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A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua

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Apresentação em tema: "A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua"— Transcrição da apresentação:

1 A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
Alexandre Gracioso ESPM

2 O desafio para o Gestor Educacional
COMPETIR!

3 Cultura ESPM Qualidade e excelência Mensuração (avaliação) contínua
Diversos instrumentos de avaliação já existentes Serviços acadêmicos e de suporte Projeto de Excelência em Serviços e instrumento de acompanhamento de desempenho semanal

4 Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Publicada em DOU de 15/04/2004
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES Cria a Comissão Própria de Avaliação - CPA

5 Composição SINAES: Avaliação dos cursos de graduação
Avaliação do desempenho dos estudantes (ENADE) Avaliação das Instituições

6 Atribuições da CPA perante o MEC:
Condução dos processos de avaliação internos (sob orientação da Coordenação da CPA) Sistematizar e prestar informações solicitadas pelo MEC/INEP (especialmente nas Avaliações Institucionais Externas - visitas de comissão de especialistas através de relatórios parciais e final de auto-avaliação e pessoalmente)

7 Atribuições da CPA perante a Instituição:
Prestar contas das atividades aos Órgãos Colegiados através de: Relatórios Pareceres Recomendações (se for o caso)

8 Projeto de Auto-Avaliação Institucional ESPM Dimensões Avaliadas
Concepção / Gestão da ESPM Ensino da Graduação Corpo Docente Corpo Discente Corpo Técnico Administrativo Infra-estrutura Física, Recursos de Informação e Comunicação Ensino da Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu Abordando dimensões fundamentais para a gestão organizacional e acadêmica, a CPA transformou-se em um importante instrumento de apoio ao planejamento e à gestão.

9 Composição da CPA Membros externos Professores (voluntários) Alunos
Funcionários administrativos Mantenedora Grupo de trabalho para prestar apoio na coleta e tabulação de dados O número de voluntários aumentou no segundo ano, quando a CPA já começava a conquistar credibilidade junto à comunidade.

10 Retorno da pesquisa de campo realizada em 2006
79 docentes (40% do total) 1470 alunos (54% do total da amostra – 2º a 8º semestres) 153 funcionários do corpo Técnico-Administrativo (63% do total) Retorno aumentou bastante em relação à pesquisa realizada em 2005, na medida em que as pessoas reconheceram a importãncia da iniciativa. Foram feitas palestras solicitando o apoio na pesquisa.

11 Avaliação dos resultados obtidos
Fórum democrático de discussão de idéias Todas as sete dimensões do projeto são avaliadas anualmente Instrumento valorizado pela comunidade interna Sugestões são realmente implementadas, quando possível Resultados acompanhados pela presidência da instituição A pesquisa de campo comprova percepções sobre problemas da instituição

12 Algumas mudanças já realizadas
Criação da tutoria no primeiro ano, primeiramente no curso de Administração Criação da Bolsa “Meritocrática” para entrantes a partir do 1º semestre de 2006 Instituição da bolsa para alunos do Ensino Médio oriundos do ensino público Criação da intranet e do “Visão institucional”

13 Algumas mudanças já realizadas
Expansão do intercâmbio entre docentes da Graduação e Pós Lato Sensu. Criação da Gerência de Recursos Humanos na Instituição, que está em fase de estruturação do Departamento Implantação de melhorias nos serviços de ambulatório e de cópias e impressões Com solução de terceirização do parque de impressoras, foi possível reduzir pela metade o custo da impressão cobrado dos alunos Padronização de softwares

14 Algumas sugestões para a CPA dar certo
Instituir uma cultura de avaliação de resultados e constituir a CPA nesse contexto Obter o comprometimento da mantenedora (participação de representante da diretoria) Organizar a CPA como um projeto, com cronograma, responsáveis, etc.

15 Algumas sugestões para a CPA dar certo
Instituir um grupo de trabalho para realizar o levantamento dos dados Discutir os problemas percebidos com transparência Oferecer um retorno à comunidade sobre as ações tomadas

16 Muito obrigado!


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