O NAZISMO NA ALEMANHA A EXTREMA-DIREITA NO PODER….

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEMOSHOÁ- Autor: Paula Leal Presumido
Advertisements

OS REGIMES TOTALITÁRIOS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.
25 de Abril de 1974.
CAPÍTULO II A CRISE DE 1929.
NAPOLEÃO O GRANDE Lucas n° 13 Hugo n° 06 Profª. Joelma.
Nazismo.
Fatores e Características
A promessa: descendencia e terra
Regimes autoritários nos anos 30
Regimes de Extrema Direita
Fascismo e Nazismo Está um bom trabalho, referindo os aspectos da subida ao poder da extrema direita na Europa. Faltou enunciar os princípios do Fascismo,
NAZISMO.
Crise de 29 - Totalitarismo
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
ORIGENS DO NAZISMO E ASCENSÃO DE HITLER
IDADE CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX
OS FASCISMOS Conceito de fascismo: simbologia. Contexto Italiano.
Benito Mussolini.
Nazifascismo.
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
IDADE CONTEPORÂNEA – SÉCULO XX O NAZIFACISMO
Voto e cidadania.
Nazismo.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
Ascensão do Nazismo Professora Julia.
IGREJA.
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
Curso Direito à Memória e à Verdade
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Itália Alemanha 1 Prof. Paulo Leite - BLOG
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
História e geografia de Portugal
22/11/2014História profª Suzana 8ª s1 NAZISMO FASCISMO.
NAZISMO NA ALEMANHA Antecedentes
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Tiago.

NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
Fascismo e a crise de 1929 AULA 19.
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
Faça o teste dos 35 anos do golpe militar no Chile Teste seus conhecimentos sobre esse fato que marcou a história latino-americana. Entrar.
(1) A presidência Constitucional de Getúlio Vargas; (2) A esquerda e a direita vão à luta; (3) O Golpe de 1937: voltamos à ditadura;
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Os regimes ditatoriais na Europa
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
Fascismo alemão (nazismo)
GUATEMALA.
Prof. Raphael de Almeida Prado
1 Estados totalitários II-A expansão 1- General Carmona entrega a economia portuguesa a Oliveira Salazar que organiza o pais nos moldes fascistas em 1932.
NAZISMO E FASCISMO.
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
Crise, ditaduras e democracia na década de 30
Rolagem Automática Faixa 9 do CD “Botando a Boca no Trombone 1”
Definicão: Ver o texto Regimes Totalitários no portal.
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
5ºano.  O clima de Revolução:  No final da década de 1920, a sociedade brasileira passava por grandes mudanças.  Todos estavam descontentes e uma revolução.
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
Os Regimes Ditatoriais
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características.
Transcrição da apresentação:

O NAZISMO NA ALEMANHA A EXTREMA-DIREITA NO PODER….

Hitler: chegar ao poder e construir a ditadura Quando Hitler (estudante reprovado, pintor falido, ex-cabo do exército alemão e informador da polícia secreta militar em 1919) entrou para o DAP (Deutsch Arbeiterpartei = Partido dos Trabalhadores Alemães), o partido não tinha mais do que 40 membros. Aqui está o seu cartão de militante. Em 1923, o seu número tinha passado a 15 mil… O Partido (que entretanto mudara de nome para Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães = NSDAP) fez grandes progressos, através das suas duas organizações paramilitares violentas: as SA ( Tropas de Assalto) e as SS (Secções de Segurança

Hitler: chegar ao poder e construir a ditadura Preso a tentativa de golpe militar de Munique em 1923, Adolfo Hitler, na prisão, em 1924, vai escrever o suas ideias políticas e o seu projecto para a Alemanha em: MEIN KAMPF (A Minha Luta) http://br.geocities.com/carloseduardoathayde/minhaluta.htm A mundialização da crise de 1929 e os seus efeitos sociais na Alemanha fazem com que o NSDAP tenha o seu verdadeiro arranque nas eleições de 1930. Tinha obtido 800.000 votos e 12 lugares no parlamento em 1928. Em 1930 consegue 6,4 milhões de votos e 107 lugares. De repente torna-se o partido mais poderoso da Alemanha depois dos Sociais- Democratas.

Hitler: chegar ao poder e construir a ditadura Há medida que a crise se agrava na Alemanha, o apoio popular cresce e nas eleições de 31 de Julho de 1932 recolheu mais de 13,7 milhões de votos (37,8%). O número de lugares ganho em 1930 tinha mais do que duplicado. Com 230 deputados em 608, torna-se, de longe, o mais forte partido da Alemanha. «Minha mãe insistia em repetir que a Alemanha tinha perdido a guerra embora os soldados alemães tivessem sido muito corajosos. Uma paz infame tinha causado o esquartejamento do país. A economia do país era posta em perigo pelas dívidas de guerra e os nossos inimigos reclamavam o pagamento. Ouvia-se os adultos criticarem as querelas confusas que tinham lugar no seio do Parlamento e compreendia-se que esta desordem devia-se aos partidos que dividiam os alemães (…) A senhora de fato antiquado dizia: ‘Antigamente, no tempo do Império, os alemães não se levantavam uns contra os outros. Podia-se ter orgulho de ser alemão’ Entre as misérias de que se queixavam os adultos, havia o desemprego(…) Os promotores do Nacional – Socialismo prometiam acabar com o desemprego e a miséria de 6 milhões de habitantes e eu acreditava neles. Eu acreditava que eles realizariam a união política do povo alemão e que venceriam as dificuldades resultantes do Tratado de Versalhes». Melita Maschmann, (aderente da Juventude Hitleriana, com 17 anos em 1933), A Minha Juventude ao Serviço do Nazismo.

Hitler: chegar ao poder e construir a ditadura Hitler (chamado pelo Presidente da República, o General Hindenburgo)tornou-se Chanceler, ou seja, 1º Ministro e os nazis obtiveram 3 das 11 pastas do governo. Naturalmente, os acontecimentos evoluíram na Alemanha como tinham evoluído na Itália. Senhores da rua, os nazis exploraram essa posição de força sem nenhum escrúpulo... Hitler soube pôr a legalidade ao seu serviço, construir a sua ditadura peça a peça, eliminar impiedosamente os adversários e todos os rivais.

Hitler: chegar ao poder e construir a ditadura O parlamento foi dissolvido e novas eleições fixadas para dia 5 de Março. O terror estendeu-se ainda mais depois o incêndio do Parlamento na noite de 27 de Fevereiro de 1933, apenas uma semana antes das eleições. Os nazis exploraram imediatamente esse incêndio (que parece ter sido mandado atear por eles próprios) atribuindo-o aos comunistas. Prenderam milhares de comunistas notórios e o KPD era um dos mais importantes partidos da Alemanha.

Hitler: chegar ao poder e construir a ditadura «Hitler, eis o grito de todos aqueles que acreditam na ressurreição da Alemanha. Hitler é a última esperança daqueles a quem tudo tiraram. (…) Hitler é, para milhões de alemães, sinónimo de libertação, porque hoje eles desesperam. Hitler executa o testamento de dois milhões de camaradas mortos durante a guerra mundial. (…) Hitler é o homem do povo, odiado pelos seus inimigos porque compreende o povo e luta por ele. Hitler simboliza a vontade triunfante da juventude alemã (…) que, no seio de uma geração fatigada, aspira a uma ordem nova. Todos, no dia 13 de Março, gritaremos àqueles que nos ofereceram frase em vez de pão: «HITLER VENCERÁ». W. Hofer, Declaração eleitoral nas vésperas das eleições de Março de 1933 in O Nacional – Socialismo pelos textos «Voltei a Berlim para presenciar o grande comício no Estádio Grunewald que encerraria a campanha eleitoral (…) Quando a noite se fechou sobre o campo, mais de 100 mil pessoas haviam pago para se apertar lá dentro, enquanto outras 100 mil se ajuntavam, cá fora, nas proximidades, para ouvir as palavras de Hitler através de alto-falantes. Em casa, milhões esperavam diante do rádio, para ouvir os nazis pela primeira vez nessa campanha eleitoral. No interior do estádio, o cenário era impecável. Em volta de todo o perímetro da vasta arena de pedra, bandeiras marcavam a sua silhueta contra o céu escuro (…). Kurt Ludecke, Eu Conheci Hitler, 1938

Hitler: chegar ao poder e construir a ditadura Political Parties in the Reichstag May Dec. Sep. July Nov. Mar. 1924 1928 1930 1932 1933 Communist Party (KPD) 62 45 54 77 89 100 81 Social Democratic Party (SDP) 131 153 143 133 121 120 Catholic Centre Party (BVP) 88 78 87 97 90 93 Nationalist Party (DNVP) 95 103 73 41 37 52 Nazi Party (NSDAP) 32 14 12 107 230 196 288 Other Parties 102 112 122 22 35 23 Publicaram um «Decreto para a Protecção do Povo e do Estado», suspendendo todas as garantias constitucionais, suprimindo as liberdades políticas e dando ao governo o pretexto para a obtenção do poder absoluto no momento culminante da campanha eleitoral. Esta opressão e este terror para com os adversários levou a que o NSDAP obtivesse 17,2 milhões de votos (44%) e 288 deputados no Reichstag, que reunidos aos 3 milhões de votos e 52 deputados do Partido Nacionalista (DNVP), lhe davam agora a maioria. A tabela mostra a evolução eleitoral nazi.

Hitler: chegar ao poder e construir a ditadura Todavia, o número total de votos contava bem pouco na Alemanha a partir de 1933. O Partido Comunista Alemão (KPD) foi posto fora da lei e a oposição de tal modo reduzida que os nazis se tornaram minoritários sem o apoio de nenhum outro partido. Um projecto de lei atribuindo ao governo poderes ditatoriais por 5 anos foi aprovado por 441 votos contra, apenas, 91. Hitler alcançou assim o seu objectivo: A ditadura pelas vias legais. Ouvir discurso em: http://www.bbc.co.uk/history/worldwars/genocide/hitler_audio.shtml

Hitler: chegar ao poder e construir a ditadura FILMES http://resources.ushmm.org/film/display/main.php?search=simple&dquery=Hitler+speech&cache_file=uia_jvvWcA&total_recs=219&page_len=25&page=1&rec=2&file_num=2192 http://resources.ushmm.org/film/display/main.php?search=simple&dquery=keyword%28NAZI+SEIZURE+OF+POWER%29&cache_file=uia_JAFGHW&total_recs=70&page_len=25&page=3&rec=55&file_num=1613 http://www.youtube.com/?v=At8U2aAlRFU http://www.youtube.com/?v=iJ3r5cOKTXY http://www.youtube.com/?v=WePTBgi9rXs http://www.youtube.com/watch?v=20ffh_cM47E «São autorizados, mesmo para além dos limites fixados pela lei: as restrições e os atentados à liberdade individual, ao direito de livre expressão, à liberdade de imprensa, ao direito de reunião; Também são autorizadas as violações do segredo de correspondência e do telefone…» Decreto para a protecção do Povo e do Estado – Fevereiro de 1933 «O Partido Nacional - Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) é o único partido político permitido e existente na Alemanha» Lei de 14 de Julho de 1933 «O movimento Nazi é antiparlamentar, ou seja, nega o princípio duma soberania da maioria, em virtude da qual o chefe do governo é rebaixado à categoria de simples executante da vontade dos outros Uma doutrina que rejeita a ideia democrática da massa e que visa dar esta terra ao melhor povo, quer dizer aos indivíduos superiores, deve logicamente conformar-se com o princípio aristocrático no interior desse povo e reservar às melhores cabeças o comando e a influência… Hitler, Mein Kampf

Hitler: chegar ao poder e construir a ditadura Os Nazis lançaram-se então, com meticulosidade germânica, na sua campanha de nivelamento da sociedade alemã à sua maneira e de acordo com a sua ideologia. O partido interveio em cada sector social para dele fazer um instrumento dócil: a indústria, a agricultura, os sindicatos, o ensino, o direito, a ciência, a imprensa, o exército, os costumes, as igrejas, etc. A propaganda, sobre a forma de cartazes, mostra isso mesmo:

Hitler: chegar ao poder e construir a ditadura Quando a propaganda e o terror não bastavam, a GESTAPO (Geheime Staatspolizei – Polícia Secreta do Estado) entravam em acção com os métodos mais brutais. Milhares de adversários políticos foram confinados em Campos de Concentração, maltratados de maneira atroz; os mortos não tinham conta. Os judeus vão ser os mais atingidos.

Hitler: chegar ao poder e construir a ditadura Quando Hindenburgo morreu, em 2 de Agosto de 1934, Hitler não teve a mínima dificuldade em tornar-se chefe de Estado e comandante supremo do exército. Recusando o título de Presidente da República, tornou-se FUHER UND REICHSKANZLER, o único senhor da Alemanha sem limite algum ao seu poder e a quem todos prestam culto e obediência. «Aquele que quer ser o chefe, carrega com a autoridade suprema e sem limites, o pesado fardo duma responsabilidade total…Só um herói pode assumir esta função. Para restituir ao nosso povo a sua grandeza é necessário exaltar a personalidade do chefe e dar a este toda a autoridade.»

Hitler: chegar ao poder e construir a ditadura Ao mesmo tempo…. Os postos –chave do Estado e da política são entregues a membros do NSDAP Foram extintos todos os outros partidos Foi escolhida uma nova bandeira para a Alemanha, com as cores vermelha e branca e com a cruz suástica desenhada. O Ministério da Propaganda, chefiado por Joseph Goebbels, controlava a imprensa, a rádio e o cinema

Hitler: chegar ao poder e construir a ditadura A ditadura nazi, após 1934 está em plena execução. Muitos intelectuais são presos ou abandonam o país. Milhares de pessoas caem nas mãos da GESTAPO: são presas, interrogadas, torturadas e mortas. Dentro do próprio partido nazi são sistematicamente os opositores são eliminados Através da propaganda, da educação e da integração em organizações juvenis como a Juventude Hitleriana, desenvolveu-se a mentalização dos jovens a favor dos Nazis e dos seus mentores. Muitos desses jovens denunciavam os membros da própria família.

Hitler: chegar ao poder e construir a ditadura O terror nazi vai desenvolver duas outras características: O expansionismo alemão que vai destruir a paz mundial. O anti-semitismo racista contra os Judeus, dando origem ao Holocausto Eis os principais colaboradores de Adolfo Hitler: Goering, Goebbles, Rudolf Hess, Himmler e Ribbentrop, entre outros (Consulta Biografias)