I WORKSHOP DE PEDAGOGIA DA BAHIA MINISTERIO DA EDUCAÇÃO REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO INSTITUTO ANISIO TEIXEIRA FORUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE DO ESTADO DA BAHIA (FORPROF-BA) I WORKSHOP DE PEDAGOGIA DA BAHIA
CELI NELZA ZULKE TAFFARE A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO NAS DIVERSAS MODALIDADES – ENFASE EDUCAÇÃO DO CAMPO CELI NELZA ZULKE TAFFARE Professora Dra. Titular FACED/UFBA COORDENADORA ESCOLA DA TERRA.
AS DEMANDAS REAIS NO CAMPO
Acesso à Educação Básica no Campo Taxas de atendimento Educação Infantil /Creche 6,98% Educação Infantil/Pré-Escola 66,80% Ensino Fundamental 91,96% Ensino Médio 18,43% EJA – Ensino Fundamental 4,34% EJA – Ensino Médio 3,10% 6,3 milhões de matrículas no campo (12,4% do total de estudantes matriculados) Censo Escolar INEP/2011 Censo IBGE/2010 Ministério da Educação
Educação do Campo PRONACAMPO - DIAGNÓSTICO Organização Nº escolas % Nº matrículas matrículas Escolas e Matrículas 76.229 100,00 6.293.885 Com até 15 estudantes 13.758 18,05 146.658 2,3 Com até 50 estudantes 43.986 57,70 1.050.608 16,7 Com até 100 estudantes 58.473 76,71 2.081.541 33,1 Com mais de 100 estudantes 17.756 23,29 4.212.344 66,9 Com turmas multisseriadas 54.405 71,37 1.436.667 22,8 Fonte: INEP/2011 Ministério da Educação
Eixo II - Formação dos Professores Total de professores no campo: 342.845 Professores no campo sem educação superior: 160.317 (156.190 com ensino médio e 4.127 com ensino fundamental) Ministério da Educação Censo Escolar INEP/2011
Total de municípios com escolas multisseriadas - 3548 Adesão de Municípios Total de municípios com escolas multisseriadas - 3548
MUNICÍPIOS PRIORITÁRIOS
Adesão de Escolas *Total de escolas multisseriadas 52.665 *Total de escolas que aderiram 37.396 71% das escolas multisseriadas
Adesão de professores Meta de atendimento 15.000 (2013-2014) Taxa de atendimento de acordo com a meta 22% Professo res identificados no censo 2012 – 69.005 Professores solicitados para adesão no escola da terra – 83.483 Taxa de atendimento de acordo com a meta 18%
A ESCOLA DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES O QUE DEMONSTRAM AS PESQUISAS
TESES ANDRE SOUZA DOS SANTOS Educação e Desenvolvimento: o caso das escolas rurais da Região do Cacau – Bahia – Brasil. THESE Présentée à la Faculté de psychologie et des sciences de l’éducation de l’Université de Genève pour obtenir le grade de Docteur en sciences de l’éducation CLÁUDIO EDUARDO FELIX DOS SANTOS : Relativismo e Escolanovismo na formação do educador: uma análise Histórico-Crítica da Licenciatura em Educação do Campo. Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Educação. MARIA NALVA DE ARAUJO: AS CONTRADIÇÕES E AS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NO CONTEXTO DO MST Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Educação.
O QUE PROPÕE O GOVERNO
PRONACAMPO Programa de apoio técnico e financeiro aos Estados, Municípios e Distrito Federal para a implementação da política de educação do campo, conforme Decreto n° 7.352/2010. Ações voltadas para o fortalecimento e a melhoria do ensino nas redes existentes e ampliação de acesso a educação para as populações do campo Eixo I – Gestão e Práticas Pedagógicas Eixo II – Formação de Professores Eixo III – Educação de jovens e adultos, Educação Profissional e Tecnológica Eixo IV – Infraestrutura Física e Tecnológica Ministério da Educação
PRONACAMPO: Eixo I - Gestão e Práticas Pedagógicas Escola da Terra 71,37% das escolas tem turmas multisseriadas e representam 22% das matrículas totais campo Apoio às escolas com classes multisseriadas dos anos iniciais do ensino fundamental. Ações Formação continuada dos professores com cursos de aperfeiçoamento de 200 horas Equipe local responsável pelo acompanhamento pedagógico Conjunto de materiais pedagógicos específicos Metas (2012-2014) Todas as escolas ( 54.405 ) – kits de materiais e acompanhamento pedagógico Ministério da Educação
Formação Inicial, Continuada e Pós-Graduação PRONACAMPO: Eixo II – Formação de Professores Formação Inicial, Continuada e Pós-Graduação Ações Oferta de cursos de licenciatura do campo Expansão de polos da Universidade Aberta do Brasil Cursos de aperfeiçoamento e especialização Financiamento específico nas áreas de conhecimento voltadas a educação do campo e quilombola, por meio do Observatório da Educação e do Programa de Extensão Universitária – PROEXT, conforme demanda apresentada. Escola sem fronteiras Instrumentos UAB Plano de Ações Articuladas da Formação – PARFOR IES públicas e comunitárias Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES Metas (2012-2014) 45.000 professores em formação inicial (Primeira Etapa) 100.000 professores com formação continuada (Primeira Etapa) Ministério da Educação
Rede de Formação UAB – PARFOR - PROCAMPO IES Regiões Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul Total Federais 11 22 07 24 12 76 Estaduais 06 03 05 08 34 Municipais - 01 02 Privadas sem fins lucrativos 16 14 30 17 10 46 35 142
Escola da Terra – Projetos das Universidades UFRGS, UFMG, UFPE, UFAM, UFPA, UFBA
Universidade Federal da Bahia - UFBA QUE PROPOE A UFBA Universidade Federal da Bahia - UFBA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOS TEMPO PRESENCIAL TEMPO SEMI-PRESENCIAL PRIMEIRO MÓDULO OS FUNDAMENTOS ESTARÃO TRATADOS A PARTIR DO REAL CONCRETO, O QUE EXIGIRÁ A ABORDAGEM SOBRE O MODO DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM, GERAL AO TRABALHO PEDAGÓGICO. 20 40 SEGUNDO MÓDULO APRESENTA ESPECIFIDADES DO PROCESSO DE TRABALHO, PARA QUE OS PROFESSORES SE APROXIMEM DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO FOCANDO QUATRO EIXOS FUNDAMENTAIS: A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO; PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DO CAMPO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO PARA AS ESCOLA DO CAMPO E O FINANCIAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOS TEMPO PRESENCIAL TEMPO SEMI-PRESENCIAL TERCEIRO MÓDULO A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL, A TEORIA DO CONHECIMENTO E DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SERÃO TRATADOS, JUNTAMENTE COM A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA. O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES. AS DIMENSÕES A SEREM DESENVOLVIDAS DA PERSONALIDADE DAS CRIANÇAS. O ACESSO AOS PRODUTOS E MEIOS DE PRODUÇÃO DA CULTURA, DA CIÊNCIA, HUMANIDADES, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA. 20 40 QUARTO MÓDULO OS FUNDAMENTOS E BASES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS CRIANÇAS EM MULTISSERIAÇÃO, TENDO COMO EIXO NORTEADOR, CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM (PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL). O MÓDULO SERÁ FOCADO SOBRE OS ESTUDOS REFERENTE AO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOS TEMPO PRESENCIAL TEMPO SEMI-PRESENCIAL TEORIAS DE ALFABETIZAÇÃO (ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; ASPECTOS PSICOLOLINGÜÍSTICOS DA ALFABETIZAÇÃO (DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA, PRODUÇÃO DE TEXTOS, GÊNEROS TEXTUAIS); FORMAS DE AGRUPAMENTO ENTRE AS CRIANÇAS NAS SALAS MULTISSERIADAS. 20 40 QUINTO MÓDULO – PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESTUDANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O TRABALHO COM AS AREAS DO CONHECIMENTO: NESTE MÓDULO SERÃO DESTACADOS OS PRINCÍPIOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO, CONSIDERANDO AS RELAÇÕES MAIS GERAIS TRABALHO-CAPITAL E ESPECÍFICAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NAS CLASSES MULTISSERIADAS: OBJETIVO-AVALIAÇÃO, CONTEÚDO-MÉTODO, TEMPO-ESPAÇO, PROFESSOR-ESTUDANTE-COMUNIDADE-ESTADO. OS ALUNOS IRÃO APRENDER A UTILIZAR O MATERIAL DIDÁTICO DO PROGRAMA, UTILIZAÇÃO DO KIT PEDAGÓGICO NO TRATO COM O CONHECIMENTO DAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS, DAS HUMANIDADES, DAS ARTES E DA EDUCAÇÃO FÍSICA.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOS TEMPO PRESENCIAL TEMPO SEMI-PRESENCIAL NO SEXTO MÓDULO SERÁ TRABALHADO A QUESTÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL DAS ESCOLAS DO CAMPO NO ESTADO DA BAHIA, COM O INTUITO QUE O PROFESSOR COMPREENDA A GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR DO CAMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA, IDENTIFICANDO AS POSSIBILIDADES DA GESTÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E DO COTIDIANO DA COMUNIDADE MEDIADAS POR PRÁTICAS EDUCATIVAS SUPERADORAS, FUNDAMENTANDO-SE NA CONCEPÇÃO DE GESTÃO EDUCACIONAL A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. 20 40
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOS AO TÉRMINO DO CURSO, OS ALUNOS APRESENTARÃO O RELATÓRIO TÉCNICO CIENTIFICO COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO VERSANDO SOBRE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA COM ESTA BASE TEÓRICA. QUANTO AO MÉTODO DIDÁTICO – MÉTODO DE ENSINO, DENOMINADO DE MÉTODO DA PRÁTICA SOCIAL, VAMOS NOS VALER DA PROPOSTA METODOLÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA APRESENTADA POR SAVIANI (2003) QUE APRESENTA CINCO MOMENTOS, A SABER: A PRÁTICA SOCIAL, A PROBLEMATIZAÇÃO, A INSTRUMENTALIZAÇÃO, A CATARSE E O RETORNO À PRÁTICA SOCIAL.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROJETO UFBA – Escola da Terra CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA O CURSO TERÁ SEIS MÓDULOS, CADA MÓDULO COM 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 SEMI-PRESENCIAIS, COM CARGA HORÁRIA TOTAL DE 360 H/A MÓDULOS DESDE O PRIMEIRO MÓDULO SERÁ TRABALHADO O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - COMPUTADOR NA SALA DE AULA-, ONDE OS PROFESSORES UTILIZARÃO AS FERRAMENTAS COMO MAIS UM ELEMENTO À SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, NA CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA. DESDE O PRIMEIRO MÓDULO OS PARTICIPANTES SERÃO ORIENTADOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE CARÁTER FORMATIVO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS NO TEMPO ESCOLA-COMUNIDADE. EM CADA MÓDULO SÃO 20 HORAS PRESENCIAIS E 40 HORAS NA ESCOLA COMUNIDADE. AO TODO SERÃO 120 HORAS PRESENCIAIS E 240 HORAS DE TRABALHO EM CAMPO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS. AS ORIENTAÇÕES NO TEMPO ESCOLA SUBSIDIARÃO AINDA, A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS TÉCNICO CIENTÍFICOS A SEREM ENTREGUES SEGUNDO NORMAS TÉCNICAS COMO REQUISITO PARA CONCLUSÃO DO CURSO. SERÁ DISCUTIDO E APRESENTADO O MODELO DE RELATÓRIO REFERENCIAL A SER TRABALHADO AO LONGO DO CURSO PARA GARANTIR O ACESSO AO CONHECIMENTO DE QUALIDADE DESSES PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO.
MUITO OBRIGADA taffarel@ufba.br