Luana Müller Orientadora: Profª. Drª. Milene Selbach Silveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Orientação – acesso ambiente virtual
José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
UFRGS UM MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA EMPRESAS DE ALTA TECNOLOGIA : O CASO DA EMPRESA DOMINIO CONSULTORIA EM INFORMAÇÃO Aluno: Roberto Pinho Mazzilli.
Bacharelado em Sistemas de Informação
Interação Cliente Servidor
O Aluno a Distância.
OBJETIVO DA REFLEXÃO Conhecer o instrumento CHECKLIST DA SALA DE AULA e os procedimentos tanto para autoavaliação pelo professor quanto o acompanhamento.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
Patrícia Kayser Vargas Mangan Março de 2009
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Portal Educacional Clickideia 4ª Capacitação Professores Coordenadores 25/08/2011 – Auditório FATEC.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Apresentação Intermédia José Graciano Almeida Ramos Orientador: Professor Dr. Jaime S. Cardoso Responsável INESC Porto : MSc. Ricardo Sousa 1 FEUP-MIEIC.
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Website com animações, simulações e laboratórios virtuais
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Milene Selbach Silveira
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
OBJETIVOS Objetivo Geral
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Difusão e Aperfeiçoamento de Recursos Educacionais Abertos
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Segunda Linha de atuação na pesquisa Projeto: CONFECÇÃO DE PORTAL DE ACESSO VIA WEB PARA O LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA COGNITIVA DA U.C.P. Apresentação:
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Administrando e iniciando experimentos Como criar um laboratório para ensino de eletrônica com acesso remoto Parte ICBL 2008.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
O computador como Meio e como Fim...
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Transcrição da apresentação:

Luana Müller Orientadora: Profª. Drª. Milene Selbach Silveira

 Visam auxiliar usuários a adquirirem conhecimentos sobre o sistema que necessitam utilizar [Jos80].  Paradigma impresso.  Informações técnicas.

 Ajuda através da interação entre usuários.  Complementa a ajuda fornecida pelo sistema de ajuda on-line.

 Ferramentas de software e técnicas cujo objetivo é prover sugestões de itens para usuários [Ric10].  Itens de recomendação.  Combinação social.

 Sistemas de ajuda são poucos utilizados por não poderem ser aplicados a alguns tipos de perguntas [Vou05].  O auxílio de outros usuários acaba sendo a forma mais procurada na hora de sanar uma dúvida  O paradigma da vila e combinação social  Arquitetura PHAVEA.

Como utilizar informações referentes ao uso de sistemas colaborativos de ensino e informações sobre seus usuários para auxiliá-los no processo de busca por auxílio através de um sistema de ajuda em pares, e, com isso, promover uma maior efetividade no processo de resolução de dúvidas.

Integrar, aos sistemas de ajuda em pares, técnicas e algoritmos que identifiquem os índices de similaridade entre usuários, visando, através disso, promover uma combinação social com a qual irá se qualificar o processo de busca e seleção de usuários para estabelecer uma conexão, ajudando os usuários a melhor esclarecer suas dúvidas em relação à utilização do sistema.

Qualificar o processo de busca e seleção de usuários para responder a dúvidas de outro usuário visando melhorar sua experiência de uso tanto com o sistema de ajuda em pares, quanto com o ambiente virtual de aprendizagem no qual ele está inserido.

 Realizar pesquisa com usuários a fim de identificar que fatores estes levam em consideração ao escolher uma pessoa para responder uma dúvida sobre o uso do sistema colaborativo de ensino.  Implementar uma ferramenta que estenda a arquitetura PHAVEA, incluindo a análise de similaridade entre usuários.  Analisar, através da ferramenta implementada, as vantagens do uso de técnicas de recomendação aplicadas a sistemas de peer help.

 Realizar pesquisa com usuários a fim de identificar que fatores estes levam em consideração ao escolher uma pessoa para responder uma dúvida sobre o uso do sistema colaborativo de ensino.  Implementar uma ferramenta que estenda a arquitetura PHAVEA, incluindo a análise de similaridade entre usuários.  Analisar, através da ferramenta implementada, as vantagens do uso de técnicas de recomendação aplicadas a sistemas de peer help.

Perfil 100 resultados  48% alunos  29% professores  22% professores/alunos  1% suporte técnico

Perfil  45% utilizam ambientes colaborativos de ensino a mais de 5 anos  24% de 3 a 5 anos  28% de 1 a 3 anos  3% a menos de 1 ano

Tratamento de dúvidas  46% usam a ajuda do sistema  55% utilizam o Google  48% solicitam ajuda a outras pessoas  3% usam tentativa e erro  1% buscam ajuda no site do Moodle * Dados com intersecção

Tratamento de dúvidas  46% usam a ajuda do sistema  55% utilizam o Google  48% solicitam ajuda a outras pessoas  3% usam tentativa e erro  1% buscam ajuda no site do Moodle * Dados com intersecção

Tratamento de dúvidas através de outro usuário  34% falariam com um colega próximo  2% ligariam a um colega  17% ligaria para o help Desk  46% utilizariam um recurso computacional para entrar em contato com um colega * Dados com intersecção

Tipo de dúvidaComo o usuário escolhe o “par”? Como usar essa informação para a ajuda em pares? Uso do ambiente Tempo de uso da ferramentaAtravés da medição do tempo de uso do ambiente de cada usuário, encaminhando a dúvida aos que possuem mais tempo. Conhecimento técnicoAtravés da análise dos logs do ambiente e feedbacks dos usuários, mensurar o conhecimento técnico, utilizando essa informação no processo de escolha do “par”. ReceptividadeAtravés da análise do histórico de ajuda de cada usuário, verificar os usuários que mais fornecem ajuda aos outros, e que possuam feedback positivo sobre essa ajuda, encaminhando a dúvida a estas pessoas. AfinidadePor ser um critério não mensurável, não poderia ser utilizado dentro do sistema. Conteúdo das disciplinas Área de AtuaçãoPor ser um critério não mensurável, não poderia ser utilizado dentro do sistema. DisciplinasAtravés dessas informações, um algoritmo de recomendação poderia identificar os índices de similaridade dentre usuários, utilizando esta informação para o encaminhamento da dúvida para usuários similares.

Os resultados obtidos nesta pesquisa, resultaram em um artigo científico, artigo este que foi aceito e será apresentado no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE 2012 (Evento Qualis B2).

Professores possuem mais dificuldades:  Dos usuários que possuem dúvidas frequentemente, 67% são professores;  Experimento de Leite e Silveira [Lei11], mostra que professores possuem mais dificuldades  Complexidade das tarefas  Necessário experiência e conhecimentos elevados para configurar o ambiente

Tipo de dúvida Como o usuário escolhe o “par”? Como usar essa informação para a ajuda em pares? Uso do ambiente Tempo de uso da ferramenta Através da medição do tempo de uso do ambiente de cada usuário, encaminhando a dúvida aos que possuem mais tempo. Conhecimento técnico*Através da análise dos logs do ambiente e feedbacks dos usuários, mensurar o conhecimento técnico, utilizando essa informação no processo de escolha do “par”. Receptividade*Através da análise do histórico de ajuda de cada usuário, verificar os usuários que mais fornecem ajuda aos outros, e que possuam feedback positivo sobre essa ajuda, encaminhando a dúvida a estas pessoas. Ferramentas configuradasAtravés das informações sobre ferramentas do Moodle que cada usuário já configurou, identificando através de algoritmos de recomendação os índices de similaridade dentre usuários, e utilizando estas informações para gerar os pares. * São implementados pela arquitetura PHAVEA

Como a arquitetura PHAVEA classifica os seus usuários? Onde: x  avaliações positivas; y  avaliações negativas; P  perfil do solicitante (aquele que pede por ajuda): Solicitante iniciante recebe P=1; Solicitante intermediário recebe P=2; Solicitante avançado recebe P=3.

 Foco no Moodle e nos usuários com perfil de professor  Otimizar um sistema de ajuda em pares já existente, prototipado no trabalho de Leite e Silveira [Lei12], que utiliza a arquitetura Phavea  Incluir a análise de similaridade dos usuários(traçada com base nas ferramentas por eles utilizadas) e o tempo de uso do ambiente ao processo de formação de pares

 Planejar a extensão da arquitetura Phavea, através de uma ferramenta que também implemente algoritmos de análise de similaridade, levando em consideração os fatores identificados na survey como sendo relevantes ao selecionar um usuário para responder uma pergunta. Período: Set/12 à Out/12  Definir o algoritmo de análise de similaridade adequado ao contexto de combinação social que possa ser aplicado ao protótipo proposto utilizando os dados previamente identificados. Período: Out/12

 Prototipar a ferramenta proposta. Período: Out/12 à Dez/12  Efetuar a análise funcional da ferramenta. Período: Dez/12  Analisar a ferramenta proposta junto a usuários de ambientes colaborativos de ensino. Período: Jan/13

 Analisar os dados obtidos nas entrevistas. Período: Jan/13 à Fev/13  Redigir a Dissertação de mestrado. Período: Out/12 à Fev/13  Preparar e apresentar a Dissertação de mestrado. Período: Mar/13

SetOutNovDezJanFevMar Extensão Phavea Algoritmo Protótipo Analise funcional Entrevista com usuários Análise dos dados Redigir dissertação Defesa da dissertação

[Jos80]Joseph, M. S. “Helping users help themselves”, In: 8th annual ACM SUGUCCS conference on User services, 1980, P [Lei10]Leite, L. L.; Silveira, M. S. “Phavea: um arquitetura de peer help para o Moodle”. In: XXXVII Seminário Integrado de Software e Hardware, 2010, P [Lei12]Leite, L. L. “Colaboração entre Pares para Melhor Compreensão da Mensagem do Designer Via Sistemas de Ajuda”, Tese de Doutorado, PUCRS, 2012, 117p. [Ric10]Ricci, F.; Rokach, L.; Shapira, B.; Kantor, P. B. “Recommender systems handbook”. New York: Springer, 2010, 872p. [Vou05]Vouligny, L; Robert, J. “Online help system design based on the situated action theory”. In: 2005 Latin American conference on Human-computer interaction, 2005, 12p.