Ano Europeu do Voluntariado 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJECTO A Ludicom - agência de comunicação e marketing criou o projecto Educativo “ A Europa Mora Aqui”, promovido pelo Centro de Informação Europeia.
Advertisements

INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
Projecto FORMAR EM REDE POEFDS – Medida
Evangelismo OBJETIVOS DESAFIOS ESTRATÉGIAS MATERIAIS CRONOGRAMA JULHO
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
1 AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE PLANOS E PROGRAMAS DE TRANSPORTES NO AMBIENTE Maria Isabel Guerra Ana Paula Rodrigues AUDITORIA AMBIENTAL MOPTH.
“Europa para todos” Com o apoio da Comissão Europeia
DG Agricultura e Desenvolvimento Rural Comissão Europeia
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor
Auditoria de Segurança da Informação
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
União Europeia.
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Provas de Concursos Anteriores
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
EDUMAR EDUCAÇÃO MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Apresentação Nos termos do Decreto-Lei n.º 183/96, de 27 de Setembro, publicado no DR n.º 225, I Série A, o presente documento foi elaborado com o contributo.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Reforçar a concentração
Somos cidadãos europeus Carlos Costa Neves Universidade Verão C. Vide, 09.Set.2003.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
© GfK 2012 | Title of presentation | DD. Month
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
CarbonoZero ® uma marca pelo clima Norma Franco. 2 | CarbonoZero ® - uma marca pelo clima | Seminário Eco-Escolas 2008| economia do carbono.
1 de fevereiro 2013 Reunião Entidades Beneficiárias Reunião Entidades Beneficiárias 1 O CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
U4energy - O Desafio da escola Europeia U4energy – O Desafio da escola Europeia.
VIH Portugal Lisboa, 27 e 28 de Março de Prevenção e Tratamento Como asseguram os países o acesso continuado à medicação e aos consumíveis ? O Contributo.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
Maio de 2011.
METAS PARA O CLUBE DE JOVENS
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
2.ºEco-conselho- EB1 Areias de Vilar 2009/2010 O que fizemos ao longo do ano no âmbito do Programa Eco- Escolas?
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
O papel da AICEP na Internacionalização das Empresas Portuguesas
Direcção-Geral do Desenvolvimento Regional IX Congresso da Imprensa Portuguesa Newark, de 25 Abril a 1 Maio de 2001 O que pode fazer o «desenvolvimento.
“Juntos desde 1957: as Escolas celebram a Europa” (25 de Março – 30 de Junho) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO G A E R I GABINETE DE ASSUNTOS EUROPEUS E RELAÇÕES.
É A MAIOR RÁDIO DO ESTADO
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
Programa Comenius Bilateral
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
Planos de Comunicação Realçar o papel dos Fundos Dar a conhecer ao grande público as oportunidades dos Fundos Aumentar o grau de utilização e a transparência.
1. Guardião das Doutrinas
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Tout commence par des cris et ne doit jamais finir dans un grand silence It starts with screams and must never end in silence Tudo começa com gritos e.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
2011 Ano Europeu do Voluntariado C idadania E uropeia A tiva Maio de 2011.
1 20 de Maio de 2010 Contributos das Comissões de Acompanhamento para a Gestão de Fundos de Pensões Acção de Formação “A Actividade das Comissões de Acompanhamento.
Cooperação Brasil-União Europeia em Ciência, Tecnologia e Inovação.
SUJEITOS DO DIREITO INTERNACIONAL -CRUZ VERMELHA- Inês Santos Xavier Pinto Novembro/2010.
Tratados da União Europeia
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
O Porquê… Os jornais, a rádio e a televisão têm um papel importante na informação e educação sobre o mundo à nossa volta. Os jornalistas nem sempre têm.
Seminário Municípios e o Mar
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA CAP EM BRUXELAS Parlamento Europeu 1.Acompanhamento da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural 2.Acompanhamento da.
Let's Learn Leonardo da Vinci A Associação Mais Cidadania tem o prazer de divulgar a abertura das candidaturas para o II ROUND do Leonardo Da Vinci!! Vem.
O ano de 2013 foi instituído pelo Parlamento Europeu como o “Ano Europeu dos Cidadãos” tendo como lema: “Tem a ver com a Europa, tem a ver consigo. Participe.
Transcrição da apresentação:

Ano Europeu do Voluntariado 2011

Decisão do Conselho da União Europeia de 27 de Novembro de 2009 “Ano Europeu das Actividades de Voluntariado que Promovam uma Cidadania Activa (2011)” Decisão do Conselho da União Europeia de 27 de Novembro de 2009 2

O que é o Voluntariado? O Voluntário é: Um conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas (voluntários) ao serviço dos indivíduos das famílias e da comunidade. O Voluntário é: Um indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora. 3

Alguns factos 4

ou seja, 23% dos Europeus com mais de 15 anos são voluntários 94 milhões de pessoas ou seja, 23% dos Europeus com mais de 15 anos são voluntários Figures from our recent Report on Volunteering in Europe Contractor = GHK Cost = EUR 300,000 Duration = 1 year Final report submitted February 2010 5

Objectivos do AEV 2011 Criar um ambiente propício ao voluntariado na União Europeia Dar meios aos organizadores de actividades de voluntariado para melhorar a qualidade das mesmas Reconhecer as actividades de voluntariado Sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do voluntariado NB: The EYV is not expected to transform the volunteering landscape It is largely an awareness-raising measure designed to: Promote a deeper and more structured dialogue with volunteers and civil society; Foster active participation of citizens; Communicate European values; Fully unlock the potential of volunteering in Europe; Generate widespread European awareness of the obstacles to volunteering. 6

O que vai acontecer durante o AEV-2011 Uma campanha extensiva nos 27 membros para que: Os Voluntários de toda a Europa se encontrem e conheçam as respectivas práticas. As autoridades, as organizações de voluntários e as empresas aprendam mais sobre voluntariado. As pessoas que nunca ouviram falar de voluntariado, possam conhecê-lo e tornarem-se voluntários um dia. 7

Sê voluntário! Faz a diferença A Comunicação SLOGAN Sê voluntário! Faz a diferença LOGO 8

A “Volta” do AEV-2011 A “Volta” do Ano Europeu irá visitar cada um dos Estados Membros, animando um espaço na capital de cada País durante uma a duas semanas e tem como objectivo mostrar, de forma interactiva, actividades desenvolvidas por voluntários e organizações que integram voluntários. 27 jovens jornalistas voluntários farão reportagens de voluntariado em País diferente do seu. 9

A “Volta” do AEV-2011 início Bruxelas fim 3 a 12/12/2010 Valeta 28 Nov. a 4 Dez. Budapeste 8 a 14 Jan. Ljubliana 20 a 26 Mai. Lisboa 3 a 9 Fev. A “Volta” do AEV-2011 Bucareste 9 a 15 Mai. Luxemburgo 16 a 19 Fev. 3 a 7 de Mai. Tallin Madrid 28 Fev a 05 Mar. 10

A Mensagem do AEV-2011 O Mundo seria mais desigual sem voluntários O AEV-2011 pretende ser simultaneamente: A celebração do empenho dos 94 milhões de voluntários europeus. O desafio aos ¾ da população europeia ainda não envolvida nas actividades de voluntariado. 11

E criar uma oportunidade para os voluntários: Mostrarem as suas actividades. Encontrarem-se uns com os outros. Discutirem os desafios e os pressupostos para o futuro. Descobrirem oportunidades de cooperação. Comunicarem à população a energia e o entusiasmo do Voluntariado. 12

A especificidade portuguesa: a CNA-2011 – RCM 25/8. Notas finais: Há acções idênticas e coordenadas para todos os 27 Estados Membros (toda a comunicação ligada à P.A.U. Education de Barcelona). Há igualmente acções diversificadas de acordo com as diferentes realidades de cada Estado Membro. A especificidade portuguesa: a CNA-2011 – RCM 25/8. Os planos nacionais de trabalho deveriam ser apresentados por cada Organismo Coordenador Nacional à C. E. até 15/09/2010. O plano de trabalho português foi já aprovado em 13/10. 13

As grandes linhas do Plano de Trabalho de Portugal: Seminário internacional sobre a identidade do Voluntariado nos Países do Mediterrâneo. Actualização do Estudo de Caracterização do Voluntariado em Portugal, realizado em 2001, no decurso do AIV. Estudo sobre a Actividade/ Funcionamento dos Bancos Locais de Voluntariado. Documentário televisivo sobre Voluntariado para ser utilizado como instrumento de comunicação e promoção desta actividade, durante todo o AEV. A replicação da “Volta”que pretendemos fazer nas Regiões Autónomas (Funchal e Ponta Delgada) – constantes do Plano já aprovado – bem como em todas as capitais de distrito. A “Marcha do Voluntariado” no Porto – 19 de Março Início da “Volta” no concelho de Oliveira de Azeméis – 26 de Março 14

Projectos Emblemáticos Aprovados no Âmbito das Candidaturas COMM/C2/1-2010 EYV “Reintegrar no Voluntariado” – Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Bragança “Jantares Comunitários” – Fundação Stela e Oswaldo Bonfim – Braga “Volunteerbook” – Entreajuda - Lisboa 15

Coordenação do AEV-2011 Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV) Comissão Nacional de Acompanhamento Presidente – Fernanda Freitas http://europa.eu/volunteering/en/home2 ww.aev2011.eu 16