ALERGIA EM PACIENTES COM DISFONIA E REFLUXO FARINGOLARÍNGEO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Uso do Trombolítico no Infarto Agudo do Miocárdio em Hospital Geral
Advertisements

NOVO GOLD 2011 LÊDA MARIA RABELO.
AUTORAS: CAMPOS, A. F.; BELTRAME, J.; Madureira, D. L. INSTITUIÇÃO: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
ALERGIA EM PACIENTES COM DISFONIA E REFLUXO FARINGOLARÍNGEO:
Aldemar Araujo Castro A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde Maceió 2006.
Sepse e neutropenia nos recém-nascidos de muito baixo peso de mães com pré-eclâmpsia Sepsis and Neutropenia in Very Low Birth Weight Infants Delivered.
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS MATERNOS IgG ANTI-HTLV-1/2 - VÍRUS LINFOTRÓPICO HUMANO DE CÉLULAS T EM RECÉM-NASCIDOS NO ESTADO DE MINAS.
GRUPO DE NEUROCIÊNCIAS IIER
Análise de dados de mortalidade. Auxilia os moradores do local Proporciona fonte de renda Abriga as crianças do bairro em períodos não escolares,
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
Estudo multicêntrico 11cidades, de 4 regiões brasileiras e 13 serviços ambulatoriais para aids Início março 2009 Financiamento CNPq/DECIT , PN/DSTAIDS/MS.
O VALOR DAS QUEIXAS CLÍNICAS NO BRONCOESPASMO INDUZIDO PELO EXERCÍCIO
UNIDADE DE FISIOLOGIA PULMONAR HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE
5. CONCLUSÕES SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: uma proposta de intervenção 1. INTRODUÇÃO/OBJETIVO 2. REVISÃO DE LITERATURA Estudos.
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
APLICABILIDADE DO PLASMA RICO EM
DOENÇAS OTORRINOLARINGOLÓGICAS RELACIONADAS COM O TRABALHO
SILVIA FRIEDMAN Fonoaudióloga PUCSP – 1974
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Susana Pimentel Pinto Giannini
Centro Médico Especializado Baptistella – CMEB 29 de junho de 2013
Mario E. Piscoya Díaz Helder dos Santos Augusto CEDEPLAR - UFMG
Manifestações Clínicas
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Fulano da Silva 1,2 *; Beltrano da Silva 1 ; Ciclano da Silva 1 ; Fulano Pereira 1 ; Beltrano Pereira 1,3 1.Graduação de Medicina da Universidade do Sul.
AUTORES: Rochele Farioli Bertoni Jane da Silva Jefferson Traebert
Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis
SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL VITÓRIA DA CONQUISTA BAHIA
Como promover o autocuidado no dia a dia: Intervenções para Mudança de Hábitos de Vida e Autocuidado Apoiado no Diabetes Mellitus - Saúde Bucal - Lina.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Estado Nutricional de crianças do ensino fundamental de escolas públicas de Curitiba BOGASZ, V1; AMORIM, STSP 2 1 Acadêmica do Curso de Nutrição da.
Probabilidades e Combinatória Distribuição de Probabilidades
AVALIAÇÃO DA ADESÃO DE MÉDICOS AO PROTOCOLO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CURITIBA SILVA, JOANA. B. 1 ; RAMOS, MARCOS P.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Contatos: – AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO COGNITIVA DE PACIENTES RENAIS CRÔNICAS EM FUNÇÃO DA IDADE Tzanno-Martins.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE II Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa.
Estatística Aplicada Aula 7
Asma Criança e Adulto Dra. Jussara Fiterman. Objetivos da apresentação 1.Abordagem dos fenótipos da asma 2.Exposição dos recentes dados dos maiores estudos.
Resumo (Arial Black, corpo 30) Ononon onononon ononon onononnonon onononon ononon onononnonon onononon ononon onononnonon onononon ononon onononnonon onononon.
Roseli T. Borghi* 1, Maria Cristiane Pestana C. Miranda 1, José R. da Silva Jr 1, Marsel de C. Pereira 1, Guilherme de C. Ferraz 1 e Antonio de Queiroz.
Procura pela assistência vocal por professores municipais do ensino fundamental de Belo Horizonte Adriane Mesquita de Medeiros, Ada Ávila Assunção, Iara.
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Beatriz C A Caiuby Novaes
USO DE FÁRMACOS EM TERAPIA INTENSIVA E SUA RELAÇÃO COM O TEMPO DE INTERNAÇÃO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO A unidade de terapia.
Dr. Fabrício Prado Monteiro Hospital Regional da Asa Sul/SES/DF
Hospital Angelina Caron e Centro Médico Especializado Baptistella
INSÔNIA PARA O PNEUMOLOGISTA CARLOS A A VIEGAS C N D R S SBPT/ 2012.
ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE QUADRO ÁLGICO OSTEOMUSCULAR EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC - LEVANTAMENTO.
EDUCAÇÃO EM DIABETES MELLITUS TIPO 1 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES, A PARTIR DE AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA. Bolsista: Larissa Daniella Andretta Socachewsky.
Hospital da Cruz Vermelha – Filial do Paraná
IMUNOTERAPIA ALÉRGENO-ESPECÍFICA EM MAIORES DE 55 ANOS: RESULTADOS E REVISÃO DE LITERATURA Introdução Baptistella E¹; Silva TP¹; Maniglia S¹; Malucelli.
NÍVEIS DE RUÍDOS EM QUE PROFESSORES E ALUNOS ESTÃO EXPOSTOS EM SALA DE AULA E REVISÃO LITERATURA Introdução Batistella E 1, Camargo PAM 1, de Silva TP.
SUB-NUTRIÇÃO FETAL - FENÓTIPO ECONÔMICO
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
IMUNOTERAPIA ALÉRGENO-ESPECÍFICA EM MAIORES DE 55 ANOS. RESULTADOS E REVISÃO DE LITERATURA Introdução Baptistella E¹ ; Silva TP¹; Maniglia S¹; Malucelli.
Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde
TÍTULO DO PROJETO FONTE: CALIBRI 65 NEGRITO NOME DOS AUTORES; CALIBRI 57 1 Acadêmica da Faculdade de XXXXX/UFAM – Indicar fonte da Bolsa IC – Calibri 40.
REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
PERCEPÇÃO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE ESTOMIZADOS ACERCA DA AUTONOMIA DO CUIDADO Sandra de Nazaré Costa Monteiro Manuela Costa Melo Joyce Silva Santos Ivone.
PREVALENCIA DA INCONTINÊNCIA COMBINADA AUTO-RELATADA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS Vera Lucia Conceição Gouvêa Santos Claudia Regina de Souza Santos.
1-INTRODUÇÃO Colelitíase transitória e lama biliar são manifestações não raras em pacientes internados em uso de ceftriaxone. A Ceftriaxona é uma Cefalosporina.
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
RINOSSINUSITE FÚNGICA
Influência do Tabagismo Passivo no Desenvolvimento da Doença de Calvé- Legg-Perthes: Uma Meta-Análise Autores: Lucas Cortizo Garcia; Fernando Cal Garcia.
INTRODUÇÃO O ambiente laboral segue o ritmo destas mudanças e exige adaptação do trabalhador. E este processo de mudanças e adaptações pode tornar-se gerador.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
Transcrição da apresentação:

ALERGIA EM PACIENTES COM DISFONIA E REFLUXO FARINGOLARÍNGEO: RESULTADOS E REVISÃO DE LITERATURA Baptistella E ; Silva TP; Filho ACNN; Dranka D; Miotto PD; Santos VM; Becker RV; Ferraz B. 1 Médico Otorrinolaringologista. 2 Acadêmico de Medicina - Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Introdução Discussão A disfonia é uma queixa comum do paciente portador de refluxo faringolaríngeo (RFL), devido á agressão ácida à mucosa laríngea. Outras doenças que alterem a mucosa do trato respiratório superior também poderão provocar esta clínica. É o caso da rinite alérgica que, por afetar nariz, ouvido e garganta, pode comprometer no mínimo a projeção da voz, entre outras alterações vocais. O presente estudo objetiva verificar a relação da queixa de disfonia em pacientes com RFL e teste alérgico positivo, bem como avaliar se o tratamento da alergia traz benefícios para o paciente disfônico, mesmo quando o RFL está presente. Estudos consideram fatores alérgicos e a presença de RFL como grandes grupos causais das disfonias [1][2][3][4], o que converge com nosso achado. Encontramos relação entre disfonia e resposta positiva no teste alérgico (p-valor <0,01). Em nossa casuística, 83,13% dos pacientes com disfonia e RFL apresentaram teste alérgico positivo, o que não quer dizer, necessariamente, que possuem rinite alérgica, já que esta inclui outros critérios diagnósticos. O RLF e a rinite alérgica podem causar disfonia isoladamente, pois ambos fazem edema de mucosa laríngea [1][2][5][6]. Porém, também podemos pensar na alergia alterando a mucosa e tornando-a vulnerável a outros agressores como o cigarro, o mau uso da voz, irritantes do ar e até mesmo o refluxo gastroesofágico – este atuando de forma secundária na disfonia [ 1][7]. Estudos recentes encontraram uma correlação significativa entre o sexo feminino e alergia em pacientes com disfonia [4]. Nosso estudo concorda com esta estatística. Do total de pacientes apresentando alergia e disfonia, 81,15% (56 pacientes) eram mulheres (p-valor <0,01). Os pacientes com teste alérgico positivo foram tratados com Desloratadina 5mg, uma vez ao dia por 30 dias, e a resposta foi de melhora da queixa vocal em 88,40%, mostrando que existe melhora da disfonia após tratamento com antialérgicos. Este resultado sugere a importância de se pesquisar alterações alérgicas em pacientes com disfonia que já possuem diagnóstico de RFL, pois há benefício com tratamento. A adoção de hábitos alimentares saudáveis associados ao uso de medicamentos bloqueadores do canal de prótons fazem parte da abordagem do RFL, e continuam sendo recomendados. [8] Material e Método Trata-se de um estudo clínico, no qual foram avaliados 83 pacientes atendidos no CMEB (Centro Médico Especializado Baptistella) com queixa vocal e diagnóstico de refluxo laringofaríngeo por exame videolaringoscópico. A faixa etária dos pacientes está entre 18-61anos, sendo 59 mulheres e 24 homens. Nesta amostra foi realizado teste cutâneo alérgico. Nos pacientes positivos para um ou mais alérgenos, (D. ferinae, B. tropicalis, D. pteronyssinus, epitélio de cão e gato, penas, fungos do ar, Barata blat, mosquito, camarão, glúten, tomate, ovo e leite) foi oferecido tratamento antialérgico com Desloratadina 5mg, uma vez ao dia por 30 dias e avaliada resposta. Excluídos pacientes em uso de inibidores de bomba de prótons e/ou antagonistas H2, e/ou que sofreram procedimentos cirúrgicos de laringe, prega vocal e/ou estomacal. Utilizado teste Qui-Quadrado para análise de dados.   Resultados Conclusão Dos 83 pacientes com disfonia e diagnóstico videolaringoscópico de refluxo faringolaríngeo, 69 (83,13%), sendo 56 mulheres e 13 homens (gráfico 1), apresentaram teste alérgico positivo para um ou mais alérgenos. Após receberem terapia antialérgica por 30 dias, 61 pacientes (88,40%) apresentaram melhora da queixa vocal (gráfico2), este resultado apresentando significância estatística (p<0,01). Encontramos significância estatística também entre a relação entre alergia e disfonia (p<0,01), bem como entre alergia e o sexo feminino (p<0,01). Existe relação entre a disfonia e alergia, já que esta produz inflamação e edema da mucosa respiratória, a qual participa da função fonatória. Em nossa amostra houve benefício no tratamento antialérgico para o paciente disfônico com refluxo faringolaríngeo e teste alérgico positivo. Um tratamento individualizado, abordando tanto a alergia quanto o RFL, valorizando a higiene ambiental e hábitos alimentares saudáveis, parece ser adequado para pacientes que apresentam disfonia, RFL e teste alérgico positivo. Referências Cielo CA , Finger LS , Niehues GR, Deuschle VP, Siqueira MA. Disfonia organofuncional e queixas de distúrbios alérgicos e/ou disgestivos. Rev. CEFAC, 2009, 11(3):431-439. Padilha AL, Ramos LTA, Neto JA X. Prevalência de queixas vocais e estudo de fatores associados em uma amostra de professores de ensino fundamental em Maceió, Alagoas, Brasil. Rev. bras. Saúde ocup., 2010, 35 (121): 168-175. Fuess VLR, Lorenz MC. Disfonia em professores do ensino municipal: prevalência e fatores de risco. Rev Bras Otorrinolaringol., 2003, V.69, n.6, 807-12. Lauriello M et al. Correlation between female sex and allergy was significant in patients presenting with dysphonia. Acta Otorrinol. Italica 2011, 31 : 161-166. Lazarini P, Silva L. Doença do refluxo laringofaríngeo: Revisão. ACTA ORL/Técnicas em Otorrinolaringologia, 2007, vol. 25 (3: 190-196) Viegas D, Viegas F, Atherino CCT, Baeck HE. Parâmetros espectrais da voz em crianças respiradoras orais. Rev. CEFAC. 2010; 12(5):820-830 Obstrução nasal e nódulos vocais. Roberto C. Meirelles. Rev Bras Otorrinolaringologia, Rev Bras Otorrinolaringologia, Vol 67, Ed 3, 2001. Marambaia O, Andrade NA, Varela DG, Juncal MC. Refluxo laringofaringeano: estudo prospectivo correlacionando achados laringoscópicos precoces com a phmanometria de 24 horas de 2 canais. Rev. Bras. Otorrinolaringologia, 2002, 68 (4) p1. . Endereço eletrônico: contato@centromedicobaptistella.com.br