O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Imperialismo e o colonialismo
Advertisements

Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
Sistemas econômicos e sociais
Globalização e as novas fronteiras do mercado e dos conflitos.
A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)
Globalização:.
Capitalismo / Socialismo
Formação do mundo atual
O MUNDO ATUAL.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
GLOBALIZAÇÃO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.
Desenvolvimento Econômico
Tópicos Avançados II Elizabete Nunes
Geografia Politica.
Geografia Geral Prof. JORGE.
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.
MUNDO DO TRABALHO.
GLOBALIZAÇÃO.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
MANIFESTAÇÕES da ECONOMIA GLOBALIZADA.
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
A economia Global.
Globalização: Boa ou ruim?.
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
Redes Sociais: A revolução da vida real através do mundo virtual.
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
MANIFESTAÇÕESda ECONOMIA ECONOMIAGLOBALIZADA. Fase atual do Capitalismo é denominada de MONOPOLISTA – FINANCEIRO pois a posse e a geração de riqueza estão.
Capítulo 16 – Processo de desenvolvimento do capitalismo
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SÉCULO XVIII NA INGLATERRA
Igualdade para todos! Plano Marshall.
Capítulo 17 – O subdesenvolvimento
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.
Evandro Albuquerque de Andrade
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Globalização e avanço tecnológico
Evolução da População Mundial
GLOBALIZAÇÃO Pode ser considerada a nova expressão para um fenômeno antigo, para a organização de empresas e economias em escala planetária MUNDIALIZAÇÃO.
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Aspectos positivos Aspectos Negativos
O que é globalização ?.
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Origens e bases do mundo global.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
A tirania da informação e do dinheiro e o atual sistema ideológico
Medição da Actividade Económica
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Furnas dos Dionísio, 21 de Outubro de 2015 Alunas: Joiceane e Lauriane 3° Ano do Ensino Médio Diretor: Marcos Disciplina:
Aldeia Global O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam.
Globalização Um fenômeno social que ocorre em escala global. Consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes.
Revisão para a prova.
Desigualdade e Globalização;
Atualmente vivemos em um mundo globalizado, tal realidade tem interferido diretamente em nossas vidas, mesmo que não percebamos, diversas mudanças acontecem.
CAPITULO :12 DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
O MUNDO EM QUE VIVEMOS.  Século V – invasões bárbaras – queda do Império Romano  Até século XV – Europa vive no feudalismo  Colonização – Continente.
Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso.
DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
 É um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.
Transcrição da apresentação:

O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

CONCEITUAÇÃO Podemos dizer que a globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. O conceito de “aldeia global” se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

PROCESSO DE EXPANSÃO Iniciado com as grandes navegações nos séculos 15 e 16. Com isto, o Capitalismo expandiu-se geograficamente por todo o mundo, integrando-o num sistema único de produção e consumo de mercadorias, além de descobertas de novas regiões do planeta. No segundo momento, iniciou com a Revolução Industrial do século XVIII que possibilitou o aumentou da produção de mercadorias e que desta vez conseguia escoar a produção para outros países além dos europeus. Nesta fase o capitalismo europeu teve a função de ser a vanguarda do processo de globalização.

PROCESSO DE EXPANSÃO O terceiro momento, o atual, caracteriza-se pelo domínio completo das multinacionais. Estas tomaram grande impulso a partir dos anos 50, depois da Segunda Guerra Mundial. A fixação de multinacionais nos países subdesenvolvidos acelerou o processo de integração global que teve o intuito de facilitar o escoamento das mercadorias produzidas nestes países que atraíram estas multinacionais por uma série de motivos como: legislações trabalhista e ambiental pouco avançadas; mão-de-obra barata; proximidade com a matéria prima; isenção de impostos; etc.

AS TRÊS GLOBALIZAÇÕES: COMO FÁBULA, COMO ELA É E COMO ELA PODE SER O primeiro seria o mundo como nos fazem vê-lo, a globalização como fábula. Este ocorre principalmente através dos meios de comunicação que tem um uso político que não atende as classes populares, mas tentam mostrar que o atual processo capitalista é o ideal para estas classes. Resumidamente, os meios de comunicação teriam uma função ideológica do discurso das classes dominantes.

AS TRÊS GLOBALIZAÇÕES: COMO FÁBULA, COMO ELA É E COMO ELA PODE SER O segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade. Isso inclui a desigualdade social, o desemprego, a fome e a miséria. Enquanto uns têm muito, outros têm muito pouco. Observamos isso todos os dias, sejamos nós pobres ou ricos, trabalhadores ou burgueses. Não é difícil visualizarmos empresas ou até pessoas disputando mercado ou empregos de maneira que pareça um duelo de inimigos mortais.

AS TRÊS GLOBALIZAÇÕES: COMO FÁBULA, COMO ELA É E COMO ELA PODE SER Finalmente, o terceiro, o mundo como ele pode ser: uma outra globalização. Esta proposta surge com o simples fato da verificação de que este processo de globalização não está dando certo, pois cada vez mais ocorre a concentração de renda no planeta que leva milhares de pessoas a viverem de maneira subumana. Uma outra globalização seria a integração das culturas de diferentes localidades respeitando-as, ou seja, uma globalização mais solidária com as populações mais necessitadas e para isto não seria difícil, porque a capacidade técnica se mostra capaz.

CHARGES

CONCLUSÃO Uma outra globalização além de ser possível é necessária, pois as populações mais pobres que sofrem demasiadamente com este atual processo de globalização, é exponencialmente maior que a pequena parcela da população que detém a maior parte da riqueza gerada às custas dos trabalhadores. Para isto esta pequena parcela se utiliza dos meios de comunicação para passar a ideologia que lhe interessa e não a verdade como de fato é. Também se utiliza do Estado para atender os seus interesses econômicos e para reprimir as manifestações da população revoltosa com a globalização perversa.