Capítulo 20 – Introdução à Semântica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O barbeiro Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo como ele sempre fazia. Ele começou a conversar com o barbeiro sobre vários assuntos. Conversa.
Advertisements

Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Significação das palavras
LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA)
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
SEMÂNTICA Semântica é o estudo do sentido das palavras de uma língua.
Dedica 2 minutos da tua vida a esta leitura,
SIM NÃO.
Hiperônimo e Hipônimo.
ROSAS VERMELHAS Por:
Na vida temos que ter atitude.
O Ferreiro "Era uma vez um ferreiro que, após uma juventude cheia de excessos, resolveu entregar sua alma a Deus. Durante muitos anos trabalhou com afinidade,
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
O que é adequação vocabular?
É EXATAMENTE 13:16.
O TEMPO DE DEUS.
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
Mães e filhos.
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
Ponto 3 Sintaxe e Semântica Semântica
... A ATITUDE É TUDO ....
Colégio Adventista de Ji-Paraná
O amor no Antigo Testamento
O texto desta apresentação me chegou por , supostamente conseguido num programa de rádio argentino. Gostei muito e decidi traduzi-lo e convertê-lo.
No mês de Setembro comemoramos o
Uma pergunta, uma senhora resposta... Pergunta:
Linguagem e sentido E E Coronel Calháu Língua Portuguesa - Unidade 05
ENTENDENDO O BEM E O MAL (PARTE 01).
O PRINCÍPIO 90x10.
O Triplo Filtro.
PORQUE IR Á IGRELA ? Anchieta Mendes.
Era uma vez, um homem muito trabalhador.
O que significa tudo isto ?
EMPREGO DE CERTAS PALAVRAS
SALMO 35 Tu livras o fraco dos inimigos fortes demais para ele!
Um excelente nadador tina o costume de correr até a água e de molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho. Alguém intrigado com aquele comportamento,
Frases Carmesim 113ª Semana Extraídas do site:
HISTÓRIAS/PRECES NADA COMUNS Nº 19 – POR KUTHUMI Extraídas do Site:
By Búzios Slides SEMENTES Automático.
Capítulo 20 – Introdução à Semântica
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Universidade Castelo Branco Rose Cléa Duarte. Semântica - ciência que estuda a significação; todo o processo de associação de significados. Como processamos.
A Farinhada!!!!!.
By Búzios Slides Vale A Pena Dizer... EU TE GOSTO.
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
Técnicas de comunicação oral/ escrita e Redação Técnica
Semântica Sinônimo São palavras ou expressões com sentidos parecidos ou próximos. Mulher Bonita.
Eu li num livro Que amar nem sempre é sinónimo de dor
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
01 Por que estou aqui?. 01 Por que estou aqui?
Vale a pena dizer "eu gosto de você"
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
A construção do sentido
1- “Quando todas estas coisas tiverem acontecido com vocês – as bênçãos e as maldições anunciadas -, vocês meditarão nelas, nos países em que estiverem.
Frases Carmesim 202ª Semana Extraídas do Site:
Receita de um Sonhador.
Aula sobre denotação e conotação DISCIPLINA: Comunicação e Expressão Profa. Lílian Moreira.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Hiperônimo e Hipônimo.
Santidade “O coração do problema humano é o problema do coração humano” John Stott “A regeneração é a fonte; a santificação é o rio.” J. Sidlow Baxter.
Semântica ► É o estudo do significado. ► Significados estes que estão nas frases, nas palavras e até nos menores segmentos como: prefixos e sufixos. Ex:
SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
Protocolo de Leitura Ana Paula Soares Gontim, estudante do 4º ano da Escola Classe 18, de Ceilândia. Texto: O sonho de Ícaro Autor: Paulo Netho Fonte:
Um homem trabalhava em uma fábrica distante cinqüenta minutos de ônibus da sua casa.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 20 – Introdução à Semântica Professora Ana Paula

Crônica: A propósito de uma aranha Fiquei observando a aranha que construía sua teia, com os fios que saem dela como um fruto que brota e se alonga de sua casca. A aranha quer viver, e trabalha nessa armadilha caprichosa e artística que surpreenderá os insetos e os enredará para morrer. Tua morte, minha vida − diz uma frase antiga, resumindo a lei primeira da natureza. A frase pode soar amarga em nossos ouvidos delicados, enquanto comemos nosso franguinho. Sua morte, vida nossa.

Os vegetarianos não fiquem aliviados, achando que, além de terem hábitos mais saudáveis, não dependem da morte alheia para viver. É verdade que a alface, a cenoura, a batata, o arroz, o espinafre, a banana, a laranja não costumam gritar quando arrancados da terra, decepados do caule, cortados e processados na cozinha. Mas por que não imaginar que estavam muito bem em suas raízes, e se deleitavam com o calor do sol, com a água refrescante da chuva, com os sopros do vento? Sua morte, vida nossa.

Mas voltemos à aranha. Ela não aprendeu arquitetura ou geometria, nada sabe sobre paralelas e losangos; vive da ciência aplicada e laboriosa dos fios quase invisíveis que não perdoam o incauto. Uma vez preso na teia, o inseto que há pouco voava debate-se inutilmente, enquanto a aranha caminha com leveza em sua direção, percorrendo resoluta o labirinto de malhas familiares. Se alguém salvar esse inseto, num gesto de misericórdia, e se dispuser a salvar todos os outros que caírem na armadilha, a aranha morrerá de fome. Em outras palavras: a boa alma tomará partido entre duas mortes.

A cada pequena cena, a natureza nos fala de sua primeira lei: a lei da necessidade. O engenho da aranha, a eficácia da teia, o voo do inseto desprevenido compõem uma trama de vida e morte, da qual igualmente participamos todos nós, os bichos pensantes. Que necessidade tem alguém de ser cronista? − podem vocês me perguntar. O que leva alguém a escrever sobre teias e aranhas? Minha resposta é crua como a natureza: os cronistas também comem. E como não sabem fazer teias, tecem palavras, e acabam atendendo a necessidade de quem gosta de ler. A pequena aranha, com sua pequena teia, leva a gente a pensar na vida, no trabalho, na morte. A natureza está a todo momento explicando suas verdades para nós. Se eu soubesse a origem e o fim dessas verdades todas, acredite, leitor, esta crônica teria um melhor arremate.

O que é Semântica? Semântica é o estudo do sentido das palavras de uma língua. Na língua portuguesa, o significado das palavras leva em consideração: Sinonímia e Antonímia Hipônimos e hiperônimos Homonímia e Paronímia Conotação e Denotação Polissemia.

Sinonímia É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos: Exemplos: Cômico - engraçado . Débil - fraco, frágil. Distante - afastado, remoto.

Antonímia É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrários, isto é, os antônimos: Exemplos: Economizar – gastar. Bem – mal. Bom – ruim.

Hipônimos versus hiperônimos Hiperônimo é uma palavra que apresenta um significado mais abrangente do que o do seu hipônimo (vocabulário de sentido mais específico).  É o que acontece com as palavras doença e gripe – doença é hiperônimo de gripe porque em seu significado contém o significado de gripe e o significado de mais uma série de palavras como dengue, malária, câncer. Então se conclui que gripe é hipônimo de doença. 

Significação contextual

Significação literal (explícito) e não literal (contextual)

Hagar entendeu a mensagem de modo literal ou não literal?

Literal x não literal Literal: o homem está pisando na bola. Não literal: vacilar, dar mole, decepcionar, não fazer o que foi combinado!!!

Efeito de sentido Reação provocada por um significado.

Compatibilidade e incompatibilidade semântica Deve-se observar o valor semântico positivou ou negativo. O time conquistou o título tão esperado. O aluno conquistou notas vermelhas