OS PARADIGMAS DA ARQUITETURA MODERNA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios Resolvidos
Advertisements

SLIDE 1 – Transformações - Translação
DEFINIÇÃO IMAGEM - do latim imago, que significa figura, sombra, imitação. É uma representação figurada e relacionada com o objeto representado por sua.
Deus é infinito e tem tudo
CALENDÁRIO DE APLICAÇÃO DA VACINA ANTI-RÁBICA HUMANA
DESENHO INDUSTRIAL ASSISTIDO POR COMPUTADOR
Proposta para formação continuada
2013 ANOS DE GRANDES CONQUISTAS.
Após 3 meses de pesquisas para a realização do sonho da casa de campo, encontramos os profissionais de uma das melhores empresas do ramo de construção.
ENSAIO DE DUREZA BRINELL
Matrizes especiais Matriz linha Matriz do tipo 1 x n, ou seja, com uma única linha. Por exemplo, a matriz A =[ ], do tipo 1 x 4. Matriz coluna.
Análise do Lugar das Raízes Introdução. 6. 2
NUM LUGAR 01.
DIVINO AMOR 01.
1 – PERSPECTIVA ISOMÉTRICA
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Análise de Imagem (Martine Joly)
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
TMA 01 Misturas Simples Diferenciação entre substâncias Puras e misturas simples Assume-se em geral que em misturas simples não existe reação Termodinamicamente.
REVISÃO para Teste Equações do 2º. Grau
Sustentabilidade na DOW
Paisagismo - Horticultura
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Horóscopos Ana Paula Gomes.
Composição e Projeto Gráfico
Caso 01 Paciente feminino, 11 anos de idade realizou exames radiográficos para iniciar tratamento ortodôntico Cisto ósseo traumatico Paciente femenino.
E. B. 2, 3 Jose Maria dos Santos Prof. Sandra Sousa
Hotel em Angola Imagem tridimensional do alçado principal Abril 2010
PRINCÍPIOS DE VIDA I.
Rua Caxias do Sul, 96 :: Gravataí
Regras para Construção de Imagens:
Ajudando a fazer diferente
REVISÃO para Teste Equações do 2º. Grau
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Projetistas Construção e Incorporação: Living Construtora
Reino de Deus se não nascer de novo
Vetores continuação.
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
Belo Horizonte (MG), junho de 2004
OSHO – Esforçar-se ou Deixar Acontecer? – 01/15
Ria Slides VINTE DICAS PARA O SUCESSO. Clique para avançar.
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
Progressão Geométrica Matrizes Questão nº01  Na P.G., a posição do termo é...
PROGRAMAÇÃO GERAL.
Ria Slides VINTE DICAS PARA O SUCESSO. Clique para avançar.
Componente Curricular
Componente Curricular
Campus de Caraguatatuba Aula 8: Noções Básicas sobre Erros (2)
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
TRANSFORMAÇÕES DE TENSÕES
1.
Conto O enigma de Gaspar
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
04/03/10 Reunião do I Curso de Estudos Estratégicos em Administração Pública: Bem vindos!
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
01. Conceitos Básicos e definições
8ª das 12 Efusões de Energias - Arcanjo Miguel - 14/06/09 Frases Expoentes: 01/14 Esta nova realidade, chamada 5ª dimensão, encontra-se muito mais perto.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Pág. 01 Arquivo ARQUIVOS DE CLIP ART Programar. Pág. 02 Arquivo OBSERVAÇÃO SOBRE OS ARQUIVOS DE CLIP ART Os arquivos estão em DVD regravável, o que significa.
PROJETO DE AUTOMAÇÃO RESIDÊNCIAL
Física Básica Exercícios
Mecânica das Estruturas Noções de Estruturas
Descartes.
Transcrição da apresentação:

OS PARADIGMAS DA ARQUITETURA MODERNA 01. A FORMA A arquitetura moderna, no lugar de originar-se de uma forma “a priori”, pleitea para cada novo projeto, o problema da construção. A forma é um “a posteriori”. 02. OS ELEMENTOS A nova arquitetura se desenvolve a partir dos elementos da construção: luz, função, materiais, volume, tempo, espaço, cor. Estes são ao mesmo tempo elementos criativos. 03. A ECONOMIA A nova arquitetura é econômica. Utiliza os meios elementares mais essenciais sem desgaste de meios e de materiais. 04. A FUNÇÃO A nova arquitetura é funcional. Baseada na síntese de exigências práticas. O arquiteto as determina em um plano claro e legível. 05. LIBERDADE A nova arquitetura é livre de formas pré-concebidas, mas ao mesmo tempo é bem definida. Não reconhece um esquema “a priori”, um molde para conformar os espaços funcionais. Ao contrário de todos os estilos do passado, o novo método arquitetônico não conhece tipos fundamentais e imutáveis. A divisão e subdivisão dos espaços interiores e exteriores se determina rigidamente por meio de planos que não tenham uma forma individual. Estes planos podem se estender até o infinito, por todos os lados e sem interrupção. O resultado é um sistema em cadeia no qual diferentes pontos correspondem a uma mesma quantidade de pontos no espaço geral, porque existe uma relação entre os diferentes planos e o espaço exterior.

OS PARADIGMAS DA ARQUITETURA MODERNA 06. O MONUMENTAL A nova arquitetura, ao invés de ser monumental, é uma arquitetura de transformação, de leveza e de transparência. Tem separado a idéia de “monumental” da de “grande” e “pequeno”; tem demonstrado que tudo existe em relação a alguma coisa. 07. O VAZIO A nova arquitetura não conhece nenhum partido passivo : tem vencido o vazio. A janela não é apenas mais um elemento na parede. O vazio ou não, existe porque tudo está determinado de modo rígido por seu contraste. 08. A PLANTA A nova arquitetura tem destruído a parede no sentido que suprime o dualismo entre interior e exterior. As paredes já não sustentam, estão convertidas em pontos de apoio. Disso resulta uma nova planta, uma planta aberta ; totalmente distinta da planta do classicismo, porque os espaços interiores e exteriores se comunicam. 09. A SUBDIVISÃO A nova arquitetura é aberta ao invés de fechada. O conjunto consiste num espaço geral, que se subdivide em espaços distintos que se referem ao conforto da morada. Esta subdivisão se realiza através de planos de separação (interior) e de planos de fechamento (exterior). Os primeiros, que separam os espaços funcionais, podem ser móveis. O TEMPO A nova arquitetura não conta somente com o espaço como valor arquitetural, mas também, com o tempo. A unidade de espaço e tempo dá a imagem arquitetônica um aspecto novo e plasticamente mais completo. O que chamamos de “espaço animado”. 11. ASPECTO PLÁSTICO Quarta dimensão do espaço-tempo.

OS PARADIGMAS DA ARQUITETURA MODERNA ASPECTO ESTÁTICO A nova arquitetura é anti-cúbica. Os diferentes espaços não estão comprimidos em um cubo fechado. Pelo contrário, as diferentes células espaciais, se desenvolvem excentricamente, desde o centro até a periferia do cubo. SIMETRIA E REPETIÇÃO A nova arquitetura tem suprimido a repetição monótona e tem destruído a igualdade entre duas metades, a simetria. Em lugar da simetria, a nova arquitetura propõe: a relação equilibrada de partes desiguais – das partes que são diferentes por seu caráter funcional. A composição destas partes está dada pelo equilíbrio das diferenças, não das igualdades. A nova arquitetura não distingue entre frente e fundo, direita ou esquerda, acima ou abaixo. FRONTALIDADE Ao contrário da frontalidade, nascida de uma concepção estática da vida, a nova arquitetura se enriquecerá pelo desenvolvimento plástico poliédrico no espaço-tempo. A COR A cor é um dos meios elementares para fazer visível a harmonia das relações arquitetônicas. Sem cor, estas relações de proporção não são realidades vivenciáveis e é através da cor que a arquitetura se converte no objetivo de todas as investigações plásticas, tanto no espaço como no tempo. DECORAÇÃO A nova arquitetura é antidecorativa. A cor no lugar de dramatizar uma superfície plana, no lugar de ser uma ornamentação superficial, é como a luz, um meio elementar de expressão puramente arquitetônica. A ARQUITETURA COMO SÍNTESE DA NOVA EXPRESSÃO PLÁSTICA Na nova concepção arquitetônica, a estrutura do edifício está subordinada. O artista neoplástico está convencido de construir no âmbito do espaço-tempo, e isto, implica a predisposição a transladar-se nas quatro dimensões do espaço-tempo.