EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
X Colóquios da Cereja Fundão, Maio de 2004 As TIC e Escola Um caso para estudo Carlos Gouveia –
Centro de Estudos e Investigação
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
CONFERÊNCIA DE LANÇAMENTO 24/Fevereiro Total de participantes Vice-Presidente Governo Regional Secretária de Estado do Com. E Ind. Dr. André Março.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
MOMENTO DE REFLEXÃO.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Secretaria da Educação e Cultura
Consultor do Empreender ...
Patrocínio da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009 /2010 TurmaMais Reunião com os professores do 7º ano 14 de Set 2009.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Maria Machado ENSINO E TREINO DO DESPORTO ESCOLAR Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Departamento de Desporto Saúde.
EMPCRIANÇA Empreender no 1º ciclo (3º e 4º ano) EDIÇÃO 2013/2014.
PSTE: Simone Wrzecionek
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
3ºano do 1º ciclo do Ensino Básico 2012 / 2013
INCUBADORA REGIONAL DE PROJETOS Geração de projetos colaborativos, a partir de fóruns temáticos, tendo em vista o desenvolvimento de regiões ou setores.
PARLAMENTO DOS JOVENS Violência no Meio Escolar Ano Lectivo 2010/2011.
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Santarém Março a Julho de 2007
Centro de Competência CRIE FCUL
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
Programa de Educação em Empreendedorismo.
CURRICULO +.
Trabalho proativo com os pais/encarregados de educação
empreender no ensino secundário edição 2013/2014
GUIA DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO CONHECENDO A VERSÃO PRELIMINAR
PROGRAMA EMPREENDER NA ESCOLA
Gabinete de Intervenção ao Aluno
O que é? O programa Inova Jovem foi criado para levar capacitação na área de empreendedorismo e inovação para alunos do Cotuca e Cotil e, assim, criar.
OBJETIVOS Objetivo Geral
Escolas Empreendedoras Concurso de Ideias
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
EDUCAÇÃO ESPECIAL BOAS PRÁTICAS
PRÁTICAS PARTILHADAS Bibliotecas Escolares 15 de Junho de 2010.
Setoriais de Custos Planejamento de Atividades 2013 COORDENAÇÃO GERAL DE CONTABILIDADE E CUSTOS DA UNIÃO.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
O EDP University Challenge 2013 tem por finalidade atribuir um prêmio ao melhor trabalho nas áreas de administração, estratégia, marketing, comunicação.
PARLAMENTO DOS JOVENS 2014/2015
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
Projeto “Profissões” 2014/15
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
Bem-vindo Reunião de Encarregados de Educação 4º A – Professora Paula Bento Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros 12/09/2014.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
O projeto Key for Schools PORTUGAL. O teste Key for Schools O teste Key for Schools é concebido para aplicação em contexto escolar e está de acordo com.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
Empresa Junior.
REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO ARTÍSTICA
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Fundação Projeto Pescar – A Fundação Projeto Pescar é uma organização não governamental sem fins lucrativos, mantida e apoiada por instituições privadas.
Apresentação do novo modelo
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
APRESENTAÇÃO GERAL. O que é? É uma competição de empreendedorismo e inovação onde os participantes, por meio de suas ideias de negócios, participam de.
Acompanhamento dos Processos Pedagógicos
TÍTULO DO ROTEIRO DO PRODUTO
Transcrição da apresentação:

EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização

… e concretamente na sala de aula! na Escola! Uma situação EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o o nosso futuro começa na Escola! … e concretamente na sala de aula! .

EMPREENDER jovem uma solução… crianças e jovens para o FUTURO! e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Uma oportunidade para preparar as crianças e jovens para o FUTURO! Organização

Desenvolver atitudes empreendedoras nos jovens O que pretendemos EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Desenvolver atitudes empreendedoras nos jovens Incutir nos jovens um espirito empreendedor Desenvolver nos jovens a apetência para a atividade empresarial Desenvolver competências e comportamentos: criatividade autonomia sentido responsabilidade competição Organização

Intervenientes do projeto EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Intervenientes do projeto Equipa técnica NERSANT Entidade externa Agrupamentos Escolas Professores Alunos Mentores das Empresas (turmas / equipas) Empresários da Região/concelho

- Articulação do projeto com o currículo escolar - EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Metodologia Assenta : Criação e desenvolvimento de ideias de negócio, sob a forma de empresas, com interligação ao ambiente empresarial da localidade; Aplicação de diferentes estratégias didáticas: criação e partilha de ideias discussão em grupo/turma Visita empresário na Escola e sua orientações Contato com o meio empresarial Concretização e dinamização das Empresas a desenvolver - Articulação do projeto com o currículo escolar -

ETAPAS e algumas atividades do projeto EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o DIVULGAÇÃO do projeto e sensibilização nos Agrupamentos/Escolas Identificação de Turmas / Constituição de Equipas nas Escolas INSCRIÇÕES 1 IDEIAS EMPREENDEDORAS Sessão de Brainstorming nas Escolas Identificar e definir uma Ideia de negócio / Empresa e Registo da Empresa na Plataforma on-line Identificação da Empresa Mentora/Empresário Padrinho 2 DESENVOLVER O MODELO DE NEGÓCIO DA EMPRESA Reuniões individuais para acompanhamento às Turmas/ equipas nas Escolas e apoio aos professores Desenvolvimento de protótipo/maquete numa Empresa/Escola 3 AVALIAÇÂO FINAL Participação numa sessão para avaliação das ideias /empresas desenvolvidas 4 DIVULGAÇÃO DAS EMPRESAS Participar numa Atividade final: Exposição /Feira/ Mini Stand Avaliação do projeto (alunos e professores) Será realizado um acompanhamento às Turmas / Equipas nas Escolas por parte da equipa técnica

Definir a Ideia negócio EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Calendarização Fase | O Quê? Quem? Quando Divulgação Projeto Inscrições de Turmas /Equipas Nersant + Professores Set/Out 2013 1. IDEIAS EMPREENDEDORAS Definir a Ideia negócio Nersant + Alunos + Professores Nov./ Dez 2. Desenvolver a EMPRESA Desenvolvimento do protótipo/maquete Nersant + Alunos + Professores + Empresa Jan/Mai 2014 3. AVALIAÇÃO das Empresas Nersant + Alunos + Júri Mai 2014 (final mês) 4. DIVULGAÇÃO e - Final EMPREENDER jovem Nersant + Alunos + Professores + Empresa + outros intervenientes Jun.

15 h – formação presencial 15 h – contexto sala de aula Capacitação de professores EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Disponibilização de FORMAÇÃO ACREDITADA AOS PROFESSORES participantes 30 horas ----- 1,2 Créditos 15 h – formação presencial 15 h – contexto sala de aula A formação decorre ao longo do desenvolvimento e implementação do projeto durante o ano letivo; Realização de Sessões de Formação: Nov 2013 | Jan 2014 | Mar 2014 | Abr 2014 | Mai 2014

EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Inscrições Para formalizar a inscrição, deverá preencher a Ficha de Inscrição e enviar para o e-mail: datic@nersant.pt; Podem participar várias Turmas/equipas de alunos da mesma Escola; As inscrições devem ser formalizadas até 30 Setembro de 2013; Caso seja do vosso interesse, estamos disponíveis para agendamento de uma reunião na Escola/Agrupamento.

Para mais informações, queira contatar-nos : EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o CONTATOS Para mais informações, queira contatar-nos : NERSANT – Associação Empresarial Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade Zona Médio Tejo Zona Lezíria do Tejo Sónia Roque - 932.961.713 Diogo Palha - 932.961.795 Bruno Campaniço - 933023269 Tel. 249.83.9500 E-mail: datic@nersant.pt

EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização