Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Orações Subordinadas Substantivas.
Tipos de sujeito.
Prof. Leonardo Queiroga
Termos essenciais da oração
Estudo do sujeito e do predicado
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
O modelo morfossintático -
O modelo morfossintático
Análise Sintática: sujeito
SUJEITO E PREDICADO.
Revisão – termos da oração
PERÍODO SIMPLES Estudo dos termos da oração
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Gramática da Sapatilha
Revisão Identificação e classificação do SUJEITO
Prof. Francisco Platão Savioli
FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo
O modelo morfossintático
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
Sintaxe.
Profª Giovana Baggio Schubert
SÉTIMO V.
Sujeito Tipos de Sujeito
GRAMÁTICA – 1ª SÉRIE PROFESSORA MIRIAM R. FIGUR
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Prof. Betto
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª Monize Diniz Silva
PREDICADO * MARTA DUWE.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
SUJEITO E PREDICADO.
Tipos de sujeito.
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
João andava de bicicleta.
Transitividade Verbal
Termos essenciais da oração.
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Termos essenciais da oração
Sujeitos: tipos.
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
ESTUDO DO SUJEITO PROFª REGINA CÉLIA.
Tipos de predicado.
PREDICAÇÃO VERBAL.
Professora Eliene Lacerda
Tipos de sujeito.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
Sintaxe sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Termos Essenciais da Oração
PAUTA: Sujeito Tipos de sujeito Exercícios.
TIPOS DE SUJEITO De quem se fala!.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Língua Portuguesa Aula 5 – Sintaxe: a estrutura da frase
Resumo Assuntos estudados
9º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Ex: Você precisa aprender Português. Vamos estudar sintaxe? O que é sintaxe? Sintaxe é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações.
T RABALHO DE P ORTUGUÊS Definição de: Sujeito Predicado Objeto direto Objeto indireto.
TERMOS DA ORAÇÃO: SUJEITO Turma: ELETRO2AV Prof: Chico Arruda.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Sintaxe do período simples Prof. Marcel Lúcio. Termos essenciais da oração Sujeito + Predicado Eu estudei para o concurso.
A transitividade verbal é o processo por meio do qual a ação verbal se transmite a outros termos da oração, que atuam como seus complementos. Os verbos.
Transcrição da apresentação:

Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes Disciplina: Língua portuguesa.

Como identificar um sujeito Sujeito é o termo sobre o qual se fala. É quem pratica a ação expressa pelo verbo, ou é aquilo sobre o que se diz: Ex.: O aluno estuda a matéria. (Quem estuda a matéria? = “o aluno”- suj.) Ex.2: A fábrica fechou ontem. ( O que fechou ontem?= “a fábrica”) Há 5 tipos de sujeito: simples, composto, oculto (ou desinencial), indeterminado e inexistente ( ou oração sem sujeito).

SUJEITO SIMPLES É aquele que possui apenas um núcleo. Ex.: O aluno entende a explicação. ( sujeito= “o aluno”, núcleo: “aluno”) Este sujeito, por estar expresso na frase e permitir, portanto, sua identificação, é considerado determinado.

Sujeito composto Este tipo de sujeito é assim chamado por possuir dois ou mais núcleos. Ex.: Pai e filho saíram juntos. (sujeito= pai e filho; núcleo: ‘pai’; ‘filho’)

Sujeito oculto ou desinencial Neste caso, o sujeito existe, mas não está expresso na frase. É possível identificá-lo, porém, pela desinência do verbo: Ex.: Acordei cedo hoje. ( quem acordou cedo hoje?= eu. Notem que o “eu” não está expresso, mas sim oculto. A desinência verbal “ei”, de 1ª pessoa do singular, indica que o sujeito é “eu”.) Dizemos, neste caso, que o sujeito está oculto ou é desinencial. Este tipo de sujeito também é determinado, pois é possível identificá-lo.

Sujeito indeterminado O sujeito existe, mas não é possível identificá-lo, determiná-lo. Há duas maneiras de se indeterminar um sujeito: 1º colocando o verbo na terceira pessoa do plural: Ex.: Falaram de você. (Quem falou de você? R: não é possível determinar o agente da ação verbal) 2º Usando um verbo intransitivo, transitivo indireto ou transitivo direto e indireto + pronome – se: Fala-se em mudança no país. ( Quem fala em mudança no país???)

Antes de conhecermos o 5º tipo de sujeito, vamos relembrar a classificação dos verbos?! O verbo pode ser: Intransitivo ou Transitivo. Intransitivo é quando ele não precisa de complemento, pois já possui sentido completo: Ex.: A mosca morreu. Transitivo é quando o verbo precisa de complemento para atingir o sentido completo: Se digo a frase: “eu gosto” ( sem complemento), o sentido não é completo, pergunta-se logo: “gosta de que?”. Esse complemento do verbo pode se ligar a ele diretamente (sem auxílio da preposição) ou indiretamente ( com auxílio da preposição)

Verbo Intransitivo Verbo Transitivo Não precisa de complemento Verbo Transitivo Precisa de complemento Direto e Indireto ( Um Complemento sem preposição e outro com): Ex.: Entreguei o livro ao aluno. ( Entreguei “o que”?, “a quem”? Direto (Complemento sem uso de preposição: Ex.: Comi o bolo. ( pergunto ao verbo “o que” = comi o quê?) Indireto (Complemento com uso de preposição: Ex.: Gosto de bolo. ( pergunto ao verbo “a que/ de que/ para que...?” = gosto de quê?)

Oração sem sujeito ou sujeito inexistente Neste caso, não se trata de um sujeito, mas da ausência dele, de frases que possuem verbos impessoais, ou seja, sem sujeito/ pessoa. Há três casos de oração sem sujeito : 1º- Verbos que indicam fenômeno da natureza Ex.: Choveu muito ontem. Observe que não há como identificar o sujeito da frase, pois ninguém pratica essa ação de ‘chover’.

2º- Verbo HAVER com sentido de existir ou que indique tempo passado (faz): Ex.: Há muitos problemas aqui. (existem muitos problemas); Ex.: Não o vejo há dez anos. (= faz dez anos) 3º Verbo FAZER com ideia de tempo passado: Ex.: Faz duas semanas que ele se foi. Obs.: Em qualquer um desses três casos, basta dizer que a oração não possui sujeito. Bons estudos!