Preâmbulo 1 2008 -Convite para fazer o trabalho - Ronaldo Salvagni. Motivos para a aceitação: – Desafio atraente no contexto de história da engenharia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO POLITICO, ECONÔMICA E INDUSTRIAL DO BRASIL
Advertisements

ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A Rússia e a CEI 1 - Área: 17,1 milhões de Km2 2 - Limites Geográficos
A pesquisa em temas da EJA na Argentina nas últimas décadas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Seminário SANTA CATARINA 2015
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
Curso de Engenharia Mecânica
A Profissão de Engenheiro Civil
Curso de Engenharia Mecânica Prof. Dr. Francisco Edson Fraga.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
Vantagens em realizar Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
UFABC O projeto acadêmico Luiz Bevilacqua Maio 2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo.
TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO fernando rossetti 12 de dezembro de 2002
Desenvolvimento Econômico
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PARCERIA TECNOLÓGICA UNIVERSIDADE - EMPRESA:
Temas da sociologia brasileira. In. Sociologia e Sociedade no Brasil.
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
BRASIL: PAÍS DE INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA OU RETARDATÁRIA
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
Engenharia de Computação
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Prof. Daniela Reis.
José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos, 21 de Outubro de 2008.
DA SILVA, F.R.; DAS-DORES, J.L.R.; PAIXÃO, C.M.A. LIRA-DA-SILVA, R.M.;
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
A EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA
Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
Capítulo 28 – Industrialização brasileira
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Geografia O contexto mundial do pós-Guerra Fria – a emergência de novos polos de poder: - A Nova Ordem Mundial - As fronteiras geográficas da nova ordem.
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
O processo de Industrialização do Brasil
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Linha do Tempo da EaD no Brasil
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (IECAU)
A atividade industrial consiste no processo de transformação de matérias-primas ou semi-acabados em produtos industrializados.
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Reunião de Planejamento Estratégico Escola de Educação Física e Esporte AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA USP Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz 2012.
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Instituições privadas oferecem cursos pagos por correspondência.
M ARIA L ÚCIA L AMOUNIER Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) Mestrado em História pela Universidade Estadual.
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
PESQUISA Indústria Criativa - Futuros Profissionais Diretoria de Desenvolvimento Econômico 27 de maio de 2008.
Diagnóstico das Instituições ligadas ao governo do Estado do Rio Grande do Sul na área de C.I.& D.T. Câmara Temática Ciência, Inovação e Desenvolvimento.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Geografia 2 Profª Nísia París. Dinâmica dos processos de industrialização e de urbanização no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte. Organização e.
Rússia e Europa Oriental
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CAPITALISMO FINANCEIRO E INFORMACIONAL PROF° ISRAEL FROIS.
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Transcrição da apresentação:

Preâmbulo Convite para fazer o trabalho - Ronaldo Salvagni. Motivos para a aceitação: – Desafio atraente no contexto de história da engenharia e da tecnologia no Brasil; – Preservação de memória da atuação de engenheiros e tecnologistas brasileiros. – Preservação de memória institucional do PME.

Preâmbulo 2 Condições para a aceitação de convite – Nenhuma interferência no conteúdo do trabalho; – Prazo flexível adaptado às necessidades do projeto. Cumprimento das condições – Elas foram cumpridas integralmente.

Plano de Apresentação Plano desta apresentação – Mostrar que PME conseguiu responder positivamente às demandas socioeconômicas do país. – Para isso, analisar cada mudança estrutural do PME no contexto socioeconômico do país e do mundo.

Início criação da Escola Polytechnica de São Paulo, que inicia as aulas em 1894, oferecendo os cursos: engenheiro agrícola engenheiro civil engenheiro-arquiteto engenheiro industrial (além de outros programas nessa fase inicial:condutor de trabalho, agrimensor, contador e engenheiro-geógrafo) criação da cadeira de Eletrotécnica para todos os cursos

O mundo: – Era dos Impérios – Revolução Técnico-Científica – utilização da ciência para resolução de problemas técnicos; – Estabelecimento e desenvolvimento do Eletromagnetismo e da Química; – Surgimento das multinacionais. O Brasil: – Economia primário-exportadora; café e a expansão ferroviária; início da industrialização.

Primeiros Anos criação do curso de engenheiro mecânico e eletricista (união/autonomia) vinda dos engenheiros mecânicos formados pela ETH, Roberto Mange ( ) e Félix Hegg ( ), a convite do fundador e diretor da Poli, Antonio Francisco de Paula Souza ( ) fundação da USP

O mundo: – Crise Econômica – Disputa imperialista – Tecnocracia O Brasil: – Passagem do Brasil Agrário para o Brasil Industrial: Revolução de Trinta – Movimentos educacionais, culturais e militares rumo à modernização.

Desenvolvimento reforma curricular e reorganização do curso de engenharia mecânica, que apoiará a emergência de 2 novos cursos: engenharia naval e engenharia de produção transferência da Poli para a Cidade Universitária 1963 –criação do Departamento de Engenharia Mecânica

O mundo: – Guerra Fria – boom de investimento em C&T; – Economia de bem estar social (Keynes). O Brasil: – Populismo; – Modernização via industrialização (retardatária).

Novos Tempos Pós-graduação: Mestrado (1971) e Doutorado (1978) Exterior 1988-reorganização para oferecer as opções: Energia e Fluidos Projeto e Fabricação Automação e Sistemas (também conhecida por Engenharia Mecatrônica) constituição do Departamento de Engenharia Mecânica (PME) e o Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos (PMR)

O mundo: – Período de restruturação econômica e social – neoliberalismo: Reagan e Thatcher. – Desenvolvimento da tecnologia de informação. O Brasil: – Regime Militar ( ). – Desenvolvimentismo. – Grandes projetos tecnológicos.

Engenharia de Vanguarda PME e grandes empresas brasileiras – Embraer – Petrobrás – Outras PME e as pesquisas de vanguarda – Energia – Ambientais – Bioengenharia

O mundo: – Globalização – Revolução da TI – Surgimento de polos e parques tecnológicos. O Brasil: – Privatização das empresas estatais – Aumento de interação universidade e empresas.

O futuro O mundo: – Sociedade de conhecimento – Instituições avançadas de pesquisa e docência – Singularity University: robótica, inteligência artificial, nanotecnologia, biotecnologia, teoria do design, exploração espacial, etc. – Singularidade é a emergência hipotética no futuro de superinteligência maior que a humana por meios tecnológicos.

Agradecimentos Agradecemos aos – Chefes do PME durante a pesquisa e confecção deste livro: Ronaldo Salvagni, Celso Pesce e Jurandir Yanagihara. – Todos os docentes do PME. – Alunos de pós-graduação e graduação do Departamento. – Funcionários do PME.