TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Advertisements

SIG Conceituando: Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
7130 – Adminstração de Sistemas de Informação
Sistemas operacionais
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Organizações Virtuais
CONCEITO COMPONENTES DE UM SISTEMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Introdução à Programação Fundamentos da Computação Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
GERENCIAMENTO DE REDES
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Engenharia de Software
TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Aula 7 – A Internet e a nova estrutura de TI
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
IFSul – Campus Venâncio Aires
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira TECNOLOGIA DE PROCESSOS
Os sistemas de informação empresariais na sua carreira
Gestão da Tecnologia da Informação
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Estratégia de Operações
Por que estudar sistemas de informação?
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Princípios de Sistemas de Informação
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Princípios de Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
E-commerce e E-business
TECNOLOGIAS DE PROCESSO
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Trabalhos de T.I.C..
Introdução ao geoprocessamento
INFRA-ESTRUTURA: HARDWARE
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Lojas de Informática e eletrônicos
Disciplina:Sistemas de Informação Prof. FABIO RUY UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO UNICASTELO – CAMPUS DESCALVADO Curso : ADMINISTRAÇÃO.
O que é um Computador  Um computador é um aparelho electrónico que processa dados em função de um conjunto de instruções anteriormente dadas 1 Arcozelo.
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Administração de Sistemas de Informação 7º Sem
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Introdução ao geoprocessamento
Sistemas de Informação
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Evolução Histórica Pré-História
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
Tecnologia da Informação
Professor: Carlos Silva Introdução a informática.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO É a coleção de sistemas de computação usada por uma organização. Dá suporte às operações das organizações, sejam públicas ou privadas. É um catalisador de mudanças fundamentais na estrutura, operações e gerenciamento das organizações, devido às seguintes capacidades: - Realizar cálculos numéricos, de alta velocidade e grande volume; - Oferecer comunicação rápida, precisa e pouco dispendiosa dentro e entre as organizações; - Automatizar ambos os processos comerciais semi-automáticos e as tarefas manuais; - Permitir o acesso rápido e pouco dispendioso a grandes quantidades de informação, no mundo inteiro; - Facilitar a interpretação de grandes quantidades de dados; - Permitir a comunicação e a colaboração em qualquer lugar, a qualquer momento; - Aumentar a eficiência e eficácia das pessoas trabalhando em grupos em um só lugar ou em vários locais diferentes, em qualquer lugar; - Facilitar o trabalho em ambientes perigosos.

SÉCULO XXI – ECONOMIA DIGITAL É uma economia baseada em tecnologias digitais, incluindo redes de comunicações digitais(a internet, intranet, redes de valor agregado privadas ou VANs, e extranets), computadores, software e outras tecnologias de informação. As redes digitais e as infra-estruturas de comunicações oferecem uma plataforma global sobre a qual as pessoas e organizações interagem, se comunicam, colaboram e buscam informações. Essa plataforma inclui: Um grande conjunto de produtos digitalizáveis – banco de dados, notícias e informações, livros, revistas, programação de TV e rádio, filmes, jogos eletrônicos, CDs de música e software – que é transportado pela infra-estrutura digital a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo. Consumidores e firmas realizando transações financeiras digitalmente. Bens físicos como aparelhos eletrodomésticos e automóveis, que possuem mico processadores e capacidades de rede embutidos.

Por que TI é importante? Tem o papel de facilitador de atividades e processos organizacionais. É importante cada gerente e membro profissional da equipe aprenda sobre TI não apenas para a sua área, mas também para a organização inteira e também nos ambientes interorganizacionais. É importante entender como os sistemas de informação bem-sucedidos são construídos, usados e gerenciados. Pode aumentar oportunidades de emprego. A nível departamental/ funcional de uma organização é vital utilizar a TI. Em finanças e contabilidade, por exemplo, os gerentes usam tais sistemas para prever receitas e atividade comercial, determinar as melhores fontes e usos de fundos, gerenciar o caixa e outros recursos financeiros, analisar investimentos e realizar auditorias.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E DEFINIÇÕES SISTEMA DE INFORMAÇÃO: é o processo de transformação de dados em informações. Coleta, processa, armazena, analisa e dissemina informações para uma finalidade específica. E, quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que esse é um sistema de informações gerenciais(SIG). Um sistema de informação baseado em computador é um sistema de informação que utiliza a tecnologia de computador para realizar algumas ou todas as suas tarefas planejadas.

Sistemas de Informação COMPONENTES BÁSICOS HARDWARE: é o conjunto de dispositivos como processador, monitor, teclado e impressora. Juntos, esses dispositivos aceitam dados e informações, os processam e os apresentam. SOFTWARE é um conjunto dos programas que permitem que o hardware processe dados. BANCO DE DADOS: é uma coleção de arquivos relacionados, tabelas, relações, etc que armazena dados e as associações entre eles. REDE: é um sistema de conexão(com ou sem fio) que permite o compartilhamento de recursos por diferentes computadores. PROCEDIMENTOS: são o conjunto de instruções sobre como combinar os componentes anteriores a fim de processar informações e gerar a saída desejada. PESSOAS: são os indivíduos que trabalham com o sistema de informação, interagem com ele ou utilizam sua saída.