O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renascimento cultural
Advertisements

Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Urbanismo, Arte e Romanização
Características Gerais
O Renascimento Trabalho Realizado por: André Branco nº1
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
RENASCIMENTO Nas artes Na literatura Na arquitetura No pensamento
A arte renascentista História.
RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação.
Humanismo e individualismo
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
A Arte do Renascimento.
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Renascimento Cultural
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
Renascimento Alexandre Neto.
ARTE RENASCENTISTA III Trimestre e 172
Prof. Everton da Silva Correa
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
Elementos estruturais: colunas ou pilastras das ordens clássicas (coríntia e compósita), abóbada de berço, arco de volta perfeita, frontão triangular ou.
Reviver os ideais da cultura greco-romana
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
RENASCIMENTO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
O Renascimento XIV - XVI
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho. Arte
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
O Renascimento e o nascimento da mentalidade moderna
Renascimento Cultural (séculos XIII ao XVI)
FALANDO SOBRE ARTE Construção de um glossário ilustrado
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
A Arte Renascentista A PINTURA.
RENASCIMENTO Profª Patricia.
Leonardo da Vinci.
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
RENASCIMENTO CULTURAL
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
Escola E.B. 2, 3 Padre Alberto Neto História
Minidicionário Aurélio.
RENASCIMENTO CULTURAL:
Renascimento.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Neoclassicismo e Romantismo
O RENASCIMENTO. Renascimento Antropocentrismo Humanismo.
O RENASCIMENTO RENOVAÇÃO NAS ARTES E CULTURA. A ARQUITECTURA Recuperam o conceito de ordem arquitectónica, já utilizado na Grécia antiga.
RENASCIMENTO CULTURAL
SÉC. XV RENASCIMENTO. CARACTERÍSTICAS  A redescoberta da arte grega e romana, o estudo científico do corpo humano e a intenção em reproduzir com realismo.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
Transcrição da apresentação:

O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração

O Renascimento O que foi? Onde surgiu?

O Renascimento surgiu em Itália. Porquê? -V ... I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII XIII XIV XV XVI XVII IDADE ANTIGA MÉDIA IDADE MODERNA ANTIGUIDADE GRECO-ROMANA RENASCIMENTO O RENASCIMENTO FOI... Movimento cultural e artístico. Desinteresse pela Idade Média. Preferência pela Antiguidade (Civilização Greco-Romana): a sua Arte a sua Cultura O Renascimento surgiu em Itália. Porquê?

Porquê em Itália? Vestígios da Antiguidade Clássica: monumentos, ruínas, obras de arte, livros… O Coliseu de Roma, uma fonte de inspiração para os artistas do Renascimento.

Porquê em Itália? Algumas cidades italianas eram muito ricas; Os seus governantes, laicos e eclesiásticos, apoiavam as artes (mecenas). O Papa Júlio II foi um grande mecenas em Roma.

O Renascimento O que trouxe de novo? Uma nova visão do Homem e do Mundo Uma arte nova: pintura, escultura, arquitectura...

Classicismo Classicismo – Os Homens do Renascimento ficaram fascinados com os autores clássicos greco-romanos. Por isso, leram, interpretaram, traduziram, pintaram, imitaram tudo o que eles fizeram. Tendo aprendido nesta «escola», tornaram-se grandes pensadores e artistas e ultrapassaram os mestres. Essa é a lição do Renascimento: aprende com os melhores e torna-te melhor do que eles.

Humanismo Leitura e análise dos textos dos autores antigos; Valorização das capacidades humanas; Crença do Homem em si mesmo; Recurso à crítica para corrigir e mudar a sociedade, a religião e a política. Erasmo de Roterdão, um dos maiores humanistas do Renascimento.

Antropocentrismo O Homem coloca-se no centro do Mundo; O antropocentrismo substitui o teocentrismo da Idade Média. O Homem de Vitrúvio, de Leonardo Da Vinci.

Ciência Medicina – dissecação de cadáveres (André Vesálio). Geografia – a representação do mundo em mapas torna-se mais completa e exacta. Ciências da Natureza – conhecimento de novas plantas, novos animais, etc. Página da obra de André Vesálio, De Humani Corporis Fabrica.

Arquitectura Recurso a elementos clássicos: colunas, frontões triangulares, arcos de volta perfeita, abóbadas e cúpulas; Predomínio das linhas horizontais; Equilíbrio e simetria das formas e volumes; Decoração das paredes com pilastras e elementos naturalistas e mitológicos. Bramante, Tempietto.

Escultura Inspiração na escultura clássica; Representação realista do corpo humano; Composição (frequente) em forma geométrica; Temas: religiosos, mitológicos, figuras laicas e equestres. Miguel Ângelo, Pietà.

Pintura Aplicação da noção de perspectiva; Contrastes de luz e cor, claro/escuro, luz/sombra; Sfumato (passagem da luz para a sombra); Representação realista do corpo humano; Temas religiosos, mitológicos, retratos humanos. Leonardo, Mona Lisa (1503-1507).