabalho do SUS-BH e construção de Cultura de Paz “ A Paz não pode ser mantida à força. Somente pode.
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA SITUAÇÃO ATUAL Brasília – DF Outubro de 2011 Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas SEPPIR-PR.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Prevenção VIH/SIDA- Droga III Conferência CPLP VIH/SIDA 16 a 19 Março Magda Lopes Queta Guiné- Bissau

Analise situaçao

Constataçoes Mesmo nao havendo ligação clara entre droga e sida actualmente na Guiné, quem sabe, um dia, por causa do armazenamento possamos vir a ter situações de consumo substancial de cocaína e  de outras drogas, com todas as vulnerabilidades inerentes à essa situação.

Constataçoes Com a crise de 1998 GB atingiu o pico das infecções VIH e é a partir desta data que surgiu em potencia o VIH!. É também com conhecimento desta fragilidade que os narcotraficantes elegeram a Guiné-Bissau como entreposto

DROGA VS VIH/SIDA Maior risco nas relações sexuais Sobre efeito do droga: Maior risco nas relações sexuais Maior possibilidade de infecção Maior possibilidade de contaminar outros

Experiência Politica de Tratamento para UD: Não Existe Programa de prevenção VIH/UD: Recursos Financeiros e Humanos: Não existe Existência de UD: SIM

I. PROJECTO NAS PRISÕES Fazer uma avaliação rápida da situação Considerar alternativas de encarcerramento para UD (por exemplo para tratamento) Encorajar a coordenação entre os Ministérios de Justiça e Saúde assim como SNLS Disponibilizar um pacote de serviços no que concerne ao VIH/SIDA IST, TB e Hepatite nos estabelicimentos prisionais Inclue: Formar os guardas prisionais Disponibilizar serviços de tratamento móveis Disponibilizar acesso aos estabelecimentos prisionais a determinadas ONGs com experiência (G.risco)

II. PROJECTO SOBRE ABUSO DE DROGAS Conduzir uma avaliação rápida da situação Elaborar politica nacional sobre o abuso de drogas Implementar intervenções nos dominios de prevenção na população em geral, especialmente jovens Disponibilizar serviços e informações de proximidade a grupos de risco e mais vulneráveis (UD, Jovens e prisioneiros) Elaborar uma politica de tratamento Apoiar o único centro de tratamento existente Diversificar as possibilidades de tratamento Criar um centro de rabilitação e reinserção (serviços clinicos, despiste VIH, psico-social)

Conclusões SIDA e droga devem ser encarados hoje como parte das ameaças globais ou seja transnacionais. A questão é que estas questões podem configurar uma política ou pilar de actuação no espaço de cooperação CPLP?   Como é que a CPLP pode ajudar os países mais ameaçados a travarem o combate que têm pela frente

FIM OBRIGADA PELA ATENÇÃO