Capacitação em Segurança Alimentar no Brasil e Angola Dra. Cecilia Rocha Centro para Estudos em Segurança Alimentar, Universidade Ryerson, Canada e Centro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
Advertisements

Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
INCLUSÃO SOCIAL E EQUIDADE NO CAMPO DA AGRICULTURA FAMILIAR:
Educação Alimentar e Nutricional no contexto das Políticas Públicas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Comissão de Educação dos Profissionais
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Saúde e Prevenção nas Escolas
Encontro dos parceiros do Programa Cisternas: celebrando conquistas e refletindo desafios 02 e 03 de dezembro de 2010 Salvador-BA.
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM POLITICA SOCIAL- UFF 07 DE OUTUBRO 2010
Cecilia Rocha, PhD Centre for Studies in Food Security
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Cidadania Indicadores da.
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
“Contra a fome e a violência sexista”
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Luciene Burlandy Universidade Federal Fluminense 2006 Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
Construindo Capacidades em Segurança Alimentar no Brasil e Angola
São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na.
Segurança alimentar e mercados institucionais
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
1 Quinta Cúpula das Américas: Antecedentes, Declaração de Compromisso e agenda Intervenção do Diretor Geral de Política Exterior (S), Emb. Carlos Appelgren,
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Carlos Alexandre Nascimento
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Foi criado em 2004, em parceria com o PNUD e com o Movimento, para estimular e reconhecer projetos da sociedade civil e das prefeituras municipais para.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Educação da Amazônia ao Sertão: identidades e pluralidades
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
CRIAÇÃO DO NASF.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
Política Nacional de Promoção da Saúde
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Transcrição da apresentação:

Capacitação em Segurança Alimentar no Brasil e Angola Dra. Cecilia Rocha Centro para Estudos em Segurança Alimentar, Universidade Ryerson, Canada e Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CPDA-UFRRJ/UFF/Ibase), Brasil Apoio: Programa de Parceria Universitária para Cooperação e Desenvolvimento (UPCD) da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA)

O projeto responde à necessidade de formação de recursos humanos para a implementação de estratégias efetivas contra insegurança alimentar no Brasil. Durante o percurso de seis anos ( ), serão desenvolvidos programas de educação e modelos de treinamento participatórios que respondam ao desafio de melhora da segurança alimentar para as populações mais vulneráveis.

As atividades desenvolvidas no Brasil serão também replicadas em Angola. Dessa forma o projeto se torna um catalizador para colaboração internacional em educação e treinamento em segurança alimentar entre o Brasil e países de língua portuguesa.

No Brasil, o projeto concentra-se na região Nordeste e irá desenvolver programas pilotos em colaboração com organizações da sociedade civil e governos locais em três regiões das seguintes cidades: Araçuaí (MG)Araçuaí (MG) Juazeiro (BA)Juazeiro (BA) Fortaleza (CE)Fortaleza (CE)

Parceiros Locais Instituto Fênix (Araçuaí)Instituto Fênix (Araçuaí) Fevale (Araçuaí)Fevale (Araçuaí) SASOP (Juazeiro)SASOP (Juazeiro) UNEB (Juazeiro)UNEB (Juazeiro) Vida Brasil (Fortaleza)Vida Brasil (Fortaleza) UECE (Fortaleza)UECE (Fortaleza)

Concepção de Segurança Alimentar no Projeto Segurança alimentar e nutricional significa garantir, a todos, condições de acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, com base em práticas alimentares saudáveis, contribuindo, assim, para uma existência digna, em um contexto de desenvolvimento integral da pessoa humana.

Objetivos Principais Estimular a interação entre a sociedade civil, setor privado, e governos na formação de fóruns locais em SAN.Estimular a interação entre a sociedade civil, setor privado, e governos na formação de fóruns locais em SAN. Estimular a participação efetiva de mulheres no processo de decisão em políticas e programas em SAN.Estimular a participação efetiva de mulheres no processo de decisão em políticas e programas em SAN.

Equidade e inclusão referente a gênero Visibilidade de gênero Atenção à diversidade e contexto local Mudanças em acesso e benefícios Promovendo inclusão Baseado em evidência Educação e empoderamento Boa governabilidade Equidade em acesso, participaçãoo e beneficios

Programas do Projeto Oficinas - Apoio para a criação de parcerias entre ONGs, governos locais e setor privado em políticas e programas de segurança alimentar e nutricional.Oficinas - Apoio para a criação de parcerias entre ONGs, governos locais e setor privado em políticas e programas de segurança alimentar e nutricional. Cursos - Quatro cursos universitários, credenciados pela Universidade Ryerson (Canadá), a serem oferecidos pela Internet.Cursos - Quatro cursos universitários, credenciados pela Universidade Ryerson (Canadá), a serem oferecidos pela Internet. Agentes Comunitários - Treinamento de mulheres e jovens em temas prioritários locais.Agentes Comunitários - Treinamento de mulheres e jovens em temas prioritários locais.

Capacitação em Segurança Alimentar no Brasil e Angola

Para maiores informações Cecilia Rocha School of Nutrition and Centre for Studies in Food Security Ryerson University