Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa Carolline Botelho Beatriz Nunes
  Ana Carolina Castelli da Silva
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
FGV Online Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Desafios e oportunidades do EAD
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
MARIA APARECIDA TRARBACH
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Novas Funções dos Professores de EAD
Decisões.
A Educação a Distância é possível?
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Gestão da Tecnologia da Informação
Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD
OBJETIVOS Objetivo Geral
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski.
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Curso de Capacitação em Educação a Distância
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
UMC EaD Desafios na Produção de Material Didático.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Papel do Tutor em EAD.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
Transcrição da apresentação:

Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual Daniela Erani Monteiro Will danielaw@unisul.br Universidade do Sul de Santa Catarina Brasil, 2006 www.virtual.unisul.br

Modelo de ensino Desenho pedagógico dos materiais didáticos www.virtual.unisul.br

Modelo de ensino Definido a partir das necessidades e características do público-alvo Escolha das mídias Definição das estratégias pedagógicas e metodológicas Modelo de ensino www.virtual.unisul.br

1. Público-alvo UnisulVirtual Modelo de ensino Média de idade de 35 anos Com experiência profissional, mas sem formação superior Homens e mulheres casados, com filhos Não teve condições de concluir curso superior na idade regular Com acesso à internet (atualmente) Público-alvo Mídias Estratégias pedagógicas www.virtual.unisul.br

2. Mídias utilizadas Material impresso Modelo de ensino Público-alvo Estratégias pedagógicas www.virtual.unisul.br

Ambiente Virtual de Aprendizagem Modelo de ensino Público-alvo Mídias Estratégias pedagógicas www.virtual.unisul.br

Teleconferência Aula inaugural a cada semestre Modelo de ensino Aula inaugural a cada semestre Por teleconferência com transmissão via satélite, para todo o Brasil Recepção organizada em todos os pólos com membros da equipe UnisulVirtual Objetivo: sentimento de pertencimento à instituição, conhecer a equipe e a metodologia de estudo Público-alvo Mídias Estratégias pedagógicas www.virtual.unisul.br

3. Estratégias pedagógicas e metodológicas Modelo de ensino Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual de Aprendizagem Sistema de avaliação Disciplina introdutória Público-alvo Mídias Estratégias pedagógicas www.virtual.unisul.br

A. Materiais didáticos Impressos Manuais Livro didático do curso Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas Impressos Manuais do curso do aluno do Ambiente Virtual de Aprendizagem Livro didático um por disciplina material base para os estudos Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação E. Disciplina introdutória www.virtual.unisul.br

B. Sistema Tutorial Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação E. Disciplina introdutória Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação Público-alvo Mídias Estratégias pedagógicas www.virtual.unisul.br

Tutoria Acompanha os alunos durante a disciplina Sistema Tutorial Acompanha os alunos durante a disciplina Cria oportunidades de aprendizagem Responde as dúvidas Emite feedback e fornece os conceitos sobre as atividades de avaliação Tutoria Monitoria Coordenação de curso Capacitação www.virtual.unisul.br

Monitoria Questões administrativas Sistema Tutorial Questões administrativas Presta orientação técnica aos alunos quanto ao uso do sistema de comunicação Tutoria Monitoria Coordenação de curso Capacitação www.virtual.unisul.br

Coordenação de curso Sistema Tutorial Organização e desenvolvimento do projeto pedagógico e do curso Acompanhamento aos professores tutores Sala de apoio pedagógico/comunicação direta com os alunos Tutoria Monitoria Coordenação de curso Capacitação www.virtual.unisul.br

Capacitação e Apoio Pedagógico à Tutoria Sistema Tutorial Capacitação inicial e continuada de professores tutores Acompanhamento e orientação aos professores tutores antes, durante e após o oferecimento da disciplina Portfólio de professores tutores Tutoria Monitoria Coordenação de curso Capacitação www.virtual.unisul.br

C. Ambiente Virtual de Aprendizagem Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas Ferramenta de comunicação: alunos e Sistema Tutorial Apoio à aprendizagem Conteúdos e atividades complementares Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação E. Disciplina introdutória Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação www.virtual.unisul.br

D. Sistema de Avaliação Atividades obrigatórias Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas Atividades obrigatórias Avaliação a distância Avaliação presencial Atividades complementares Auto-avaliação Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação E. Disciplina introdutória www.virtual.unisul.br

Avaliação a Distância No mínimo uma por disciplina Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas No mínimo uma por disciplina Ferramenta de aprendizagem Foco na aplicabilidade do conhecimento e reflexão sobre o conteúdo Envio via Ambiente Virtual, no meio da disciplina Nota e feedback do professor tutor Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação E. Disciplina introdutória Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação www.virtual.unisul.br

Avaliação a Distância Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas Elaborada pelo professor conteudista (junto com o material didático) Análise didático-pedagógica - Designer Instrucional responsável pelo curso O professor conteudista deve realizar as adequações sugeridas Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação E. Disciplina introdutória Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação www.virtual.unisul.br

Avaliação Presencial Uma por disciplina Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas Uma por disciplina Realizada bimestralmente (2 avaliações por vez) em pólos por todo o Brasil Instrumento para a aprendizagem Foco na aplicabilidade do conhecimento e reflexão sobre o conteúdo Nota e feedback do professor tutor Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação E. Disciplina introdutória Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação www.virtual.unisul.br

Avaliação Presencial Professor tutor quem elabora Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas Professor tutor quem elabora Os instrumentos de avaliação presencial passam, obrigatoriamente, pela análise pedagógica da Equipe de Avaliação da Aprendizagem O professor tutor deve realizar as adequações sugeridas Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação E. Disciplina introdutória Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação www.virtual.unisul.br

Auto-avaliação Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas Constam no livro didático e Ambiente Virtual de Aprendizagem Por unidade Aluno realiza a verificação do seu desempenho, por meio do comentário do professor tutor ou resposta automática no Ambiente Virtual Foco na compreensão e reflexão sobre o conteúdo Acompanhamento do professor tutor Sem nota/conceito Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação E. Disciplina introdutória Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação www.virtual.unisul.br

Interagindo na UnisulVirtual Modelo de Ensino Estratégias pedagógicas Primeira disciplina do curso, optativa Objetiva integrar o aluno à instituição e à metodologia de estudo a distância Possibilita experimentar e conhecer melhor os recursos disponíveis Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação E. Disciplina introdutória Materiais didáticos Sistema Tutorial Ambiente Virtual Avaliação www.virtual.unisul.br

Desenho dos materiais didáticos Definido a partir do modelo de ensino Estratégias pedagógicas e metodológicas para facilitar o estudo e promover a aprendizagem Estrutura Conteúdo específico Etapas de produção Desenho dos materiais www.virtual.unisul.br

Quem participa do desenho? dos materiais www.virtual.unisul.br

Estratégias pedagógicas Desenho dos materiais Busca permanente pelo diálogo Conteúdos e atividades de aprendizagem com ênfase na auto-aprendizagem e no desenvolvimento da criticidade dos alunos Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção www.virtual.unisul.br

Adaptação metodológica dos materiais Desenho dos materiais Estrutura e linguagem Revisão geral, de acordo com a estrutura definida pela UnisulVirtual Linguagem dialogada e mais próxima da realidade do aluno Reescrever frases confusas ou de difícil entendimento Iconização própria – identidade visual Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção www.virtual.unisul.br

Adaptação metodológica dos materiais Desenho dos materiais Estratégias pedagógicas Consonância dos conteúdo e atividades com os objetivos de aprendizagem Imagens para melhor compreensão dos conceitos abordados Ligações entre os itens do conteúdo Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção www.virtual.unisul.br

Adaptação metodológica dos materiais Desenho dos materiais Estratégias pedagógicas Questões para reflexão ao longo do texto, especialmente para relacionar a teoria com a prática Atividades de aprendizagem problematizadoras, que possibilitem a reflexão e re-construção do conhecimento Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção www.virtual.unisul.br

Estrutura dos materiais didáticos Desenho dos materiais Livros didáticos Unidades on-line Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção www.virtual.unisul.br

Livros didáticos Desenho dos materiais Introdução Estrutura Apresentação e identificação da disciplina Estrutura Unidades didáticas: objetivos de aprendizagem, conteúdo (seções de estudo), atividades de aprendizagem, síntese da unidade, indicação para estudos complementares Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção Finalização Síntese da disciplina, comentários sobre as atividades de aprendizagem, referências, currículo do professor www.virtual.unisul.br

Desenho dos materiais www.virtual.unisul.br Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção www.virtual.unisul.br

Desenho dos materiais www.virtual.unisul.br Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção www.virtual.unisul.br

Desenho dos materiais www.virtual.unisul.br Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção www.virtual.unisul.br

Ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Unidades on-line Conteúdo das unidades Objetivos de aprendizagem Síntese, Saiba Mais, Dicas Atividades obrigatórias e complementares Desenho dos materiais Dados da disciplina Plano de ensino Critérios de avaliação Cronograma de estudo Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção Ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Fórum, Chat, Mural, Tutor, Monitor, Secretaria, Midiateca, Desempenho, Turma, Exposição, Agenda www.virtual.unisul.br

Conteúdo das unidades on-line Desenho dos materiais Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção www.virtual.unisul.br

Cronograma de estudo Desenho dos materiais Dados da disciplina Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção www.virtual.unisul.br

Ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Desenho dos materiais Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção www.virtual.unisul.br

Conteúdos Elaboração: professor da Unisul – preferencialmente Desenho dos materiais Elaboração: professor da Unisul – preferencialmente Finalização e adaptação metodológica: designer instrucional da UnisulVirtual Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção www.virtual.unisul.br

Etapas de produção Desenho dos materiais 1. Planejamento - Cronograma de execução do curso; Seleção dos professores conteudistas; Cronograma de produção, por disciplina; Orientação pedagógica; Plano de ensino Desenho dos materiais 2. Elaboração do conteúdo - Autoria do conteúdo para o material impresso e on-line; Elaboração das atividades; Análise e aprovação do conteúdo pela coordenação do curso 3. Produção dos materiais - Adaptação metodológica do conteúdo; Estruturação dos materiais; Encaminhamento para revisão ortográfica; Preparação dos materiais para a publicação/diagramação; Revisão final Estratégias Pedagógicas Estrutura Conteúdos Etapas de produção 4. Avaliação e revisão - Avaliação dos materiais; Aplicação dos ajustes e atualizações www.virtual.unisul.br