I WORKSHOP DE PEDAGOGIA DA BAHIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PRONACAMPO Programa Nacional de Educação do Campo
EDUCAÇÃO DO CAMPO PRONACAMPO Programa Nacional de Educação do Campo
FACULDADE METROPOLITANA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Ministério da Educação
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Esse Programa articula-se com os Programas Conselhos Escolares, Pró- Conselho, Planos Municipais de Educação da CAFISE/DASE/SEB/MEC, dentre outros como.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Curso de Especialização em Educação Infantil
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Universidade Federal de Uberlândia
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
PRONACAMPO Programa Nacional de Educação do Campo
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Transcrição da apresentação:

I WORKSHOP DE PEDAGOGIA DA BAHIA MINISTERIO DA EDUCAÇÃO REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO INSTITUTO ANISIO TEIXEIRA FORUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE DO ESTADO DA BAHIA (FORPROF-BA) I WORKSHOP DE PEDAGOGIA DA BAHIA

CELI NELZA ZULKE TAFFARE A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO NAS DIVERSAS MODALIDADES – ENFASE EDUCAÇÃO DO CAMPO CELI NELZA ZULKE TAFFARE Professora Dra. Titular FACED/UFBA COORDENADORA ESCOLA DA TERRA.

AS DEMANDAS REAIS NO CAMPO

Acesso à Educação Básica no Campo Taxas de atendimento Educação Infantil /Creche 6,98% Educação Infantil/Pré-Escola 66,80% Ensino Fundamental 91,96% Ensino Médio 18,43% EJA – Ensino Fundamental 4,34% EJA – Ensino Médio 3,10% 6,3 milhões de matrículas no campo (12,4% do total de estudantes matriculados) Censo Escolar INEP/2011 Censo IBGE/2010 Ministério da Educação

Educação do Campo PRONACAMPO - DIAGNÓSTICO Organização Nº escolas % Nº matrículas matrículas Escolas e Matrículas 76.229 100,00 6.293.885 Com até 15 estudantes 13.758 18,05 146.658 2,3 Com até 50 estudantes 43.986 57,70 1.050.608 16,7 Com até 100 estudantes 58.473 76,71 2.081.541 33,1 Com mais de 100 estudantes 17.756 23,29 4.212.344 66,9 Com turmas multisseriadas 54.405 71,37 1.436.667 22,8 Fonte: INEP/2011 Ministério da Educação

Eixo II - Formação dos Professores Total de professores no campo: 342.845 Professores no campo sem educação superior: 160.317 (156.190 com ensino médio e 4.127 com ensino fundamental) Ministério da Educação Censo Escolar INEP/2011

Total de municípios com escolas multisseriadas - 3548 Adesão de Municípios Total de municípios com escolas multisseriadas - 3548

MUNICÍPIOS PRIORITÁRIOS

Adesão de Escolas *Total de escolas multisseriadas 52.665 *Total de escolas que aderiram 37.396 71% das escolas multisseriadas

Adesão de professores Meta de atendimento 15.000 (2013-2014) Taxa de atendimento de acordo com a meta 22% Professo res identificados no censo 2012 – 69.005 Professores solicitados para adesão no escola da terra – 83.483 Taxa de atendimento de acordo com a meta 18%

A ESCOLA DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES O QUE DEMONSTRAM AS PESQUISAS

TESES ANDRE SOUZA DOS SANTOS Educação e Desenvolvimento: o caso das escolas rurais da Região do Cacau – Bahia – Brasil. THESE Présentée à la Faculté de psychologie et des sciences de l’éducation de l’Université de Genève pour obtenir le grade de Docteur en sciences de l’éducation CLÁUDIO EDUARDO FELIX DOS SANTOS : Relativismo e Escolanovismo na formação do educador: uma análise Histórico-Crítica da Licenciatura em Educação do Campo. Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Educação. MARIA NALVA DE ARAUJO: AS CONTRADIÇÕES E AS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NO CONTEXTO DO MST Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Educação.

O QUE PROPÕE O GOVERNO

PRONACAMPO Programa de apoio técnico e financeiro aos Estados, Municípios e Distrito Federal para a implementação da política de educação do campo, conforme Decreto n° 7.352/2010. Ações voltadas para o fortalecimento e a melhoria do ensino nas redes existentes e ampliação de acesso a educação para as populações do campo Eixo I – Gestão e Práticas Pedagógicas Eixo II – Formação de Professores Eixo III – Educação de jovens e adultos, Educação Profissional e Tecnológica Eixo IV – Infraestrutura Física e Tecnológica Ministério da Educação

PRONACAMPO: Eixo I - Gestão e Práticas Pedagógicas Escola da Terra 71,37% das escolas tem turmas multisseriadas e representam 22% das matrículas totais campo Apoio às escolas com classes multisseriadas dos anos iniciais do ensino fundamental. Ações Formação continuada dos professores com cursos de aperfeiçoamento de 200 horas Equipe local responsável pelo acompanhamento pedagógico Conjunto de materiais pedagógicos específicos Metas (2012-2014) Todas as escolas ( 54.405 ) – kits de materiais e acompanhamento pedagógico Ministério da Educação

Formação Inicial, Continuada e Pós-Graduação PRONACAMPO: Eixo II – Formação de Professores Formação Inicial, Continuada e Pós-Graduação Ações Oferta de cursos de licenciatura do campo Expansão de polos da Universidade Aberta do Brasil Cursos de aperfeiçoamento e especialização Financiamento específico nas áreas de conhecimento voltadas a educação do campo e quilombola, por meio do Observatório da Educação e do Programa de Extensão Universitária – PROEXT, conforme demanda apresentada. Escola sem fronteiras Instrumentos UAB Plano de Ações Articuladas da Formação – PARFOR IES públicas e comunitárias Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES Metas (2012-2014) 45.000 professores em formação inicial (Primeira Etapa) 100.000 professores com formação continuada (Primeira Etapa) Ministério da Educação

Rede de Formação UAB – PARFOR - PROCAMPO IES Regiões Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul Total Federais 11 22 07 24 12 76 Estaduais 06 03 05 08 34 Municipais - 01 02 Privadas sem fins lucrativos 16 14 30 17 10 46 35 142

Escola da Terra – Projetos das Universidades UFRGS, UFMG, UFPE, UFAM, UFPA, UFBA

Universidade Federal da Bahia - UFBA QUE PROPOE A UFBA Universidade Federal da Bahia - UFBA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOS TEMPO PRESENCIAL TEMPO SEMI-PRESENCIAL PRIMEIRO MÓDULO OS FUNDAMENTOS ESTARÃO TRATADOS A PARTIR DO REAL CONCRETO, O QUE EXIGIRÁ A ABORDAGEM SOBRE O MODO DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM, GERAL AO TRABALHO PEDAGÓGICO. 20 40 SEGUNDO MÓDULO APRESENTA ESPECIFIDADES DO PROCESSO DE TRABALHO, PARA QUE OS PROFESSORES SE APROXIMEM DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO FOCANDO QUATRO EIXOS FUNDAMENTAIS: A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO; PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DO CAMPO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO PARA AS ESCOLA DO CAMPO E O FINANCIAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOS TEMPO PRESENCIAL TEMPO SEMI-PRESENCIAL TERCEIRO MÓDULO A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL, A TEORIA DO CONHECIMENTO E DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SERÃO TRATADOS, JUNTAMENTE COM A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA. O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES. AS DIMENSÕES A SEREM DESENVOLVIDAS DA PERSONALIDADE DAS CRIANÇAS. O ACESSO AOS PRODUTOS E MEIOS DE PRODUÇÃO DA CULTURA, DA CIÊNCIA, HUMANIDADES, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA. 20 40 QUARTO MÓDULO OS FUNDAMENTOS E BASES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS CRIANÇAS EM MULTISSERIAÇÃO, TENDO COMO EIXO NORTEADOR, CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM (PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL). O MÓDULO SERÁ FOCADO SOBRE OS ESTUDOS REFERENTE AO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOS TEMPO PRESENCIAL TEMPO SEMI-PRESENCIAL TEORIAS DE ALFABETIZAÇÃO (ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; ASPECTOS PSICOLOLINGÜÍSTICOS DA ALFABETIZAÇÃO (DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA, PRODUÇÃO DE TEXTOS, GÊNEROS TEXTUAIS); FORMAS DE AGRUPAMENTO ENTRE AS CRIANÇAS NAS SALAS MULTISSERIADAS. 20 40 QUINTO MÓDULO – PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESTUDANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O TRABALHO COM AS AREAS DO CONHECIMENTO: NESTE MÓDULO SERÃO DESTACADOS OS PRINCÍPIOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO, CONSIDERANDO AS RELAÇÕES MAIS GERAIS TRABALHO-CAPITAL E ESPECÍFICAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NAS CLASSES MULTISSERIADAS: OBJETIVO-AVALIAÇÃO, CONTEÚDO-MÉTODO, TEMPO-ESPAÇO, PROFESSOR-ESTUDANTE-COMUNIDADE-ESTADO. OS ALUNOS IRÃO APRENDER A UTILIZAR O MATERIAL DIDÁTICO DO PROGRAMA, UTILIZAÇÃO DO KIT PEDAGÓGICO NO TRATO COM O CONHECIMENTO DAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS, DAS HUMANIDADES, DAS ARTES E DA EDUCAÇÃO FÍSICA.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOS TEMPO PRESENCIAL TEMPO SEMI-PRESENCIAL NO SEXTO MÓDULO SERÁ TRABALHADO A QUESTÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL DAS ESCOLAS DO CAMPO NO ESTADO DA BAHIA, COM O INTUITO QUE O PROFESSOR COMPREENDA A GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR DO CAMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA, IDENTIFICANDO AS POSSIBILIDADES DA GESTÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E DO COTIDIANO DA COMUNIDADE MEDIADAS POR PRÁTICAS EDUCATIVAS SUPERADORAS, FUNDAMENTANDO-SE NA CONCEPÇÃO DE GESTÃO EDUCACIONAL A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. 20 40

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOS AO TÉRMINO DO CURSO, OS ALUNOS APRESENTARÃO O RELATÓRIO TÉCNICO CIENTIFICO COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO VERSANDO SOBRE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA COM ESTA BASE TEÓRICA. QUANTO AO MÉTODO DIDÁTICO – MÉTODO DE ENSINO, DENOMINADO DE MÉTODO DA PRÁTICA SOCIAL, VAMOS NOS VALER DA PROPOSTA METODOLÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA APRESENTADA POR SAVIANI (2003) QUE APRESENTA CINCO MOMENTOS, A SABER: A PRÁTICA SOCIAL, A PROBLEMATIZAÇÃO, A INSTRUMENTALIZAÇÃO, A CATARSE E O RETORNO À PRÁTICA SOCIAL.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOS DESDE O PRIMEIRO MÓDULO SERÁ TRABALHADO O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - COMPUTADOR NA SALA DE AULA-, ONDE OS PROFESSORES UTILIZARÃO AS FERRAMENTAS COMO MAIS UM ELEMENTO À SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, NA CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA. DESDE O PRIMEIRO MÓDULO OS PARTICIPANTES SERÃO ORIENTADOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE CARÁTER FORMATIVO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS NO TEMPO ESCOLA-COMUNIDADE. EM CADA MÓDULO SÃO 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 HORAS NA ESCOLA COMUNIDADE. AO TODO SERÃO 120 HORAS PRESENCIAIS E 240 HORAS DE TRABALHO EM CAMPO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS. AS ORIENTAÇÕES NO TEMPO ESCOLA SUBSIDIARÃO AINDA, A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS TÉCNICO CIENTÍFICOS A SEREM ENTREGUES SEGUNDO NORMAS TÉCNICAS COMO REQUISITO PARA CONCLUSÃO DO CURSO. SERÁ DISCUTIDO E APRESENTADO O MODELO DE RELATÓRIO REFERENCIAL A SER TRABALHADO AO LONGO DO CURSO PARA GARANTIR O ACESSO AO CONHECIMENTO DE QUALIDADE DESSES PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO.

MUITO OBRIGADA taffarel@ufba.br