Fórum Internacional dos Portos do Atlântico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colóquio A Economia Marítima (ainda) existe? O PORTO DE AVEIRO: Passado, Presente e Futuro 3 de Março de 2006VIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra.
Advertisements

Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Meio Ambiente do Estado
O papel do Ministério das Cidades na Gestão Integrada de Riscos
PROPOSTA DE INVESTIMENTO COM OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal de Santa Catarina Proteção Legal do Aqüífero Guarani na zona de recarga do mesmo no município de.
As conseqüências do avanço da cana
Quem somos O SINAVAL é a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país. A missão do SINAVAL é fomentar a.
0 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ADENE – Agência para a Energia Maio de 2010.
Estrutura accionista Região Autónoma da Madeira Universidade da Madeira Associação de Municípios Associações Empresariais.
Congresso da Região de Aveiro
“Uma perspectiva dos Portos”
Oportunidades de Desenvolvimento
Eventos X Turismo Eventos Fórum Internacional de Gestão do Esporte
Construindo Redes ANDE: uma experiência Elza Fagundes Feitosa.
ordenamento do território e urbanismo
Turismo Náutico no contexto do Plano Estratégico Nacional do Turismo
Argamassas Fabris: contribuição para a Construção e Reabilitação na Malha Urbana
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
Distribuição da água na Terra
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE ÁGUAS URBANAS PLUVIAIS E FLUVIAIS
A NOVA FRONTEIRA DO LEITE NO BRASIL
Temporada de Cruzeiros Marítimos
Logística Vale Bienal dos Negócios da Agricultura
APRESENTAÇÃO ACICO 2013.
Seminário Partilha de Experiências entre a AESM e os Agentes Portuários Nacionais Lisboa,18 de Setembro de 2006Agência Europeia de Segurança Marítima.
Impacto dos acidentes nas empresas do TRC
Demonstração do custo dos produtos vendidos
O Cluster do Mar e o Contributo do
UMA AMPLA E INÉDITA PESQUISA SOBRE O TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS
JULIO FONTANA.
Rotterdam Climate Initiative visiting Brazil
APFF - Discussão Pública do POEM - Sessão Temática sobre Transportes Marítimos e Portos Perspectiva/Expectativas do carregador marítimo Figueira da Foz,
CAFEICULTURA CAPIXABA
Germano Martins Vigo, 7 de Novembro de 2008
Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional: Inovação e Emprego Faro, 12 de outubro de 2012.
PENÍNSULA IBÉRICA ABEL EDSON MIGUEL
O Sol.
Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território1 MOBILIDADE – 2ª Parte C: Mitigação dos Problemas pelas Políticas de Transportes e de.
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
Logística e realidade brasileira
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
A competitividade dos diferentes
Porto de Aveiro Estratégia e Futuro
Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura
Sinais que vêm do Mar... Miguel Marques Congresso “Âncora” Lisboa, 22 outubro 2012.
Farmacêutico Fórum de Tendências Aliança do Brasil Bruno de Paula Rocha São Paulo, 06 de dezembro de 2006.
VI CONGRESSO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA/APLOP LISBOA, 6 e 7 de Dezembro 2012 GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA.
Emanuel Pires Nº4 Cef oi. Qual a importância para o país e para o mundo? Existem dados da presença humana no estuário do Tejo desde a pré-história. Acredita-se.
CONGRESSO INTERCALAR DOS PORTOS CPLP
Aula 6 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
1.
Impactos, Vulnerabilidades e Oportunidades
Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Qual cidade construímos ? Quais políticas adotamos ? Quais foram os resultados ?
TRATOLIXO E.I.M. Setembro de
USO DE EFLUENTES DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
Complexo Portuário Sul
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009 Experiências internacionais e nacionais sobre a governança.
1 VALORIZAR E TORNAR MAIS COMPETITIVA A REGIÃO ALENTEJO OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIA NO HORIZONTE EUROPA 2020 Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
BIGUAÇU – SC – A QUESTÃO DA JUDICIALIZÃO DO IPTU.
PORTOS NA BAHIA.
Apoio do BNDES aos Investimentos em Infraestrutura
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Seminário do Setor Portuário
1. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – ABREMAR, foi fundada em 2006 com o intuito de representar as armadoras e operadoras de turismo marítimo.
Solange Cardoso Turma: M
Apresentação Etwinning
LiderA Construção sustentável e a inovação em espaços públicos Manuel Duarte Pinheiro Ph.D., Engº do Ambiente, DECivil, IST
“Prevenção e Mitigação de Risco - Estratégia e Prática SAPEC bay”
As áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto são aglomerações urbanas de grande dinamismo e polarizadoras do desenvolvimento regional e nacional.
Transcrição da apresentação:

Fórum Internacional dos Portos do Atlântico Administração do Porto de Lisboa Dr. Manuel Frasquilho 28 de Junho de 2007

Porto de Lisboa Estuário do Tejo

Fórum Internacional para o Desenvolvimento dos Portos do Espaço Atlântico Porto de Lisboa

Ocupação da frente ribeirinha Distribuição dos 200 km de perímetro: 14 km – Zonas portuárias (7%) 23 km – Zonas urbanas (11%) 23 km – Zonas de uso industrial (11%) 28 km – Zonas militares e afins (14%) 116 km – Zonas agrícolas e reservas naturais (57%) Fronteira com 11 municípios

Ocupação da área de jurisdição Alhandra Alhandra Pa Pa ç ç o o de Arcos de Arcos P P ó ó voa voa de St de St ª ª . . Iria Iria Dafundo Dafundo - - Cruz Cruz Quebrada Quebrada Trafaria Trafaria Bom Bom Sucesso Sucesso P.Buchos P.Buchos Bel Bel é é m m Alcântara Alcântara P.Brandão P.Brandão Matinha Matinha St St º º Amaro Amaro P.Bispo P.Bispo Ban Ban á á tica tica Rocha Rocha Xabregas/Beato Xabregas/Beato Palen Palen ç ç a a St St ª ª .Apol .Apol ó ó nia nia Cacilhas Cacilhas Terreiro Terreiro do do Pa Pa ç ç o o Cais Cais do do Sodr Sodr é é Carga Carga Carga/Ind Carga/Ind ú ú stria stria Seixalinho Seixalinho Estaleiros Estaleiros Seixal Seixal Barreiro Barreiro Pesca Pesca ( ( artesanal artesanal ) ) Pesca Pesca Paio Paio Pires Pires Passageiros Passageiros Alhos Alhos - - Vedros Vedros Cruzeiros Cruzeiros Ponto Ponto de de Acostagem Acostagem Porto de Porto de Recreio Recreio Outros Outros

Impacte sócio-económico do porto de Lisboa na Região de Lisboa e Vale do Tejo Impacte anual total (directo, indirecto e induzido) VAB – 1,7 mil milhões de euros VBP – 4,5 mil milhões de euros Cerca de 40.000 postos de trabalho Estas vantagens que enumerei, fazem com que o porto apresenta um impacto sócio económico a 3 níveis: directo, com 5% do PIB regional, na região de Lisboa e Vale do Tejo indirecto, com 2% do PIB nacional induzido, por criar cerca de 40.000 postos de trabalho Fonte: “Estudo de Impacte Sócio-Económico do Porto de Lisboa” relativos a 1997 Professor Dr. Jorge Gaspar

Carga movimentada (Ton.) TOTAL (2006) 12 669 224 • Carga Marítima Granéis Sólidos 42% Granéis Líquidos 11% Carga Geral 47% (Ton.) TOTAL (2006) 12 669 224 • Carga Marítima 12 151 158 5 047 575 Granéis líquidos 1 392 193 5 711 390 - 5 168 228 (510 746 TEU) 543 163 Carga Fluvial 518 066 Granéis sólidos Carga geral Contentores Outros

Indicadores Turnover: 58,1 milhões de euros EBITDA: 15,5 milhões de euros Net Profit: 7,6 milhões de euros

Plano Estratégico O posicionamento e a importância do porto de Lisboa como plataforma de carga no contexto, pelo menos, do seu hinterland natural A necessidade de o porto se posicionar como facilitador e promotor de actividades náuticas e de turismo de passageiros A organização espacial das actividades portuárias, as suas acessibilidades e a adequada integração com possíveis processos de desenvolvimento urbano Identificação e avaliação de soluções que permitam assegurar as bases para um desenvolvimento sustentável, nos planos terra e água, a nível ambiental, económico e social Estas vantagens que enumerei, fazem com que o porto apresenta um impacto sócio económico a 3 níveis: directo, com 5% do PIB regional, na região de Lisboa e Vale do Tejo indirecto, com 2% do PIB nacional induzido, por criar cerca de 40.000 postos de trabalho

recepção e movimentação de contentores; Áreas de Intervenção recepção e movimentação de contentores;

Contentores na Península Ibérica 100 000 TEU 500 000 TEU 1 000 000 TEU LEIXÕES F.FOZ LISBOA SINES SETÚBAL CADIZ ALGECIRAS BARCELONA VALÊNCIA ALICANTE BILBAU VIGO

Evolução previsível do movimento de contentores 2010 2015 2020 2025 CENÁRIO MENOS FAVORÁVEL Contentores de TMCD 50 000 100 000 150 000 200 000 Contentores de Deep-sea e feeder 600 000 780 000 1 020 000 1 300 000 Tráfego Total 650 000 880 000 1 170 000 1 500 000 CENÁRIO MAIS FAVORÁVEL 105 000 245 000 305 000 755 000 1 050 000 1 455 000 1 945 000 860 000 1 250 000 1 700 000 2 250 000 unit: TEU

Capacidade actual e potencial do terminal de Alcântara

Novo Terminal de Contentores FASE 1 EXPANSÃO

b)recepção e movimentação de granéis agro-alimentares; Áreas de Intervenção b)recepção e movimentação de granéis agro-alimentares;

Granéis agro-alimentares na Península Ibérica LEIXÕES AVEIRO LISBOA SETÚBAL 200 000 Ton 1 000 000 Ton 2 000 000 Ton CADIZ ALMERIA BARCELONA VALÊNCIA CARTAGENA BILBAU PONTEVEDRA VILLAGARCIA CORUNHA GIJON SANTANDER TARRAGONA MALAGA SEVILHA HUELVA

c)actividades integradas de turismo, recreio e lazer. Áreas de Intervenção c)actividades integradas de turismo, recreio e lazer.

Evolução das escalas dos navios de cruzeiro (1986/2006)

Novo terminal de cruzeiros em Santa Apolónia

Áreas de Intervenção d)Náutica de Recreio

Localização das docas de recreio Santo Amaro Belém Bom Sucesso Alcântara

Esquema do recreio náutico

A necessidade de melhoria do sistema logístico Elementos essenciais A necessidade de melhoria do sistema logístico Tráfego Fluvial de Contentores

Elementos essenciais A necessidade de uma estratégia concertada de integração humana e espacial

www.portodelisboa.pt