Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
Caminhos para a excelência H. B. Nader Bento Gonçalves, 2006.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.
FACULDADE METROPOLITANA
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
UNICEUMA- CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO DISCIPLINA- INFORMÁTICA MÉDICA CURSO: MEDICINA Portal da Capes FRANCISCA WANY.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
PLANO DE GESTÃO.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Governo Eletrônico para Todos
O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
XX Reunião Extraordinária do FONDCF São Paulo, novembro de 2010
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Secretaria de Educação Básica
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
II Seminário Internacional
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Fabiano André Vergani
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Programa de Apoio a Aquisição de Periódicos A construção de um projeto nacional Luiz Valcov Loureiro Fórum Nacional de Padronização e Divulgação da Produção.
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
Programa de Bolsas em C, T & I Tipo 1 - Produtividade Científica e Tecnológica para Pesquisadores/Tecnologistas com vínculo empregatício - Bolsa parcial.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
O Portal Brasileiro de Acesso a Informações Científicas Coordenação de Acesso à Informação Científica e Tecnológica, Diretoria de Programas, Capes.
Transcrição da apresentação:

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

A Capes Hoje É a principal agência brasileira de fomento de bolsas de estudo, auxílios e outros mecanismos para formação de recursos humanos para a docência de nível superior, para a pesquisa e para o atendimento da demanda do setor público e privado; Titulação atual na PG: 40.000 mestres e 9.000 doutores a cada ano; Financia 55% das bolsas de pós-graduação stricto sensu no País, o que representou, em 2006, 30.000 bolsistas no Brasil e 2.500 no exterior; São 3.632 cursos de PG nas diferentes áreas do conhecimento, recebendo, a cada ano, cerca de 50.000 novos alunos.

Missão da CAPES hoje Reconhecer e aprovar propostas de cursos novos, garantindo o reconhecimento nacional dos títulos; Acompanhar anualmente o desempenho dos cursos e programas pela análise de instrumentos específicos: Cadastro Discente e Programa Coleta; Promover a Avaliação Trienal: avaliar desempenho e promover a classificação (ranking) dos cursos em cada área do conhecimento; Financiamento da Pós-Graduação: bolsas e custeio; Cooperação Internacional e formação seletiva de recursos humanos no exterior; Garantir o acesso à informação científica e tecnológica internacional – Portal de Periódicos Capes.

Portal de Periódicos da Capes O Portal Brasileiro da Informação Científica

Objetivos do Portal de Periódicos Apoiar as instituições de ensino superior com programas de pós-graduação stricto sensu na manutenção dos acervos de periódicos/revistas científicos internacionais, garantindo o acesso da comunidade acadêmica brasileira à produção científica e tecnológica mundial. democratizar o acesso à informação contribuindo para a diminuição das disparidades regionais, de modo a: Integrar a comunidade brasileira no cenário da produção científica mundial Facilitar a inserção da produção científica brasileira no contexto da produção universal

Portal de Periódicos da CAPES Contribuição do Portal de Periódicos da CAPES Oferta de literatura científica a 188 instituições de ensino e pesquisa no País Produção acadêmica baseada em literatura científica internacional de alto nível e atualizada Maior probabilidade de citações aos trabalhos de brasileiros em nível internacional Visibilidade da produção científica brasileira

Histórico 1990 – O MEC criou o Programa Nacional de Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior - PROBIB – SESU 1994 – Ação conjunta entre a CAPES/FINEP/CNPq/SESU cabendo a CAPES a responsabilidade na aquisição de periódicos. SESU (Livros) 1995 – Criação do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos - PAAP e inicia-se o repasse de recursos para as IES 1997 – Aquisição centralizada pela CAPES para atender 75 IES em 264 bibliotecas 2000 – Criação do Portal eletrônico de .periodicos. 2001 – Regulamentação do Programa, assim como as Normas para Uso de Publicações Eletrônicas disponíveis no Portal .periodicos. na Internet

Estratégia de Implantação Fundamentada nas seguintes constatações: melhor e maior oferta de serviços de telecomunicação, além do aumento da capilaridade da internet nas Instituições; número crescente de editores fornecendo acesso eletrônico institucional a texto completo de seus periódicos, via internet economia de escala nos contratos com os editores para o acesso aos periódicos e bases referenciais pelas instituições beneficiadas pelo portal periódicos

Como é o acesso aos Periódicos O acesso é restrito aos professores, estudantes e funcionários vinculados oficialmente às Instituições Participantes, através de todos os terminais localizados em suas dependências que possuem os IP`s habilitados.

Estrutura Administrativa Em sua estrutura organizacional o Portal constitui-se de: Coordenação Conselho Consultivo Instituições participantes À CAPES compete a coordenação geral e operacional e a promoção da integração e da cooperação entre instituições participantes.

Equipe do Portal Coordenador do Programa Secretária - 1 Assistente Técnico - 4 Estagiário - 2 Bibliotecários - 2 Funcionários do Quadro da Capes - 1

Conselho Consultivo do PAAP Presidido pelo Diretor de Programas da Capes; um servidor da Capes – secretário executivo; dois representantes das Instituições Federais de Ensino superior; um representante das unidades de pesquisa com pós-graduação e as Instituições públicas não federais de ensino superior; um representante das Instituições privadas de ensino superior; um representante das fundações de amparo à pesquisa estaduais.

A Política de adesão/inclusão instituições federais de ensino superior instituições de pesquisa e instituições públicas de ensino superior (estaduais ou municipais), com pós-graduações avaliadas trienalmente pela CAPES e que tenham recebido nota igual ou superior a três instituições privadas que tenham recebido nota igual ou superior a cinco na avaliação trienal da CAPES outras instituições que aderiram ao Portal na categoria “pagantes”, com acesso restrito às coleções contratadas As instituições consideradas Público Pagante: instituição que tenha por atividade-fim ensino e/ou pesquisa possibilidade de contratação por área(s) do conhecimento e / ou base de dados, que podem ser selecionadas de acordo com os programas acadêmicos e prioridades das instituições

Normas para uso das publicações eletrônicas: Regimento e Normas Estatuto aprovado pelo decreto nº 3.543 de 12 de julho de 2000, e conferida pelo Art. 21, inciso IV, aprovado pela Portaria Nº 34, de 19 de junho de 2001, institui o Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos. Normas para uso das publicações eletrônicas: uso apropriado da informação eletrônica usuários autorizados condições de uso do portal serviço de intercâmbio entre bibliotecas medidas de segurança no uso do portal créditos à capes alterações

Negociação com os editores/fornecedores Assinatura de bases de dados através de contratação de Editoras. O conteúdo é indicado pelos usuários e definido pela comissão. UNIVERSIDADES CAPES

Característica Importante do Portal de Periódicos Portal não constitui um banco de dados público, mas um conjunto de licenças adquiridas de empresas estrangeiras para que um determinado número de instituições acessem às bases de dados eletrônicas contratadas.

Como são selecionadas as publicações para inclusão no Portal? As sugestões são analisadas pela Coordenação do Portal de Periódicos da Capes e pelo Conselho Consultivo do Programa: cursos de pós-graduação na área no País: número, níveis, número de professores e de alunos, produtividade e outras características; número de títulos disponíveis no Portal sobre o assunto e total de consultas destes títulos; número de títulos disponíveis no Portal sobre o assunto em relação às demais áreas representadas; fator de impacto da publicação, conforme o Journal Citation Reports do ISI (Institute for Scientific Information); número de indicações do título; disponibilidade de recursos financeiros por parte da CAPES; viabilidade de formalização de contrato com o fornecedor; outros fatores que possam interferir na seleção do título.

Interação com outros consórcios Consórcio de Periódicos Eletrônicos (Copere) - Convênio para acesso pelo Portal às bases adquiridas diretamente pelas Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Privadas, junto ao Copere, sob a responsabilidade do SENAC. Possibilita a pesquisa em diferentes bases do Portal através de uma interface única, aos pesquisadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas), Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Universidade São Francisco (USF) e Centro Universitário São Camilo; Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação Produtiva (SECYT) Argentina – visa promover ações com a Capes no campo de oferta de acesso eletrônico à produção científica e tecnológica de ambos os Países; Ministério da Educação de Cuba – acordo que visa promover ações no campo de oferta de acesso eletrônico à produção científica e tecnológica de ambos os países.

Apoio Financeiro Parcerias com: Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) - Convênio celebrado com o objetivo de permitir o acesso do MCT Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) - Convênio para inclusão dos 29 Centros Federais de Educação Tecnológica – CEFET´s, da Base de Dados SPRINGER-VERLAG Online e da base de patentes DII. Ministério da Agricultura – para inclusão da EMBRAPA Tecnológica – CEFET´s e da Base de Dados SPRINGER-VERLAG Online. Parcerias viabilizadas com recursos do Fundo Setorial de Infra-estrutura.

Portal de Periódicos da CAPES Conteúdo 125 bases referenciais disponíveis 11.419 títulos com texto completo Público abrangido gratuitas: 53 instituições federais de ensino superior; 29 institutos e unidades de pesquisa federais; 25 instuições municipais e estaduais; 16 instituições particulares. público pagante: 32 instituições que possuem como atividade fim o ensino e/ou a pesquisa; 33 centros federais de educação tecnológica.

Gerenciamento das estatísticas de uso Há um trabalho contínuo de recebimento de dados que são enviadas à CAPES pelos editores/fornecedores das bases de dados constantes do Portal; as estatísticas são disponibilizadas em sítios criados pelos editores/fornecedores ou encaminhadas à CAPES por correio eletrônico; os dados estatísticos são formatados mensalmente, em formato padrão e disponibilizados, via internet, às Instituições interessadas.

Indicadores de Acesso Utilização 2005 13,1 milhões de textos completos baixados; 13,8 milhões de acessos a bases referenciais; mais de 102.000 acessos/dia. 2006 15 milhões de textos completos baixados; 32 milhões de acessos a bases referenciais; mais de 128.000 acessos/dia. 1º semestre de 2007 7,4 milhões de textos completos baixados; 15,5 milhões de acessos a bases referenciais; mais de 130.000 acessos/dia.

Utilização das vinte maiores usuárias do Portal Das 188 Instituições, 10% são responsáveis por 72% do uso

Evolução do número de Instituições 2001 a 2007

Evolução de Títulos Disponibilizados *Em texto completo

Evolução das Bases Referenciais disponibilizadas *Referências de artigos

Conteúdo do Portal de Periódicos da Capes por área do conhecimento

Acessos às bases de texto completo do Portal Periódicos da Capes Primeiro Semestre de 2007

Acessos às bases referenciais do Portal Periódicos da Capes Primeiro Semestre de 2007

Facilidades e dificuldades encontradas na criação e/ou manutenção do Portal Falta de infra-estrutura de algumas Instituições participantes Dificuldade de conscientização da importância do Portal para os usuários Barreiras em relação a língua inglesa e uso de computadores por parte dos usuários Falta de recursos para divulgação do Portal nas Instituições e contratação de novos funcionários Responsabilidade de realizar treinamentos em bases que não possuem representação no Brasil Dificuldade em obter recursos para aquisições de novas bases importantes que são solicitadas pelos usuários e compra de softwares que facilitem a pesquisa Problemas administrativos e legais para aquisição através de pequenos editores devem ser resolvidos Perda de publicações para editoras que não tem contrato firmado com a Capes

Meios de Divulgação do Portal Treinamentos regionais Publicação de diversos trabalhos sobre a importância do Portal de Periódicos para a Pós-Graduação Brasileira Participação em feiras, congressos e eventos científicos em que a Capes esteja presente Realização de eventos com o intuito de premiar os melhores trabalhos dos usuários do Portal Divulgação do Portal no site da Capes e das Instituições participantes Envio de malas-diretas com as novidades e marcos do Portal para as Instituições participantes Palestras nas reuniões dos representantes de áreas que ocorrem na Capes

Programa de Treinamento Promovido pela CAPES para Acesso ao Portal Tem o objetivo de capacitar profissionais que prestam serviços de informação utilizando o Portal.periodicos. Formação de multiplicadores nas instituições de ensino e pesquisa, promovendo uma melhor e maior utilização do Portal e qualificando a pesquisa. A ampliação das fontes do Portal de Periódicos justificam constante atualização e treinamento para as instituições participantes. Promoção de Jornadas de Treinamento em todas as regiões do Brasil, para as instituições usuárias do Portal de Periódicos.

Incentivo da Capes ao Público Pagante Parcerias com instituições e empresas interessadas em acessar o portal; Benefícios com a economia de escala obtida pela Capes resultando em descontos que podem atingir 80% do valor das assinaturas e da América Latina; Facilitação do acesso de outros países no Portal.

Expectativa da Capes em relação aos editores Cumprir as exigências impostas pelo governo brasileiro em termos contratuais; prestar serviço de excelência no que se refere a: - estatística; - treinamento; - atendimento ao público; - suporte no geral. Eliminação dos percentuais de reajustes anuais; Agilidade na devolução dos contratos; Benefícios de custo quando da adoção de contratos plurianuais; Negociação em bloco com outros Países.

Expectativas Ampliação do Portal buscando cada vez mais qualidade; Novas aquisições para 2008; Probabilidade de aquisições de livros; Ampliar em 2010 o acervo do Portal de 11.000 para 15.000 periódicos comparando-nos aos maiores do mundo em número de periódicos.