Transformação de soluções

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE
Advertisements

Misturas e Soluções.
CÁLCULOS PARA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA Profa. Ms. Priscila Cristina O. Zignani Pimentel.
QUÍMICA CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES Prof. Eder Sabino da Silva
Professora: Helena Felgueiras. Materiais Naturais.
SOLUÇÕES.
São misturas homogêneas de duas ou mais substâncias.
Tópicos em Preparo de Soluções e Conversão de Unidades
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
SOLUÇÕES By ducha.
QUIMICANDO COM A DUCHA ASSUNTO : SOLUÇÕES.
Dispersões É a união de duas ou mais espécies químicas
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
Diluição e mistura de soluções
QUÍMICA João Neto.
Misturas Homogêneas  Soluções Dispersões
ASPECTO QUANTITATIVO DE SOLUÇÕES
Aspecto quantitativo de
SOLUÇÕES Prof. Cleverson Chacal.
Aula 7 Lays Omena – Química.
Trabalho : Plano de Aula Matéria: Química Nome do Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: Colegiais.
Soluções.
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
SOLUÇÕES.
Química Tecnológica Materiais
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
SOLUÇÕES
Gabriela Maciel Diogo Licenciatura em Química
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES Química-2ºAno Profª. Daniela Cardoso.
SOLUÇÕES.
FARMACOLOGIA E CÁLCULOS DE MEDICAMENTOS
Soluções.
Análise Quantitativa de Reações em solução
CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES
Soluções Caderno de exercícios Nome: Produção:
Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO
ISOTONICIDADE - CÁLCULOS
Curvas de Solubilidade
TITULOMETRIA Determinação do título (concentração) de uma solução, por meio de reação com uma solução de título conhecido, na qual se medem os volumes.
Soluções.
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 02)
SOLUÇÕES.
A Química tem Soluções.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 01)
Soluções aquosas e concentrações.
SOLUÇÕES DILUIÇÕES DE SOLUÇÕES
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
Cálculo de medicamentos
Curso de Enfermagem Disciplina: Processo de Cuidar II
Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO
Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma.
EXPRESSANDO A CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS
SOLUÇÕES Em nosso dia-a-dia, encontramos várias soluções, muitas das quais são essenciais à nossa vida. Por exemplo, o ar que respiramos, (isento de partículas.
solução Uma solução é uma mistura homogénea.
Universidade federal do pampa Licenciatura em Ciências da Natureza Dom Pedrito - RS Química Analítica Profª MSc. Viviane de Almeida Lima.
Disciplina: X Química Geral I
AOCP – EBSERH - FARMACÊUTICO
Soluções e Expressão das concentrações
SOLUÇÕES.
Características; Transformações; Concentração; Densidade;
Componente Curricular: ANÁLISE QUÍMICA 40H
SOLUÇÕES. Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s),
Resumo e expressões sobre soluções Soluções: são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, onde a substância em maior quantidade é chamada de solvente,
Em Química, chama-se solução a uma mistura homogénea constituída por um solvente e por um ou mais solutos nele dissolvidos. O soluto é a substância que.
Fisiologia da Membrana Celular.
Transcrição da apresentação:

Transformação de soluções Profª Larissa Nunes

Transformação de soluções CONCEITOS GERAIS: Solução é uma mistura homogênea composta de duas partes. Solução é uma mistura homogênea composta de duas partes distintas: a) Soluto, que é a substância a ser dissolvida; b) Solvente líquido, no qual o soluto será dissolvido.

Transformação de soluções CONCEITOS GERAIS: Suspensão é também composta por duas partes, mas difere da solução por ser heterogênea, o que significa que após centrifugação ou repouso, é possível separar os componentes, o que não ocorre na solução.

Transformação de soluções CONCEITOS GERAIS: A concentração ou resistência de uma mistura é determinada pela quantidade de soluto numa proporção definida de solvente, e poderá ser expressa em porcentagem (%) ou em g/L.

Transformação de soluções CONCEITOS GERAIS: Como exemplo temos que uma solução de glicose com 5g de glicose (soluto) dissolvida em 100 ml de água (solvente) é uma solução com concentração de 5%. Isso significa que a concentração é obtida pela divisão da massa (g) pelo volume, e é expressa em % ou g/L.

Transformação de soluções CONCEITOS GERAIS: De acordo com a concentração ou osmolaridade, as soluções podem ser classificadas em: a) isotônica; b) hipertônica; c) hipotônica.

Transformação de soluções CONCEITOS GERAIS: As concentrações das soluções são comparadas com a concentração de solutos no sangue, sendo portanto, definidas como respectivamente igual, maior ou menor que a do sangue que foi tratado como padrão.

Transformação de soluções CONCEITOS GERAIS: As soluções glicosadas com concentração de 5% (soro glicosado) são consideradas isotônicas em relação ao sangue, acima desse valor encontraremos soluções hipertônicas, como a solução glicosada a 10%.

Transformação de soluções CONCEITOS GERAIS: A Solução de cloreto de sódio (NaCl – soro fisiológico) a 0,9% é isotônica. A concentração inferior é considerada hipotônica, e acima deste nível é tomada como hipertônica.

Transformação de soluções CONCEITOS GERAIS: A concentração das soluções pode ser expressa da seguinte maneira: a) em percentagem: exemplos: 5%, 10%, 20% - significa que, em cada 100 partes de solvente, há respectivamente, 5, 10 e 20 partes de soluto. Ou seja = 5g de glicose em 100 ml de soro.

Transformação de soluções CONCEITOS GERAIS: Em nosso meio, as soluções para uso parenteral mais comumente encontradas são: a) solução glicosada ou soro glicosado a 5, 10, 20 e 50%; b) solução de NaCl ou soro fisiológico a 0,9%; c) soro cloretado a 20%; d) solução de glicose e cloreto de sódio ou soro glicofisiológico.

Transformação de soluções TRANSFORMANDO SOLUÇÕES: Nem sempre temos disponível a concentração da solução desejada para satisfazer as necessidades imediatas do paciente. É comum termos o soro glicosado a 5%, e o paciente necessitar, de imediato, de um frasco a 10 ou 15%, não havendo tempo suficiente para solicitarmos do laboratório ou da farmácia (no caso, do nosso Hospital) que o prepare.

Transformação de soluções TRASNFORMAÇÃO DO SORO ISOTÔNICO EM HIPERTÔNICO: Temos Soro glicosado a 5% e foi prescrito Soro glicosado a 10%: Em primeiro lugar, teremos que verificar quanto foi prescrito, isto é, quanto contém um frasco a 10%. Encontrando a diferença, procuraremos supri-la, usando ampolas de glicosehipertônica.

Transformação de soluções 1º passo: 100ml_______5g 500ml________X X = 500 x 5 = 25g 100 500ml de soro glicosado a 5% contém 25g de glicose

Transformação de soluções 2º passo: 100ml_____10g 500ml_______X X = 500 x 10 = 50g 100 500ml de soro glicosado a 10% contém 50g de glicose.

Transformação de soluções 3º passo: Descobrir a quantidade de soluto que falta no soro que tenho para alcançar a concentração do soro prescrito: 50 – 25 = 25 Temos 25g, e a prescrição foi de 50g, faltam portanto, 25g.

Transformação de soluções 4º passo: Descobrir a concentração de soluto presente nas ampolas da substância que terei que adicionar: Temos ampolas de glicose de 20ml a 50%. 100ml_____50g 20ml_______X X = 20 x 50 = 10g 100 Logo, cada ampola de 20ml a 50% contém 10g de glicose.

Transformação de soluções 5º passo: Calcular o volume/quantidades de ampolas que terei que adicionar ao soro que tenho para chegar a concentração de soro prescrito: 20ml_____10g X______25g X = 20 x 25 = 50ml 10 Terei que adicionar 50 ml de solução das ampolas ou 2 amploas e meia = 25g de soluto.

Transformação de soluções 6º passo: Então, colocaremos 50ml de glicose a 50%, ou seja, 2 ½ ampolas de 20ml no frasco de 500ml a 5%. Ficaremos com 550ml e 50g de glicose. Teremos, portanto, um soro glicosado a 10%!!!!!!

Transformação de soluções PONTOS RELEVANTES: Caso eu necessite adicionar um volume de solução da ampola maior que o permitido no meu frasco de soro, é necessário desprezar o soro e atentar para repor a quantidade de soluto perdido ao desprezar. Ou seja, adicionar além do soluto necessário para chegar a concentração mais soluto que foi jogado fora.

“Não se preocupe com a distância entre seus sonhos e a realidade, se você pode sonhá-lo, pode realizá-lo”. Desconhecido