DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Aberta a participação pública Estudantes, pais, educadores...
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Administração Fundamentos de Administração de Pessoas
Administração de Marketing 1
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
MBA TI TURMA 2008/2009 MONOGRAFIA FINAL
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
Programa Algar Educa “Educação Integral”
Escola Municipal Dona Cotinha
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Projeto Ler é saber Edição Algumas datas importantes.
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
04/03/2013 – Sistemas de Informações Geográficas com Quantum GIS
Questionário de Avaliação Institucional
Estágios Supervisionados
Estágios Supervisionados Integrando Escola – Empresa - Aluno Prof. Cezar Miguel Monteiro da Silva Vice Diretor do ES e EP Prof. Dusan Schreiber Coordenador.
Estágios Supervisionados Integrando Escola – Empresa - Aluno Prof. Cezar Miguel Monteiro da Silva Vice Diretor do ES e EP Prof. Dusan Schreiber Coordenador.
Estágios Supervisionados
Estágios Supervisionados
Integrando Escola – Empresa - Aluno
Estágios Supervisionados
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
RSMA – 2º. Sem./09 Prof. Roberto Saito.
SEED – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO SETOR DE RECURSOS HUMANOS Distribuição de aulas Prevista para acontecer.
Conveniada curso Positivo
I REUNIÃO DE PAIS 06/02/2014.
Características do programa
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
Crédito, Cadastro e Cobrança.
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Exame Nacional do Ensino Médio
BACIAS PCJ.
800 Analistas e Inspetores Escolares
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Robótica Industrial (ENE109) Apresentação do Curso
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
PLANO DE BACIAS COMITÊS-PCJ 2004/2007
Processo seletivo 2013/2014 Infoshot Primeira Etapa Inscrições Data: 05/11/2013 -Envio de Curriculum Vitae -Seleção para entrevista Seleção: Entrevistas.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
MINISTÉRIO DO ESPORTE CENESP UFRGS REDE CENESP GESTORES ESTADUAIS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Componente Curricular
Componente Curricular
OBJETIVOS Objetivo Geral
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
SEMINÁRIO DE TRABALHOS DE TC/TCC
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
Projeto Ler é saber Edição 2009.
Projeto de Arquitetura V 6. semestre
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
EMPRESA JR 2013.
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
Caracterização das Bacias PCJ
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Estágio Supervisionado
Repasse das orientações do Seminário em cada SRE, município e escola Secretaria de Estado da Educação | SEE /MG Seminário Equipe Regional SREs que irão.
Questões dos diretores das escolas rede municipal de Betim.
Transcrição da apresentação:

DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO

Reciclando o Saber nos 20 anos de S. da Água Cronograma do Projeto 20/02 Abertura da Semana da Água 2014. 27/03 1º Seminário Regional – Atibaia e Bragança Paulista. 23/04 2º Seminário Regional – Indaiatuba e Vinhedo. 22/05 3º Seminário Regional – Rio Claro e Santa Bárbara d’Oeste. 05/06 Virada Ambiental. 20/08 5º Encontro, com instruções de como elaborar o livro de bordo. 18/09 Oficina viveiros florestais. 30/10 Escambo literário ambiental. 27/11 Seminário de Avaliação Regional – Semana da Água 2013.

Reciclando o Saber nos 20 anos de S. da Água Cronograma do Projeto 20/02 Abertura da Semana da Água 2014. 27/03 1º Seminário Regional – Atibaia e Bragança Paulista. 23/04 2º Seminário Regional – Indaiatuba e Vinhedo. 22/05 3º Seminário Regional – Rio Claro e Santa Bárbara d’Oeste. 05/06 Virada Ambiental. 20/08 5º Encontro, com instruções de como elaborar o livro de bordo. 18/09 Oficina viveiros florestais. 30/10 Escambo literário ambiental. 27/11 Seminário de Avaliação Regional – Semana da Água 2013.

Reciclando o Saber nos 20 anos de S. da Água Cronograma do Projeto 20/02 Abertura da Semana da Água 2014. 27/03 1º Seminário Regional – Atibaia e Bragança Paulista. 23/04 2º Seminário Regional – Indaiatuba e Vinhedo. 22/05 3º Seminário Regional – Rio Claro e Santa Bárbara d’Oeste. 05/06 Virada Ambiental. 20/08 5º Encontro, com instruções de como elaborar o livro de bordo. 18/09 Oficina viveiros florestais. 30/10 Escambo literário ambiental. 27/11 Seminário de Avaliação Regional – Semana da Água 2013.

Reciclando o Saber nos 20 anos de S. da Água Cronograma do Projeto 20/02 Abertura da Semana da Água 2014. 27/03 1º Seminário Regional – Atibaia e Bragança Paulista. 23/04 2º Seminário Regional – Indaiatuba e Vinhedo. 22/05 3º Seminário Regional – Rio Claro e Santa Bárbara d’Oeste. 05/06 Virada Ambiental. 20/08 5º Encontro, com instruções de como elaborar o livro de bordo. 18/09 Oficina viveiros florestais. 30/10 Escambo literário ambiental. 27/11 Seminário de Avaliação Regional – Semana da Água 2013.

Reciclando o Saber nos 20 anos de S. da Água Cronograma do Projeto 20/02 Abertura da Semana da Água 2014. 27/03 1º Seminário Regional – Atibaia e Bragança Paulista. 23/04 2º Seminário Regional – Indaiatuba e Vinhedo. 22/05 3º Seminário Regional – Rio Claro e Santa Bárbara d’Oeste. 05/06 Virada Ambiental. 20/08 5º Encontro, com instruções de como elaborar o livro de bordo. 18/09 Oficina viveiros florestais. 30/10 Escambo literário ambiental. 27/11 Seminário de Avaliação Regional – Semana da Água 2013.

Reciclando o Saber nos 20 anos de S. da Água Cronograma do Projeto 20/02 Abertura da Semana da Água 2014. 27/03 1º Seminário Regional – Atibaia e Bragança Paulista. 23/04 2º Seminário Regional – Indaiatuba e Vinhedo. 22/05 3º Seminário Regional – Rio Claro e Santa Bárbara d’Oeste. 05/06 Virada Ambiental. 20/08 5º Encontro, com instruções de como elaborar o livro de bordo. 18/09 Oficina viveiros florestais. 30/10 Escambo literário ambiental. 27/11 Seminário de Avaliação Regional – Semana da Água 2013.

5º Encontro da Semana da Água 2014 9h30 às 10h30: - Informações sobre a Estiagem 2014 e a Renovação da Outorga do Sistema Cantareira. - Conversa sobre a gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ e o Sistema Cantareira.

Coordenador de Projetos APRESENTAÇÃO Eng. José Cezar Saad Coordenador de Projetos Consórcio PCJ

Conversa sobre a Gestão dos Recursos Hídricos nas Bacias PCJ Início da Gestão dos Recursos Hídricos nas Bacias PCJ; Diferenças entre Consórcio PCJ, Comitês PCJ, Agência PCJ e ARES PCJ; Dúvidas sobre o Sistema Cantareira.

5º Encontro da Semana da Água 2014 10h30 às 11h30: Informações sobre a etapa de multiplicação dos projetos da Semana da Água; Sugestões de como trabalhar o conteúdo em sala de aula; Disponibilidade para plantão de dúvidas e visitas à Casa Modelo do Consórcio PCJ; Instruções sobre como elaborar o livro de bordo através de exemplos.

Etapa de Multiplicação Período: agosto a outubro. Atividades: Multiplicação dos conhecimentos aos demais educadores que não participaram das capacitações, com planejamento das atividades que serão desenvolvidas; Multiplicação dos conhecimentos aos alunos; Realização de atividade de encerramento do projeto, envolvendo a comunidade.

Sugestões Vídeos; Maquetes; Mapas; Dinâmica da Bacia Hidrográfica; Quebra-cabeça; Jogos e atividades cooperativas; Gincanas; Teatro; Estudo do meio; Entrevistas e pesquisas.

Plantão de dúvida e visita à Casa Modelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental Responsável: Andréa. Estagiárias: Brenda e Gabriela. Horário de atendimento: 9h às 16h - Email: ambiental@agua.org.br - Telefone: (19) 3475-9405 Visita à Casa Modelo Responsável: Felipe (Essencial Engenharia) Horários: 9h às 11h e das 14h às 16h (terças e quintas). - Email: casamodelo@agua.org.br - Telefone: (19) 3645-3734

Como elaborar o livro de bordo? O que é o livro de bordo? Relato das atividades desenvolvidas; Fotos; Listas de presença (principalmente dos educadores!); Materiais didáticos utilizados (referência); Número de escolas, alunos e professores envolvidos; Pontos positivos, negativos, críticas e sugestões. * Entrega em formato digital!

Exemplo de Planejamento das Atividades

Patricia Omura – Agente de Interlocução de Extrema/MG

Como elaborar o livro de bordo? Definição dos atores envolvidos e da carga horária do projeto   a) Agentes de Interlocução: pessoas indicadas pelo município para coordenar as atividades da Semana da Água (também chamado de coordenador municipal). Pode ser composto por mais de uma pessoa, quando os municípios possuem colaboração entre as Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Serviços de Água municipais. Os agentes de interlocução são o nosso contato com o município para multiplicar informações referentes às atividades de educação ambiental aos demais participantes da Semana da Água. Carga horária: máximo de 120 horas (correspondente a 40h para organização do livro de bordo e participação nas atividades teóricas e práticas oferecidas pelo Consórcio PCJ, 40h para orientação dos agentes multiplicadores e 40h para aplicação do projeto durante a Semana da Água no município).

Como elaborar o livro de bordo? Definição dos atores envolvidos e da carga horária do projeto   b) Agentes multiplicadores: pessoas indicadas a participar das capacitações teóricas e práticas oferecidas pelo Consórcio PCJ ou que receberam a capacitação por meio dos agentes de interlocução de seu município. Composto principalmente por diretores e coordenadores, que orientarão as atividades dos professores de cada escola durante a Semana da Água municipal. Carga horária: máximo de 80 horas (correspondente a 40h de capacitação e orientação dos educadores e 40h para aplicação do projeto durante a Semana da Água no município). c) Agentes aplicadores: pessoas indicadas a participar da Semana da Água municipal, orientando os alunos e comunidade durante as atividades do projeto. Composto principalmente por professores ligados diretamente aos alunos. Carga horária: máximo de 40 horas (correspondente a aplicação do projeto e orientação aos alunos durante a Semana da Água no município).

5º Encontro da Semana da Água 2014 11h30 às 12h00: Data limite para entrega dos livros de bordo para obtenção dos certificados; Informações sobre o Seminário Regional de Avaliação do Projeto Semana da Água 2013; Dúvidas.

Data limite para a entrega do livro de bordo: 31 de outubro Data prevista para o Seminário de Avaliação: 27 de novembro * Prazo máximo de envio das informações para o certificado em 2014: 27 de novembro

MATERIAIS DISPONÍVEIS NO SITE

MATERIAIS DISPONÍVEIS NO SITE DOS COMITÊS PCJ www.comitespcj.org.br

MATERIAIS DISPONÍVEIS NO CANAL DA ANA NO YOUTUBE

Reciclando o Saber nos 20 anos de S. da Água Cronograma do Projeto 20/02 Abertura da Semana da Água 2014. 27/03 1º Seminário Regional – Atibaia e Bragança Paulista. 23/04 2º Seminário Regional – Indaiatuba e Vinhedo. 22/05 3º Seminário Regional – Rio Claro e Santa Bárbara d’Oeste. 05/06 Virada Ambiental. 20/08 5º Encontro, com instruções de como elaborar o livro de bordo. 18/09 Oficina viveiros florestais. 30/10 Escambo literário ambiental. 27/11 Seminário de Avaliação Regional – Semana da Água 2013.

www.agua.org.br