Como fazer um artigo científico?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Colégio Elisa Andreoli
FACULDADE METROPOLITANA
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
TCC: Monografia e/ou Artigo
Universidade Federal do Rio Grande
Educação de Lideranças para a Sustentabilidade
Prof. Sylvio L. Honório Coordenadoria de Extensão POLÍTICAS DE EXTENSÃO DA UNICAMP: SUBSÍDIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO Organização PREAC.
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
RELATÓRIO PCC PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
ARTIGO CIENTÍFICO.
DIRETORIA DE GENTE E GESTÃO Gerência de Relacionamento com Docentes Grupo de trabalho: Educação e Sustentabilidade.
FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE UBERLÂNDIA NOME DO CURSO III Encontro Científico de Trabalhos Interdisciplinares Título do Trabalho Autores: nome.
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Alfabetização Científica
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Comunicação e inteligência empresarial
Políticas Educacionais I
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS
Profª: Cristiane M. Zanini
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Autoavaliação Institucional e a CPA
Referências Bibliográficas
Título – exemplo: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE EAD: A EXPERIÊNCIA DO E-TE Fulano da Silva de Tal - Fulano da Silva.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Responsabilidade Socioambiental UNIDADE: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PROFª ESP. NATALIA PACHECO
Trabalho nas regras ABNT
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
U NIVERSIDADE DE S ÃO P AULO E SCOLA S UPERIOR DE A GRICULTURA “L UIZ DE Q UEIROZ ” Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Ambiental.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Perguntas de Modelação
Metodologia Científica
Elaboração de relatório
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Introdução a Engenharia de Alimentos
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Introdução ao Serviço Social
AULA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Os PCN e o Ensino Médio.
Professor Douglas Pereira da Silva
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
A POLÍTICA EXTERNA ESTADUNIDENSE: RECURSOS NATURAIS E O PAPEL DA AMÉRICA LATINA Autora: Ana Gabriele Geraldo Orientadora: profª mestre Verenice Pavan Garcia.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
Sistema Sustentável de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Transcrição da apresentação:

Como fazer um artigo científico? FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO - FIS CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I PROFESSOR: FARNÉSIO DE SOUSA CAVALCANTE Como fazer um artigo científico? Aula 7

Como fazer um artigo científico? FERREIRA, D.D.M.; FERREIRA, L.F. O Ensino de Gestão Ambiental nos Cursos de Administração de Empresas nas IES (Instituições de Ensino Superior) do Estado de Santa Catarina: Um Estudo Exploratório. CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, IV: Responsabilidade Socioambiental das Organizações Brasileiras. Anais..., Niterói, RJ, Brasil, 2008.

Como fazer um artigo científico? Resumo Os autores iniciam o resumo pelos objetivos a serem alcançados que nesse caso é: “verificar o grau de inserção da disciplina de gestão ambiental na matriz curricular dos cursos de graduação em Administração de Empresas oferecidos pelas IES (Instituições de Ensino Superior) do estado de Santa Catarina...” (p.1). O resumo é a última parte a ser feita no trabalho, embora esteja no início dele. Abstract Os autores traduziram o mesmo texto para o inglês, sem acrescentar ou fazer uma versão do resumo.

Como fazer um artigo científico? 1. Introdução Os autores deram boa contribuição na INTRODUÇÃO do artigo, analisando os cenários de novas tecnologias e os problemas ambientais enfrentados pelas empresas. A única citação, obedecendo às regras e os direitos autorais foi: Para DONAIRE (1999, p. 50), “as organizações deverão de maneira acentuada, incorporar a variável ambiental na prospecção de seus cenários e na tomada de decisão, além de manter uma postura responsável, de respeito à questão ambiental”. Diz ainda que: “a inexistência de consumidores conscientizados em relação a causa ambiental pode dar falsa impressão de que a empresa não está ameaçada pela crescente ampliação dos produtos amigáveis ao meio ambiente no mercado de bens e serviços.”

Como fazer um artigo científico? 2. Problema Os autores esclarecem que: “aspectos socioambientais exercem cada vez mais influência nas decisões do empresariado...” (p.5) “... frente à necessidade de administradores esclarecidos a respeito desta temática, buscam-se neste estudo subsídios para formar profissionais hábeis e que enfatizem a questão ambiental. Diante desta questão, como as IES têm inserido a variável ambiental em sua matriz curricular?” (p.5) Inserem o conceito de desenvolvimento ambiental descrito por VALLE (2002, p.28) “significa atender às necessidades da geração atual sem comprometer o direito das futuras gerações atenderem suas próprias necessidades”.

Como fazer um artigo científico? 3. Objetivo e Justificativa Os autores apresentam os objetivos do trabalho, conforme já se encontra no resumo: “verificar o grau de inserção da disciplina de gestão ambiental (ou correlatas) na matriz curricular dos cursos de graduação em Administração de Empresas oferecidos pelas IES (Instituições de Ensino Superior) do estado de Santa Catarina”. (p.5)

Como fazer um artigo científico? No texto deste artigo: 4. Metodologia “Os objetivos propostos foram alcançados através de pesquisa exploratória que para APOLLINÁRIO (2004) é um estudo que tem por objetivo aumentar a compreensão de um problema ainda não perfeitamente delineado”. “Utilizou-se também a pesquisa bibliográfica, em literaturas específicas e foram ainda realizadas consultas à página web do INEP (2008) e das IES do estado de Santa Catarina”. No texto da Obra original: “Na Pesquisa Exploratória tem-se por objetivo aumentar a compreensão de um problema ainda não perfeitamente delineado”. APOLLINÁRIO (2004, p.87)

Como fazer um artigo científico? 5. Gestão do Conhecimento da Sustentabilidade Os autores, de maneira sucinta, discorrem sobre a gestão do conhecimento ambiental e suas implicações no processo produtivo. Citam FIALHO et al. (2008) “A produção em larga escala que promove a retirada excessiva de matéria prima da natureza, faz com que se extrapole a capacidade suporte dos ecossistemas”. (p.7) Gestão do Conhecimento da Sustentabilidade “conjunto de saberes que, de forma direta ou indiretamente visa a evolução da relação sociedade-meio ambiente”. (p.7)

Como fazer um artigo científico? 5.1 Gestão Ambiental Os autores citam: PNMA (Política Nacional do Meio Ambiente – Lei 6.938/1981 “Meio ambiente diz respeito ao conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

Como fazer um artigo científico? Os autores citam: Kraemer e Tinoco (2004) “MEIO AMBIENTE é o conjunto de elementos bióticos (organismos vivos) e abióticos (energia solar, solo, água e ar) que integram a camada da Terra chamada biosfera, sustentáculo e lar dos seres vivos”.

Como fazer um artigo científico? 5.2 Educação e Meio Ambiente Os autores citam: ROSA, F. S., ENSSLIN, S. R. A Gestão Ambiental em Eventos Científicos: Um estudo exploratório nos eventos avaliados segundo critério Qualis da CAPES. IX ENGEMA - ENCONTRO NACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE. Curitiba, 2007. MOSINHO, P. In: Trigueiro, A. (Coord.) Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2003. “Educação ambiental é um processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais”.

Como fazer um artigo científico? 5.2 Educação e Meio Ambiente Os autores citam: TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E RESPONSABILIDADE GLOBAL. “Consideramos que a educação ambiental para uma sustentabilidade eqüitativa é um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida”.

Como fazer um artigo científico? 6. Resultado Os autores citam: Instituto Nacional de Pesquisa em Educação (INEP) (2008). 7. Conclusões Os autores, assim concluem: “Identificou-se que aproximadamente 50% das IES do estado de Santa Catarina que apresentam o curso de Administração de Empresas oferecem a disciplina (GESTÃO AMBIENTAL). Para os autores, dentre outras variáveis, o fato da questão ambiental ser assunto freqüente em todos os segmentos da literatura mundial corrobora com este percentual significativo”. (p.14)

Bons estudos! Farnésio de Sousa Cavalcante, D.Sc. E-mail: farnesiocavalcante@hotmail.com (87) 8809 4686