Testes Microbiológicos Bauru-2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa Leila Larisa Medeiros Marques
Advertisements

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EF LUENTES.
Bombas KP e AP em aço inoxidável- (fixas ou com conexões flexíveis)
Controle do processo, monitoramento e validação da limpeza
Implantando o PGRSS Etapas do Manejo
Sistema de Esgotamento Sanitário e Pluvial
Racionalização da Higienização das Mãos
Administração de Serviços de Alimentação Módulo II
Sistema de Esgotamento Sanitário e Pluvial
VOCÊ E O LIXO?.
Formas de Controle e Monitoramento de Poluição das Águas
Contagem Padrão em Placas Profa. Leila Larisa Medeiros Marques
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS: MÉTODOS NÃO CONVENCIONAIS
LABORATÓRIO DE ECOTOXICOLOGIA
PROJETO DE PESQUISA: CONSTRUÇÃO DE DESSALINIZADOR/PURIFICADOR E ANÁLISE DA ÁGUA PRODUZIDA NO CUFSA ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVAPORAÇÃO/CONDENSAÇÃO Bolsista:
X ENCONTRO NORDESTINO DO SETOR DE LEITE E DERIVADOS
Indicadores microbiológicos de Qualidade de água
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar
Avaliação de Desinfetantes e Esterilizantes
Saneamento Hospitalar
Esterilização Luiz Fernando Chiavegatto.
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
KIT CMV BRITE TURBO Antigenemia para CMV por Imunofluorescência.
E quando os antibióticos não funcionam
ABFH - Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas
Programa de Recursos Humanos ANP Nº43
OXIGENOTERAPIA E ASPIRAÇÃO
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Introdução (oxidação e desinfecção)
Captação de água de chuva
Estudo da Degradação Fotoquímica da Água de Produção
Rua Brasília, 185 – Centro Araras/SP (19)
Sistemas de Separação por Membrana
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO SETOR DE PRODUÇÃO E RECICLAGEM DE BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO VISANDO A REDUÇÃO DOS RISCOS RELACIONADOS AO CHUMBO.
Universidade Federal da Bahia
CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE LAVAGEM
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
RSS  CLASSE E:  Resíduos PERFUROCORTANTES.
Abastecimento de Água em Rede Pública
Projeto: “Home Care”para centros de reprodução humana assistida.
Quantidade de água disponível
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
Profª Dra Ângela Cristina Puzzi Fernandes
CINÉTICA DE BIODEGRADAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE MICROORGANISMOS SELECIONADOS E IMOBILIZADOS EM BIOMASSA PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES. Jair Juarez João (PQ) e.
Ressuscitação Cardiopulmonar no adulto em ambiente hospitalar
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)
Profª.Dra.Ana Claudina Prudêncio Serratine
Montagem e descarte corretos de materiais perfuro cortantes
Esgotos Planeta Água: poluição
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde Gerência de Investigação.
Gerenciamento de Risco dos Resíduos de Serviços de Saúde O Plano de Gerenciamento de Resíduos: o Protocolo de Saúde Ambiental Conferência de Saúde.
Fundamentos do Manual de Boas Práticas
Tratamento dos Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde
Autoclave Esterilização por vapor saturado sob pressão.
Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE “RSS”
Parâmetros - Qualidade de Água
BIOSSEGURANÇA, CONTROLE DE RESÍDUOS.
Mestrando: Syllos Santos.
ESTERILIZAÇÃO.
ENVELHECIMENTO ACELERADO
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
REUSO DE EFLUENTES DE VEÍCULOS EM LAVA JATO
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE Uma experiência em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro.
A SEVENGEL No mercado desde 1999, a Sevengel fabrica produtos para higiene e limpeza profissional, com soluções prontas para todos os segmentos de limpeza.
Dra. Cali Laguna Achon Dr. João Sérgio Cordeiro XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - SP.
Preservar a água! Trabalho Elaborado por: Rute Rocha nº25 9ºB
Transcrição da apresentação:

Testes Microbiológicos Bauru-2014 PROJETO DE CUBA PARA A DESINFECÇÃO POR RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA DE EFLUENTES GERADOS POR LAVADORAS ULTRASSONICAS: Testes Microbiológicos Bauru-2014

Prof.ª Dr.ª Rogéria Maria Alves de Almeida PROJETO DE CUBA PARA A DESINFECÇÃO POR RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA DE EFLUENTES GERADOS POR LAVADORAS ULTRASSÔNICAS Discente: Maria Elisa Bernardes da Silva Miranda Orientadora: Prof.ª Dr.ª Rogéria Maria Alves de Almeida

INTRODUÇÃO Problemática dos resíduos líquidos gerados pelos serviços de saúde; O efluente hospitalar é um disseminador de micro-organismos patogênicos. A razão do projeto é Atualmente o efluente hospitalar tem se tornado um problema no que se refere a contaminação do solo, aguas subterraneas entre outros.. Pq ele transporta alem de microoganismos patogenicos, excretas, antibióticos e isso gera grandes linhagens de bactérias multirresistentes. Eiste uma lei que exige dos estabelecimentos de saúde uma postura. Fonte: <meioambiente.culturamix.com>

Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) Art Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) Art. 4°- Os geradores de resíduos de serviço de saúde constantes do Art 1° dessa resolução em operação ou a serem implantados, devem elaborar e implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde- PGRSS, de acordo com a legislação vigente, especialmente as normas de vigilância sanitária. Que diz.. Que os estabelecimentos de saúde vigentes e aqueles que serão implantados devem criar um plano de gerenciamento para o descarte correto desses resíduos de acordo com as normas da vigilância sanitária

LAVADORA ULTRASSÔNICA Segundo Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) (2006 apud VISMARA, 2013), a lavadora ultrassônica é um dos equipamentos que laçam efluentes no esgoto. A lavadora ultrassônica é equipamento que faz a limpeza prévia de instrumentais cirurgicos. E os resíduos sólidos e líquidos gerado por ela é comumente descartado o esgoto.

LAVADORA ULTRASSÔNICA Princípio de funcionamento: Cavitação Micro bolhas que se formam na solução e se rompem, permitido que a sujidade seja removida; Solução requer a diluição de um detergente neutro. Ondas de alta energia criam cavidades microscópicas que crescem e estouram permitindo que a sujidade seja removida Detergente neutro para que elas sejam transmitidas de forma eficiente

Desvantagem do cloro como desinfetante no TRATAMENTO QUÍMICO Desvantagem do cloro como desinfetante no tratamento de águas contaminadas: Não é seguro para o consumo humano; Resistência de alguns micro-organismos. O cloro possui propriedades carcinogênicas Por exemplo a pseudomonas aeruginosa presente na água que causa infecções em indivíduos com o sistema imunológico debilitado Diante disso, objetivou-se a avaliar a eficiência do processo de desinfecção por radiação UV.

RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA Vantagem do processo fotoquímico para desinfecção por radiação UV: Responsável por uma baixa geração de subprodutos; Com mínimos riscos à saúde. Ex de subprodutos.. Acetaldeídos, formaldeídos.= gas tóxico que pode rapidamente ser absorvido pela respiração

RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA A luz ultravioleta da capela biológica foi utilizada para desinfecção de materiais de laboratório de análises clinicas. 254nm

RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA Particularidades de cada sistema: Características físico-químicas da água; Nível de contaminação microbiológica; O grau de risco a ser assumido. A aplicação de um sistema de tratamento de efluente, vai depender... (AGUIAR et al, 2002).

TESTES Três testes com a solução sendo agitada a 500 rpm; Três sem agitação; Com quatro coletas de cada processo. Foram feitos um total de seis testes microbiológicos com a solução de efluentes simulado:

TESTES Testes microbiológicos Em um recipiente com 200ml de água destilada e neste, foi adicionado uma suspensão de 0,5ml de Pseudomonas sp e coliformes fecais. Solução contaminante: Contaminado artificialmente com Pseudomonas sp e coliformes fecais (UFC/mL de 3,0x10²) atingindo as proporções reais de micro-organismos encontrados em pesquisas científicas com efluentes de lavadora ultrassônica conforme projeto de VISMARA (2013).

TESTES Um dos equipamentos utilizados foi o agitador de partículas. Possui dois controles sendo um de aquecimento e outro de agitação.

TESTES SEM AGITAÇÃO A Coleta: 4 Momentos Antes da exposição da radiaçãoUV, Após 15 min, Após 30 min, Após 60 min, Após cada período de exposição foi semeado em Agar Nutriente, incubados 370 C por 24 horas. Vista superior e posterior sem o processo de agitação. Com contaminação inicial, após15 minutos, 30 minutos e 60 minutos de exposição à radiação UV.

RESULTADOS – sem agitação Visualização das placas para contagem de UFC/mL pela lente do contador de colônias (CP 400 plus) 0min 15min 30min 60min Vista superior e posterior sem o processo de agitação. Com contaminação inicial, após15 minutos, 30 minutos e 60 minutos de exposição à radiação UV.

TESTES COM AGITAÇÃO A Coleta: Antes da exposição da radiação UV, Após 15 min, Após 30 min, Após 60 min, Após cada período de exposição foi semeado em Agar Nutriente, incubados 370 C por 24 horas.

RESULTADOS- Com agitação Visualização das placas para contagem de UFC\mL pela lente do contador de colônias (CP400 plus) 0min Vista superior e posterior com o processo de agitação. Com contaminação inicial, após15 minutos, 30 minutos e 60 minutos de exposição à radiação UV.

RESULTADOS- Com agitação Visualização das placas para contagem de UFC\mL pela lente do contador de colônias (CP400 plus) 15min Vista superior e posterior com o processo de agitação. Com contaminação inicial, após15 minutos, 30 minutos e 60 minutos de exposição à radiação UV.

RESULTADOS- Com agitação Visualização das placas para contagem de UFC\mL pela lente do contador de colônias (CP400 plus) 30min Vista superior e posterior com o processo de agitação. Com contaminação inicial, após15 minutos, 30 minutos e 60 minutos de exposição à radiação UV.

RESULTADOS- Com agitação Visualização das placas para contagem de UFC\mL pela lente do contador de colônias (CP400 plus) RESULTADOS- Com agitação 60min Vista superior e posterior com o processo de agitação. Com contaminação inicial, após15 minutos, 30 minutos e 60 minutos de exposição à radiação UV.

RESULTADO DOS TESTES Com agitação: Observou-se que após 15 minutos de exposição à radiação UV não foi detectado o crescimento de micro-organismos. Sem agitação: Ocorreu um decréscimo acentuado do UFC/mL após 15 minutos de exposição à luz UV, entretanto somente após 60 minutos foi detectado a ausência total de micro-organismos.

PROJETO

PROJETO Os materiais utilizados para a criação do protótipo são: Lâmpada UV de 25,5W de radiação ultravioleta, de baixa pressão, monocromática de 254nm, não geradora de ozônio; Reator de lâmpada UV; Reservatório cilíndrico de 8 polegadas e 1,1m de comprimento com volume líquido compatível com o equipamento a ser anexado. Material de aço inox AISI 304 ou AISI 316; Gabinete metálico; Bomba de água; Rodísios para deslocamento; Puxador manual; Mangueiras de água; Bateria ou fonte; Tampas para o reservatório e para o gabinete. Valor estimado de fabricação: R$500,00 Pra que serve reator? PRA Q bateria? AISI 304 AISI316?

ECONOMIA DE ÁGUA COM REUSO Supondo que o hospital realize 8 lavagens por dia com a lavadora ultrassônica descartando a água todas as vezes, com o uso desse protótipo e a possibilidade de reuso do efluente a economia por ano será estimado R$1450,00. Segundo o DAE, o consumo de água acima de 100 m³ na categoria industrial é estabelecido um custo de R$ 8,39 o m³ de água potável. Além disso, também é cobrado algumas tarifas, são elas; Tarifa da água: R$ 8,39 x o consumo apurado do mês; coleta de esgoto: 60% do valor apurado da água; fundo de tratamento do esgoto: 40% do valor apurado da água e tarifas de esgoto: valor da coleta mais o valor do fundo de tratamento de esgoto. O valor da conta é a soma da tarifa de água mais as demais tarifas acima.

CONCLUSÃO O presente projeto priorizou um tratamento físico; Apresentou boa ação bactericida, com e sem agitação da solução contaminada, inativando os coliformes fecais e Pseudomonas aeruginosa; Este estudo se propôs a mostrar a possibilidade de um tratamento simples, barato e eficiente; Possibilitou o enfoque na construção de um protótipo acoplado aos equipamentos que lançam efluentes no esgoto. Tratamento físico: sem geração de resíduos Contudo, o processo com agitação foi o mais eficiente, pois atingiu um tempo menor; Podendo ser projetado ou acoplado em equipamentos que laçam efluentes no esgoto.

Testes Microbiológicos Bauru-2014 PROJETO DE CUBA PARA A DESINFECÇÃO POR RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA DE EFLUENTES GERADOS POR LAVADORAS ULTRASSONICAS: Testes Microbiológicos Bauru-2014