Prof. Milton Iovine1 ESTRATÉGIAS GERENCIAIS GENÉRICAS Custo Volume BAIXO CUSTO ALTO VOLUME ESPECIALITIES COMODITIES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Advertisements

Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
PARTE II Microeconomia.
Custeios Direto e Absorção Custo X Volume X Lucro
Gestão Estratégica de Custos
Margem de Contribuição
Capítulo 17.
ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO
Gestão de Custos e Formação de Preços
CUSTOS E ORÇAMENTOS Aspectos Práticos
Prof. Fábio Kleine Albers
Análise – Módulo 3 Indicadores de Desempenho
Análise Estratégica Especialização Prof. Hoss, O., Dr.
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
Fundamentos de Economia
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Custos para Tomada de Decisão
Universidade Federal Fluminense
Análises de Demanda e Oferta
Margem de Contribuição
ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE OPERAÇÕES. CASOS A SEREM ABORDADOS n CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE PARA UM PRODUTO QUE JÁ EXISTE NO MERCADO n CRIAÇÃO DE UMA.
Economia e Gestão Financeira
Microeconomia Aula 8 MSc. Karine R. de Souza.
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Teoria do Produtor.
TEORIA DA PRODUÇÃO.
MARSHALL( ) Escola de Cambridge
CONTABILIDADE GERENCIAL
Teoria da produção e produtos marginais
Contabilidade de Custos
Planejamento Financeiro Orçamentário
Análise da margem de contribuição
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Custos Industriais Prof. Jorge Marques
PRINCIPAIS TERMOS USADOS EM CUSTOS
CUSTOS Profª Ana Cristina Reginaldo.
GESTÃO FINANCEIRA 1 FARN Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Risco do Negócio e Risco Financeiro.
Aula 10: Custos de Produção
Perguntas de Gestão Estratégica de Custos
Avaliação Econômica de Projetos TAMANHO
Prof. Ms Cesar Augusto Gaertner
Economia I - Aula 8 Teoria da produção
Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
MICROECONOMIA Aula 7 – Análise da Teoria da Produção.
Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis Eimar Machado.
Alavancagem operacional, financeira e total
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: Quanto sobra para a empresa?
Economia I - Aula 8 Teoria da Produção
ANÁLISE CUSTO-LUCRO-VOLUME
 Ex: Uma empresa, em determinado mês, produziu unidades de determinado produto. Os custos totais do período totalizaram $ , sendo $
Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução Capítulo 5 RELAÇÕES DE CUSTO ‑ VOLUME ‑ LUCRO.
Risco / Incerteza Liquidez / Solvência Alavancagem
Produção Aula 8.
Profº Enivaldo Faccin GRUPO ADRIANA FREIRE RODRIGUES CARLOS EDUARDO RODRIGUES PERES GISLENE LEITE SANTOS MARIA ISABEL DA SILVA FARIAS RENATA CRISTINA.
1 Aula 9: CUSTOS DE PRODUÇÃO Disciplina: Microeconomia Profa. Andresa S. N. Francischini.
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira I Alavancagem Alavancagem é o uso de ativos operacionais e/ou de recursos financeiros, com custos e despesas.
Análise de Viabilidade Econômica de Projetos
CONTROLADORIA ÍNDICES DE PRAZOS MÉDIOS:
Disciplina: Contabilidade Gerencial
Gestão de Custos Ponto de Equilíbrio.
Administração Financeira e Orçamentária I
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Engenharia Econômica Custos – Conceitos e Classificações Salvador, 15 de fevereiro de 2015.
Prof. Marcelo Santana Silva MICROECONOMIA TEORIA DOS CUSTOS 1 Introdução Custo de oportunidade X Custos Contábeis Conceito de Externalidade Custos de Curto.
Formação de Preço de Venda 7 semestre – Parte 2 (B2) Profª Fatima Santos.
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
ESTÁGIO DE PRODUÇÃO Quando na função de produção, são combinados diversos fatores variáveis, com pelo menos um fator fixo, as relações entre o comportamento.
Perdas possíveis sem prejuízo
Transcrição da apresentação:

Prof. Milton Iovine1 ESTRATÉGIAS GERENCIAIS GENÉRICAS Custo Volume BAIXO CUSTO ALTO VOLUME ESPECIALITIES COMODITIES

Prof. Milton Iovine2 ALAVANCAGEM OPERACIONAL É A CAPACIDADE DE UMA EMPRESA UTILIZAR ATIVOS FIXOS EXISTENTES PARA AUMENTAR O RETORNO AOS ACIONISTAS.

Prof. Milton Iovine3 ALAVANCAGEM OPERACIONAL É O EFEITO DE AUMENTO DO LUCRO OPERACIONAL, ATRAVÉS DO AUMENTO DO VOLUME PRODUZIDO E VENDIDO, SEM EXPANDIR OS ATIVOS FIXOS. A ALAV. OPERACIONAL SÓ É POSSÍVEL PELA EXISTÊNCIA DE CUSTOS FIXOS NAS EMPRESAS.

Prof. Milton Iovine4 LEI DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES (supor: fatores de produção constantes + um fator variável - FV) momento 1:  % FV <  % PRODUÇÃO momento 2:  % FV =  % PRODUÇÃO (*) momento 3:  % FV >  % PRODUÇÃO (*) valor ótimo de FV Conclusão: a produção está sujeita a custos marginais crescentes se houver expansão apenas de um dos fatores de produção.

Prof. Milton Iovine5 PRODUÇÃO FATOR VARIÁVEL MOMENTO 1 MOMENTO2 MOMENTO 3 LEI DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES Ponto de Máximo

Prof. Milton Iovine6 COMPORTAMENTO DE CUSTO CUSTOS FIXOS: em seu total, são invariáveis em relação ao nível de produção da empresa Custo $ Produção Depreciação 0 a

Prof. Milton Iovine7 CUSTOS VARIÁVEIS: em seu total, variam de modo proporcional à quantidade produzida 0 Quantidades Q1Q1 Q2Q2 QQ CC  C1C1 C2C2 Mats Primas tg  =  C/  Q

Prof. Milton Iovine8 CUSTOS SEMI-VARIÁVEIS: podem ser decompostos em uma parcela fixa e uma parcela variável.  C2C2 0 Q1Q1 Q2Q2 QQ CC C1C1 F Quan t Custo tg  =v v = custo variável unitário

Prof. Milton Iovine9 LUCRO OPERACIONAL: L o = RT - CT RT = p*Q L o = p*Q - (F + v * Q) L o = -F + (p-v)*Q PONTO DE EQUILÍBRIO OPERACIONAL: é a quantidade que torna nulo o L o, isto é: L o = -F + (p-v)*Q e = 0 Q e = F/(p-v)

Prof. Milton Iovine10 CONCEITOS IMPORTANTES 1) M. DE CONTRIB. UNITÁRIA m = p - v 2) M.DE CONTRIBUIÇÃO TOTAL M = (p - v)*Q 3) P. DE EQUIL. OPERACIONAL ponto no qual receita total e despesas operacionais são iguais.

Prof. Milton Iovine11 PONTO DE EQUILÍBRIO OPERACIONAL 0 F Quant $ RT = p*Q ReRe QeQe PEO

Prof. Milton Iovine12 GRAU DE ALAVANCAGEM OPERACIONAL Grau de Alavancagem é relação entre a variação percentual do Lo e a variação percentual da quantidade produzida Q

Prof. Milton Iovine13 GRAU DE ALAVANCAGEM OPERACIONAL Conclusão: o GAO, para um dado F, depende apenas de L o. Fica fácil perceber que o GAO também depende de F.

Prof. Milton Iovine14 GAOGAO Q QeQe

Prof. Milton Iovine15 GRAU DE ALAVANCAGEM OPERACIONAL  o também pode ser definido em relação à variação porcentual do volume de vendas

Prof. Milton Iovine16 1. TRIT varia proporcional/ a V e a m’ 2. TRIT varia de modo inversamente proporcional a AT a ao GAO 3. Deve-se maximizar G e m’/  o p/ maximizar o TRIT