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Segunda Linha de atuação na pesquisa Projeto: CONFECÇÃO DE PORTAL DE ACESSO VIA WEB PARA O LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA COGNITIVA DA U.C.P. Apresentação:

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1 Segunda Linha de atuação na pesquisa Projeto: CONFECÇÃO DE PORTAL DE ACESSO VIA WEB PARA O LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA COGNITIVA DA U.C.P. Apresentação: Eleutério Viegas de Mello Neto

2 INTRODUÇÃO O projeto consistiu em sua etapa inicial no levantamento de funcionalidades do Projeto LABPEX, o design do portal WEB e o desenvolvimento do mesmo para uso do Laboratório de Estudos Cognitivos do Curso de Psicologia da U.C.P. A idéia do Portal atende à nova concepção de ensino como ferramenta de ampliação e universalização de acesso à informação, sendo também objetivo deste portal o de facilitar o intercâmbio entre professores e alunos de cursos de Psicologia, mas principal e inicialmente para servir de acesso remoto aos experimentos clássicos de psicologia cognitiva que estão sendo desenvolvidos e replicados no Laboratório de cognição.

3 Evidentemente, sendo a tendência atual os EAD’s, o projeto que inicialmente tinha uma proposta auxiliar e vinculada especificamente ao projeto de reprodução de experimentos clássicos em psicologia, passou a ser observado com toda sua amplitude como ferramenta de acesso à informação, determinando a nova proposta de “projeto autônomo” que visa a função de acesso aos experimentos, mas principalmente a todo um conjunto de conteúdos de interesse da comunidade de psicologia.

4 OBJETIVOS: - Implantar a acessibilidade remota ao Laboratório de Psicologia Cognitiva Experimental na UCP, para fins de apoio ao ensino de psicologia experimental, psicometria e métodos de pesquisa. - Difundir o desenvolvimento de toda a integração entre hardwares, softwares (macros para transferência de dados para openoffice, programas de reprodução de experimentos, tratamento de dados) e aplicação, assim como orientar a aplicação dessa nova tecnologia aplicada aos estudos experimentais em psicologia em todo Brasil. - Apresentar demais conteúdos de interesse da comunidade científica e acadêmica a partir das funcionalidades do portal.

5 MATERIAL E MÉTODO O material utilizado nesta linha de pesquisa está dividido em Hadware e Software: I - Na parte de Hardware: Dezesseis microcomputadores em rede;Dezesseis microcomputadores em rede; Um servidor externo;Um servidor externo; II - Na parte de software: Os experimentos clássicos de psicologia cognitiva desenvolvidos no laboratório de informática através do programa E-Prime 2.0;Os experimentos clássicos de psicologia cognitiva desenvolvidos no laboratório de informática através do programa E-Prime 2.0; Banco de dados: ACCESS e SQL;Banco de dados: ACCESS e SQL; Ferramenta de desenvolvimento de página da WEB: JoomlaFerramenta de desenvolvimento de página da WEB: Joomla

6 MATERIAL E MÉTODO O instrumento que atualmente está sendo utilizado para o desenvolvimento do portal é o Joomla, pois ele é um software grátis e de fácil utilização, sendo seu desenvolvimento em HTML, que é uma linguagem simples e extremamente utilizada para desenvolvimento de páginas da WEB, o que é de grande utilidade caso exista a necessidade de o portal sofrer manutenção por outro desenvolvedor.O instrumento que atualmente está sendo utilizado para o desenvolvimento do portal é o Joomla, pois ele é um software grátis e de fácil utilização, sendo seu desenvolvimento em HTML, que é uma linguagem simples e extremamente utilizada para desenvolvimento de páginas da WEB, o que é de grande utilidade caso exista a necessidade de o portal sofrer manutenção por outro desenvolvedor.

7 MATERIAL E MÉTODO Através do portal se fará o acesso remoto aos vários experimentos clássicos de psicologia cognitiva que estão sendo desenvolvidos e replicados no Laboratório de cognição.Através do portal se fará o acesso remoto aos vários experimentos clássicos de psicologia cognitiva que estão sendo desenvolvidos e replicados no Laboratório de cognição. Através do portal será então possibilitado acesso a demais conteúdos em funcionalidades específicas, como download, upload de monografias, dissertações, artigos, eventos e demais materiais de interesse acadêmico e científico.

8 RESULTADOS Nesta fase do projeto, consolidada a pesquisa bibliográfica do projeto LABPEX e do projeto de psicologia cognitiva e informática educativa, o mesmo apresenta resultados na testagem de experimentos, discussão para ampliação de funcionalidades e desenvolvimento de templates.Nesta fase do projeto, consolidada a pesquisa bibliográfica do projeto LABPEX e do projeto de psicologia cognitiva e informática educativa, o mesmo apresenta resultados na testagem de experimentos, discussão para ampliação de funcionalidades e desenvolvimento de templates.

9 RESULTADOS As funcionalidades do portal para fins de testagem não pode ainda no momento ser feita a partir de acesso indiscriminado, para o que foram eleitos alunos e professores ligados à área de pesquisa na condição de Beta-teste.As funcionalidades do portal para fins de testagem não pode ainda no momento ser feita a partir de acesso indiscriminado, para o que foram eleitos alunos e professores ligados à área de pesquisa na condição de Beta-teste. A partir desta testagem controlada pretendemos verificar o desempenho das funcionalidades, para fins de ajustes, correções, ampliações e desenvolvimento. A partir desta testagem controlada pretendemos verificar o desempenho das funcionalidades, para fins de ajustes, correções, ampliações e desenvolvimento.

10 RESULTADOS O principal resultado do portal de psicologia que se pode demonstrar neste momento é que a apresentação desse projeto está sendo acessado através da internet, via portal. Além disso existem alguns outros poucos materiais já incluídos para fins de acesso via portal, mas somente a título de testagem.

11 Ao término desta apresentação o próximo bolsista de pesquisa apresentará também seu projeto “flexibilidade pessoal e estrutura lógica do sistema de crenças”.

12 CONCLUSÃO O portal sofreu algumas adaptações em seu desenvolvimento no tocante às suas funcionalidades, assim como no método, mas mantém seus objetivos originais. Isso deveu-se principalmente pela observação de que tal ferramenta é muito importante, recomendando que a mesma seja mais bem explorada no tocante a oferecer conteúdos além dos experimentos clássicos de psicologia reproduzidos em ambiente virtual.O portal sofreu algumas adaptações em seu desenvolvimento no tocante às suas funcionalidades, assim como no método, mas mantém seus objetivos originais. Isso deveu-se principalmente pela observação de que tal ferramenta é muito importante, recomendando que a mesma seja mais bem explorada no tocante a oferecer conteúdos além dos experimentos clássicos de psicologia reproduzidos em ambiente virtual.

13 O projeto foi apresentado com sucesso na XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, onde teve boa receptividade na medida em que se apresenta como ferramenta de ampliação e universalização de acesso a informação.O projeto foi apresentado com sucesso na XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, onde teve boa receptividade na medida em que se apresenta como ferramenta de ampliação e universalização de acesso a informação. A partir do feedback recebido neste evento, passamos a avaliar a possibilidade de buscar software próprio para desenvolvimento de projetos, visando adaptá-los na utilização de desenvolvimento de pesquisas em parceria com outras unidades acadêmicas ou até outros seguimentos da sociedade.A partir do feedback recebido neste evento, passamos a avaliar a possibilidade de buscar software próprio para desenvolvimento de projetos, visando adaptá-los na utilização de desenvolvimento de pesquisas em parceria com outras unidades acadêmicas ou até outros seguimentos da sociedade.

14 Atualmente o problema para reprodução dos experimentos via internet, reside no tempo de latência relacionado ao tráfego de dados no momento da realização dos experimentos através da rede.Atualmente o problema para reprodução dos experimentos via internet, reside no tempo de latência relacionado ao tráfego de dados no momento da realização dos experimentos através da rede. Essa questão tem fundamental relevância já que os experimentos mensuram tempo de reação, não podendo o tempo de tráfego de dados influir nos resultados dos experimentos que estão sendo replicados e adaptados para a nossa realidade.Essa questão tem fundamental relevância já que os experimentos mensuram tempo de reação, não podendo o tempo de tráfego de dados influir nos resultados dos experimentos que estão sendo replicados e adaptados para a nossa realidade.

15 A questão da latência encontra solução na preparação de experimentos para serem executados no computador remoto, coleta de dados no computador remoto e retorno das informações via invocação remota, que estão no momento sendo avaliadas pelo orientador do projeto.A questão da latência encontra solução na preparação de experimentos para serem executados no computador remoto, coleta de dados no computador remoto e retorno das informações via invocação remota, que estão no momento sendo avaliadas pelo orientador do projeto.


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