O Carnaval ou Entrudo em Portugal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Festas e romarias de Moncarapacho
Advertisements

Informação Geral do Brasil
Carnaval É um período de folia e boa disposição.
Trabalho de Portugues.
Água.
Monitor de Vídeo.
ESTADO DE MATO GROSSO.
Os lugares que formam o mundo
A ORIGEM DO CARNAVAL O CARNAVAL É UMA FESTA QUE SE ORIGINOU NA GRÉCIA EM MEADOS DOS ANOS 600 À 520 a.c.
MORAL DA HISTÓRIA.
Mariana Rodrigues Nº 19 / 5A
Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo
Moda Africana.
Danças Africanas.
LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO O REI DO BAIÃO....
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
ALHOSALHOS VEDROSVEDROS. Comissão de abertura Bateria.
Através de quatro programas, Ouro Negro, Pelourinho, Pipoca e Outros Carnavais – Maragojipe, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia estimula a diversidade.
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A BURRA.
História do:
Lavagna, Província de Génova,
TESTA OS TEUS CONHECIMENTOS SOBRE AS ALTERAÇÕES ORTOGRÁFICAS DECORRENTES DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Professora: Ana Isabel Mota.
Professora: Ana Isabel Mota
Algumas tradições antigas
Festas e Romarias de Viana do Castelo
Dança e música tradicional
FESTA JUNINA.
Um projecto pedagógico | MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE Organização da Câmara Municipal de Bragança.
Os Portugueses no Brasil
Como indica o seu nome foi a terceira ilha do Arquipélago dos Açores a ser descoberta. A ilha Terceira tem 29 km de comprimento e 18 km de largura.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Tempo de.
Conceitos – Implicações
Laboratório I Mateus Raeder. Mateus Raeder – fevereiro de 2009 UML – Unified Modeling Language  Linguagem criada com a finalidade de criar um padrão.
Dúvidas que nos perseguem!
Programação – Quando é onde...
A felicidade Compartilhada
MAASTRICHT / HOLANDA CARNAVAL - Fevereiro / 2010 Tempo frio, menos 3°C - Nevava discretamente A presença da neve poderá ser notada em algumas fotos Apresentação.
Transformações do pensamento sociológico ocidental
Danças. Ciranda e Frevo..
Teatro de Animação Um pouco da História…
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Amigo (a)! Mais uma vez, estamos vivendo o clima...o ambiente...os sentimentos... e as emoções de uma grande festa.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Carnaval no Brasil
Trabalho realizado por: Inês Cardoso nº 12 6ºC
DANÇAR DE ROSTO COLADO Rosto colado é coisa que os jovens de hoje não conhecem como preliminares de um acto de sedução. Nesses bailes de antigamente.
Com som… Vá clicando… Bragança (Castelo) Municípios Alfândega da Fé Bragança Carrazeda de Ansiães Freixo de Espada à Cinta Macedo de Cavaleiros Miranda.
Blumenau – Santa Catarina - Brasil
O CARNAVAL É UMA DAS FESTAS MAIS POPULARES DO BRASIL
Fantasia e Sedução Rolagem automática Ligue o Som.
ILUSÃO.
HOMENAGEM AOS 100 ANOS LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO O REI DO BAIÃO...
Soraya Arroyo Holgado y Ana González Mata. Fazer uma breve descricão do lugar A Região Autónoma da Madeira constitui uma das regiões autónomas de Portugal,
Arte egipcia gabrielli mercia 6°b n°21.
A INFÂNCIA NA 1ª REPÚBLICA História2010/2011. Nos anos 10 do século XX, Portugal era um país de analfabetos. Em cada 100 portugueses 75 não sabiam ler.
OCEANOS E CONTINENTES ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
TRABALHO DESENVOLVIDO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PROFESSORAS: TÂNIA E CLAUDIA ROSAS TURMA 22.
Sandra Liñán David Santos Borja Zurita. Situação e divisão política.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Ilusão de óptica Colecção de imagens que prometem confundir os teus sentidos….
Vimes O trabalho em vime é uma das principais indústrias da Madeira. Nos anos cinquenta os principais centros de produção eram a Camacha, a Boaventura.
Cores.
O carnaval brasileiro é a
VAMOS BRINCAR ÀS CORES.
Bragança (Castelo) Com som… Vá clicando….
Carnaval no Brasil.
Transcrição da apresentação:

O Carnaval ou Entrudo em Portugal

ENTRUDO Em Portugal, utiliza-se o nome de «Entrudo» para esta festa, nome que recorda a entrada (introitus) na Quaresma. É também o boneco que se enterra na terça-feira para dar a bem-vinda à primavera.

PARA SABERMOS MAIS UM BOCADO.... HÁ ALGUMAS PALAVRAS QUE DEVIAM CONHECER: FOLIA, FOLIÃO, MATRAFONA, CORSO, PARTIDA, CARETOS, CEGADAS.......

E OS LOCAIS DE MAIOR INTERESSE SÃO.......

OVAR, NO DISTRITO DE AVEIRO

LOULÉ, NO DISTRITO DE FARO

SESIMBRA, NO DISTRITO DE SETÚBAL

FUNCHAL, NA COMUNIDADE AUTÓNOMA DE MADEIRA

MAS DENTRE TODOS DESTACAM-SE DOIS POR SEREM “OS MAIS PORTUGUESES” PODENCE, NO DISTRITO DE BRAGANÇA TORRES VEDRAS, DISTRITO DE LlISBOA

OS CARETOS DE PODENCE Pensa-se que é a folia mais antiga de Portugal. Representa a cultura nordestina trasmontana, tornando- se um emblema nacionale sendo tema de investigação na área da Antropologia Cultural e Social. O verdadeiro motivo que move o Careto é apanhar raparigas para as poder chocalhar. Sempre que se vislumbra um rabo de saia, o Careto é impelido pelo seu vigor. 

OS CARETOS DE PODENCE Usam máscaras rudimentares, onde sobressai o nariz pontiagudo, feitas de couro, madeira ou de vulgar latão, pintadas de vermelho, preto, amarelo, ou verde. A cor é também um dos atributos mais visíveis das suas vestes: fatos de colchas franjados de lã vermelha, verde e amarela, com enfiadas de chocalhos à cintura e bandoleiras com campainhas. Da sua indumentária, faz também parte um pau que os apoia nas correrias e saltos.

OS CARETOS DE PODENCE

OS CARETOS DE PODENCE

OS CARETOS DE PODENCE Nos dias de Carnaval, os Caretos surgem em magotes, de todos os sítios, percorrendo a aldeia em correrias desenfreadas, num clima fantástico e fascinante, pleno de sedução e mistério. Aqueles que não se vestirem de Careto abrem as suas adegas aos passantes. As crianças de sexo masculino, os Facanitos perseguem os  Caretos tentando imitá-los.

OS CARETOS DE PODENCE

OS CARETOS DE PODENCE

OS CARETOS DE PODENCE

TORRES VEDRAS Auto intitula-se de "O mais português de Portugal". Nos corsos participam os carros alegóricos, os grupos de desfile, as matrafonas (homens mascarados de mulher) e os famosos cabeçudos (bonecos gigantes) acompanhados pelos Zés- Pereiras. Contudo, muitos são os populares que se associam à folia, maioritáriamente mascarados, e que desfilam nos espaços livres entre os carros alegóricos e os grupos de desfile. A interacção entre o público e os mascarados é em grande parte feita através do arremesso de cocotes (pequenos objectos, feitos de papel e restos de serradura e borracha) entre ambos. A música é também toda ela local, tentando manter as raízes portuguesas. O tocandar é o veiculo fabricado pela câmara para fazer de palco móvel à banda torreense "Improviso Jazz" que anima o carnaval com música brasileira mas também portuguesa e africana.

TORRES VEDRAS

TORRES VEDRAS Este carnaval caracteriza-se por ser realizado bem no centro da cidade e por ter diferentes palcos: O circuito do desfile, o palco dos DJ's na Praça da Batata e ainda o Palco 2 no parque ao lado. Há ainda o circuito de bares na zona histórica que anima os foliões durante toda a noite. Os corsos principais são compostos por carros alegóricos oficiais, (carros estes que chegam a atingir os 5 metros de altura!!) e ainda por carros espontâneos que têm vindo a a participar cada vez mais e melhor.

TORRES VEDRAS

É CARNAVAL, NÃO ME LEVES A MAL