PORTO Ribeira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORTO RIBEIRA.
Advertisements

A Natureza das Nações.
Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes
A ORIGEM DOS GREGOS.
A Cidade do Porto. Ponte D. Luís no Porto.
Australapitecos Os australopitecíneos parecem ter aparecido há cerca de 3,9 milhões de anos. Os cérebros da maior parte das espécies de.
história da salvação A História da Salvação
A união Europeia 4º ano.
Marcas.
Aula 01 - Administração de Marketing
Um pouco sobre Vigia O município de Vigia é um dos mais antigos do Pará. Os primeiros moradores foram os índios Tupinambás, que ergueram no local a aldeia.
Das Ende Der Welt 2012.
NASCEMOS PARA FRUTIFICAR
O desenvolvimento da Cidade A partir do Rio Douro
Toda a vida, fiz planos e ansiei pelo dia, em pudesse comprar a minha própria casa, que pudesse de certa formar construir o meu cantinho, totalmente a.
REDAÇÃO – DISCUSSÃO DE TEMA Você concorda com a ação do Ministério Público de pedir recolhimento do dicionário Houaiss por causa da sua suposta definição.
A origem dos imigrantes Da Poian
O Centro Ciência do Porto Moniz no Arquipélago da Madeira
Goiânia: Embarque nessa viagem.
MEU ANIVERSÁRIO ESTE ANO.
História dos Portugueses no Mundo
José Pititinga Clique.
Jaci José Delazeri (De Lazzari)
História de Portugal Aula n.º 2 Paleolítico Neolítico Idade dos Metais.
História dos Portugueses no Mundo Desenvolvimentos Técnicos
PROJETO ESTUDANTES MARCELINOS SEM FRONTEIRAS
Pré-História.
Imagens de João Parassu
Mil Escolas Da Ribeira até à Foz
Antes da chegada dos europeus ao atual Ceará, viviam nessa região índios Tupis (Tabajaras e Potiguares) e Cariris. Há relatos de historiadores de que,
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Vestido Azul.
A BAGAGEM.
A RIBEIRA DESCONHECIDA.
Quando sua vida começa,  você tem apenas uma mala pequenina de mão...
Escola Secundária Morgado de Mateus
As características da rede urbana
Forma mais antiga e directa de conhecer o número de pessoas que habitam num território. Contagem através da observação exaustiva dos indivíduos. Caracterização.
A biblioteca em viagem…
REGIÃO CENTRO OESTE.
Globalização.
Por Favor, dêem-me uma mão; está difícil: ESTOU MUITO CANSADO... Sempre me pergunto porque razão vivo tão cansado... nesse largo caminho de questionamentos,
Pia do Urso.
AS PONTES.
ESTADOS UNIDOS.
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
Brasília 48 Anos Patrimônio Cultural da Humanidade Formatado por:
A. Que padrões apresenta a distribuição da população?
Viana do Castelo é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Viana do Castelo, na região Norte e subregião do Minho-Lima.cidadeportuguesaDistrito.
Solange Cardoso Turma: M
Hamilton A Mala, da vida....
França.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Click para mudar de slide
Copa do Mundo Turma 33.
História da Cultura e das Artes
Fotos de Paris em 1900, redigitalizadas
Apresentação Etwinning
Era uma vez uma menina ajuizada. Chamava-se Menina Vírgula
País Turísticos Andreia Neto Turma N nº11. Índice Portugal Localização Percursos Gráfico Turismo Lisboa Autor Andreia Neto Turma N nº12.
País Turístico Elisabete Moio Turma M.
O vestido azul Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado.
A moeda utilizada em nosso país vem se modificando de acordo com as políticas econômicas ocorridas ao longo do tempo na história da humanidade. Fique por.
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 6 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
Vila Nova de Gaia no contexto Europeu Escola Secundária de Almeida Garrett Life Long Learning Programme – Comenius 2008/2010 ASTROURBIS – Roteiro Astronómico.
HISTORIA Recife é um município brasileiro, capital do estado de Pernambuco, localizado na Região Nordeste do país. Pertence à Mesorregião Metropolitana.
Transcrição da apresentação:

PORTO Ribeira

Porto velho

A CIDADE DO PORTO O Porto é a segunda maior cidade de Portugal e é considerada a capital do Norte do País. Está localizada na margem direita do rio Douro. A cidade tem cerca de 350 mil habitantes, mas a área metropolitana tem aproximadamente 1,2 milhões de habitantes. O nome deriva da palavra "portos" e "cale"(abrigo): "porto de cale" (a raiz do nome Portugal). A partir do século XII, a cidade designa-se apenas por "Portos", Porto.

Fotos da Ribeira

A gente do porto O Porto orgulha-se de ser conhecido como a cidade do trabalho. De facto, os seus habitantes desde sempre estiveram na primeira linha em defesa das causas nacionais e contribuíram largamente para o desenvolvimento da epopeia dos Descobrimentos e para o progresso económico da região. Ainda hoje o norte do país é reconhecido como uma das áreas mais dinâmicas do tecido empresarial português. A rudeza imposta pelo trabalho é, porém, superada pelo carácter franco e hospitaleiro da sua gente. O dinamismo dos habitantes do Porto não consegue disfarçar a sua paixão pelas coisas, dando-lhe uma imagem da autenticidade e de respeito.

Um pouco de História Aquilo que hoje designamos de cidade teve a sua origem há cerca de 10.000 anos numa região a que chamamos Crescente Fértil, no próximo oriente. Até à Idade Moderna o número de cidades e, sobretudo, a população aí residente era uma minoria (no final desta fase somente 10% da população mundial é urbana). A partir da década de 90 sabe-se que pelo menos metade da população mundial é urbana. Em conclusão, as cidades, tal qual as conhecemos hoje em dia, funcionam como fenómenos de inter-relações e de interacções humanas complexas, cujo equilíbrio urge conhecer de forma a  aproveitar o que de bom, do ponto de vista da qualidade de vida, sem esquecer o equilíbrio ecológico. A cidade do Porto tem todos os defeitos e virtudes de qualquer cidade média mundial e, como em tudo neste mundo, vive no fio da navalha. Está nas nossas mãos tornar a vida urbana aceitável ou insuportável.

A cidade do Porto situa-se no litoral norte de Portugal, na margem direita do rio Douro. A área urbana do concelho do Porto é de somente 42 Km2 e a população de cerca de 400 mil habitantes. No entanto a Área Metropolitana do Porto tem cerca de 1 700 000 habitantes. É imperativo pensar as cidades como um todo e não como um microcosmos onde um desenvolvimento harmonioso e integrado se torna quase impossível.

Informações extras: À beira-rio não é difícil imaginar a agitação do porto medieval: a multidão de mercadores, cobradores de impostos, peixeiras de canastras equilibradas à cabeça, compradores, ladrões e prostitutas. A travessia para a outra margem fazia-se então através de um passadiço assente em embarcações. Foi aí que, em Março de 1809, ocorreu a tragédia da Ponte das Barcas, quando a população, surpreendida pelo avanço das tropas napoleónicas, fugia em direcção a Gaia. Demasiado frágil, a passagem não resistiu ao peso excessivo e acabou por ceder colhendo inúmeras vidas. No mesmo lugar, logo no início do Cais da Ribeira, um baixo-relevo de bronze da autoria de Teixeira Lopes (pai), conhecido como as Alminhas da Ponte, reproduz o acontecimento. A posterior ponte pênsil, cujo pilar de pedra ainda é bem visível, viria a ser substituída pela actual Ponte D. Luís I, inaugurada no último dia de Dezembro de 1886 e desenhada pelo engenheiro belga Theophile Seyrig, colaborador de Gustave Eiffel.