15/03/2014 Eleição das mulheres para o Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
Avaliação do Plano Plurianual
PAUTA 1. Planejamento Estratégico 2013/ Desafio Intermodal 2013 Notícias ODR.
Realidade dos Centros Urbanos
Propostas para qualificar o Processo do Orçamento Participativo TRANSVERSALIDADE Promover capacitação permanente das redes de participação social a partir.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
MOVIMENTO FLORIPA TE QUERO BEM
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Projeto Sustentador: Orçamento Participativo e Gestão Compartilhada
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
CICLO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL.
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Minas Gerais.
Secretaria Municipal de Planejamento PREFEITURA DE SÃO MATEUS DO SUL
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
Uma instancia de participação popular que delega à população a eleição das obras e ações prioritárias a serem executadas pela Prefeitura Municipal. A.
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
Fórum de Secretários Executivos
1ª Reunião da COMISSÃO DO PPA
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Orçamento Participativo Osasco
44ª Assembleia Nacional da Assemae
20/02/2014 Seminário sobre o Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP para os Conselheiros Temáticos Municipais.
O Programa de Metas e os demais instrumentos de Planejamento
Política Estadual de Convivência com o Semiárido Reunião – Conselhos Estaduais Casa Civil
Prefeitura Municipal de Guaíra - PR LDO de Abril de 2013 AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO para 2014.
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
A Política de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco), coordenada pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), tem por finalidade capacitar trabalhadores em.
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
Dinâmica proposta Exposição (19-20 h)
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
Psicologia e Segurança Pública
14 de abril de Secretaria de Governo Metodologia.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
QUAL??? COMO??? A MISSÃO DO PODER PÚBLICO NA EDUCAÇÃO
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Projeto de Lei Orçamentária Anual LOA 2014 Alterações do Substitutivo Apresentação elaborada pela Consultoria Técnica de Economia e Orçamento da Câmara.
Movimento Nossa São Paulo 1.
Planejamento Estratégico Material de uso da Secretaria Executiva do Movimento Resumo das resoluções das reuniões de 17 e 18 de novembro de.
30/07/2014 Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento 2014 Espaços Públicos e Igualdade para Cidadania.
Proposta de Lei Orçamentária Anual 2016 Audiência Pública Eleição da Comissão Eleitoral Local dos CPMs Plenária 25 de julho de 2015 Subprefeitura de Sapopemba.
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
16/06/2014 3ª Reunião do Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP.
Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Planejamento Estratégico Fundamentos no Orçamento Participativo.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

15/03/2014 Eleição das mulheres para o Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP

Programação  Abertura: Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla).  Período de inscrições – 30 minutos (socialização e café)  Apresentação das candidatas  Eleição  Apuração e divulgação do resultado

Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento

Processo participativo 2013 Até março: elaboração da primeira versão, com 21 objetivos e 100 metas Abril: 35 Audiências Públicas propositivas (31 regionais, 3 temáticas e 1 geral), em torno de 6 mil participantes Entre abril e agosto: sistematização e avaliação de cerca de 9 mil sugestões para incorporação na nova versão Agosto: 32 Audiências Públicas devolutivas (31 regionais e 1 geral), cerca de participantes Novembro: 32 audiências regionais, dessa vez considerando a independência da sub de Sapopemba. A participação foi de cerca de 1,2 mil pessoas. Elaboração do Programa de Metas

20 objetivos e 123 metas (1 novo objetivo e 28 novas metas), incorporando a maior parte das demandas da população Resultados do processo participativo Programa de Metas da Cidade de São Paulo Versão Final Participativa

Integração do Programa de Metas com o Plano Plurianual (PPA) e o Orçamento: Resultados do processo participativo

Detalhamento de Ações no PPA e no Orçamento: Regionalização e detalhamento das Ações Orçamentárias por ubprefeitura, permitindo um acompanhamento mais qualificado das metas Resultados do processo participativo

Participação Digital Site Planeja Sampa: Informações sobre os instrumentos de planejamento e orçamento Notícias e agenda sobre as atividades participativas do Ciclo Informações e agenda de atividades do CPOP e dos Conselhos Participativos Municipais Transmissão ao vivo de eventos Acompanhamento e monitoramento da execução do Programa de Metas, PPA e Orçamento Integração com Redes Sociais Construção Participativa do Site por meio de Cafés Hacker (Discussão com programadores e sociedade civil para desenvolvimento da plataforma digital)

Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP

O Conselho de Planejamento e Orçamento Participativos (CPOP) será a instância participativa de elaboração, discussão e gestão dos instrumentos de planejamento e dos orçamentos públicos, com a missão de efetivar a interlocução entre a população, as representações territoriais, as representações temáticas e o poder público. Seu objetivo é o compartilhamento de informações e decisões entre o poder público e a sociedade, tanto na elaboração e definição do Programa de Metas, do PPA e do Orçamento Municipal, quanto no monitoramento da execução.

Eleição das Mulheres para o CPOP Foram realizados 5 encontros regionais de formação e mobilização. CCM Perus CCM Capela do Socorre CCM Santo Amaro CCM Itaquera Divulgação no Forúm pela não violência de São Miguel

Candidata 1Alexandra Fátima Pessoa 2Claudemir Maurício Gomes 3Edneide Vieira Gomes 4Giana Carla Teixeira Alves 5Josina Gomes Barbosa 6Jozelma Araujo dos Santos 7Lindaura da Silva Maciel 8Maria Advair Gonçalves 9Miralva Lopes de Jesus 10Nilza Maria Albino Paulo 11Lidia Greco Gonçalves 12Maria Aparecida de Souza