O Problema da Transformação dos Valores em Preços de Produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
Advertisements

MACROECONOMIA II Prof. Nivaldo Camilo SEÇÃO 2.
FESP – FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ
Custeios Direto e Absorção Custo X Volume X Lucro
ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO
CONTABILIDADE REGIONAL
Tema II - Custos Noção de Custos
TEORIA DA PRODUÇÃO.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Escalas Características & Dinâmica da Turbulência
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Comércio Internacional
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
Classificação de dados por Troca: QuickSort
SISTEMAS LINEARES II Prof. Marlon.
TEORIA DAS RESTRIÇÕES Prof Samir Silveira.
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Conceitos e Definições Contábeis e Financeiras
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
A Economia Política de Karl Marx
Sistemas sócio-econômicos
CAP2 MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA E CONTABILIDADE NACIONAL
Investimento e Expectativa de Lucros
Matemática – Aula 4 Prof. Procópio Juros Simples Juros
O “Ensaio de 1815” e a Lei dos Rendimentos Decrescentes
Prof. Roberto Cristóvão
Teorema do Confronto   Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Doença Holandesa.
Microeconomia A III Prof
AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE ALTERNATIVAS DE CAPACIDADE
Teoria Econômica AULA 4 Profª Karine R. de Souza.
Cálculos Financeiros AULA 2 Profª Karine R. de Souza .
A mercadoria: O Capital, Marx afirmava que a nossa sociedade APARECE INICIALMENTE COMO UM GRANDE DEPÓSITO DE MERCADORIAS. No entanto, o que pode existir.
“A logística e a fidelização de clientes”
Os Fisiocratas Grupo de economistas franceses do século XVIII que combateu as idéias mercantilistas e formulou, pela primeira vez, de maneira sistemática.
Economia e Mercado 4ª AULA.
Estudos sobre O Capital
Macroeconomia do Desenvolvimento
Comércio Internacional: Modelo de Heckscher-Ohlin
Karl Marx e a História da Exploração
Microeconomia – aula 6 Microeconomia para Administração
JUROS SIMPLES MATEMÁTICA
A Revolução Marginalista
Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor.
CÁLCULOS FINANCEIROS & MATEMÁTICA FINANCEIRA
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Capitulo 5: Simplex Voltando ao exemplo da confecção da D. Maria, e modificando um pouco os valores apenas para facilitar nossos cálculos e o entendimento,
Aula Teórica nº 4 Medição dos preços e da inflação.
Teoria do crescimento - IV
Karl Marx e as modos de produção social
PPGE – UEPG DRª GISELE MASSON
ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E MOVIMENTO DO CAPITAL
“Mais-valia” Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
O CICLIO DO CAPITAL – DINHEIRO
Prof. Disney Douglas Sistemas de Equações Lineares e Operações Elementares.
Aulas Especificas Matemática 2 Prof.: Thiago
Trabalho Assalariado e Capital
Plano Financeiro Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado.
CONTROLADORIA ÍNDICES DE PRAZOS MÉDIOS:
REGRA DE SOCIEDADE É uma das aplicações da divisão proporcional. Tem por objeto a divisão proporcional dos lucros ou prejuízos entre as pessoas (sócios)
C USTOS DE P RODUÇÃO. Definir e explicar as variáveis utilizadas para medir custos em economia e a relação presente entre elas, bem como seus usos e importância.
Critérios Quantitativos de Análise Econômica de Projetos
Karl Marx e o materialismo histórico
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 4 Bibliografia: Obrigatória:Amaral et al.
Exercícios de Matemática Financeira by Arlete Petry Terra
Fundamentos de Sociologia Prof. Francisco Eduardo B. Vargas Instituto de Sociologia e Política Universidade Federal de Pelotas 2/6/2016 Curso de Filosofia.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Transcrição da apresentação:

O Problema da Transformação dos Valores em Preços de Produção Prof. José Luis Oreiro Departamento de Economia – UnB Pesquisador Nível I do CNPq.

Caracterização do problema Bohn-Bawerk: existem grandes contradições entre os volumes I e III de O Capital. Debate sobre a transformação dos valores em preços de produção. “O lucro é a forma pela qual a mais-valia se apresenta ao exame e deve, inicialmente, ser posto a nu pela análise antes que se possa entrever o primeiro. Na mais-valia a relação entre capital e trabalho é posta a luz”(Marx, 1868, Vol. III, p.47).

Origem do problema Como a única fonte possível de mais-valia é aquela produzida pelos trabalhadores, segue-se que a taxa entre o ganho líquido e o capital deve ser desigual entre os setores que possuem diferentes valores para a composição orgânica do capital. Seja : s/v a taxa de mais-valia c/v a composição orgânica do capital s/c+v a taxa de lucro Temos: s/(c+v) = (s/v)/[1+(c/v)] Se a taxa de mais-valia for igual para todos os setores, segue-se que a desigualdade inter-setorial na composição orgânica do capital gera desigualdades inter-setoriais de taxa de lucro.

Origem do problema Volume III de O Capital: o volume de lucros recebido pelos capitalistas em cada ramo da indústria deve ser suficiente para dar-lhes uma taxa média de lucro sobre a totalidade do capital, de modo que na maioria dos casos o valor auferido de lucros será diferentes do volume de mais-valia realmente gerado no seu ramo da indústria. A equalização da taxa de lucro exige uma redistribuição da mais-valia produzida na economia. No volume I de O Capital, Marx supõe que as mercadorias eram “compradas e vendidas aos seus valores”, ou seja, a preços proporcionais a quantidade de trabalho socialmente necessário para a sua produção. A transformação da mais-valia em lucro-médio implica necessariamente na transformação dos valores em “preços de produção”. Questão teórica: A análise das relações de troca em termos dos preços de produção é simplesmente uma modificação da análise contida no volume I em termos de valores ou está em contradição com a mesma?

Solução de Marx Consideremos uma economia na qual: Existem cinco setores de produção, sendo que nenhuma das mercadorias produzidas entra na produção das demais. O capital total dessa economia é constituída de 500 horas de trabalho. A jornada de trabalho é igualmente dividida entre trabalho necessário e trabalho excedente em todos dos setores (a taxa de mais-valia é a mesma em todos os setores). Cada setor emprega a mesma “quantidade” de capital: 100 horas de trabalho, divididas de maneira diferenciada entre capital constante e capital variável. Apenas uma parte do capital constante é transferida para o valor da mercadoria no período considerado.

A solução de Marx

A solução de Marx A soma dos preços de produção é igual a soma dos valores, logo a “lei do valor” continua válida, tendo sofrido apenas uma “perturbação previsível”. Bohn-Bawerk: No caso mais geral onde os vários ramos de produção são mutuamente inter-dependentes a soma dos preços de produção não necessariamente será igual a soma dos valores.

A solução de Bortkiewicz Economia composta por três departamentos: Departamento I (meios de produção), Departamento II (consumo dos trabalhadores), Departamento III (consumo dos capitalistas). Supondo uma economia em reprodução simples, temos então que: C1 + V1 + S1 = C1 + C2 + C3 C2 + V2 + S2 = V1 + V2 + V3 C3 + V3 + S3 = S1 + S2 + S3

A Solução de Bortkiewicz Seja x a razão entre o preço e o valor no caso do setor de meios de produção, y a razão entre o preço e o valor no caso do setor de bens de consumo dos trabalhadores e z a razão entre o preço e o valor no caso do setor de bens de consumo dos capitalistas. Seja r a taxa média de lucro. C1x + V1y + r(C1x+V1y)=(C1+C2+C3)x C2x + V2y + r(C2x+V2y)=(V1+V2+V3)y C3x + V3y + r(C3x+V3y)=(S1+S2+S3)z Neste caso, temos quatro incógnitas (x, y, z e r) e apenas três equações Sistema indeterminado.

A Solução de Bortkiewicz As incógnitas podem ser reduzidas a três supondo: O esquema de valor foi exposto em termos de dinheiro O ouro é o dinheiro-mercadoria produzido no departamento III (Z=1) O sistema torna-se então determinado (ver a solução matemática no texto do Sweezy) e a solução é tal que : O lucro total será igual a taxa de mais-valia Os preços irão divergir dos valores totais. Os preços só serão iguais aos valores totais se a composição orgânica do capital do departamento III for igual a média social. Em geral, as mercadorias irão ser trocadas a taxas que diferem da quantidade de trabalho socialmente necessária para a sua produção. A Lei do valor não é válida. Crítica de Sraffa: não seria melhor se abandonar de vez o sistema expresso em valores e começar a análise com os preços de produção?