Educação profissional em Portugal e na Europa diversidade de sistemas e modelos Natália Alves Instituto de Educação da Universidade de Lisboa SISTEMAS DE ENSINO EUROPEUS - O DESAFIO DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
Tendências de evolução dos sistemas educativos europeus Década de 70 – Unificação do ensino básico Década de 80 – Diversificação e especialização do ensino secundário – Introdução de ofertas profissionalizantes no ensino básico Década de 90 – Desespecialização e integração curricular do ensino secundário Meados de 2000 – Integração curricular e especialização do ensino secundário
Incidência da Diversificação no ensino básico Diversificação Precoce Estrutural Tipo 1 Diversificação Precoce Estrutural Tipo 2 Diversificação Compensatória Ensino Unificado Diversificação Institucional e curricular anos Diversificação curricular e institucional anos Diversificação curricular para alunos com insucesso Alemanha e ÁustriaBélgica Estónia Holanda Roménia Itália Bulgária Portugal República Checa França Hungria Letónia Lituânia Polónia Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, Grécia, Islândia, Irlanda, Malta, Noruega, Reino Unido, Suécia
Grau de Integração/Diversificação Modo de IntegraçãoPaíses representativos Total unificadoUm só tipo de escola e de curso Estruturalmente integrados e parcialmente integrados Um só tipo de escola; cursos com tronco comum Chipre, Suécia, Noruega Subestruralmente integrados com percursos diferenciados Escolas e cursos diferenciados, com orientações curriculares comuns Finlândia, Holanda, Portugal Sistemas diversificados com fileiras diferenciadas ReduzidoAlemanha, Áustria, Itália
Alemanha79,651,5 Áustria76,071,0 Bélgica59,273,0 Dinamarca56,246,5 Espanha41,444,6 Finlândia54,469,7 França54,144,3 Grécia19,030,7 Holanda70,167,0 Irlanda32,737,5 Itália67,460,0 Portugal18,034,9 Reino Unido57,632,1 Fonte: OCDE, 1994, 2012 Percentagem de alunos que frequentam fileiras profissionalizantes no Ensino Secundário