A Dessegregação Profissional no Combate à Pobreza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJECTO A Ludicom - agência de comunicação e marketing criou o projecto Educativo “ A Europa Mora Aqui”, promovido pelo Centro de Informação Europeia.
Advertisements

PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas em Portugal
PLANO DE ACTIVIDADES.
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
Acção 2 / Prioridade 03-Adaptabilidade Medida – Fomentar a capacidade de adaptação das empresas e trabalhadores às transformações económicas estruturais.
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Workshop Deão, Viana do Castelo, 9 e 10 de Dezembro 2011
Intervenção Social nos
1. Identificação do Produto Global Nós
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Avaliação de desempenho dos docentes
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
SNV Moçambique.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Quadro de Pessoal Módulo 680 Preencher os mapas dos quadros de pessoal
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Princípios de acesso á actividade Física

Associação DESENVOLVIMENTO DE UM “CLUSTER” DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS NA REGIÃO DO NORTE 15.Setembro.2008.
“BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO NAS ESCOLAS” FORMAÇÃO ESCOLAS
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Me Integra Projecto Mercados e Estratégias de Inserção de Jovens Licenciados
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Lei de bases da actividade física e desportiva
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.
United Nations Development Programme
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
Contratos Locais de Desenvolvimento Social
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
Rede para a empregabilidade Vale da Amoreira
Metodologias de Intervenção Psicológica
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
URBACT Infoday Portugal| Direção-Geral doTerritório | Lisboa, 21 de Janeiro de 2105 Direção-Geral do Território Rua Artilharia 1, 107 ¤ Lisboa,
Medidas Ativas de Emprego
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Criado em 1993, é hoje uma união de 41 Associações Empresariais dos Distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, que representa.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
CÂMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR MAIS IGUALDADE (S) II: Plano Municipal para a Igualdade Dimensão Externa Vieira, C. 1; Sousa Santos, F1; Loureiro, H 1 1 –
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
DAE/CDE –Centro Francisco Pegado Biblioteca Municipal 23/04/2009.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Avaliação de Operacionalização Cursos Especialização Tecnológica - CET Rede Avaliação QREN 3 Novembro 2011.
Transcrição da apresentação:

A Dessegregação Profissional no Combate à Pobreza

Duração do Projecto Data prevista de inicio: 01/01/2010 Data efectiva de inicio: 01/04/2010 Data prevista de fim: 31/12/2010

Intervenção a realizar no âmbito do projecto: O projecto pretende promover a participação do conjunto da sociedade no combate à pobreza e à exclusão social, através da dessegregação do mercado de trabalho, envolvendo todas as partes interessadas e integrando a perspectiva da igualdade de género. As acções do projecto serão desenvolvidas no sentido de contribuir para concretizar o compromisso que as entidades parceiras assumiram na carta de princípios da RSOpt (rede nacional de responsabilidade social).

Objectivo Geral: Contribuir para a redução da pobreza e da exclusão social das mulheres e dos homens desempregadas/os ou em risco de desemprego, num concelho particularmente atingido pelos efeitos da recessão económica mundial, através de acções de sensibilização e de demonstração de boas práticas, que promovam a dessegregação sectorial e profissional do mercado de trabalho em função do género, integrando os princípios de responsabilidade social, ao longo do ano de 2010.

Objectivos Específicos e Metas Objectivos Específicos Meta relativa ao objectivo específico Promover a mudança junto de homens e de mulheres desempregados/as ou em lay-off com vista a adquirirem competências emocionais que lhes permitam lidar com as barreiras que o desempenho de profissões tradicionalmente exercidas pelo sexo oposto se lhe apresentam na família, no contexto laboral e na comunidade local Abranger cerca de 30 pessoas

Objectivos Específicos e Metas Objectivos Específicos Meta relativa ao objectivo específico Desenvolver com empresas e outras entidades empregadoras locais, associações empresariais e estruturas representativas de trabalhadores/as, um esforço de comprometimento de combate à pobreza e à exclusão social através do seu envolvimento na promoção de acções positivas que combatam a segregação laboral em função do género neste concelho Abranger 1 entidade empregadora, 1 associação empresarial, 2 sindicatos, 1 comissão de trabalhadores/as, delegados/as sindicais

Objectivos Específicos e Metas Objectivos Específicos Meta relativa ao objectivo específico Envolver o centro de emprego do concelho na identificação de destinatários/as em situação ou risco de pobreza, especialmente casos em que mais do que um membro da família se encontre nessa situação, e procurar promover junto destes o comprometimento de acompanhamento no futuro dos processos de reconversão ou integração profissional destas mulheres e destes homens fornecendo-lhes competências técnicas e pessoais necessárias à promoção de acções positivas com vista à dessegregação profissional e sectorial Abranger o centro de emprego

Programação das Actividades AcçõesData Encontro de reflexão com entidades empregadoras e associações empresariais Junho Encontro de reflexão com estruturas representativas de trabalhadores/as Junho Encontro de reflexão com o Centro de Emprego23-24 Junho Workshop de sensibilização e divulgação de boas práticas com vista ao combate à pobreza através da dessegregação ???? Reuniões de parceria18 Maio -Lisboa 29 Set. (manhã) Castelo Branco Encontro final para avaliação e recolha de contributos para eventos de encerramento do 2010 PNAECPES e para perspectivar intervenções futuras 29 Setembro (tarde) Castelo Branco Informação, publicidade e divulgaçãoAo longo do projecto

Pessoas abrangidas por acção Acção (4 pessoas abrangidas) Encontro de reflexão com entidades empregadoras e associações empresariais 2 representantes de empresas; 2 membros de associações patronais

Pessoas abrangidas por acção Acção (4 pessoas abrangidas) Encontro de reflexão com estruturas representativas de trabalhadores/as 2 representantes de ORT's das empresas do concelho; 2 representantes de sindicatos do concelho ou do sector

Pessoas abrangidas por acção Acção (2 pessoas abrangidas) Encontro de reflexão com o Centro de Emprego pessoal técnico do centro de emprego

Pessoas abrangidas por acção Acção (40 pessoas abrangidas) Workshop de sensibilização e divulgação de boas práticas com vista ao combate à pobreza através da dessegregação 10 representantes de empresas, de associações patronais, de estruturas sindicais, do centro de emprego e 30 desempregados/as

Pessoas abrangidas por acção Acção (6 pessoas abrangidas) Reuniões de parceria 1 representante por entidade parceira

Pessoas abrangidas por acção Acção (50 pessoas abrangidas) Encontro final para avaliação e recolha de contributos para eventos de encerramento do 2010 PNAECPES e para perspectivar intervenções futuras representantes de empresas, de associações patronais, de estruturas sindicais, do centro de emprego e Desempregados/as

Pessoas abrangidas por acção Acção (18000 pessoas abrangidas) Informação, publicidade e divulgação população em geral e agentes sociais do concelho E desempregados/as

Identificação das Entidades Parceiras Denominação da Entidade Parceira Contributo para cada acção CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego Participar nas reuniões de parceria, reuniões de trabalho, nos encontros de reflexão com entidades empregadoras e associações empresariais, estruturas sindicais e centros de emprego, bem como no workshop e no encontro final; dar contributos para materiais de divulgação

Identificação das Entidades Parceiras Denominação da Entidade Parceira Contributo para cada acção ADC – Associação para o Desenvolvimento das Competências Participar nas reuniões de parceria, no workshop e no encontro final; dar contributos para materiais de divulgação

Identificação das Entidades Parceiras Denominação da Entidade Parceira Contributo para cada acção CH Consulting Participar nas reuniões de parceria e no encontro final; dar contributos para materiais de divulgação

Identificação das Entidades Parceiras Denominação da Entidade Parceira Contributo para cada acção CooLabora CRL Participar nas reuniões de parceria e no encontro final; dar contributos para materiais de divulgação

Identificação das Entidades Parceiras Denominação da Entidade Parceira Contributo para cada acção NERCAB - Associação Empresarial da Região de Castelo Branco  Identificar e envolver localmente agentes relevantes no sentido de preparar os encontros de reflexão;  Identificar os/as destinatários/as dos workshops, em articulação com os centros de emprego;  Participar nas reuniões de parceria, reuniões de trabalho, nos encontros de reflexão com entidades empregadoras e associações empresariais, estruturas sindicais e centros de emprego, bem como no workshop e no encontro final; dar contributos para materiais de divulgação  Promover um workshop de sensibilização e divulgação de boas práticas com vista ao combate à pobreza através da dessegregação profissional e sectorial.

Identificação das Entidades Parceiras Denominação da Entidade Parceira Contributo para cada acção CESIS - Centro de Estudos para a Intervenção Social Coordenar o projecto: participar nas reuniões de parcerias, reuniões de trabalho, nos encontros de reflexão com entidades empregadoras e associações empresariais, estruturas sindicais e centros de emprego, bem como no workshop e no encontro final; dar contributos para materiais de divulgação

Complementaridades do Projecto O presente projecto enquadra-se em diferentes iniciativas promovidas pelo NERCAB, ainda assim este (projecto) funcionará como uma forte alavanca para uma iniciativa recentemente realizada e denominada IPN Mulher. Este último projecto promoveu a formação de diversas mulheres desempregadas na área do empreendedorismo, bem como, numa fase posterior, através de consultoria personalizada, apoiar a constituição de empresas pelas diferentes formandas. Assim, acreditamos que a promoção de práticas incentivadoras ao empreendedorismo, numa lógica de dessegregação laboral, serão totalmente pertinentes não só como complemento a esta ou outras iniciativas, mas sobretudo como forma de minimizar os efeitos devastadores que a mais recente crise económico-financeira criou sobre as perspectivas de empregabilidade na sociedade actual e consequentemente no deterioração das condições de vida das populações.

Necessidades Diagnosticadas O flagelo social ilustrado pelos registos estatísticos crescentes no que às taxas de desemprego se refere, deve ser encarado, na actualidade, como a prioridade das prioridades. A região onde se insere o NERCAB, não só pelo seu enquadramento territorial no contexto nacional, mas também por possuir um tecido económico cujo peso do sector secundário é bastante significativo, enfrenta graves dificuldades. Assim este projecto irá contribuir fortemente para acentuar aquele que é o maior desígnio da actuação do NERCAB, promover o desenvolvimento do tecido económico e social regional. Formando pessoas, de forma igualitária entre os géneros, aumentando as suas competências e consequentemente contribuir para a obtenção de melhores perspectivas de empregabilidade. Promoção constante de uma atitude empreendedora, bem como o constante apoio às empresas em dificuldade (e de forma inerente à população), sendo, portanto, o presente projecto um potenciador de minimização dos efeitos sociais geradores de pobreza e exclusão social.

Elementos de Inovação e Divulgação de boas práticas do projecto Elementos de Inovação / Produtos e Boas Práticas do Projecto Divulgação / Formas de disseminação Utilização de metodologias e de instrumentos inovadores assentes em práticas de responsabilidade social envolvendo todas as partes interessadas (empresas, parceiros sociais, mulheres e homens desempregadas/os ou em risco de desemprego) no combate à pobreza através da dessegregação sectorial. A metodologia será descrita e divulgada nos sites da entidade promotora, das entidades parceiras e na RSOpt (rede nacional de responsabilidade social)

Mecanismos de participação de destinatários/as Recurso a metodologias activas através de demonstração casos de sucesso e que ilustrem as boas práticas em matéria de dessegregação profissional e sectorial e exploradas através da participação activa das mulheres e dos homens presentes, com base na sua experiência pessoal e familiar com vista à identificação de soluções para novos percursos profissionais

Produtos de suporte a serem utilizados após 2010 Replicação do modelo do workshop e da metodologia seguida junto de outros grupos de destinatários/as com o mesmo tipo de perfil. Elaboração de uma carta de compromisso pelos agentes locais envolvidos no projecto de incorporação e de desenvolvimento futuro de processos assentes na experiência deste projecto. Articulação com a CIG, enquanto membro do grupo temático igualdade de género da RSOpt, para futura disseminação junto de autarquias com as quais a CIG tem protocolos. Contribuição activa para a construção de conteúdos de uma conferência a organizar pela CITE a propósito de 2010 PNAECPES divulgando os resultados dos projecto e as boas práticas através dele consolidadas, criando uma plataforma de agentes e entidades parceiros da RSOpt que no futuro possam replicar esta experiência.