A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Registro de Estudo de Caso.
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Audiência Pública Senado Federal 12 de maio de 2010 Maria M. Malta Campos Fundação Carlos Chagas CTC – EB, CAPES PUC/SP.
Desafios do Ensino Médio
Avaliação Psicomotora
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Prefeitura municipal de Imperatriz
Avaliação Educacional Externa
AVALIAÇÃO Docente: Sandra Terezinha Bizusco Lima Chefe da Divisão Educacional do CEP Curitiba, abr /2007.
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Desenvolvimento Infantil, Educação e Avaliação: retrato da Pesquisa no Brasil Naercio Menezes Filho Centro de Políticas Públicas – Insper e USP.
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Indicadores sociais e educacionais
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
- O ensino fundamental de 9 anos foi implantado através da Lei n. º 11
A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil – Fernando Veloso Daiane Zanon.
As avaliações e bases de dados do INEP
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
Conferência Municipal de Educação
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Inclusão que bicho é esse?
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
SITUAÇÕES.
Artigo de Maria Campos, Yara Esposito, Eliana Bhering,
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
3º Momento Resultados Simare 2014
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
CARACTERIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
SEMINÁRIO REUNI/UFV O Desafio da Formação de Professores
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
O computador como Meio e como Fim...
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 5: OS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Vera Lúcia Lima da Silva Diretora do Departamento de Políticas.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Conceitos: Mapeando as formas alternativas de não-participação Elaine Toldo Pazello INEP/MEC e FEA-RP/USP.
Indicadores Educacionais Grupo de Trabalho IBGE – INEP - IPEA.
Plano de Desenvolvimento da Educação - MEC. Algumas frentes do PDE Compromisso Todos pela Educação Programa de Metas (IDEB) Avaliação de alfabetização.
Panorama das Avaliações e Indicadores Educacionais no Brasil Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito, Nelson Gimenes, Beatriz Abuchaim, Raquel Valle e Sandra Unbehaum Fundação Carlos Chagas Deborah Fernandes

Diversas diretrizes não são aplicadas na prática Objetivos: Avaliar a qualidade da EI (estudo da qualidade) Identificar diferenças no desempenho escolar de crianças no início do EF associadas a uma EI de qualidade (estudo de impacto) Leis no sentido de ampliar o atendimento educacional de crianças entre 0 e 6 anos Direito das crianças e famílias, creches nos sistemas, formação dos professores, 1ª série com 6 anos, nove anos de escola Diversas diretrizes não são aplicadas na prática Situação mais complicada nas creches Indicadores educacionais no Brasil mostram déficits na educação básica

Estudo da qualidade Pesquisas anteriores – importância da pré-escola e da creche (frequência e qualidade) no futuro Fortalece o desenvolvimento da criança Impactos são maiores para crianças de nível socioeconômico mais baixo Ensino com maior qualidade apresenta maior progresso dos alunos Importância de avaliar não apenas as precondições (prontidão) da criança – escola, família Ambientes educativos com estímulo de desenvolvimento e aprendizagem Pesquisa realizada em 2009

Estudo da qualidade Pesquisa feita em 6 capitais: Campo Grande, Florianópolis, Teresina, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belém 147 instituições Sorteada uma turma Escala e entrevistas Escala de Avaliação de Ambientes de Pré-escola Utilizada para crianças entre 4 e 5 anos 7 subescalas, 470 indicadores (variam entre 1 e 7) Coleta de dados por equipes das federais locais treinadas Média total: 3,4 (básico/mínimo) Diferenças entre os municípios

Estudo da qualidade

Estudo de impacto Pesquisa feita em 3 capitais: Campo Grande, Teresina e Florianópolis Disponibilidade das notas individuais da Provinha Brasil de 2009/1 Critério de avaliação do EF: Provinha Brasil Avaliação do nível de alfabetização das crianças no início do EF 24 questões de múltipla escolha Resultados podem possibilitar intervenções mais adequadas Questionários com a famílias Caracterização socioeconômica e experiência da criança no EI Objetivo: comparar e contrastar o efeito do EI

Estudo de impacto Grupo que frequentou a EI alcançou uma média mais alta na prova Casos de pré-escola de boa qualidade tiveram os melhores resultados Meninas apresentaram uma média superior aos meninos Alunos na idade esperada para a série (7,5 – 8 anos) apresentaram os melhores resultados Cerca de 2/3 dos alunos pertencem a famílias com rendimentos inferiores a 2 SM

Estudo de impacto Existência de um efeito do EF nos resultados Bairros com maior escolaridade Alto Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) Importância da pré-escola de boa qualidade Influência das variáveis é semelhante Maior influência na nota da prova: idade do aluno, renda familiar e nível de escolaridade no bairro da escola de EF Alunos que frequentaram uma EI de boa qualidade, quando comparados a seus colegas com as demais condições semelhantes, apresentaram notas mais altas (cerca de +12% na escala da prova).

Considerações finais Dificuldades na nova organização da carreira escolar Não houve adaptação por parte das escolas (infraestrutura, formação docente, materiais) Falta de definição sobre os limites de idade Pressão por parte da justiça Qualidade das escolas de EI e transição dos alunos entre as duas etapas sofrem os efeitos dessas mudanças Criança se beneficia no presente e no futuro com o acesso à EI, sendo o benefício diretamente proporcional à qualidade do ensino Instrumento usado para medir a qualidade das turmas de pré-escola considera uma proposta curricular múltipla, que valoriza a iniciativa da criança, experimentação, aprendizagem e expressão, além de abordar os conhecimentos importantes nessa fase Necessidade de equilíbrio entre atividades de iniciativa das crianças e a intervenção do adulto  melhores resultados de aprendizagem

Considerações finais Necessidade de trabalhar a transição entre a EI e a EF Urgência de políticas educacionais que acarretem em ganhos de qualidade da EI Medidas que melhorem a qualidade da EI também melhoram as oportunidades de aprendizagem da criança e seu futuro