CIn.ufpe.br Prêmio Destaque SBRC 2014 Prof. José Augusto Suruagy Monteiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião do Comitê Gestor do INCT-SEC 20/03/2012
Advertisements

Redes Comunitárias Metropolitanas de Educação e Pesquisa Comunicação sem limites José Luiz Ribeiro Filho Abril 2005 RNP/PAL/0246 © 2005 – RNP.
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Autoridades Sobre Nomes e IPs. Administração e operação descentralizadas. Administração e operação descentralizadas. São instituições que trabalham para.
Plano de Liderança de Clube
Lei da Paridade de vencimentos e vantagens entre os funcionários dos 3 Poderes do Estado Governador Abreu Sodré 1970.
EXERCÍCIOS RESULTADO.
O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
Antonio Carlos F Galvão
FÓRUM NACIONAL CONSECTI CONFAP Fórum de Secretários Municipais de CTI Natal, 25 fevereiro de 2010.
Carlos A. G. Ferraz Coordenador Geral Centro de Informática-UFPE
7o Workshop RNP - apresentação Curitiba maio, 2006
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
31º CAMS Comissão de Articulação com Movimentos Sociais
Família Cristã IGREJA DOMÉSTICA
Outlook – elaboração de assinatura
PROVIMENTOS Nº 2 e 3 DO CNJ: CERTIDÕES UNIFORMIZADAS
Estágio Supervisionado
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
1 Conselho Tecnológico para que e como 2008 e 2009 Eng. Allen Habert 1a. Reunião Plenária do Conselho Tecnológico do SEESP São Paulo, 30 de setembro de.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Escola QI – Disciplina de Internet – Aula1. Prof. Luciano Monteiro
Vírus A maior de todas as pragas virtuais.
GERÊNCIA DE MANUTENÇÃO  F.E.I – 2001 – ENG. MECÂN.
X ENEC Hotel Fazenda Fonte Colina Verde São Pedro/SP (29.11 a )
VOCÊ EM ALTA e CONHECER & RECONHECER
LEÕES DO SUL FUTEBOL CLUBE ORGÃOS SOCIAIS / PERSONALIDADES ELEITAS
1 EXERCÍCIOS RESULTADO. 2 1º Caso – Agente de Serviços Escolares – 1-III Comprovante ensino fundamental: 3,0x 2= 6,0 Comprovante ensino médio: 4,0x 2=
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
José Esdras Costa Lopes
Guia de instalação do Windows xp passo a passo.. Começamos pelo principio de tudo, teremos que averiguar se a máquina em que iremos instalar cumpre os.
Administração de Tecnologia de Informação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Remote Desktop Trabalho realizado por: Filipa Simão nº 3 Inês Fernandes nº7 Escola Secundária D.João II.
Material de Educação Física
Taxa de Congestionamento Geral no 1º grau de 2009 a 2012.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
ASC II - 05/061 Grupo de Disciplinas de Arquitectura de Sistemas Computacionais Arquitectura de Computadores Sistemas de Operação Redes de Computadores.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Fórum de Secretários Executivos
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Dossiê de Lançamento PROEP 20 Anos
O XBRL NO BRASIL Prof.Edson Luiz Riccio
Artigo 1º: Corra mais riscos ! Artigo 2º: Trabalhe Duro !
Plataforma de Apoio On-line.
Proposta de Composição de Diretoria Executiva Nacional - FOPROP 2012
Encontro Regional Norte
Computação Colaborativa (P2P) - Componente de Comunicação para o Projeto XPeer Recife, 14 de março de 2004 Tarciana Dias da Silva – Judith.
Olimpíada Brasileira de Informática e Maratona de Programação
¨O conhecimento só, não basta¨
FICHA TÉCNICA TIPO DE PRODUTO: Comercial ENDEREÇO: Av. T-2 com Av. T-9, Setor Bueno ÁREA DO TERRENO: 2.067,50 m² NÚMERO DE PAVIMENTOS: 1 térreo + 2 mezaninos.
Microsoft Word.
O futuro da internet Lei nº /06
Exercícios. 1º Encontrar o artigo BRACKMANN, A.; CERETTA, M.; HELDWEIN, A.B..Armazenamento de Berinjela (Solanum Melongena L.) em Diferentes Temperaturas.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE COMISSÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS
Datas da Páscoa 1980 à 2024.
Show Case da Qualidade Gestão pelos critérios de excelência CIGAM Software Corporativo Ltda Robinson Oscar Klein - Diretor de Mercado.
ENGENHARIA CIVIL COMPUTAÇÃO APLICADA Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Cooperação Brasil-União Europeia em Ciência, Tecnologia e Inovação.
Educação básica de qualidade para todos
Evolução Histórica
AGÊNCIA TOP 3 EM COMUNICAÇÃO 470 PESSOAS ATUANDO NO RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO E BRASÍLIA AFILIADAS NAS PRINCIPAIS CAPITAIS ALIANÇA INTERNACIONAL COM A.
Ligue o som 1º Seu suprimento de neurônios finalmente baixou a um nível administrável.
Ensino fundamental e Mudanças
GRUPO EXECUTIVO DO PROGRAMA DE EXCELÊNCIA GERENCIAL DA SEDEC.
Transcrição da apresentação:

CIn.ufpe.br Prêmio Destaque SBRC 2014 Prof. José Augusto Suruagy Monteiro

CIn.ufpe.br Agradecimentos À colega que indicou o meu nome Aos colegas que escolheram o meu nome A todos os colegas da comunidade de ReSD com os quais tive o privilégio de conviver e colaborar ao longo destes 34 anos À minha família por todo o suporte, paciência e carinho, em particular aos que aniversariam durante os diversos SBRCs...

CIn.ufpe.br Prêmio Destaque SBRC Critérios para indicação: 1.Reconhecida colaboração para a área de ReSD ao longo da existência do evento (alguém que coordenou comitê de programa do SBRC, e/ou organizou o SBRC e comparece sempre ao evento). 2.Contribuição para a evolução da Internet no Brasil. 3.Produtividade Científica. 4.Inserção internacional.

Linha do Tempo 1979 Criação do LARC 1979 Conclusão do Curso de EE na UFPE 1981 Primeiro Congresso da SBC (Floripa) Criação da Bitnet e da CSNet 1981 Participação em reuniões do LARC como representante da UFPE Participação no projeto REXPAC 1980 Início do Mestrado em EE (Sist. Digitais) na Poli-USP Estudo do Protocolo X Início do uso do TCP/IP na ARPANET 1982 Conclusão do Mestrado com a dissertação: “Descrição, Validação e Geração Automática de Implementações de Protocolos”. Casamento

Linha do Tempo 1983 Perdi a chance de participar do 1º SBRC (Porto Alegre) 1983 Ingresso no então Depto. de Estatística e Informática da UFPE Nascimento de Estêvão º SBRC (Campina Grande) Introdução do DNS 1984 Participação no 2º SBRC º SBRC (Rio) 1985 Participação no 3º SBRC Nascimento de Letícia Início do Doutorado na UCLA Primeiro (hoje inativo)

Linha do Tempo º SBRC (Recife) Criação da NSFNET Início da IETF e da IRTF º SBRC (São Paulo) Fundação da UUNET Conexão da FAPESP e do LNCC aos EUA º SBRC (Belo Horizonte) Controle de Congestionamento do TCP Reunião de proposta da RNP 1988 Nascimento de Mateus º SBRC (Porto Alegre) 20 anos da ARPANET (Act One Symposium) Criação da RNP pelo MCT 1989

Linha do Tempo º SBRC (Campinas) – não foi realizado vítima do Plano Collor Conexão do Brasil à NSFNET 1990 Conclusão do Doutorado com a Tese: “Bandwidth Allocation in Broadband Integrated Services Digital Networks” Nascimento de Renata º SBRC (Floripa) Lançamento da Web Abertura da NSFNET para uso comercial 1991 Participação no 9º SBRC Responsável pela Implantação do PoP-PE da RNP no ITEP (91-94) º SBRC (Recife) Criação da ISOC 1992 Organização e Coordenação do TPC do 10º SBRC

Linha do Tempo º SBRC (Campinas) Criação do InterNIC Novos tipos de Worms Participação no 11º SBRC Incluindo artigo premiado de estudante (Carlos Pazos) Nascimento de Marcos º SBRC (Curitiba) Abertura da RNP para uso comercial 1994 Participação no 12º SBRC Coordenação da Pós-Graduação (94-98) Livro na Escola de Computação: “Rede Digital de Serviços Integrados de Faixa Larga (RDSI-FL)”

Linha do Tempo º SBRC (Belo Horizonte) Criação do Comitê Gestor da Internet/BR Criação da vBNS 1995 Nascimento de Diana Coordenação do TPC do 13º SBRC Eleito Diretor do CTC do LARC (95-97): Proposta do Projeto GIGALARC Workshop GIGALARC (Articulação de Projetos Submetidos ao ProTeM-III) GT de P&D em Redes da Internet/BR (C) Criação e Coordenação do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em CC Projetos COMATM (P) e TRAVEL (P)

Linha do Tempo º SBRC (Fortaleza) Início do projeto Internet Participação no 14º SBRC GT P&D: Projeto de Integração de Redes Experimentais de Alta Velocidade e Aplicações (IREXAVA) apresentada ao CGI-BR º SBRC (São Carlos) Edital ProTeM/RNP para REMAVs Lançamento da CA*net II (ATM/SONET) 1997 Participação no 15º SBRC Reeleito Diretor do CTC do LARC (97-99) Elaboração Projeto RedeRecife ATM Projeto ALMADEM (97-00) (P) º SBRC (Rio) Carta de Florianópolis: preocupação com a Internet/BR (RNP) Lançamento da CA*net III (óptica) 1998 Participação no 16º SBRC Nascimento de Tarcísio

Linha do Tempo º SBRC (Salvador) I Workshop RNP2 (Curitiba): apresentação REMAVs Institucionalização da AsRNP Parceria MEC/MCT 1999 Início do Mestrado Profissional em Redes da UNIFACS Participação no 17º SBRC Eleito Vice-Diretor do CTC do LARC (99-01) º SBRC (Belo Horizonte) Inauguração Backbone RNP2 Participação do Brasil na Internet2 Implantação de IPv6 na Internet2 Criação da Géant 2000 Participação no 18º SBRC LARC: Reunião de planejamento (Floripa) – RNP; Parceria MEC/MCT; Sociedade da Informação; Comitê Gestor; Redes Experimentais de Alta Velocidade; Ações Concretas e Editais º SBRC (Floripa) Conexão da RNP2 à rede ABILENE Início da operação da Géant 2001 Participação no 19º SBRC Reeleito Vice-Diretor do CTC do LARC (01-03)

Linha do Tempo º SBRC (Búzios) Qualificação da AsRNP como OS Grupos de Trabalho RNP 2002 Participação no 20º SBRC GT Qualidade de Serviço (QoS) (C) Projeto IQoM (02-04) (C) (Edital CNPq/RNP) Projeto InfraVIDA (02-04) (P) (Edital CNPq/RNP) º SBRC (Natal) Projeto GIGA 2003 Participação no 21º SBRC LARC: Passagem do bastão GT Qualidade de Serviço 2 (C) Projeto VIMOS (03-05) (P) º SBRC (Gramado) Colaboração da RNP com o perfSONAR Conclusão da ampliação da ABILENE para 10Gbps 2004 Participação no 22º SBRC GT Medições (C) Projeto GigaIQoM (04-08) (C)

Linha do Tempo º SBRC (Fortaleza) Lançamento da rede Ipê 2005 Co-Coordenação do TPC do 23º SBRC GT Medições 2 (C) º SBRC (Curitiba) 2006 Participação no 24º SBRC º SBRC (Belém) Aposentadoria da ABILENE Nova Internet2 a 100Gbps Lançamento do GENI Lançamento do FIRE 2007 Coordenador de Painéis e Debates do 25º SBRC

Linha do Tempo º SBRC (Rio) Uso de DTNs pela NASA Surgimento do OpenFlow 2008 Participação no 26º SBRC GT-BackStreamDB (08-10) (P) Serviço MonIPÊ (08-11) (C) º SBRC (Gramado) 2010 Participação no 28º SBRC GT-Mediciones (RedClara) (10-13) (C) º SBRC (Recife) 2009 Participação no 27º SBRC INCT em Ciência da Web (P) Projeto MonEELA2 (99-10) (C) Projeto MonCircuitos (99-10) (C)

Linha do Tempo º SBRC (Campo Grande) 2011 Coordenador de Painéis e Debates do 29º SBRC Projeto FIBRE CT-Mon (11-13) (C) º SBRC (Brasília) Workshop GranD-ReSD Netflix e Youtube atingem 50% do tráfego em bytes 2013 Co-coordenação do TPC do 28º SBRC Comissão de Organização do GranD-ReSD (P) Comissão Especial ReSD/SBC (P) Eleito Vice-Diretor do CIn (13-17) º SBRC (Ouro Preto) Lançamento do Projeto Veredas Novas 2012 Retorno à UFPE Participação no 30º SBRC

CIn.ufpe.br Linha do Tempo Próximos Passos: –Grandes Desafios em Redes e Sistemas Distribuídos: Desdobramentos –Articulações: Chamadas de Projetos (Cooperação FAPESP-MCTI-MC) Projeto Nacional de Pesquisa em Internet do Futuro INCT em Redes º SBRC (Floripa) 2014 Participação no 32º SBRC Prêmio Destaque 2014

CIn.ufpe.br Obrigado!