LÓGICA DA ARGUMENTAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lógica “A Lógica tem, por objeto de estudo, as leis gerais do pensamento, e as formas de aplicar essas leis corretamente na investigação da verdade”
Advertisements

CONJUNTO NA LÓGICA P1: Todos os espanhóis são toureiros. P2: Bill Clinton é espanhol. C:
Prof. Marcone Sotéro Argumento Prof. Marcone Sotéro
Elementos de Lógica Matemática
Trabalho Escolar de Filosofia
Elsa Carvalho 163 Universidade da Madeira Departamento de Matemática Programação em Lógica e Funcional (2000/01) (Actualizado em 2004/05) Teoria dos Modelos.
Tautologia, Contradições e Contingência
Introdução à Lógica Matemática
Introdução a Lógica Matemática
Lógica Introdução.
Prof. Sérgio Altenfelder
INTRODUÇÃO A lógica faz parte do nosso cotidiano.
BCC 101 –Matemática Discreta
CADERNO DE LÓGICA Nome.
Lógica e lógica de programação
“... Sem método científico, não se faz ciência!”
DEDUÇÃO NO CÁLCULO PROPOSICIONAL
Conceitos Básicos.
Exercícios de lógica -sensibilização
Lógica Matemática e Computacional
Filosofia Aula 2.
Argumentos, verdade e validade 2
Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – º Médio A e B
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
MÉTODO DEDUTIVO Jeneffer Ferreira
Disciplina Interação com o Mundo Natural : Ciências da natureza II
Métodos Científicos Método Indutivo
3. TEXTO: “A questão da verdade é do domínio da teoria do conhecimento, ou da filosofia da ciência. A questão da validade é do domínio da lógica. [...]
LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
Operadores e Estruturas Condicionais 29/04/2014. Operadores Aritméticos.
 Por que o Cruzeiro deve mudar de técnico?  Os filhos devem ir dormir na hora em que os pais determinam.  A multa do fulano de tal foi injusta?  A.
SEMÂNTICA.
Introdução (slides modificados de Joseluce Cunha)
Lógica Proposicional Dedução Natural.
Lógicas e Inferência para IA
Teoria e prática da argumentação
Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
Lógica Erros Comuns Dicionário Escolar de Filosofia, de Aires Almeida LÓGICA.
Lógica matemática.
SEAC- Escola de Educação Profissional
A Proposição e a Lógica A idéia geral da dedução ou inferência silogística é: A é verdade de B. B é verdade de C. Logo, A é verdade de C. A inferência.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Aula1: Teoria e Prática da Redação Jurídica
Lógica Matemática Introdução.
Inteligência Artificial: Lógica Proposicional e Prolog
Lógica e Teoria dos Conjuntos
Lógica Proposicional.
Lógica e Teoria dos Conjuntos
Decidibilidade, Corretude, Completude, Consistência
Inferir: é o ato ou processo de derivar conclusões lógicas de premissas conhecida ou decididamente verdadeiras. A dedução é uma inferência.
8 Click Nunca se justifique para ninguém.
Introdução à Engenharia de Computação
J. M. Barreto UFSC-INE Lógica de Primeira Órdem R ecordação.
RACIOCÍNIO LÓGICO PBH JULIANO PEREIRA.
Colégio Agrícola “José Bonifacio”
Apostila de Práticas Investigativas
Anjolina Grisi de Oliveira
Lógica Aula 3.
Lógica matemática.
Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein.
TEORIA DOS NÚMEROS Aula 2 – Princípio da Indução Finita
A distinção validade-verdade
FILOSOFIA Professor Fernando Petry
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
Lógica I “Sem abstração, a inteligência não floresce” (João Zelesny)
Espécies de argumentação dedutiva
Silogismo No cumprimento de mais uma tarefa da vida académica, sobretudo na disciplina de Matemática, coube ao grupo, já identificado, elaborar o presente.
PROF. NAYARA ZAGO BASSETTO
Transcrição da apresentação:

LÓGICA DA ARGUMENTAÇÃO WAC 2014

ARGUMENTO Argumento é uma relação que associa um conjunto de proposições (p1, p2, p3,... pn), chamadas premissas ou hipóteses, e uma proposição C chamada conclusão. Esta relação é tal que a estrutura lógica das premissas acarretam ou tem como conseqüência a proposição C (conclusão).

O argumento pode ser representado da seguinte forma: P2 premissas P3 - Pn C ----------------Conclusão

SILOGISMO Os silogismos são os argumentos que têm somente duas premissas e mais a conclusão, e utilizam os termos: todo, nenhum e algum, em sua estrutura.

EXEMPLOS 1. Todos os cariocas são alegres.     Todas as pessoas alegres vão à praia     Todos os cariocas vão à praia. 2. Todos os cientistas são loucos.     Einstein é cientista.     Einstein é louco!

ARGUMENTO INDUTIVO O argumento será INDUTIVO quando suas premissas não fornecerem o “apoio completo” para ratificar as conclusões. Portanto, nos argumentos indutivos, a conclusão possui informações que ultrapassam as fornecidas nas premissas. Sendo assim, não se aplica, então, a definição de argumentos válidos ou não válidos para argumentos indutivos.

EXEMPLO: O Flamengo é um bom time de futebol. O Palmeiras é um bom time de futebol. O Vasco é um bom time de futebol. O Cruzeiro é um bom time de futebol. Todos os times brasileiros de futebol são bons.

ARGUMENTO DEDUTIVO O argumento será DEDUTIVO quando suas premissas fornecerem informações suficientes para comprovar a veracidade da conclusão, isto é, o argumento é dedutivo quando a conclusão é completamente derivada das premissas. EXEMPLO: Todo ser humano têm mãe. Todos os homens são humanos. Todos os homens têm mãe.

EXERCÍCIOS Após a leitura do argumento, escolha a única alternativa correta.

Considere que as seguintes afirmações são verdadeiras: “Toda criança gosta de passear no Metrô de São Paulo.” “Existem crianças que são inteligentes.” Assim sendo, certamente é verdade que: (A) Alguma criança inteligente não gosta de passear no Metrô de São Paulo. (B) Alguma criança que gosta de passear no Metrô de São Paulo é inteligente. (C) Alguma criança não inteligente não gosta de passear no Metrô de São Paulo. (D) Toda criança que gosta de passear no Metrô de São Paulo é inteligente. (E) Toda criança inteligente não gosta de passear no Metrô de São Paulo.

O responsável por um ambulatório médico afirmou: “Todo paciente é atendido com certeza, a menos que tenha chegado atrasado.” De acordo com essa afirmação, conclui-se que, necessariamente que a) nenhum paciente terá chegado atrasado se todos tiverem sido atendidos. b) nenhum paciente será atendido se todos tiverem chegado atrasados. c) se um paciente não for atendido, então ele terá chegado atrasado. d) se um paciente chegar atrasado, então ele não será atendido. e) se um paciente for atendido, então ele não terá chegado atrasado.

Se a tinta é de boa qualidade então a pintura melhora a aparência do ambiente. Se o pintor é um bom pintor até usando tinta ruim a aparência do ambiente melhora. O ambiente foi pintado. A aparência do ambiente melhorou. Então, a partir dessas afirmações, é verdade que: a) O pintor era um bom pintor ou a tinta era de boa qualidade. b) O pintor era um bom pintor e a tinta era ruim. c) A tinta não era de boa qualidade. d) A tinta era de boa qualidade e o pintor não era bom pintor. e) Bons pintores não usam tinta ruim.