CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Catequese e Iniciação Cristã
Importância dos ritos, símbolos, celebrações na realidade humana
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Proposta Pastoral 2006.
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
( Catechesi Tradendae n° 20)
A VOCAÇÃO.
O catequista da iniciação cristã
Centro Catequético D. Gabriel
PREPARAR A CATEQUESE.
CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL
Bíblia e Catequese A catequese, por excelência, é a atividade da transmissão da Revelação contida na Sagrada Escritura.
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
º Catecismo º Catecismo
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
A CATEQUESE A SERVIÇO DA INICIAÇÃO CRISTÃ PROPOSIÇÕES PASTORAIS
PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO E A VIDA FAMILIAR.
Congregação para a Doutrina da Fé
Departamento Arquidiocesano da Catequese
Encaminhamento para o AGIR
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Formação de Mensageiro(a)
AS TRÊS DINÂMICAS TEOLÓGICAS PARA VIVER A CONSAGRAÇÃO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Departamento Arquidiocesano da Catequese
(Catequistas. Século XXI. p ; )
Diocese de Amargosa.
Mudança de época Atinge os critérios de compreender a vida, inclusive a maneira de entender Deus. Exige que o anúncio de JC não seja mais pressuposto,
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Documento de Aparecida
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
Igreja: comunidade de comunidades
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
Oração Banhados em Cristo, somos uma nova criatura; as coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo...
Sínodo sobre nova evangelização
Espiritualidade do Catequista
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
CONCEITOS TEOLÓGICOS E ECLESIOLÓGICOS Para uma conversão pastoral da paróquia.
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
do Sagrado Coração de Jesus
Um novo olhar para uma nova prática
COORDENADORES DE COMUNIDADE
ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança PARÂMETROS DA PASTORAL VOCACIONAL.
Formação Catequética Catequista.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Rede de Formação Bíblico-ministerial iV encontro
CATEQUESE COM ESTILO CATECUMENAL
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
 1. CAMINHO PARA ATINGIR UM OBJETIVO  2. PROGRAMA QUE ESTABELECE PREVIAMENTE UMA SÉRIE DE OPERAÇÕES:  em vista de um objetivo  3. MODO DE PROCEDER;
O Saber Fazer O CATEQUISTA E A QUESTÃO METODOLÓGICA É preciso que o catequista seja competente em sua ação catequética superando a improvisação e a simples.
Professor Doutor Jacinto Núñez Regodón Universidade Pontifícia de Salamanca.
PASTORAL LITÚRGICA A Missa renovada pelo Concílio Vaticano II é “ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente organizado” (IGMR 16), reunido em.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
A Evangelização atual Encontramo-nos numa nova etapa evangelizadora que deve estar marcada pela alegria e deve indicar caminhos novos para a caminhada.
Transcrição da apresentação:

CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL P A CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL Conteúdos U.D.5 O conteúdo da catequese O conteúdo catequético A mensagem cristã A fonte da catequese A organização e a estrutura do conteúdo catequético A linguagem e os materiais catequéticos U.D.6 O acto catequético O que constitui o acto catequético A pedagogia do acto catequético A metodologia do acto catequético U.D.7 O/A catequista O ministério catequético A identidade do catequista Os lugares de catequização U.D.1 A catequese na Igreja A catequese, acção da Igreja O lugar da catequese dentro da vida da Igreja U.D.2 A identidade da catequese O carácter próprio da catequese U.D.3 As tarefas da catequese A confissão da fé adulta A fé adulta U.D.4 O processo catequético O processo permanente de catequese As principais etapas do processo catequético A gradualidade do processo catequético

CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL P A CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL U.D. 1 A CATEQUESE NA IGREJA A CATEQUESE NA IGREJA   A catequese é uma das etapas do processo de evangelização da Igreja. A sua função é conduzir até ao estado adulto na fé todos aqueles que optaram pelo Evangelho ou que estão deficientemente iniciados na vida cristã. A catequese é uma tarefa necessária e primordial dentro da missão evangelizadora da Igreja. Sem ela a actividade pastoral da comunidade cristã não teria raízes e seria superficial e confusa. O movimento catequético actual e os documentos eclesiais mais recentes sobre catequese coincidem em indicar a comunidade cristã como origem, lugar, agente responsável e meta da catequese: * origem: na catequese, como serviço pastoral da Palavra, a Igreja se vai manifestando como realidade sacramental de salvação. * lugar: a catequese inicia e aprofunda a experiência de fé cristã, que não é uma realidade individual, mas sim, comunitária. * agente responsável: toda a comunidade tem a responsabilidade de ajudar a quem procura conhecer o Senhor, ocupando-se do recrutamento, formação e apoio dos catequistas. * meta: a catequese constrói e renova a comunidade através da integração e desenvolvimento da fé dos/as catequizandos/as.

CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL P A CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL U.D. 2 IDENTIDADE DA CATEQUESE A CATEQUESE É: “A etapa (período intensivo) do processo evangelizador na qual se formam, basicamente, os cristãos:   ·         para entender, celebrar e viver o Evangelho do Reino ao qual aderiram; ·         para participar activamente na construção da comunidade eclesial; ·         e no anúncio e difusão do Evangelho. Em sentido amplo ou pleno, a catequese “é a educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, que compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de iniciar na plenitude da vida cristã” (CT 18). Segundo esta descrição, a catequese abrange os seguintes elementos: · uma acção educativa da fé, · dirigida às crianças, jovens e adultos, · que abrange o ensino da Mensagem Revelada, · apresentada em forma orgânica e sistemática, · para uma iniciação na plenitude da vida cristã.

CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL P A CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL U.D. 2 IDENTIDADE DA CATEQUESE A catequese não é unicamente uma instrução doutrinal, mas pelo contrário, uma acção educativa da fé. A forma particular de educação na fé realizada com a catequese, garante “uma iniciação cristã integral, aberta a todas as outras componentes da vida cristã” (CT 21). Esta iniciação integral abrange três componentes básicos: Cognitivo: Aquisição dos conhecimentos básicos sobre a fé. Afectivo: Desenvolvimento de atitudes e convicções fundamentais da fé. Comportamental: Aquisição de formas de comportamento e de acção que caracterizam o estilo de vida dos cristãos. A catequese educa “o ser humano todo (CT 20), de modo a que seja impregnado pela Palavra de Deus até “atingir o que há de mais profundo do ser humano” (CT 52); e educa em todas as dimensões da fé conversão a Deus, conhecimento da mensagem moral evangélica, vida comunitária e acção apostólica: “a catequese ilumina e robustece a fé, anima a vida com o espírito de Cristo, conduz a uma participação consciente e activa do mistério litúrgico e alenta uma acção apostólica” (GE 4; ver CC 132). A catequese se dirige, também, a todos os cristãos (ver CT 35-45): “ninguém na Igreja de Jesus Cristo deveria sentir-se dispensado de receber catequese (...), que é não só a grande catequista mas também a grande catequizada ” (CT 45). Esta formação cristã – total e fundamental – tem como objectivo a confissão de fé” (CC 34).

CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL P A CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL U.D. 3 AS TAREFAS DA CATEQUESE   A catequese tem como finalidade a confissão da fé. Isto significa que, através dela se realiza: ·         a vinculação fundamental do ser humano a Deus por Jesus Cristo, ·         na comunhão eclesial, ·         para o serviço do mundo. As três dimensões (teológica, eclesial e diaconal) integram a finalidade da catequese, relacionando-se umas com as outras. A catequese permite que o cristão se encontre com Deus, numa Igreja que é enviada ao mundo para anunciar a salvação, mediante palavras e obras. A confissão adulta da fé vincula a Cristo e por Ele, ao Deus Trindade, à Igreja e ao mundo (ver CA 133-135). As tarefas específicas da catequese para conseguir a sua finalidade geral são: ·         iniciação orgânica no conhecimento do mistério da salvação centrado em Cristo; ·         preparação para a vida de oração e para a celebração da fé na liturgia; ·         aquisição de atitudes e comportamentos evangélicos; ·         iniciação no compromisso missionário e apostólico.

CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL P A CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL U.D. 3 AS TAREFAS DA CATEQUESE Características – qualidades – de uma fé adulta:   ·         integrada; ·         fundamentada psicologicamente; ·         diferenciada; ·         aprofundada; ·         operatória; ·         aberta. Expressões básicas de uma fé adulta: ·         conversão pessoal e estrutural. ·         aquisição de conhecimentos e atitudes de fé. ·         Realização de formas de vida e de acção.

CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL P A CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL U.D. 4 O PROCESSO CATEQUÉTICO Actualmente, a catequese é considerada como um processo permanente de iniciação, aprofundamento e amadurecimento da fé de todos os membros da comunidade cristã.   O processo catequético é um período intensivo de formação cristã integral, realizado em forma sistemática e organizada, ao longo de um tempo determinado, ou seja, marcado por um princípio e um fim).    Este processo catequético é considerado permanente quando abrange todas as etapas da vida e não fica reduzido exclusivamente à infância.  Este processo de catequese permanente exige que a sua acção catequética, em cada uma das etapas vitais, seja realizada, em forma progressiva e complementar, em cada uma das fases. No itinerário catequético há que ter em atenção as seguintes modalidades: ·         Catequese de adultos. ·         Catequese de adolescentes e jovens. ·         Catequese familiar. ·         Catequese da infância O processo catequético tem uma estrutura gradual conforme estas três etapas: ·         Pré-catequese ·         Catequese propriamente dita ·         Mistagogia

CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL P A CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL U.D. 5 O CONTEÚDO DA CATEQUESE O conteúdo catequético abrange o conjunto de verdades, valores, atitudes e pautas de conduta que integram a totalidade da mensagem cristã ao serviço da pessoa na sua totalidade: inteligência, afectividade e operatividade. O conteúdo catequético deve ser apresentado em forma: · íntegra · nuclear · significante · gradual · globalizada O núcleo fundamental da mensagem cristã encontra-se no Símbolo da fé que é “uma expressão privilegiada da herança viva, que os Pastores receberam o encargo de guardar” e nele “condensaram em afortunadas sínteses a fé da Igreja” (CT 28). As diferentes fontes ou mediações das que se serve a catequese para apresentar a mensagem cristã são: · a Palavra de Deus; · a comunidade eclesial: Liturgia, Santos Padres, Magistério. A linguagem catequética deve congregar todas as formas de linguagem da Bíblia e da Tradição e deve ser apresentado de forma significativa e acessível ao ser humano de hoje.

CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL P A CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL U.D. 5 O CONTEÚDO DA CATEQUESE O tema dos materiais catequéticos, que são os instrumentos imprescindíveis para que se possa realizar o acto catequético encontra-se em relação directa com a linguagem catequética. Tendo em conta a enorme variedade de materiais catequéticos existentes, vamos indicar alguns critérios a ter em conta para a sua escolha, revisão e utilização. Estes critérios são os seguintes: · O princípio de fidelidade a Deus e à pessoa humana. · A harmonia entre as dimensões antropológica, cristológica e eclesial da catequese. · A integridade da mensagem cristã, tal como é confessada pela fé da Igreja. · A adequação do conteúdo e da linguagem catequética às diferentes idades e contextos dos destinatários. · A sua capacidade para facilitar uma iniciação ou reiniciação na fé e na comunidade. · A sua adequação para uma catequese activa, grupal, indutiva, que responda a todas as dimensões da pessoa e esteja aberta às diversas linguagens. · A sua adaptação às possibilidades reais dos catequistas das nossas comunidades.

CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL P A CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL U.D. 6 O ACTO CATEQUÉTICO   O acto catequético, pela sua própria natureza, tem que ser fiel a Deus e ao ser humano. Para que esta fidelidade se torne possível e real, o acto catequético deverá integrar três elementos (momentos), que interagem mutuamente: ·          a experiência humana, religiosa e cristã do catequizando. ·          a experiência de fé: a Palavra de Deus contida nas Sagradas Escrituras e na Tradição viva da Igreja. ·          a expressão da fé nas suas diversas formas: confissão da fé, celebração e compromisso. O acto de fé requer uma pedagogia inspirada na pedagogia divina: ·          pedagogia do Dom ·          pedagogia da Encarnação ·          pedagogia dos sinais. Os métodos mais utilizados são: ·        Bíblico ·        Eclesial         Antropológico

CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL P A CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL U.D. 6 O ACTO CATEQUÉTICO O importante é a minha vida EXPRESSÃO DE FÉ DOUTRINA APROFUNDAR EVOCAR o acontecimento acontecimento? estará por O que trás deste o mesmo acontece nos todos A COMPROMISSO devemos fazer, irmãos? Agora outro modo tenho de ver as coisas celebrado! que ser Isto tem EXPERIÊNCIA HUMANA ALARGAR PALAVRA CONVERSÃO INTERIORIZAÇÃO CELEBRAÇÃO Fala, Senhor, que o teu servo escuta! É bom viver essa experiência Jesus e as suas testemunhas também viveram isto EXPERIÊNCIA DE FÉ Para Deus somos importantes A minha vida tornou-se importante

CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL P A CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL U.D. 7 O/A CATEQUISTA O ministério catequético é:   ·          um dom do Espírito Santo ·          para a construção da comunidade ·          em ordem ao crescimento da fé dos seus membros ·          que exige de quem o realiza: -                vocação; -                permanência; -                reconhecimento; -                preparação. O/A catequista é: ·          uma pessoa crente ·          enviada pela comunidade ·          que está em processo de formação contínua ·          de modo a ser um animador e educador da fé dos seus irmãos e irmãs. Entre os âmbitos comunitários, especialmente aptos para a catequese, destacam-se: a paróquia; as comunidades eclesiais de base; a família; as associações, grupos e movimentos apostólicos.