RECONSTRUIR DESCONSTRUIR A ARTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Imagem da Praça do Bocage - Setúbal Disciplina – Educação Visual
DAFEN A Cidade Dos Copistas Ligue o som.
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
A Linguagem da Pintura.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Modernismo no Brasil.
Primeiros anos do século XX
ARTE A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Arte e representação.
O que é Arte Professor Cristovão de Maria.
No século XVI, Portugal conquista a cidade de Ceuta.
RAZÃO DE OURO OU NÚMERO DE OURO
RAZÃO DE OURO OU NÚMERO DE OURO
O metro de Estocolmo é considerado como “a galeria de arte mais longa do mundo". Conta com 3 linhas principais ( a azul, a vermelha e a verde) um.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Pintura, escultura, literatura, música, dança e arquitetura. Todas essas artes buscam, de alguma forma, atingir o ser humano:
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
… com figuras geométricas Trabalho de Gabriela Amorim
Piet Mondrian.
Cor Contraste.
Agostinho E.V.T. Ano 2001/02 MÓDULO E PADRÃO.
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 09
A criação artística e a obra de arte
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Formadora: Janaína Lapuente
A forma de imortalizar a inteligência humana
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
EMEB. ESTUDANTE FLAMÍNIO ARAÚJO DE CASTRO RANGEL
ARTE Formato do ENEM.
ABSTRACIONISMO Profª Patricia.
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
…um pintor que se chamava…
Henri Matisse 31/12/1869 – 03/11/1954.
PIET MONDRIAM holandês - modernista
Pablo Picasso.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Denise Dubiella.
O metrô de Estocolmo é considerado “a galeria de arte mais extensa do mundo”. Conta com 3 linhas principais (a azul, a vermelha e a verde), um percurso.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
O que é Arte? Qual a sua utilidade? Como é representada a arte?
Sec. XX Aproximadamente em 1907
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
O espelho e o artista 4º ano Professora: Maria Cristina Carnelosso.
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
O que é Arte?.
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
Contada a crianças De Isabel Aquino Imagens encontradas na net
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
ALL STAR & MONET.
ARTE ISLÂMICA.
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
SURREALISMO. Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento.
IMPRESSIONISMO.
Barroco.
Teoria Literária: O que é Literatura? Profª Sandra.
Transcrição da apresentação:

RECONSTRUIR DESCONSTRUIR A ARTE L u i s R u i v o 2 0 0 8

Existem manifestações de arte desde que há indícios do ser humano Existem manifestações de arte desde que há indícios do ser humano. Podemos observar obras de arte nas mais variadas áreas: pintura, escultura, arquitectura, artesanato, música, literatura, fotografia, cinema, banda desenhada…

A que época podemos associar estas obras de arte? Arte rupestre Podemos concluir que a arte pode determinar uma época histórica.

A que tipo de cultura podes associar estas obras? Será o artista europeu? Será asiático? Ou será índio? Máscaras indígenas aztecas. Podemos então concluir que a arte também pode espelhar a origem cultural do artista.

Que tipo de sentimentos te transmite esta obra? Em que pensava o artista? Como se sentiria? Estaria alegre? Triste? Podemos então dizer que a arte pode representar o estado de espírito do artista. Picasso - Fille sur un oreiller

Será que pintarias o quadro como Picasso o pintou? Se quisesses representar o sofrimento, será que o representarias desta forma? Será que pintarias o quadro como Picasso o pintou? Será que organizarias os elementos da mesma forma que ele? Picasso - Fille sur un oreiller

Apesar da arte abranger várias áreas, neste trabalho iremos apenas focar a PINTURA. Luis Ruivo - Medos Luis Ruivo – Mio cuore...

Vamos lá ver o que é desconstruir uma obra de arte! Várias são as escolas de arte que experimentam aquilo a que chamam DESCONSTRUÇÃO DA ARTE. desconstruir (des+construir) - Desfazer a construção de; destruir; desmontar. Vamos lá ver o que é desconstruir uma obra de arte! Vejamos alguns exemplos

Vamos então desconstruir esta obra. Comecemos por um a pintura de PIET MONDRIAN, pintor holandês modernista. Como podem verificar esta obra é composta por vários elementos: quadrados e rectângulos vermelhos, amarelos, pretos e azul, definidos por linhas grossas pretas. Vamos então desconstruir esta obra.

Vamos reorganizá-los de forma diferente. E aqui temos os vários elementos em separado! Aquilo que fizemos foi DESCONSTRUIR a pintura. Vamos reorganizá-los de forma diferente.

Dispostos de forma diferente, reconstruímos a pintura. Vejamos outros exemplos de RECONSTRUÇÃO da obra de Mondrian.

Vamos ver agora outro exemplo de DESCONSTRUÇÃO e RECONSTRUÇÃO de uma pintura de um dos grandes mestres do século XX, um artista espanhol chamado PABLO PICASSO. “Mulher com flor”

Aquilo que te propomos agora é a realização de dois exercícios onde poderás fazer a RECONSTRUÇÃO de uma pintura à tua escolha. Vamos ao trabalho!