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DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.

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1 DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes

2 Fatores que Influenciam na Formação de Preços O preço ou valor de um produto é altamente influenciado pelas forças do mercado. O número de empresas oferecendo produtos específicos é determinado por sua habilidade de fabricar produtos a custos menores do que o preço determinado pelo mercado. Como resultado existe uma forte interação entre o preço e decisões de custos. Os preços para uma linha de produto podem variar, dependendo das circunstâncias. Lucro, retorno de investimentos, parcela de mercado e vendas totais são objetivos típicos. Os mercados atendidos e a identidade de competição, freqüentemente influenciam a escolha de política de preços.

3 Primeira Precificação Durante a fase de planejamento para a introdução do produto, a empresa determina o preço que vai capacitá-la a capturar uma parcela de mercado pré- determinada. Como tudo na vida obedece a um ciclo, para que se inicie o processo de formação de preços seja ele, no comércio ou na indústria, precisamos dar atenção a todas aquelas relações que existem dentro das empresas, pois qualquer mutação dentro de uma política de preços provocará sérias mudanças em todas as suas áreas. Sendo assim, a Cadeia de Valores necessária para a formação de preços é composta principalmente pelos departamentos: Gestão de Compras e Estoque Gestão de Custos Financeiro

4 Gestão de Compras e Estoque A estratégia de compras e estoques a ser adotada pelo empresário possui grande influência sobre os custos de suas mercadorias. Podemos concluir que uma compra errada, gerará invariavelmente uma venda errada, ou seja, o lucro será sensivelmente danificado. É fundamental que o empresário tome alguns cuidados preventivos dentro desse processo, como:  Cotar de 2 a 5 fornecedores no mínimo  Visitar feiras técnicas  Comprar ou assinar revistas especializadas  Análise do Estoque Mínimo, Máximo e Lote de Compra  Análise de Fornecedores

5 Gestão de Custos É nesta área que verificamos :  Os custos das mercadorias;  Alocação das despesas fixas;  Desenvolvimento do mix de itens;  Definição das margens de lucro;  Verbas de propaganda;  Prazos de financiamento para as vendas;  Análise da concorrência para a determinação da política de preços a ser adotada na empresa

6 Financeiro É a área mais importante da empresa, pois é ela que serve de suporte para que todas as áreas funcionem bem. Muitos são as ferramentas utilizadas para que se tenha êxito nesta área, porem uma das mais utilizadas, devido principalmente a sua praticidade é o FLUXO DE CAIXA, que é onde o empresário através do confronto com suas contas a receber e a pagar verificará se deve captar recursos, no caso de estouro de caixa, ou até mesmo aplicá-lo, no caso de sobra de caixa.

7 Determinação do Custo Alvo O primeiro passo é determinar um Custo-Alvo, que representa o custo baseado no mercado, e é calculado usando-se um preço de venda necessário para capturar uma fatia predeterminada de mercado: CUSTO ALVO = PREÇO DE VENDA - LUCRO DESEJADO Se o custo -alvo é inicialmente "superior" aos custos projetados ou aos custos do padrão previsto, "Reduções" de custos devem ser efetuados nos orçamentos e aos padrões, durante um período de tempo. Reduções de Custos podem ser alcançadas de três formas básicas: Experiência de aprendizado durante as fazes iniciais de produção, na medida em que o processo é aprimorado; Implementação de uma filosofia de contínua melhoria e na eliminação de desperdícios; Desenvolver sistema de medição mais detalhados para custos e para o desempenho dos níveis de atividades;

8 Objetivo do Cálculo A Formação de Preços é o método ou forma da empresa elaborar seus preços, que depende,dentre outros fatores, da cultura organizacional, da concorrência, do mercado, da tecnologia e da remuneração do capital investido. O cálculo do preço de venda procurar um valor:  Que possibilita à empresa a maximização dos lucros;  Que seja possível manter a qualidade, atender as necessidades do mercado àquele preço determinado;  Que melhor aproveite os níveis de produção, etc. Existem duas técnicas importantes de cálculo:  Análise do Ponto de Equilíbrio  Taxa de Retorno

9  Técnica que determina o volume de vendas necessário para cobrir todos os custos a um preço específico;  Ponto de Equilíbrio (PE) é o nível de vendas em que as receitas totais são iguais aos custos totais.  Pode ser representado pela equação: PE = Custo fixo / (preço – Custo variável);  Após definir o PE basta ver o preço correspondente na curva de demanda. Análise do Ponto de Equilíbrio

10 Preço com base no PE - Exemplo Custos e Despesas Fixas PE ($) = ________________________________ Custos e Despesas Variáveis Unitários 1- _______________________ Preço de Venda Unitário Dados:

11 Preço com base no PE - Exemplo R$ 52.000,00 PE ($) = __________________________ R$ 0,02 1- _______________________ R$ 0,10 Resultado: PE ($) = R$ 65.000,00

12 Churchill&Peter © Editora Saraiva Slide 12-7 Figura 12.5 Unidades Monetárias ($) Quantidade Produzida e Vendida Custo Total Ponto de Equilíbrio Receita Total Prejuízo Lucro A representação do Ponto de Equilíbrio

13 Precificação pela Taxa de Retorno  A técnica de precificação com base no custo consiste em adicionar uma taxa de retorno desejada aos custos totais para a definição do preço de venda;  Pode ser representada pela fórmula: Preço = ((Custo Total + Taxa de Retorno) / Quantidade), onde a taxa de retorno é um percentual sobre o investimento inicial.

14 Precificação pela Taxa de Retorno Dados:

15 Precificação pela Taxa de Retorno Para saber o preço a ser praticado vamos aplicar a seguinte fórmula: P = (CT + R% x CI) / V P = (70.000 + 0,20 x 50.000) / 800.000 Preço mínimo = R$ 0,10 Preço mínimo que a empresa deve cobrar para que o negócio seja rentável do ponto de vista econômico.

16 Precificação baseada no Custo VANTAGEM  É relativamente fácil de usar, o que a torna atraente para o profissional de marketing. DESVANTAGEM  Não considera o efeito do preço sobre a demanda dos clientes. Assim pode-se descobrir tarde demais que o preço para cobrir custos é alto demais p/ cliente;  Não leva em conta o preço do concorrente.


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