Aperfeiçoamento do Mercado Doméstico de Títulos Públicos Federais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Advertisements

Mercado Futuro e Hedge.
ECONOMIA BANCÁRIA E CRÉDITO
Fluxo de Fundos para instituições e mercados financeiros
Uniões aduaneiras e áreas de comércio livre
Qualidade nas Leis Rodrigo Paes
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Associação e integração entre países
NOVO MERCADO DE RENDA FIXA
Fundap – Grupo de Conjuntura Crédito no 1º semestre de 2009: a força dos bancos públicos.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
Instrumentos de política monetária: Depósito Compulsório.
Questões sobre SFN.
em Instituições Financeiras
Ministério da Fazenda A Administração da Dívida Interna: Resultados, Desafios e Perspectivas Eduardo R. Guardia Secretário do Tesouro Nacional Câmara de.
SISTEMA MONETÁRIO.
Zona Euro Espaço monetário homogéneo constituído por todos os países (membros da EU), que decidiram adaptar o Euro como unidade monetária em 2002 e cumpriram.
O Sistema Monetário Capítulo 29.
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 23 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Márcio Janot 14/06/07.
Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 1 CAPITALISMO:Forma de organização de uma sociedade econômica, onde as decisões de produção.
11ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 10 de Agosto de 2011.
Maneiras de classificar o mercado financeiro
República Federativa do Brasil Tesouro Nacional RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Avaliação e Cumprimento de METAS – Primeiro Quadrimestre de 2003 JOAQUIM VIEIRA.
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE POUPANÇA E INVESTIMENTO
QI_PME Norte Benchmarking. 2ª actividade da 1ª Fase do Programa Programa QI_PME NORTE Diagnóstico Organizacional Seminário de Diagnóstico Benchmarking.
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Atuação : Meios de Pagamento (Títulos Públicos e Taxas de Juros)  Muda o Custo e o nível de Oferta de Crédito  É executada.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
Arno Hugo Augustin Filho Secretário do Tesouro Nacional Brasília, 03 de julho de 2007 RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Avaliação e Cumprimento de Metas – 1 o Quadrimestre.
Cozinheiros Da Economia
Agenda ANBIMA/BNDES de Apoio ao Mercado de Capitais de Renda Fixa Atraindo recursos privados para o financiamento dos investimentos de longo prazo Ministro.
Os Mercados Financeiros. As pessoas e as organizações que desejam tomar dinheiro emprestado encontram os recursos excedentes nos mercados financeiros.
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Mercado do Títulos Público
Mercados Financeiros: Monetário, Crédito, Capital e Cambial
SWAP.
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
ANÁLISE JURÍDICA DA DÍVIDA PÚBLICA A ingerência abusiva do setor financeiro no Governo brasileiro.
A moeda utilizada em nosso país vem se modificando de acordo com as políticas econômicas ocorridas ao longo do tempo na história da humanidade. Fique por.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
APRESENTA.
Risco / Incerteza Liquidez / Solvência Alavancagem
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
A Política Econômica do Governo Lula: avaliação e agenda de reformas
Mercado Financeiro e Investimentos
CRÉDITO PARA AQUISIÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS 1 A contração de crédito para a aquisição de valores mobiliários ou do empréstimo de valores mobiliários,
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Câmara dos Deputados – Audiência Pública
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade IV Títulos do Mercado de Capitais.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Crise Europeia Causas da crise: -Impacto da crise de Salvar bancos e empresas com dinheiro público -Dívidas públicas dos países europeus – gastos.
POLÍTICA MONETÁRIA.
1 Título da Apresentação 1 Junho 2002 Objetivos da Rede Compartilhada e o SPB II Luiz Fernando Figueiredo 1 Abracheque – Novembro de 2002.
1 Luiz Fernando Figueiredo IBCPF - Junho de 2001 Banco Central do Brasil A Conjuntura Econômica e a Importância do Planejamento Financeiro.
1 Internacionalização e Regulação do Mercado de Capitais no Brasil João Cesar Tourinho.
O novo Sistema de Pagamentos Brasileiro Luiz Fernando Figueiredo 1.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores & Defesa Sergio B. Varella Gomes Brasília, 14 mar 2006 Audiência Pública Câmara.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Sistema Monetário. O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
Transcrição da apresentação:

Aperfeiçoamento do Mercado Doméstico de Títulos Públicos Federais

Títulos Públicos Federais Diagnóstico  O mercado secundário de títulos públicos apresenta baixa liquidez, com impacto sobre a formação da estrutura de taxa de juros;  Os dealers têm um papel importante, e para que eles o cumpram é importante dar-lhes um conjunto de incentivos e obrigações, a exemplo do que é feito em outros países;  Não há instituições que exerçam o papel de market maker, ou seja, que garantam a existência de um mercado ativo.

Títulos Públicos Federais Alteração no Sistema de Dealers  OBJETIVOS Aumento da liquidez e da competitividade no mercado secundário de títulos públicos; Redução do custo de financiamento da dívida pública; Melhoria do perfil da dívida pública (composição e prazo médio); Maior eficiência nas operações de mercado aberto conduzidas pelo Demab; Mais informações para o Tesouro Nacional e Banco Central.

Títulos Públicos Federais Alteração no Sistema de Dealers – Experiência Internacional   As alterações propostas baseiam-se em experiências bem-sucedidas no mercado internacional, tanto do ponto de vista de direitos quanto de obrigações.   Países analisados: Inglaterra, França, Itália, Espanha, Holanda, Irlanda, Portugal, Suécia, Finlândia, Áustria, Bélgica, e Grécia (além dos Estados Unidos).

Títulos Públicos Federais Alteração no Sistema de Dealers – Implementação   Redução do número de participantes e criação de dois grupos de dealers: Dealers Primários: direcionados para o desenvolvimento dos mercados primário e de reservas bancárias; Dealers Especialistas: voltados para o desenvolvimento da liquidez no mercado secundário.   Flexibilização da exigência de capital mínimo.

  Obrigações: Percentual mínimo de aquisição em ofertas públicas a cada mês; Intermediação nas operações de liquidez do BC; Prover o BC e o TN com informações e análises de mercado. Dealers Primários

  Obrigações Participação mínima relativa ao total negociado dos títulos em que é especialista; Prover o BC e o TN com informações e análises de mercado. Dealers Especialistas

  Benefícios Participação no leilão de 2a. Volta  Poder comprar pelo preço médio do leilão um lote proporcional ao lote comprado no leilão competitivo; Reuniões periódicas com o BC e o TN, possibilitando a troca de informações; Tornar-se contraparte no programa de recompra de títulos do TN (títulos predeterminados). Dealers Primários e Especialistas

Títulos Públicos Federais Outros passos em 2003   Estratégia de Atuação do TN Concentração de vencimentos; Redução do número de séries em mercado; Atuação ativa do TN (recompras e trocas);   Apoio às negociações de títulos no mercado secundário em ambiente eletrônico (SISBEX/BM&F)

Fim Aperfeiçoamento do Mercado Doméstico de Títulos Públicos Federais Fim TESOURO DIRETO Compre Títulos do Tesouro Hoje