Bacia do Rio da Prata Disciplina: Hidrogeografia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hidrografia do Brasil O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade.
Advertisements

Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal de Santa Catarina Proteção Legal do Aqüífero Guarani na zona de recarga do mesmo no município de.
América Latina : Quadro natural
BIOMAS BRASILEIROS.
JEFFERSON MAMEDE NUNES
Energia Hidrelétrica.
Os polêmicos projetos hidrelétricos no Brasil
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Biomas e Hidrografia.
Hidrografia.
AMÉRICA PLATINA E BRASIL
AMÉRICA PLATINA PAÍSES DO PRATA.
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
Antonio Neto Lima Bonfim
Bacias Hidrográficas do Brasil
A importância da Biodiversidade
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
A Usina de ITAIPU Fevereiro de 2005
HIDROGRAFIA BRASILEIRA
Hidrografia brasileira
HIDROLOGIA.
Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti
A Hidrografia Brasileira
Hidrografia e Clima.
HIDROGRAFIA Arilson C. Silva.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANÁ.
Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina
Recursos hídricos.
MEXILHÃO DOURADO Marinês Reis Ballardim Maria Helena Conde Aguiar
Bacias Hidrográficas da América do Sul
ASPECTOS FÍSICOS DO RIO GRANDE DO SUL
AS ÁGUAS CONTINENTAIS AMERICANAS
Prof. Raphael Barbosa Ramos
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professora: Ana Paula Diniz
HIDROGRAFIA E ENERGIA NO BRASIL (cap. 12)
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
América Central Aspectos naturais e povoamento.
AMÉRICA PLATINA PAÍSES DO PRATA.
HIDROGRAFIA.
Hidreletricidade no Brasil:
Hidrografia Brasileira
USINAS HIDRELÉTRICAS.
AV2 DE GEOGRAFIA – 7º ANO 3º TRIMESTRE.
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Bacias hidrográficas do Brasil
Bacia Platina – reúne as bacias do Paraná, Paraguai e Uruguai
BIOMAS DO BRASIL.
GEOGRAFIA DO BRASIL – HIDROGRAFIA DO BRASIL
Hidrografia
REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS , LAGOS E REPRESAS.
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
Classificação do relevo brasileiro
Distribuição da água doce e salgada na Terra.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Diretora Presidente da CAERD CORPOS HÍDRICOS DE RONDÔNIA
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
Brasil. BACIA AMAZÔNICA - Drenagem de quase 7milhões de Km % da superfície do Brasil - - Rio Amazonas – 6570km - - Regime Pluvia-Nival -
Bacias hidrográficas brasileiras
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Hidrelétricas
Bacias Hidrográficas Bacias brasileiras.
Los impactos del Cambio Climático en el Pantanal Alcides Faria
Brasília, 16 setembro de Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei n° de 08 de janeiro de 1997 Abordagem
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
Hidrografia e o ciclo da água
Transcrição da apresentação:

Bacia do Rio da Prata Disciplina: Hidrogeografia Professor: Felipe Brasil Alunos: Laila Sandroni e Thiago Bessa

Introdução A bacia do Rio da Prata (ou de la Plata) é uma das bacias mais habitadas do mundo Possui muitos usos e é extremamente modificada Possui uma enorme projeção econômica É uma bacia internacional Nosso objetivo é apontar as características desta bacia e tentar explicar porque ela possui tão grande importância

Caracterização temporal Os primeiros a chegarem ao local foram os portugueses e esta foi uma das áreas de maior disputa entre a coroa portuguesa e espanhola. A criação do Vice-reinado do Peru en 1544, assegurou à coroa espanhola o domínio sobre a maior parte das terras da Bacia Platina, sobretudo da região do delta, onde hoje se encontram Buenos Aires e Montevidéu. As "Cataratas do Iguaçú“ foram descobertas en 1542 por el Adelantado Álvarez Núñez Cabeza de Vaca.

Caracterização Espacial A bacia do Rio Prata possui uma superfície de 3.200.000 km², é a quinta maior bacia hidrográfica do mundo e a segunda maior do continente. Sua extensão é de 275 km, sua largura máxima é de 221,5 km e seu fluxo é superior a 22.000 m³/seg. Abarca importantes faixas territoriais da Argentina, Brasil, Paraguai, Bolívia e Uruguai. O estuário do Rio da Prata é o mais amplo do mundo (seu limite exterior mede 256 Km.) Os principais rios que compõem a bacia Platina são o Paraná, Paraguai e Uruguai, sendo que todos eles nascem em território brasileiro. Em seguida, esses rios banham outros três países sul-americanos: Paraguai, Uruguai e Argentina.

Extensão da bacia no Brasil

Extensão da bacia na América do Sul

Mapa da Bacia Platina

Os principais Rios da Bacia O Rio Paraguai nasce no Brasil e banha porções dos territórios do Paraguai e da Argentina. Possui trechos navegáveis e vários portos, como o de Assunção, no Paraguai. O Rio Uruguai se forma da junção entre os rios Canoas e Pelotas e lança suas águas no Rio da Prata. Apresenta grande potencial hidrelétrico e trechos propícios à navegação. O Rio Paraná possui extensão de 2.570 quilômetros, apresentando grande potencial hidrelétrico, com destaque para a usina hidrelétrica de Itaipu, construída em uma parceria entre Brasil e Paraguai. Existe também um projeto de construção de uma hidrovia. Em território argentino, o rio Paraná, depois de receber as águas do rio Paraguai, torna-se totalmente navegável.

Paraná Paraguai Uruguai

Sub-bacias

Recursos Hídricos Aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios de água do mundo. Atualmente, os países estudam alguma forma de aproveitar o Aqüífero Guarani de maneira sustentável, no intuito de preservar a bacia para as futuras gerações e, assim, assegurar o fornecimento de água potável a seus moradores. Existem numerosas hidroeléctricas en operação, principalmente na bacia do Rio Paraná no Brasil, (dentre elas Paranoa, Dourada, Das Furnas, Ilha Solteira, Jupia, Itaipú), e na bacia do Rio Negro no (como as Rincón del Bonete y Rincón de Baygorria) Atualmente, o volume de água armazenado nas centrais hidroelétricas em função ou construção atinge 330.000 hectômetros cúbicos, ou seja, equivalente a um caudal de quase 10.000 metros cúbicos por segundo durante um ano inteiro.

Meio Físico-biótico Em média, a profundidade da bacia do Prata é variável (3 e 6m), sendo que na corrente principal a profundidade pode chegar a 11m. O leito do rio é marcado pela presença de vários bancos de areia. A bacia do Rio Prata contém ecossistemas chave. O pantanal (compartido por Brasil, Bolívia e Paraguai) é o reservatório de uma enorme riqueza biológica e atua como regulador do sistema hidrológico da bacia do Prata ao retardar, em 4 meses, o acesso ao rio Paraná das águas do rio Paraguai e, desta maneira, evitando a conjunção dos períodos de máximas torrentes de ambos os rios. Outros ecossistemas que compõe esta bacia são o pampa, o chaco, o cerrado e a mata atlântica. O seu extenso estuário dá lugar a um dos ecossistemas marinhos mais produtivos e biodiversos do mundo.

Meio Sócio-Econômico Os rios da bacia Platina são de fundamental importância, pois eles abastecem a região mais habitada e industrializada do Brasil, além de fornecerem água para outros três países da América do Sul. Esta bacia serve de moradia a dezenas de milhões de habitantes, desta forma, a interação do ser humano com ela, ao longo do tempo e de forma incontrolada, tem provocado mudanças significativas tanto para a bacia como também para a qualidade de vida de seus habitantes.

Qualidade Ambiental O grande volume de água parada afeta a dinâmica natural física e biótica. Os sedimentos afetam a vida nas represas, a evaporação afeta o regime de vazão dos rios e dos microclimas locais. Segundo dados do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), a bacia do Prata consta na lista das dez bacias mais ameaçadas do planeta, devido a grande quantidade de barragens que lá existem e a utilização dos seus rios como hidrovias. A grande quantidade de energia hidroelétrica produzida geracnumerosos projetos industriais que resultam em grandes concentrações populacionais urbanas no entorno dos afluentes Foram detectados resíduos , principalmente pesticidas, provenientes da zona de expansão da fronteira agropecuária brasileira Propagação da esquissotomose.

Tratado da bacia do Prata Participantes: Governos das Repúblicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Tratado para assegurar a institucionalização do sistema da Bacia do Prata. Objetivos: a. À facilitação e assistência em matéria de navegação. b. À utilização racional do recurso água, especialmente através da regularização dos cursos d'água e seu aproveitamento múltiplo e equitativo. c. À preservação e ao fomento da vida animal e vegetal. d. Ao aperfeiçoamento das interconexões rodoviárias, ferroviárias, fluviais, aéreas, elétricas e de telecomunicações. e. À complementação regional mediante a promoção e estabelecimento de indústrias de interesse para o desenvolvimento da Bacia.

Países integrantes da bacia

Conclusão A bacia tem fundamental importância biótica, social, econômica e geopolítica. A magnitude das cifras apontadas demonstra a necesidade de levar a cabo estudos globais capazes de quantificar e prevenir o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente. A integração e o diálogo entre os países interessados é fundamental para reverter o processo de degradação ambiental da bacia.

Bibliografia Wikipedia HAIEK, Eduardo Luis. La Cuenca del Plata. In http://www.monografias.com/trabajos16/cuenca-del-plata/cuenca-del-plata.shtml#a. Acesso 20/10/2011. Fotos: blogmercante.com. Acesso 03/11/2011. Sítio do Ministério das Relações Exteriores. www.mre.gov.br. Acesso em 20/10/2011. http://www.portalbrasil.net/brasil_hidrografia.htm. Acesso em 20/10/2011.