CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : 20.04.2013/

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas.
Advertisements

Colocação Pronominal Ilustrada
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
CRASE ORIGEM DA PALAVRA : CRÁSIS (DO GREGO) = MISTURA ; FUSÃO.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
O modelo morfossintático -
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
Revisão – termos da oração
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
Gramática da Sapatilha
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
Análise Sintática.
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
Sintaxe.
AULA 18 COLOCAÇÃO PRONOMINAL
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Colocação dos pronomes pessoais átonos
Professora: Raysa Ferreira
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
O verbo O verbo.
AFE DE PORTUGUÊS.
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
Pronomes anotações.
REVISÃO: PERÍODO SIMPLES
Profª.: Cristiane Soares e France Sampaio
Revisando as 5 flexões verbais!
Termos essenciais da oração.
O pronome O pronome.
Representação do sujeito:
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
OS TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Termos essenciais da oração
Orações Subordinadas Substantivas
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
MORFOSSINTAXE Madonna, querida
Quando estou em dúvida, onde procurar??????
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
COLOCAÇÃO PRONOMINAL DOS PRONOMES OBLÍQUOS
Colocação pronominal dos pronomes oblíquos
CONCORDÂNCIA VERBAL II
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
Colocação dos pronomes oblíquos
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profa. Patrícia 3º EM.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Colocação Pronominal Simone Cerullio.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
SUBMÓDULO V PORTUGUÊS BÁSICO.
REGÊNCIA NOMINAL CRASE.
Por : Suzete Beppu CRASE.
Estudo do Predicado Prof. Jair Nascimento.
Resumo Assuntos estudados
T RABALHO DE P ORTUGUÊS Definição de: Sujeito Predicado Objeto direto Objeto indireto.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
SINTAXE Importância da gramática LER E ESCREVER
Transcrição da apresentação:

CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : /

S UMÁRIO 1) Estrutura sintática 2) Emprego dos pronomes 3) Colocação pronominal 4) Verbo 5) Pontuação 6) Regência verbal e nominal 7) Crase 8) Concordância verbal 9) Concordância nominal 10) Orientações ortográficas

E STRUTURA S INTÁTICA Termos essenciais: aqueles que são indispensáveis, isto é, não podem faltar; Termos integrantes: aqueles que completam o sentido dos outros; Termos acessórios: aqueles que são dispensáveis; podem até ser retirados sem que o sentido da oração fique prejudicado.

T ERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO * Sujeito – é o termo de quem se fala alguma coisa. * Predicado – é o que se fala do sujeito. Exemplos: a) O Toyota passa b) Certas doenças do fígado serão tratadas no futuro.

S UJEITO E P REDICADO Sujeito: simples composto indeterminado inexistente ou oração sem sujeito Predicado: nominal verbal verbo-nominal

E MPREGO DE PRONOMES Pronome é a palavra que substitui ou determina um nome, relacionando esse nome a uma das três pessoas gramaticais. *Pronomes pessoais do caso reto *Pronomes pessoais do caso oblíquo *Pronomes possessivos *Pronomes indefinidos *Pronomes interrogativos *Pronomes relativos *Pronomes de tratamento

C OLOCAÇÃO PRONOMINAL Os pronomes pessoais oblíquos átonos ( me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes ) atuam basicamente como complementos verbais. Em relação aos verbais, podem assumir três posições: * a) próclise- o pronome surge antes do verbo. * b) mesóclise- o pronome é intercalado ao verbo, que deve estar no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo. * c) ênclise – o pronome surge depois do verbo.

V ERBO É A PALAVRA QUE EXPRIME AÇÃO, ESTADO, MUDANÇA DE ESTADO E FENÔMENO NATURAL, SITUANDO ESSAS OCORRÊNCIAS NO TEMPO PASSADO, PRESENTE OU FUTURO. Flexões do verbo : a) Número – admite singular e plural, concordando com o seu sujeito. b) Pessoa – concorda com a pessoa gramatical que funciona como sujeito da oração. c) Modo – indica a maneira como o fato é expresso pela pessoa que produz a mensagem. d) Tempo – permite indicar o momento em que o fato expresso pelo verbo ocorreu, ocorre ou ocorrerá. e) Voz - mostra a relação do sujeito com o verbo.

P ONTUAÇÃO * Ponto final * Ponto de interrogação * Ponto de exclamação * Vírgula * Ponto e vírgula * Dois pontos * Reticências * Aspas * Parênteses

R EGÊNCIA : É A RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA ENTRE DOIS TERMOS. * Nominal – é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Essa relação é sempre intermediada por uma preposição. * Verbal- se ocupa da relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam ( objeto direto e objeto indireto) ou caracterizam ( adjuntos adverbiais)

C RASE É PALAVRA DE ORIGEM GREGA E SIGNIFICA “ MISTURA ”, “ FUSÃO ”. N OS ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, É O NOME QUE SE DÁ À FUSÃO DE DUAS VOGAIS IDÊNTICAS. Obs.: o uso apropriado do acento grave, ou acento indicador de crase, depende essencialmente da compreensão desse fenômeno. Aprender a colocar o acento consiste em aprender a verificar a ocorrência simultânea de uma preposição e um artigo ou pronome.

C ONCORDÂNCIA É A CORRESPONDÊNCIA DE FLEXÃO ENTRE DOIS TERMOS. Verbal- quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Nominal- quando o artigo, o adjetivo, o pronome ou o numeral se flexionam para concordar com o substantivo a que se referem.

O RIENTAÇÕES ORTOGRÁFICAS As regras gramaticais contidas na gramática normativa determinam a escrita correta das palavras. O conjunto das regras que estabelecem a grafia correta das palavras e o uso de sinais de pontuação é a ortografia. Algumas dessas regras foram modificadas ou abolidas pelo Acordo Ortográfico de gramática normativapalavrasortografia Acordo Ortográfico de 1990