Fórum Internacional dos Portos do Atlântico Administração do Porto de Lisboa Dr. Manuel Frasquilho 28 de Junho de 2007
Porto de Lisboa Estuário do Tejo
Fórum Internacional para o Desenvolvimento dos Portos do Espaço Atlântico Porto de Lisboa
Ocupação da frente ribeirinha Distribuição dos 200 km de perímetro: 14 km – Zonas portuárias (7%) 23 km – Zonas urbanas (11%) 23 km – Zonas de uso industrial (11%) 28 km – Zonas militares e afins (14%) 116 km – Zonas agrícolas e reservas naturais (57%) Fronteira com 11 municípios
Ocupação da área de jurisdição Alhandra Alhandra Pa Pa ç ç o o de Arcos de Arcos P P ó ó voa voa de St de St ª ª . . Iria Iria Dafundo Dafundo - - Cruz Cruz Quebrada Quebrada Trafaria Trafaria Bom Bom Sucesso Sucesso P.Buchos P.Buchos Bel Bel é é m m Alcântara Alcântara P.Brandão P.Brandão Matinha Matinha St St º º Amaro Amaro P.Bispo P.Bispo Ban Ban á á tica tica Rocha Rocha Xabregas/Beato Xabregas/Beato Palen Palen ç ç a a St St ª ª .Apol .Apol ó ó nia nia Cacilhas Cacilhas Terreiro Terreiro do do Pa Pa ç ç o o Cais Cais do do Sodr Sodr é é Carga Carga Carga/Ind Carga/Ind ú ú stria stria Seixalinho Seixalinho Estaleiros Estaleiros Seixal Seixal Barreiro Barreiro Pesca Pesca ( ( artesanal artesanal ) ) Pesca Pesca Paio Paio Pires Pires Passageiros Passageiros Alhos Alhos - - Vedros Vedros Cruzeiros Cruzeiros Ponto Ponto de de Acostagem Acostagem Porto de Porto de Recreio Recreio Outros Outros
Impacte sócio-económico do porto de Lisboa na Região de Lisboa e Vale do Tejo Impacte anual total (directo, indirecto e induzido) VAB – 1,7 mil milhões de euros VBP – 4,5 mil milhões de euros Cerca de 40.000 postos de trabalho Estas vantagens que enumerei, fazem com que o porto apresenta um impacto sócio económico a 3 níveis: directo, com 5% do PIB regional, na região de Lisboa e Vale do Tejo indirecto, com 2% do PIB nacional induzido, por criar cerca de 40.000 postos de trabalho Fonte: “Estudo de Impacte Sócio-Económico do Porto de Lisboa” relativos a 1997 Professor Dr. Jorge Gaspar
Carga movimentada (Ton.) TOTAL (2006) 12 669 224 • Carga Marítima Granéis Sólidos 42% Granéis Líquidos 11% Carga Geral 47% (Ton.) TOTAL (2006) 12 669 224 • Carga Marítima 12 151 158 5 047 575 Granéis líquidos 1 392 193 5 711 390 - 5 168 228 (510 746 TEU) 543 163 Carga Fluvial 518 066 Granéis sólidos Carga geral Contentores Outros
Indicadores Turnover: 58,1 milhões de euros EBITDA: 15,5 milhões de euros Net Profit: 7,6 milhões de euros
Plano Estratégico O posicionamento e a importância do porto de Lisboa como plataforma de carga no contexto, pelo menos, do seu hinterland natural A necessidade de o porto se posicionar como facilitador e promotor de actividades náuticas e de turismo de passageiros A organização espacial das actividades portuárias, as suas acessibilidades e a adequada integração com possíveis processos de desenvolvimento urbano Identificação e avaliação de soluções que permitam assegurar as bases para um desenvolvimento sustentável, nos planos terra e água, a nível ambiental, económico e social Estas vantagens que enumerei, fazem com que o porto apresenta um impacto sócio económico a 3 níveis: directo, com 5% do PIB regional, na região de Lisboa e Vale do Tejo indirecto, com 2% do PIB nacional induzido, por criar cerca de 40.000 postos de trabalho
recepção e movimentação de contentores; Áreas de Intervenção recepção e movimentação de contentores;
Contentores na Península Ibérica 100 000 TEU 500 000 TEU 1 000 000 TEU LEIXÕES F.FOZ LISBOA SINES SETÚBAL CADIZ ALGECIRAS BARCELONA VALÊNCIA ALICANTE BILBAU VIGO
Evolução previsível do movimento de contentores 2010 2015 2020 2025 CENÁRIO MENOS FAVORÁVEL Contentores de TMCD 50 000 100 000 150 000 200 000 Contentores de Deep-sea e feeder 600 000 780 000 1 020 000 1 300 000 Tráfego Total 650 000 880 000 1 170 000 1 500 000 CENÁRIO MAIS FAVORÁVEL 105 000 245 000 305 000 755 000 1 050 000 1 455 000 1 945 000 860 000 1 250 000 1 700 000 2 250 000 unit: TEU
Capacidade actual e potencial do terminal de Alcântara
Novo Terminal de Contentores FASE 1 EXPANSÃO
b)recepção e movimentação de granéis agro-alimentares; Áreas de Intervenção b)recepção e movimentação de granéis agro-alimentares;
Granéis agro-alimentares na Península Ibérica LEIXÕES AVEIRO LISBOA SETÚBAL 200 000 Ton 1 000 000 Ton 2 000 000 Ton CADIZ ALMERIA BARCELONA VALÊNCIA CARTAGENA BILBAU PONTEVEDRA VILLAGARCIA CORUNHA GIJON SANTANDER TARRAGONA MALAGA SEVILHA HUELVA
c)actividades integradas de turismo, recreio e lazer. Áreas de Intervenção c)actividades integradas de turismo, recreio e lazer.
Evolução das escalas dos navios de cruzeiro (1986/2006)
Novo terminal de cruzeiros em Santa Apolónia
Áreas de Intervenção d)Náutica de Recreio
Localização das docas de recreio Santo Amaro Belém Bom Sucesso Alcântara
Esquema do recreio náutico
A necessidade de melhoria do sistema logístico Elementos essenciais A necessidade de melhoria do sistema logístico Tráfego Fluvial de Contentores
Elementos essenciais A necessidade de uma estratégia concertada de integração humana e espacial
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