& Aeronautas Aeronaves 1 Esta é uma cronologia da aviação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atenção !!! Está fazendo cento e três anos que o homem voa !!!
Advertisements

1914 – 1918.
CAP VERT.
Meios de Transporte Aéreos Trabalho realizado por: Fábio Rodrigues nº9
ULTIMOS 5 MINUTOS!!!.
Caravela. Academia das ciências de Lisboa, Portugal.
Revolução de 1930.
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria de ser realizado até ao dia 30 de.
Exercícios de Fixação Fusos horários.
Thomas S. Kuhn Grupo 02 2ºF André nº:01 David nº:09 Felipe A. nº:14
A descoberta do brasil.
FUSOS HORÁRIOS BRASILEIROS
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL A Grande Guerra ( ) foi precipitada pela crise dos Balcãs, que pôs em confronto a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.
GEOMETRIA ESPACIAL Nomes: Ana Carolina, Pedro, Guilherme e Lucas
Planejamento Aeroportuário Breve histórico da Aviação Civil
Revolta chibata Nomes: Bruno, Eduardo e Gabriel.B Turma: 82
Gibraltar.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Tutorial “Fly Higher” I
Navios Linha do tempo História das tecnologias da mídia
O Cartão Interjovem é uma iniciativa do Governo dos Açores que visa promover a mobilidade e o turismo dos jovens no arquipélago dos Açores. Destinatários:
EACRE 2014 Sinal da CRUZ Vinde ESPÍRITO SANTO!!
Meses do ano.
O DESCOBRIMENTO DO BRASIL Professor Ulisses Mauro Lima
Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues
& Aeronautas Aeronaves 4 Esta é uma cronologia da aviação.
Introdução à Engenharia Mecânica
Ciclones e Tornados Tiago Santos Nº 15 T- IOSI.
unid-2 Representando a terra: como cartografar o planeta?
tel.: Qual é o nome da ciência que estuda a força produzida pelo movimento relativo entre o ar e os corpos: Meteorologia.
Diogo Barbosa, nº 8 Luís Pereira, nº 15 Márcia Monteiro, nº 17 Pedro Mouta, nº 19 Turma: 9ºF Disciplina: História Prof.: Fátima Barroso.
As Invasões Francesas no Brasil
As Invasões Francesas.
UT1 – FUSOS HORÁRIOS 6ª Série.
Independência do Brasil.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
CONCURSO LER E SABER.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
O Rio que eu não conheci. Parte 2 By Búzios Slides.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
América.
O Verdadeiro RECIFE Antigo
Realizado por: Hilário, Vasco e Ricardo. Durante o Estado Novo ouvir rádio podia ser crime. Principalmente se fosse alguma emissora da Europa de Leste,
& Aeronautas Aeronaves 3 Esta é uma cronologia da aviação.
Clique para mudar de slide
Aeroportos Luca N. 5° Ano B. Período Ampliado São Paulo 2007.
Especialidade de Lazer com Pipas
A ILHA.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
FUSOS HORÁRIOS.
CHECK-LIST NR 17.
Os Portugueses no Brasil
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
QUESTÕES DE FUSOS HORÁRIOS
Alguns feriados tradicionais nos EUA
Rio Verde - Goiás - Brasil
Neocolonialismo na Ásia – anexação da china
Eu havia navegado no ar Ninguém antes de mim o fizera! SANTOS =DUMONT.
EXERCÍCIOS DE FUSOS HORÁRIOS..
Parte 1: Território e Nação
É provável que esta não seja a sua primeira viagem de avião, este meio altamente seguro de transporte, inventado por um brasileiro. Disso, tenho certeza,
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
Navio Escola Sagres O NRP Sagres Sagres é o principal navio-escola da Marinha Portuguesa. O atual Sagres é o terceiro navio com esse nome a desempenhar.
Leon Tolstoi conta uma história aos seus netos (1909).
AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.
Janeiro D S T Q Q S S
Transcrição da apresentação:

& Aeronautas Aeronaves 1 Esta é uma cronologia da aviação. Alguns dos principais fatos que se perpetuaram na história:-

A cantora de ópera francesa, Mme. Elizabeth Thible, 04 de junho de 1784: A cantora de ópera francesa, Mme. Elizabeth Thible, torna-se a primeira mulher a voar com o primeiro balão. 15 de junho de 1785: Jean-François Pilâtre de Rozier e seu companheiro, Pierre Romain, morrem e tornam-se as primeiras vítimas de acidentes aéreos. Acidente fatal em Wimereux em 15 de Junho de 1785.

realiza o primeiro voo de balão na América 09 de janeiro de 1793: Jean Pierre Blanchard, um piloto francês, realiza o primeiro voo de balão na América onde ocorre em Filadélfia, Estados Unidos. 06 de julho de 1819: Sophie Blanchard torna-se a primeira mulher a morrer de um acidente aéreo com um balão sobre os jardins de Tivoli, Paris, França. 18 de agosto de 1805: Sophie Blanchard torna-se a primeira mulher a pilotar o próprio balão em Toulouse.

Ferdinand Graf von Zeppelin 1858: O fotógrafo francês Félix Nadar realiza a primeira fotografia aérea em Paris. 02 de julho de 1900: Ferdinand Graf von Zeppelin realiza o primeiro voo de um dirigível rígido, o LZ1.

Ernest Shackleton 04 de fevereiro de 1902: Robert Falcon Scott e Ernest Shackleton realizam o primeiro voo de um balão na Antártida. 19 de outubro de 1901: O brasileiro Alberto Santos-Dumont voa seu dirigível número 6, rodando a Torre Eiffel e ganhando o Prêmio Deutsch. Robert Falcon Scott 23 de outubro de 1906: Alberto Santos Dumont realiza o primeiro voo do avião, chamado 14-Bis em Paris, França.

17 de dezembro de 1903: 05 de outubro de 1905: 14 de outubro de 1905: Os Irmãos Wright realizam o primeiro voo de aeroplano chamado Wright Flyer. 05 de outubro de 1905: Wilbur Wright voa por 40 minutos, percorrendo 39 km. Wilbur Wright Orville Wright Les personnalités de la FAI lors de la Conférence de 1907 à Bruxelles FAI-1920 - Geneve 14 de outubro de 1905: A Fédération Aéronautique Internationale (FAI) é fundada em Paris.

17 de Dezembro de 1903. Carolina do Norte – USA - Os irmãos Orville e Wilbur Wright lograram êxito ao fazer seu aeroplano voar durante 59 minutos.

23 de setembro de 1913: Roland Garros realiza a primeira travessia aérea sem escalas do Mediterrâneo. Túmulo de Roland Garrros

A Aeronáutica Militar Espanhola é criada pelo Real Decreto Espanhol. 17 de setembro de 1908: O militar estadunidense Thomas Etholen Selfridge torna-se a primeira pessoa a morrer na queda de um aeroplano motorizado, um biplano Wright. 28 de fevereiro de 1913: A Aeronáutica Militar Espanhola é criada pelo Real Decreto Espanhol.

A bordo de um Albatros D. II, 17 de setembro de 1916: A bordo de um Albatros D. II, Manfred von Richthofen ganha sua primeira vitória aérea sobre Camabai, França. Réplica do triplano Fokker Dr. I utilizado por Richthofen Manfred Albrecht Freiherr von Richthofen (Breslau, 2 de maio de 1892 — Vaux-sur-Somme, 21 de abril de 1918) Foi um piloto alemão e é considerado ainda hoje como o "ás dos ases". Foi um piloto de combate bem-sucedido, um líder militar e um ás do vôo que venceu oitenta combates aéreos durante a Primeira Guerra Mundial. Sua morte tem sido creditada ao piloto australiano Roy Brown. Todavia, é bem possível que tenha sido derrubado por um tiro a longa distância de um soldado australiano em solo, S. Evans. Richthofen foi conhecido como der rote Kampfflieger (guerreiro-voador vermelho) pelos alemães, Petit Rouge (pequeno vermelho) e Le Diable Rouge (diabo vermelho) pelos franceses, e Red Knight (Cavaleiro Vermelho) e Red Baron (Barão Vermelho) pelos ingleses.

30 de março de 1922: Os aeronautas portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral fazem a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. A primeira travessia aérea do Atlântico Sul foi concluída com sucesso pelos aeronautas portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922, no contexto das comemorações do Primeiro Centenário da Independência do Brasil. Homenagem à travessia- réplica em aço do Santa Cruz -Belém, Lisboa.

História A épica viagem iniciou-se em Lisboa, às 16:30h de 30 de março de 1922, empregando um hidroavião monomotor Fairey F III-D MkII, especialmente concebido para a viagem, equipado com motor Rolls-Royce e batizado Lusitânia. Este aparelho foi experimentado na primeira viagem aérea Lisboa-Madeira realizada em 1921. Tendo obtido os melhores resultados na sua utilização, este aparelho foi apresentado ao Congresso Internacional de Navegação Aérea, realizado em Paris de 15 a 25 de Novembro de 1921, onde teve boa aceitação. A memória descritiva do "Corretor" foi publicada nos Anais do Club Militar Naval. Haviam criado, e empregariam durante a viagem, um horizonte artificial adaptado a um sextante, a fim de medir a altura dos astros, invenção que revolucionou a navegação aérea à época. Inicialmente este aparelho foi chamado "Plaqué de Abatimento" e mais tarde "Corretor de Rumos – Coutinho-Sacadura".

A preparação para a primeira travessia aérea do Atlântico Sul é da iniciativa de Sacadura Cabral, que expôs o projeto a Gago Coutinho, o que motivou que este acelerasse a adaptação do sextante clássico de navegação marítima à navegação aérea. Artur De Sacadura Freire Cabral A primeira etapa da viagem foi concluída, no mesmo dia, sem incidentes em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, embora tenha sido notado, por ambos, um excessivo consumo de combustível.

No dia 5 de abril, partiram rumo à Ilha de São Vicente, no Arquipélago de Cabo Verde, cobrindo 850 milhas. Lá se demoraram até 17 de abril para reparos no hidroavião - que fazia água nos flutuadores, tendo partido das águas do porto da Praia, na Ilha de Santiago, rumo ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo, em águas brasileiras, onde amararam, sem o auxílio do vento, no dia 18. O mar revolto naquele ponto, entretanto, causou danos ao Lusitânia, que perdeu um dos flutuadores. Os aeronautas foram recolhidos por um Cruzador da Marinha Portuguesa, que os conduziu a Fernando de Noronha. Apesar de exaustos pelo vôo de 1.700 quilômetros e pelo pouso acidentado, comemoraram o achamento, com precisão, daqueles rochedos em pleno Atlântico Sul, apenas com o recurso do método de navegação astronômica criado por Gago Coutinho.

Gago Coutinho (dir. ) e Sacadura Cabral - esq Gago Coutinho (dir.) e Sacadura Cabral - esq. a bordo do Lusitânia 1922.

O "Lusitânia" acabara de realizar uma etapa de mais de onze horas sobre o oceano, sem navios de apoio, mantendo uma rota matematicamente rigorosa, o que mais uma vez veio provar a precisão do sextante modificado, pois os Penedos de São Pedro e São Paulo podem considerar-se um ponto insignificante na enorme vastidão atlântica. O governo enviou um outro hidroavião Fairey 16, cujo motor veio a avariar no percurso entre os Penedos de São Pedro e São Paulo e a ilha de Fernando de Noronha. Foi pedido um novo Fairey ao governo português, que foi enviado no "Carvalho Araújo". Três dias depois partiram para o troço final, chegando à baía de Guanabara e terminando a viagem no Rio de Janeiro a 17 de Junho, depois várias escalas. Esta viagem aérea constituiu um marco importante na aviação mundial, pois veio comprovar a eficácia do sextante aperfeiçoado por Gago Coutinho, com a ajuda de Sacadura Cabral, que permitia a navegação aérea astronômica com uma precisão nunca antes conseguida.

A Pan American World Airways, 14 de março de 1927: A Pan American World Airways, companhia aérea estadunidense mais conhecida como Pan Am, é fundada. A Pan American World Airways, mais conhecida como Pan Am, foi a principal companhia aérea estadunidense da década de 1930 até o seu colapso em 1991. A ela foram creditadas muitas inovações que deram forma à indústria das companhias aéreas no mundo todo, como a utilização em larga escala e difundida de aviões a jato, de aviões Jumbo e do sistema de reservas computadorizado. Identificada pela sua tradicional logomarca e pelo uso do "Clipper" nos nomes de seus aviões, a Pan Am foi um ícone cultural do século XX. Um Sikorsky S-42,um dos primeiros hidroaviões da Pan Am A companhia está atualmente em sua terceira "encarnação" como a Pan Am Clipper Connection, operando em destinos no nordeste dos Estados Unidos, Flórida, República Dominicana e Porto Rico. A Pan Am foi uma das primeiras companhias aéreas do mundo a oferecer vôos regulares. Começou a operar em 18 de Outubro de 1927 com um pequeno avião emprestado, chamado "La Niña", que voou 90 milhas entre Key West na Florida e Havana em Cuba. O edifício da primeira sede da Pan Am ainda existe, e é hoje um restaurante. No ano seguinte, a Pan Am já estava operando com aviões trimotores, com oito assentos, de sua propriedade, entre Havana e Miami. A nova sede da Pan Am, foi instalada em Dinner Key, que atualmente é a prefeitura de Miami. No aeroporto Miami (que já foi chamado de o campo da Pan Am) aconteceriam os maiores fatos na história da Pan Am do seu início até o final. Em 1930, Pan Am operava com serviço regular por todo o Caribe.

Esta foi adquirida pela Pan Am em 1930. A Pan Am também se associou com W. R. Grace para formar uma outra companhia aérea chamada PANAGRA (Pan American Grace Airways) que estabeleceu serviço regular para a costa ocidental da América do Sul, que operava até 1968; e a NYRBA (a linha New York, Rio and Buenos Aires) que voava para a costa oriental. Esta foi adquirida pela Pan Am em 1930. O primeiro "Clipper" da Pan Am foi um hidroavião Sikorsky S-40, que a Pan Am utilizava nas rotas para a América do Sul. Em 22 de Novembro de 1935, um Martin M-130, conhecido como "China Clipper", entrou no serviço postal na rota do Oceano Pacifico. O transporte de passageiros se iniciou no ano seguinte. A viagem iniciava em São Francisco, na Califórnia, tinha 6 escalas e terminava em Hong Kong. Este vôo durava alguns dias, e nas escalas intermediárias ao longo da rota (onde existiam varias ilhas pequenas), a Pan Am construiu hotéis para os passageiros, e além disto os Martins também tinham dormitórios e sala de jantar. Com tudo isto o avião tinha aproximadamente um terço do comprimento de um Boeing 747, e freqüentemente transportava menos de uma dúzia de passageiros nesta penosa rota. Em 1939, a Pan Am cruzou o Oceano Atlântico. O hidroavião Boeing 314 era maior que o Martin e podia carregar 74 pessoas na sua capacidade máxima. Em 28 Junho daquele ano o "Dixie Clipper" transportou 22 pessoas de Port Washington, Nova York para Marseilles, na França. Pan Am - Boeing_747 at_Zurich Airport in May 1985 A tarifa foi de 675 dólares, que hoje equivale a aproximadamente 4.000 dólares. Durante a segunda guerra mundial o pessoal e os "clippers" da Pan Am serviram as forças armadas americanas, e desta maneira muitos foram abatidos. Após a Segunda Guerra Mundial, a Pan Am adquiriu vários aviões Douglas DC-3 e DC-4. Estas aeronaves transportavam de 30 a 40 passageiros, e para os padrões de hoje a viagem era barulhenta e desconfortável, mas eles eram econômicos e robustos, e facilmente faziam a travessia do Oceano Atlântico.

Pesquisas/Ilustrações: Google, http://pt.wikipedia.org/wiki/ http://www.projetojahu.com.br/ http://www.gentedanossaterra.com.br/joao_ribeiro_de_%20barros.html www.memoriasdoitaim.com.br/tenentenegrao.htm http://www.comerciodojahu.com.br/novo/home http://www.citi.pt/cultura/historia/personalidades/gago_coutinho/percurso_da_viagem.html http://www.my-forum.org/Historias_da_Aviacao_257206/A_Travessia_Aerea_do_Atlntico_Sul__1922_384.html http://historia.abril.com.br/ciencia/destemidos-desbravadores-aviacao-434935.shtml http://ex-ogma.blogspot.com/2008/12/travessia-do-atlantico-norte.html http://edairways.sites.uol.com.br/varig.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_avia%C3%A7%C3%A3o http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI153972-15223,00.html Musicas: Paul Whiteman’s Orchestre - Three o´ clock in the morning. Ernesto Cortazar - A waltz towards eternity

Formatação: José Carlos Suman FIM